Estou preocupada com o final do 10º ano. Alguém pode me dar algumas dicas?

Ana Banana

Membro Caloiro
Matrícula
24 Abril 2021
Olá! Sou nova neste fórum, mas encontrei recursos que me ajudaram imenso e consegui aprender e tirar dúvidas que não sabia que tinha.
Eu tenho 15 anos, estou atualmente no 10º ano e comecei o 3º período presencial há uma semana.
Acabei de fazer um teste e tenho a noção de que errei algumas coisas. A minha média do 2º período acabou em 17.
Estou preocupada com algumas coisas. Primeiramente, não tenho professoras de Português nem Filosofia. Já estou há 1 mês sem ter aulas de Português, quase 2. Tivemos duas professoras na turma, mas ambas meteram baixa, e uma apenas nos deu aulas por duas semanas.
Em filosofia, tivemos desde o início do ano uma professora substituta. Entretanto, a titular voltou, e a substituta teve de mudar de escola. A nossa professora titular de filosofia tinha metido baixa, e voltou a meter, por causas de saúde.
No 1º período tivemos apenas um momento de avaliação a português, e isso fez-nos ter notas baixas no final do ano. Acabei o 2º período com 15 a Português (já sem o mês de aulas que havia mencionado). Acabei com 18 a filosofia.
Outra coisa que me preocupa é a questão de Educação Física. Não sou uma atleta, mas sou esforçada. Gostaria de alcançar 16/17 neste final de período e gostaria que me pudessem dar dicas de como o posso fazer.
Estou seriamente preocupada com a média. Não porque seja má, mas porque a quero subir. Mas as condições reunidas são preocupantes. Não temos professora de duas disciplinas, e até agora tem sido difícil arranjar professoras que queiram dar-nos aulas. Além disso, o ensino online não contribuiu para a subida ou descida de notas, ou seja, não tivemos progresso, também visto que os momentos de avaliação foram quase escassos ou com pouco valor na nota final.

Eu queria seriamente perguntar se alguém me pode dar dicas de como é que eu posso subir a minha média, mesmo sabendo sobre a dificuldade de o fazer nessas duas disciplinas. Eu estou preocupada até porque tenho a noção de que vou ter exame a português e já estamos no último período e nem a metade do manual chegamos.
Qualquer ajuda vai ser muito valiosa para mim, fico grata se me puderem responder!

TiagoGR

Membro Caloiro
Matrícula
3 Dezembro 2020
Olá Ana, eu também estou no 10° Ano e por isso vou te tentar dar uma ajuda. Antes de tudo não te esqueças que ainda tens mais 2 anos à frente e a média que tens agora pode mudar muito até ao final do secundário.
Em termos a EDF, eu tmb tive na situação que tu estas a PT e a Filosofia, não tive professor durante meio ano e acabou por me estragar um bocadinho a nota no segundo período. Uma boa maneira de subires a nota de EDF é o interesse e esforço em aprender certas modalidades,algo que os professores admiram imenso. Outra coisa é tmb saberes a parte técnica de um desporto,mesmo que não a consigas aplicar muito bem. Uma dica que te posso dar é ires tirando duvidas com o professor pois mostra o tal interesse.

Relativamente a PT e Filosofia, isso pode acabar por ser um problema, mas é algo que pode se sempre resolver. A Filosofia o exame é opcional, e grande parte da materia dos manuais não se dá (falo por mim, pois nós andamos sempre a saltar páginas e alem disso ainda nem a metade do livro vamos). A português tmb não se dá grande parte do livro, porque tem muitos textos opcionais e matéria irá se repetir um pouco ao longo do secundário. Mas como nao tens tido professor eu aconselho te a leres pelo menos as leituras obrigatórias (um dos livros de Gil Vicente e um pouco de Camões) para te situares um pouco.

