Estou perdido de novo no 10ano, sei la o que escreva aqui, desculpem...

xXx_Jonas_xXx

Membro Caloiro
Matrícula
21 Outubro 2020
Boa tarde, estou frequentar o 10ano pela segunda vez, pedi para ficar retido pois terminei com 6 a matemática e 8 a fisica e quimica (primeiro ano no 10ano). Este ano consegui melhorar algumas notas e mantive outras.... Entretanto terminei com uma negativa, 9 a matemática, e a fisica e quimica subi para 11. A minha ideia inicial para este segundo ano era ter uma media de 15/16, entretanto vou ficar com 12/13, tenho de esperar as notas serem lançadas para realmente o saber (caso tenha 14 (nota final) a filosofia fico com media de 13, caso tenha 13 (nota final) fico com media de 12).

Amanha é o meu ultimo dia de aulas, dia 15, passou rápido este ano letivo... Não sei se deva pedir para ficar retido, seguir para o 11ano com 9 a matemática (nao queria mesmo ter negativa), ou entao mudar de área. (nao sei mesmo o que fazer). Este ano letivo a matematica consegui entender muito mais a matéria do que o ano passado, entretando fiquei sem matematica durante 2 meses no 2 periodo, isso acabou por afetar-me imenso, nesse periodo terminei com 6.5, no 1 perido com 11.3, e agora no terceiro com 8.5, acabei com um 9....
O que mais quero é conseguir entrar em engenharia informática ou algo muito semelhante na universidade, por isso necessito de matematica A e sobretudo passar no exame.

Sobre as disciplinas que tive pior nota tenho de anulá-las ou a nota mais alta é que conta?

Estou em CT, com FQ e BG, BG tenho 14, para mim é uma disciplina muita cansativa de estudar... Nao sei se deva trocar por geometria descritiva ou ir para CE, com economia e geografia, continuo a ter mat A (é o que quero), ou repetir o ano com as mesmas disciplinas pela terceira vez, ou ir para o 11ano com 9 a matemática, gostava de transitar como é obvio, mas este nove esta mesmo a chatear-me. A minha escola tem poucos alunos de ensino secundário, a minha turma foi mista outra vez com alunos da área de humanidades, apenas ha 2 cursos CT e humanidades, estou a pensar mudar de escola para o próximo ano letivo, pois pela minha experiencia nesta escola como aluno, acredito que esta escola nao prepare muito bem os alunos para os exames...

Provavelmente ficou muito confuso o que escrevi, mas tinha mesmo de desabafar...

Eis as minhas notas:
filosofia- 13 ou 14 (tinha 11)
Fq - 11 (tinha 8)
PT -11 (mantive)
Matemática - 9 (tinha 6, mas nao gosto da atual nota)
Ed. física - 19 ( desci para um 17/18, mas a do ano passado é que vai contar)
Biologia- 14 ( desci, sinceramente nao sei o que vou ter mas é inferior ao do ano passado, mas a do ano passado é que vai contar)
Ingles - 10 (mantive, sou uma desgraça neste idioma, igual ao português)
Media 12/13

Boas,
Transitar com 9 não é o fim do mundo. Para além de poderes subir nos próximos anos, podes sempre anular a disciplina e fazer só o exame no fim do 12º ano para melhorar a nota. Aquilo mais importante do que teres uma nota alta é perceberes a matéria.
Em relação a mudar para CE, não sei até que ponto é que isso te vai ajudar na tua situação. Vais perder a tua nota mais alta (BG) e vais continuar o problema (Mat A). Para além disso, Física no secundário normalmente ajuda para Engenharia Informática.

Numa das alternativas pensei em mudar para CE, mas era apenas para subir a media geral das disciplinas... Apesar de ter esta nota, estou sem algumas das bases do ensino básico, o que acaba por me prejudicar, principalmente nos cálculos auxiliares, mas em termos da matéria do 10ano o que mais sinto dificuldades é nas funções, foi um dos fatores que me fez descer a nota, entretanto comecei a ter explicações no 3periodo e comecei aperceber o que não entendia nas aulas, entretanto tinha uma ou outra dificuldade devido a eu não ter as bases que deveria ter. Neste verão terei que recuperar essas bases, obrigado pelo feedback.

• Like
Reactions: Rui C
Boa tarde, estou frequentar o 10ano pela segunda vez, pedi para ficar retido pois terminei com 6 a matemática e 8 a fisica e quimica (primeiro ano no 10ano). Este ano consegui melhorar algumas notas e mantive outras.... Entretanto terminei com uma negativa, 9 a matemática, e a fisica e quimica subi para 11. A minha ideia inicial para este segundo ano era ter uma media de 15/16, entretanto vou ficar com 12/13, tenho de esperar as notas serem lançadas para realmente o saber (caso tenha 14 (nota final) a filosofia fico com media de 13, caso tenha 13 (nota final) fico com media de 12).

Amanha é o meu ultimo dia de aulas, dia 15, passou rápido este ano letivo... Não sei se deva pedir para ficar retido, seguir para o 11ano com 9 a matemática (nao queria mesmo ter negativa), ou entao mudar de área. (nao sei mesmo o que fazer). Este ano letivo a matematica consegui entender muito mais a matéria do que o ano passado, entretando fiquei sem matematica durante 2 meses no 2 periodo, isso acabou por afetar-me imenso, nesse periodo terminei com 6.5, no 1 perido com 11.3, e agora no terceiro com 8.5, acabei com um 9....
O que mais quero é conseguir entrar em engenharia informática ou algo muito semelhante na universidade, por isso necessito de matematica A e sobretudo passar no exame.

