olá! eu reingressei aos 25 e fiz os 26 pouco depois, e também sinto uma diferença enorme de como as pessoas interagiam quando entrei primeiramente (aos 17). nessa altura era eu que comunicava pouco com os outros, não saía da zona de conforto e partia do pressuposto que não me ia dar bem com os outros, hoje, sinceramente, a minha cabeça/vida é muito diferente dos meus colegas mais novos. não é uma crítica, é só a minha realidade, e está tudo bem. entretanto, foi-me muito mais fácil fazer amigos de outros cursos e acho que esse pode ser um caminho para ti. não vou dizer que não há diferenças gigantes entre alguém que já trabalhou, já não vive com os pais e não depende do dinheiro deles, paga as próprias contas, etc...seja o que for, é claro que estamos em estágios diferentes. mas é possível encontrar também muitos pontos em comum. talvez não venham a ser amizades tão profundas porque não te vais sentir à vontade para dissecar experiências pelas quais a outra pessoa ainda não passou, mas às vezes é bom ter relações cordiais, alguém com quem beber um café de vez em quando, sem ser super profundo.
eu gosto muito da minha própria companhia e sinto-me muito à vontade comigo mesma, então não ligo muito para grupos e afins. pode parecer estúpido, mas tenta trabalhar essa parte de estares à vontade sozinha e gostares de passar tempo contigo mesma. também me ajuda o facto de que eu estou sempre focada no quanto eu quero sair da área de trabalho em que estava, do quanto eu esperei e desejei voltar a estudar e das oportunidades que estudar me pode abrir. o resto acaba por me parecer pequeno em comparação, porque estou constantemente a lembrar-me do porquê de eu estar ali, ainda que às vezes a carga de trabalho seja elevada e surjam dúvidas.
é frustrante pensar no tempo que ainda falta, na idade que já temos, nos sítios onde já queríamos estar, mas se dividires mentalmente por etapas torna-se mais fácil. concentra-te neste semestre e o resto há-de chegar. se colocares as coisas em perspetiva, cinco anos não são quase nada em comparação com o resto da tua vida que poderia ser passada a trabalhar em algo que não gostas.
sobre o estudo, o que eu fiz foi deixar furos no meu horário, porque sei que não posso ir para casa (vivo longe) e também fico sem nada para fazer a não ser estudar. isso ajudou-me a conseguir adiantar a matéria para não sentir que me cai tudo em cima ao mesmo tempo. se tiveres a possibilidade de conseguir uma ou duas horas para estudar na manhã, antes da primeira aula, recomendo-te. se os teus professores disponibilizarem textos e matéria para estudares antes das aulas/como um extra, faz isso, tem-me ajudado imenso a acompanhar as aulas e completar com auto-estudo.
desejo-te muita sorte e não estás sozinha na situação, nem nos sentimentos. é difícil, mas vamos conseguir e sair daqui num instante, com um leque novo de oportunidades! força (: