Estratégias para estudar no ensino superior

Reventador

Membro
Matrícula
15 Maio 2016
Curso
Engenharia Mecânica Automóvel (concluído)
Instituição
ISEP
Então os ECTs não são um indicio das horas que deves trabalhar numa cadeira? Já li algures que são, mas não percebi muito bem como é funciona na prática... :confounded:

Se estiveres a falar dos créditos ECTS, basicamente vou resumir ao seguinte

-São unidades de tempo relativas (pode depender das capacidades do aluno) que indicam o tempo académico recomendado para passar a uma cadeira
-1 crédito ECTS = 30 horas de trabalho
-Dentro destas horas, contam as horas de todas as aulas (teóricas, teorico-práticas e práticas laboratoriais) e as horas em sessões de estudo fora das aulas
-Dentro do plano de estudos de algumas faculdades, podes consultar os ECTS ocupados apenas pelas aulas para uma orientação inicial. Exemplo: no curso de Eng. Mec. Automóvel (espero que eu entre!) do ISEP, há 6 cadeiras por semestre. As dos primeiros 2 anos ocupam 5 ou 6 ECTS, e 66-80% destes são ocupados por aulas, dependendo da cadeira.
-Como dito antes, é uma unidade de tempo relativo. Continua a ser importante orientar e gerir bem o estudo.

Mia Cavaleiro

Membro
Matrícula
13 Setembro 2015
Curso
Ciências Políticas e Relações Internacionais
Instituição
FCSH-UNL
E quanto tempo é que devemos dedicar a uma cadeira? Ou acaba por ser diferente de semana para semana?
Varia de cadeira para cadeira. Eu tive cadeiras em que todas as aulas tinha bibliografia para ler (cheguei a ter de ler "As Origens do Totalitarismo" da Hannah Arendt que tem SÓ 600 e tal páginas de 2ª para 4ª) e outras em que nem tinha bibliografia ou tinha 3 ou 4 pdfs para o semestre todo. Quando receberes todas as informações referentes às cadeiras e à medida que começam as aulas vais perceber quais as matérias em que tens mais facilidade e, por isso, não necessitam de tantas horas de estudo, e aquelas em que são mais aborrecidas e vais precisar de café!!

marisa94

Membro Caloiro
Matrícula
8 Setembro 2016
Olá a todos.Acabei agora o secundário e vou entrar para o ensino superior, gostava que me dessem dicas para estudar e ter boas notas na faculdade :), o curso é fisiologia clínica

depende do método de cada um, no meu caso que foi engenharia informática o único método e eficaz que encontrei foi aprendendo através do youtube

KittySilv4

Membro
Matrícula
5 Abril 2016
Eu deixo o meu método. É um pouco radical mas o tipo de avaliação obrigava-me a isso.

Durante o semestre - Estudar o necessário para fazer os relatorios e testes que tinha.
Época de exames - Pegava em cada disciplina que ia a exame e via todos os ppw desde o primeiro e resumia tudo em folhas, após isto ia ao caderno para adicionar algo que os prof referiu que saía em exame ou era importante saber, se necessário reforçava algo que não entendia bem. Após isto, 2/5 dias antes do exame estudava com colegas para "Decorar e tirar dúvidas".

Até acabar o curso resultou mas no inicio tentava estudar pelas teóricas e era só más notas xD são importantes mas os profs arranjam maneira de meter um paragrafo do diapositivo 45 do ppw 6 como pergunta de exame.

O que quiseste dizer com "estudava só pelas teóricas ", quer dizer que estudavas só pelos apontamentos que tiravas nas aulas e não pelos powerpoints?

D

Deleted member 4272

Guest
Adoro este tópico! Não vou para o ensino superior mas vou para o 12º e pretendo seguir enfermagem daqui a um ano e, visto que fisiologia clínica deve ser relativamente parecido, este tópico vai-me dar um jeitaço!

