Estou no ensino articulado e agora?

Mary Silva77

Membro Caloiro
Matrícula
17 Outubro 2020
Este ano transitei do 9° para o 10º ano, e como sempre estive no ensino articulado decidi continuar a estudar dança de está forma e fazer a parte complementar com a turma de ciências e tecnologias (a minha 2ª escolha), contudo devido a alguns inconvenientes na organização dos horários, fiquei com várias sobreposições.
Graças a isso não consigo frequentar outras desciplinas tirando a componente geral, oque má está a deixar um pouco duvidosa e insegura em relação ao meu futuro já que sei que não tenho nada assegurado no mundo artístico (pelo menos em Portugal).
Esta questão tem me feito ponderar a ideia de trocar de curso somente para ciências ou procurar este curso em vídeo aulas ou tentar no 12º segundo pedir para fazer os 3 anos comprimidos em 1 das desciplinas que me faltam, mas não tenho a certeza que a minha escola me permita fazê-lo.
Oquê acham que devo fazer?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Este ano transitei do 9° para o 10º ano, e como sempre estive no ensino articulado decidi continuar a estudar dança de está forma e fazer a parte complementar com a turma de ciências e tecnologias (a minha 2ª escolha), contudo devido a alguns inconvenientes na organização dos horários, fiquei com várias sobreposições.
Graças a isso não consigo frequentar outras desciplinas tirando a componente geral, oque má está a deixar um pouco duvidosa e insegura em relação ao meu futuro já que sei que não tenho nada assegurado no mundo artístico (pelo menos em Portugal).
Esta questão tem me feito ponderar a ideia de trocar de curso somente para ciências ou procurar este curso em vídeo aulas ou tentar no 12º segundo pedir para fazer os 3 anos comprimidos em 1 das desciplinas que me faltam, mas não tenho a certeza que a minha escola me permita fazê-lo.
Oquê acham que devo fazer?
Bem, em primeiro lugar, acho que deverias informar a escola da tua situação: fala com o teu DT de Ciências e Tecnologias e expõe-lhe o problema. É essa a única turma de CT? Se for, não há muito a fazer; se houver mais, tenta pedir para mudares de turma, de forma a que possas ter um horário com menos sobreposições, especialmente na trienal (Matemática A) e nas bienais, embora não recomendo que desprezes as disciplinas da componente geral. O teu caso tem de ser exposto em conselho de turma e o órgão de direcção da escola tem de tomar uma decisão.
Infelizmente, quanto a fazer 3 anos em 1 ano, não poderás fazer pelo ensino regular, mas poderás fazer disciplinas no ensino recorrente. Essa seria também uma opção: fazes as disciplinas da componente geral e pedes para anular as disciplinas que não consegues frequentar as aulas nem estudar (de forma a que não chumbes o ano). Farias a componente geral e depois poderias ficar 1 ano a fazer as disciplinas pelo recorrente, ou até mesmo procurares explicadores para esse ano e fazeres exames às 3 disciplinas para aprovação do secundário. Sobre o ensino recorrente, recomendo particularmente esclareceres as tuas potenciais dúvidas com o @Edgar H.

Também nada te impede de frequentares só CT ou só o curso de Dança. Mesmo que depois pretendas prosseguir estudos na área das CT, poderás ficar a estudar para os exames de prova de ingresso do curso que pretenderes (o que provavelmente envolveria explicações), mesmo que tenhas feito o secundário em Dança.

No fundo, acho que a tua decisão deve pautar-se pelo que, de entre estas opções, achas que seria melhor para ti. Boa sorte!