Não te esqueças que o mais importante para tirar boas notas é o interesse e o esforço, sempre com foco no objetivo. Qualquer coisa que precises podes sempre me contactar!

leonardormoreirad

Membro Veterano
Matrícula
23 Abril 2020
Curso
Direito
Instituição
Universidade Católica - Porto
Olá! Sou nova neste fórum, mas encontrei recursos que me ajudaram imenso e consegui aprender e tirar dúvidas que não sabia que tinha.
Eu tenho 15 anos, estou atualmente no 10º ano e comecei o 3º período presencial há uma semana.
Acabei de fazer um teste e tenho a noção de que errei algumas coisas. A minha média do 2º período acabou em 17.
Estou preocupada com algumas coisas. Primeiramente, não tenho professoras de Português nem Filosofia. Já estou há 1 mês sem ter aulas de Português, quase 2. Tivemos duas professoras na turma, mas ambas meteram baixa, e uma apenas nos deu aulas por duas semanas.
Em filosofia, tivemos desde o início do ano uma professora substituta. Entretanto, a titular voltou, e a substituta teve de mudar de escola. A nossa professora titular de filosofia tinha metido baixa, e voltou a meter, por causas de saúde.
No 1º período tivemos apenas um momento de avaliação a português, e isso fez-nos ter notas baixas no final do ano. Acabei o 2º período com 15 a Português (já sem o mês de aulas que havia mencionado). Acabei com 18 a filosofia.
Outra coisa que me preocupa é a questão de Educação Física. Não sou uma atleta, mas sou esforçada. Gostaria de alcançar 16/17 neste final de período e gostaria que me pudessem dar dicas de como o posso fazer.
Estou seriamente preocupada com a média. Não porque seja má, mas porque a quero subir. Mas as condições reunidas são preocupantes. Não temos professora de duas disciplinas, e até agora tem sido difícil arranjar professoras que queiram dar-nos aulas. Além disso, o ensino online não contribuiu para a subida ou descida de notas, ou seja, não tivemos progresso, também visto que os momentos de avaliação foram quase escassos ou com pouco valor na nota final.

Eu queria seriamente perguntar se alguém me pode dar dicas de como é que eu posso subir a minha média, mesmo sabendo sobre a dificuldade de o fazer nessas duas disciplinas. Eu estou preocupada até porque tenho a noção de que vou ter exame a português e já estamos no último período e nem a metade do manual chegamos.
Qualquer ajuda vai ser muito valiosa para mim, fico grata se me puderem responder!
Olá.
Antes de mais, deixa-me dar-te os parabéns. No 10º ano teres média de 17 no 2º período, por si só, já é muito bom.
Quanto a Português e Filosofia, é mesmo uma questão chata e espero que se situação se consiga alterar. Uma dica é ires estudando e consolidando a matéria que já deste. Assim não perdes o ritmo de trabalho dessas disciplinas. Ou então podes sempre dar uma olhada na matéria a seguir para ficares com algumas bases.
Quanto a Educação Física, é uma questão de esforço. Até podes nem ser a melhor, mas o teu esforço para realizares um determinado exercício será sempre incluído na tua avaliação.
Quanto a dicas de trabalho, sinceramente acho que, no teu caso, devas continuar o ritmo de trabalho que tens. Não te esqueças que ainda tens este período pela frente e mais dois anos completos. De referir também que, com as disciplinas opcionais do 12º, as médias tendem sempre a subir um pouco.
Mais alguma dúvida, conselho, dica que precises diz.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL

Olá, Ana!

Não me vou dedicar tanto à parte dos conselhos de estudo, uma vez que creio que já te deram algum apoio referente a isto. No entanto, reitero que sim, em dois anos, a tua média terá bastantes oportunidades para subir (e até dou o meu próprio exemplo, que comecei o 10º a rondar esses 17 valores e terminei o secundário com 19). Porém, visto que estás com alguns problemas quanto às duas disciplinas, venho fazer-te duas pequenas sugestões, que podem ajudar-te:

1) Quanto a Filosofia, vou sugerir-te o perfil e o canal do youtube do colega David, @A Tua Filosofia. É sempre uma maneira de exercitares a matéria e podes colocar dúvidas nos vídeos.

2) Quanto a Português e, mais precisamente, Gil Vicente, tudo o que precises de ajuda, posso ajudar-te com isso, uma vez que sou estudante de teatro e conheço bem a obra vicentina. Aproveito e deixo como sugestão, a ti e a mais alunos do secundário, desta base de dados, em que encontram compilados os textos de Gil Vicente. Têm, a título de exemplo, a Farsa de Inês Pereira e clicando nos botões azuis ao lado do texto, vão dar a notas informativas e de rodapé, que podem ajudar à compreensão do texto. Deixo aqui o link: Obras - Teatro de Autores Portugueses do Séc. XVI Alguma dúvida que tenham, podem sempre colocar-me!

