Estou num curso que não gosto, mas já não dá para trocar. O que faço?

João Gomesmes

Membro Caloiro
Matrícula
16 Março 2023
Olá. Estou num dilema, estou num curso regular de línguas e humanidades, variante MACS. O primeiro semestre não correu muito bem, mais negativas do que positivas (o dobro). Agora as coisas estão a correr mais ou menos, acho que não vou chumbar, o problema é que eu detesto o curso, detesto a maior parte das matérias e não sei o que faço, uma vez que já não posso mudar de curso. Gostava de saber o que posso fazer, preciso de conselhos. Estou numa depressão há mais de 2 meses, o que afeta muito a minha vida pessoal. Por favor, digam-me o que posso fazer. Obrigado.

As notas do 1º período - a menos que tenham mudado como isso funciona - não interessam por si mesmas. A nota que interessa é a que sai no final do ano, portanto ainda vais a tempo de passar a ter positivas.

Atenção que podes não gostar desse e também não gostar do outro - precisas de avaliar se há, de facto, um de que gostes mais.
Se estiveres convicto de que queres mudar de curso, aconselhar-te-ia a concentrares-te nas disciplinas da componente geral (Português, Inglês, Filosofia e Educação Física), já que em princípio não as terás de repetir se conseguires aprovação - e, se as quiseres repetir, ficas já a saber a matéria.

Se quiseres mudar de curso, tens as opções de, para o ano, te matriculares normalmente noutro curso, ou então de anular as 3 disciplinas específicas e realizar as disciplinas de outro curso por exame - cabendo-te a ti estudar autonomamente para os tais exames (a vantagem desta alternativa é que não requer que voltes ao 10º ano, podendo continuar a realizar as disciplinas gerais normalmente).

Em particular, acho relevante determinar aquilo que é de que não gostas, até porque, obviamente, a matéria não é igual do início do 10º até o fim do 11º.