Adriana Barbosa

Membro Caloiro
Matrícula
9 Setembro 2016
Isso é um pouco relativo, no secundário nunca fazia resumos porque perdia imenso tempo, só a ler os livros conseguia. Agora na fac não sabia como ia ser, como é um pouco prático, é mais exercícios mas mantive o mesmo sistema de ler. Os cadernos e as coisinhas todas fofinhas e sublinhadas, esquece, mudou porque nas aulas não há tempo quando se tem que tirar notas e a maior parte dos ppw são imprimidos. Quando começares a ter as primeiras aulas vais perceber mas não te assustes nem entres em aflição.

Paradis

Membro Caloiro
Matrícula
12 Setembro 2016
Curso
Medicina
Instituição
Universidade de Coimbra
Boa noite. Entrei recentemente para Medicina e como ávido pesquisador já andei à procura de formas eficientes de estudar, visto que o meu método de resuminhos e afins não me parece que vá ser eficiente.

A minha pergunta é a seguinte: algum de vocês utiliza / já utilizou programas ingleses como o Firecracker ou o UWorld que são especificamente feitos para estudantes de medicina? Se sim, valem a pena a subscrição?

Sei que existe o Anki, mas o conceito é um pouco diferente.

nossirrah

Membro Veterano
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Boa noite. Entrei recentemente para Medicina e como ávido pesquisador já andei à procura de formas eficientes de estudar, visto que o meu método de resuminhos e afins não me parece que vá ser eficiente.

A minha pergunta é a seguinte: algum de vocês utiliza / já utilizou programas ingleses como o Firecracker ou o UWorld que são especificamente feitos para estudantes de medicina? Se sim, valem a pena a subscrição?

Sei que existe o Anki, mas o conceito é um pouco diferente.

Esses programas são engraçados, para usar durante 1 mês e fartares-te.
Primeiro porque vais perder imenso tempo a procurar e seleccionar conteudos... segundo porque isso está adapato à realidade do EUA, em que eles têm treino para o USMLE no final dos primeiros anos... nós não temos. A matéria não vai ser igual, o programa não é igual, os conteúdos dentro do programa "semelhante" são em muito distintos.

O meu método de estudo, nada excepcional... é ler. Ler, sistematizar, usar post-its .... muitos post-its, florestas amazónicas de post-its ao longo destes 6 anos. Manteres a matéria acompanhada ao longo do ano e rever, rever, rever.

E se fores para a FMUP, vê perguntas de exame, pq repete sempre.

nossirrah

Membro Veterano
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Algumas dicas em especial para estudar Anatomia, Fisiologia e Bioquímica?

Não há assim nenhuma dicaem especial... Em anatomia, caso tenhas exames práticos dá imenso jeito veres os atlas (Netter, Sobotta, Yokoshi, etc).
Em Fisologia às vezes procurar videos no youtube (eu por exemplo só consegui memorizar a cascata da coagulação até hoje graças a um video do youtube xD).

Catarina Rodrigues

Membro Caloiro
Matrícula
4 Setembro 2015
Curso
Gestão
Instituição
UAL
E quanto tempo é que devemos dedicar a uma cadeira? Ou acaba por ser diferente de semana para semana?

Isso depende muito porque ao longo do semestre vais notar que há cadeiras que requerem mais horas de estudo do que outras.. quer seja pela quantidade de matéria quer pela sua dificuldade...

MárcioG

Membro
Matrícula
4 Agosto 2015
Esses programas são engraçados, para usar durante 1 mês e fartares-te.
Primeiro porque vais perder imenso tempo a procurar e seleccionar conteudos... segundo porque isso está adapato à realidade do EUA, em que eles têm treino para o USMLE no final dos primeiros anos... nós não temos. A matéria não vai ser igual, o programa não é igual, os conteúdos dentro do programa "semelhante" são em muito distintos.

O meu método de estudo, nada excepcional... é ler. Ler, sistematizar, usar post-its .... muitos post-its, florestas amazónicas de post-its ao longo destes 6 anos. Manteres a matéria acompanhada ao longo do ano e rever, rever, rever.

E se fores para a FMUP, vê perguntas de exame, pq repete sempre.

Desculpa fazer estar pergunta...
Com que finalidade utilizas os Post-Its, ou o que costumas lá apontar?