Olá! Eu estive em artes no secundário, então posso te dar algumas dicas com base na minha experiência :)
Para começar no 10º foi tudo muito à base da experimentação, sobretudo no que toca ao experimentar os diferentes materiais, representação da linha, mancha, forma e desenho de observação de objetos. No 11º e no 12º é que já fiz trabalhos mais complexos aplicando as diversas técnicas de materiais.
Basicamente, no secundário, a disciplina de Desenho é ainda muito o desenho clássico. Se te vais preparar sozinha para o exame, recomendava-te o livro "Quando acabar este livro, vai saber desenhar" de Jake Spicer, que por acaso me ofereceram e é muito bom! Explica-te bem sobre as técnicas e muitos dos exercícios que lá estão, são idênticos aos trabalhos que fiz nas aulas, também me ajudou na preparação para o exame.
Depois, obviamente, prepara-te fazendo os exames dos anos anteriores, apesar de serem diferentes todos os anos, é uma boa forma de treinar, o primeiro exercício é que geralmente costuma ser sempre desenho de observação, de uma imagem ou de um modelo que dão para destacar, já os outros variam muito conforme o tema de cada ano (no meu ano o tema foi o corpo humano e o objeto). É preciso estar bem atento ao que eles pedem nos enunciados xd
Espero ter ajudado, e vai praticando, o desenho é um longo processo com muito treino!