Boa sorte 🤗

Ana Banana

Membro Caloiro
Matrícula
24 Abril 2021
Obrigado a todos os que comentaram, estou agradecida pela ajuda!
E aproveito as dicas que me deram em relação às disciplinas menos favorecidas, fico bastante contente por ter pessoas dispostas a ajudar-me!
Esperemos que tudo corra bem agora no final do secundário e desejo tudo de bom e um obrigado a quem me aconselhou no meu estudo :)
E vou ter em conta demonstrar mais esforço e interesse em EF, analisando bem, acho que não fui muito persistente e que não tentei abordar esse assunto com o professor.

Matrícula
9 Junho 2020
Obrigado a todos os que comentaram, estou agradecida pela ajuda!
E aproveito as dicas que me deram em relação às disciplinas menos favorecidas, fico bastante contente por ter pessoas dispostas a ajudar-me!
Esperemos que tudo corra bem agora no final do secundário e desejo tudo de bom e um obrigado a quem me aconselhou no meu estudo :)
E vou ter em conta demonstrar mais esforço e interesse em EF, analisando bem, acho que não fui muito persistente e que não tentei abordar esse assunto com o professor.

A sábia colega de fórum @Ariana_ já o mencionou mas sublinho: usa e abusa do canal de YouTube "A Tua Filosofia": Tens aqui a playlist com todos os conteúdos programáticos de 10º ano: https://www.youtube.com/playlist?list=PL8rSqzGLnHaEpjbanMXKJ8sTnYFLFSrjj .

As descrições também contêm informações úteis e, se tiveres alguma dúvida, podes deixar nos comentários do vídeo respetivo.

Até já :)

• Fabulous
Reactions: Ariana_

anarita04

Membro
Matrícula
12 Abril 2021
Curso
Ciências e tecnologias
Olá Ana, eu também estou no 10° Ano e por isso vou te tentar dar uma ajuda. Antes de tudo não te esqueças que ainda tens mais 2 anos à frente e a média que tens agora pode mudar muito até ao final do secundário.
Em termos a EDF, eu tmb tive na situação que tu estas a PT e a Filosofia, não tive professor durante meio ano e acabou por me estragar um bocadinho a nota no segundo período. Uma boa maneira de subires a nota de EDF é o interesse e esforço em aprender certas modalidades,algo que os professores admiram imenso. Outra coisa é tmb saberes a parte técnica de um desporto,mesmo que não a consigas aplicar muito bem. Uma dica que te posso dar é ires tirando duvidas com o professor pois mostra o tal interesse.

Relativamente a PT e Filosofia, isso pode acabar por ser um problema, mas é algo que pode se sempre resolver. A Filosofia o exame é opcional, e grande parte da materia dos manuais não se dá (falo por mim, pois nós andamos sempre a saltar páginas e alem disso ainda nem a metade do livro vamos). A português tmb não se dá grande parte do livro, porque tem muitos textos opcionais e matéria irá se repetir um pouco ao longo do secundário. Mas como nao tens tido professor eu aconselho te a leres pelo menos as leituras obrigatórias (um dos livros de Gil Vicente e um pouco de Camões) para te situares um pouco.

Não te esqueças que o mais importante para tirar boas notas é o interesse e o esforço, sempre com foco no objetivo. Qualquer coisa que precises podes sempre me contactar!
Olá Tiago. Acerca de filosofia, estou no 11° e posso te dizer a ti e à Ana que filosofia tem de ser dado quase tudo. No 10 dá-se a introdução á disciplina, os valores, a ética e isso, mas parece que a matéria vai acabar aleatóriamente a meio do manual. Esse é o problema do 11°. Vocês chegam ao 11° e é logo metade do manual do 11° (a outra metade (proposições) dá-se no 10°) e aquela metade do manual do 10° referente à religião e à estética. Lembrem-se, se existe um exame nacional para essa disciplina, é porque têm que dar a matéria toda.
Mas não se preocupem, filosofia próximo ano é mais chill porque são cenas muito intuitivas. Basta saberem conceitos e porem muita conversa no teste que os sores dão boas notas