Sobre as disciplinas que tive pior nota tenho de anulá-las ou a nota mais alta é que conta?

Estou em CT, com FQ e BG, BG tenho 14, para mim é uma disciplina muita cansativa de estudar... Nao sei se deva trocar por geometria descritiva ou ir para CE, com economia e geografia, continuo a ter mat A (é o que quero), ou repetir o ano com as mesmas disciplinas pela terceira vez, ou ir para o 11ano com 9 a matemática, gostava de transitar como é obvio, mas este nove esta mesmo a chatear-me. A minha escola tem poucos alunos de ensino secundário, a minha turma foi mista outra vez com alunos da área de humanidades, apenas ha 2 cursos CT e humanidades, estou a pensar mudar de escola para o próximo ano letivo, pois pela minha experiencia nesta escola como aluno, acredito que esta escola nao prepare muito bem os alunos para os exames...

Provavelmente ficou muito confuso o que escrevi, mas tinha mesmo de desabafar...

Eis as minhas notas:
Fq - 11 (tinha 8)
PT -11 (mantive)
Biologia- 14 ( desci, sinceramente nao sei o que vou ter mas é inferior ao do ano passado, mas a do ano passado é que vai contar)
Media 12/13
Olá! Se os teus interesses são na área da engenharia informática, escolhas tu um politécnico ou uma universidade, acho que tens algumas razões para manteres-te em Ciências e Tecnologias, nomeadamente, ser este o curso que te permite ter mais abrangência na área das engenharias e alguns cursos de EI pedem como prova de ingresso FQ, pelo que seria útil manteres-te neste curso, embora não sejam impossível mudares para Ciências Socio-Económicas e caso precisasses do exame de FQ, fazias como externo.

Ainda assim, mudares de curso ia exigir voltares ao 10º ano e se calhar o teu percurso não está assim tão perdido. É possível que a escola não te deixe manteres-te retido mais um ano, até porque a única negativa é a Matemática A, uma disciplina trienal que ainda vais poder melhorar nos próximos anos - esse 9 não significa de todo que vás concluir a disciplina com essa nota, quem sabe como correm os próximos anos.

No entanto, acho que tens de estabelecer objectivos concretos para ti próprio: analisa as médias dos cursos que te interessam e tenta estabelecer mais ou menos uma margem com a qual gostarias de ter como média. Depois de teres objectivos estabelecidos, é mais fácil trabalhares em concreto para melhorares algumas classificações - por exemplo, acho que deves focar-te particularmente em FQ, Mat, Português e Inglês, visto que são as tuas disciplinas com classificações mais baixas. Tenta analisar o que é que está a causar resultados mais baixos - que matérias em concreto tens dificuldades, o que é que te atrapalha em inglês e tenta encontrar estratégias que te permitam melhorar essas classificações. Por exemplo, muitos alunos não são muito bons na interpretação dos textos, mas conseguem compensar um pouco a nota equilibrando com bons resultados na gramática ou na composição. Se fizeres essa análise específica para cada uma destas disciplinas, vai ser um pouco mais fácil saberes onde "atacar". Depois disso, tenta descobrir se a tua escola oferece apoio para alunos com dificuldades ou tentar expor as tuas dúvidas aos professores - nunca tenhas medo de colocar questões porque vais parecer "burro" ou porque achas que toda a gente está a perceber aquela matéria menos tu; há imensa chance de não seres efectivamente o único a sentir dificuldades, mas temos sempre tendência para tentar ocultar que temos alguma dificuldade. Se tiveres oportunidade de arranjar explicações, pode ser um bom investimento, mas se não tiveres tens centenas de recursos online, incluindo aqui no Uniarea, na área de apontamentos.

Quanto à tua dúvida: fica a melhor nota das "melhorias" que fizeste nesta repetição do 10º ano, não tens de anular disciplina nenhuma.

No fundo, estás ainda no 10º ano e é possível que as tuas classificações venham a mudar com o tempo - para o ano, tenta focar-te também nas bienais que vais concluir - FQ, Filosofia, BG e Inglês, porque são disciplinas que vão fazer média com o 10º ano para dar a nota de conclusão da disciplina. Se por exemplo, conseguisses subir o 11 de FQ para um 14, isso significa que terminarias com média de 12,5 que é 13 de nota de conclusão da disciplina. Se puxares um pouco as notas dessas disciplinas, a tua média acaba por subir em consequência disso e depois tens sempre as provas de ingresso do curso que queres - se conseguires tirar uma boa nota, a tua nota de candidatura sobe também, visto que muitas instituições consideram que a prova de ingresso vale 50% da nota de candidatura; isso permite que a tua nota possa flutuar para cima, mesmo que a tua média do secundário não seja muito alta.

Espero que esta mensagem te anime um pouco. Boa sorte 🤗

• Like
Reactions: ascd

Eis as minhas notas:
Fq - 11 (tinha 8)
PT -11 (mantive)
Media 12/13
Boas,

Segue para o 11º ano.
Não te esqueças que terás 2 disciplinas anuais no 12º ano que, regra geral, sobem imenso a média.
Fala com os teus pais e aposta tudo em Matemática (explicador, por exemplo).
Caso na tua escola existam aulas de apoio, aproveita-as, mesmo que não ajudem por aí além nos teus resultados na disciplina, é uma forma de mostrares interesse.
Boa sorte!

• Like
Reactions: xXx_Jonas_xXx