Estrutura do exame de Filosofia 2020 ( Cotação)

Luís Bidarra

Membro Caloiro
Matrícula
16 Abril 2020
E914721A-559C-4A6D-9CCE-B80280591FAE.jpeg

Após analisar este documento surgiu me uma questão, pertinente por sinal, mas que tem passado despercebida. Prende se essecialmente com as escolhas múltipla. Afinal de contas onde estão elas, em termos de pontuação ??? A meu ver há dois cenários possiveis, ainda que estranhos .
o primeiro cenário é que as referidas 14 perguntas das quais temos de fazer 10 serao escolha múltipla ( ainda que a valer uns surpreendestes 14 pontos ) O que faria sentido, pois nós exames anteriores foram sempre DEZ questões de escolha múltipla e neste mesmo documento também se fala do número 10.
- o segundo cenário é que não vão haver escolhas múltipla e será tudo perguntas de desenvolvimento. contudo é referido neste mesmo documento que nos itens de escolha multpila devermos indicar a típica letra. Ora com essa informação deduzimos logo que vão haver efetivamente escolhas múltiplas, não é mesmo ?
o que vocês acham ?

obrigado

Última edição:
Ver anexo 12450

Após analisar este documento surgiu me uma questão, pertinente por sinal, mas que tem passado despercebida. prende se essecialmente com as escolhas múltipla. afinal de contas onde estão elas, em termos de pontuação ??? A meu ver há dois cenários ainda que estranhos .
o primeiro cenário é que as referidas 14 perguntas das quais temos de fazer 10 serao escolha múltipla ( ainda que a valer uns surpreendestes 14 pontos ) O que faria sentido pois nós exames anteriores foram sempre DEZ questões de escolha múltipla e neste documento também se fala do número 10.
- o segundo cenário é que não vão haver escolhas múltipla e será tudo perguntas de desenvolvimento. contudo é referido anteriomente no mesmo documento que nos itens de escolha multpila devermos indicar a típica letra. com essa informação Deduz-se logo que vaí haver escolhas múltiplas não é mesmo .
o que vocês acham ?

obrigado
Também estive a refletir sobre isso. Penso que é realmente uma incógnita, pois a informação prova faz alusão às escolhas multiplas, porém não refere que a prova as terá necessariamente. Posto isto, o que tenho feito é treinado tanto escolhas múltiplas como desenvolvimento. Embora me assuste imeso pensar na possibilidade de escolhas multiplas a valer 14 pontos...
Outro aspeto interessante nas cotções é que este ano não aparece a típica pergunta de resposta argumentativa a valer mais pontos... e a ultima pergunta da prova é opcional, o que é estranho.
Outro aspeto interessante é que as obrigatórias estão ''no meio'' das facultativas, ou seja, será que as de desenvolvimento estarão ''no meio'' das de escolha multipla? será mesmo tudo desenvolvimento?

Também estive a refletir sobre isso. Penso que é realmente uma incógnita, pois a informação prova faz alusão às escolhas multiplas, porém não refere que a prova as terá necessariamente. Posto isto, o que tenho feito é treinado tanto escolhas múltiplas como desenvolvimento. Embora me assuste imeso pensar na possibilidade de escolhas multiplas a valer 14 pontos...
Outro aspeto interessante nas cotções é que este ano não aparece a típica pergunta de resposta argumentativa a valer mais pontos... e a ultima pergunta da prova é opcional, o que é estranho.
Outro aspeto interessante é que as obrigatórias estão ''no meio'' das facultativas, ou seja, será que as de desenvolvimento estarão ''no meio'' das de escolha multipla? será mesmo tudo desenvolvimento?
Só de pensar em tudo desenvolvimento, as minhas mãos começam a querer fugir.

Última edição:
Outro aspeto interessante nas cotções é que este ano não aparece a típica pergunta de resposta argumentativa a valer mais pontos...

No ano passado já não houve uma só questão de desenvolvimento a valer mais pontos. Houve várias questões de resposta desenvolvida com 16 pontos e outras com 12. As escolhas múltiplas valiam 8.

Acho extremamente improvável que façam um exame com apenas uma tipologia de itens (só escolhas múltiplas ou só questões de resposta aberta). Parece-me mais plausível que haja os dois tipos de coisa, mas com cotações muito semelhantes (14 ou 15 pontos, como indicado).

Mas pronto, isto é apenas a minha conjectura.

• Like
Reactions: Ariana_
No ano passado já não houve uma só questão de desenvolvimento a valer mais pontos. Houve várias questões de resposta desenvolvida com 16 pontos e outras com 12. As escolhas múltiplas valiam 8.

Acho extremamente improvável que façam um exame com apenas uma tipologia de itens (só escolhas múltiplas ou só questões de resposta aberta). Parece-me mais plausível que haja os dois tipos de coisa, mas com cotações muito semelhantes (14 ou 15 pontos, como indicado).

Mas pronto, isto é apenas a minha conjectura.
verdade, fiz o exame no ano passado, mas já nem me lembrava que tinha sido diferente. de qualquer das formas, a última questão tem sido sempre de foro argumentativo, pelo que faria sentido ser obrigatória. ou seja, a estrutura do exame deve efetivamente ser diferente dos anos anteriores, porque não faria muito sentido que a pergunta mais ''diferente'' do exame fosse opcional.
Post automatically merged:

Só de pensar em tudo desenvolvimento, as minhas mãos começam a querer fugir. A minha foto de perfil simboliza a minha reação, caso isso aconteça (só falta a máscara porque corona não passa aqui).
sinceramente, eu até ficava feliz se fosse tudo desenvolvimento, porém, acho altamente improvável que isso acontecia. sempre existiram escilhas multiplas nos exames de filosofia, não faria muito sentido alterarem isso agora

É mais uma dúvida do que propriamente algo relacionado com a questão de desenvolvimento. Mas, era só para confirmar, nós podemos optar entre a religião e a estética no estudo, correto?
Please let me know