Estudar Ciências Biomédicas sem ter terminado 12ºano em Humanidades

BeatrizIsabelMachado

Membro Caloiro
Matrícula
5 Maio 2025
Alô pessoal!
Passados uns aninhos surgiu em mim uma grande vontade de voltar a estudar. The big problem is: não terminei o 12ºano porque não compareci a 2 exames nacionais ( Português e História A ) fazendo apenas o de Inglês.
Não sei nada de Matemática, de Biologia, Fisico-Quimica. Não estou a par dos estudos obrigatórios para exame nem o que devo fazer agora!
Tenho de fazes os exames de Matématica A, Biologia, e Fisica e Quimica? Preciso na mesma de completar os exames de Portugues e História A? Teem algumas dicas para me orientar nos estudos? Estou super perdida guys :(

Alô pessoal!
Passados uns aninhos surgiu em mim uma grande vontade de voltar a estudar. The big problem is: não terminei o 12ºano porque não compareci a 2 exames nacionais ( Português e História A ) fazendo apenas o de Inglês.
Não sei nada de Matemática, de Biologia, Fisico-Quimica. Não estou a par dos estudos obrigatórios para exame nem o que devo fazer agora!
Tenho de fazes os exames de Matématica A, Biologia, e Fisica e Quimica? Preciso na mesma de completar os exames de Portugues e História A? Teem algumas dicas para me orientar nos estudos? Estou super perdida guys :(
Heyo!
Acho que consegues entrar por M23 sem teres terminado o secundário.
E os testes são-te muito mais acessíveis. Eu entrei por essa via em Ciências Biomédicas, na Universidade de Aveiro.

Se quiseres por concurso nacional ou ainda não tiveres os 23 anos feitos, aí sim, terias de fazer os exames que te faltam e terias de fazer os exames que te pedem para Ciências Biomédicas, que são 2. Biologia e Geologia + Matemática ou Biologia e Geologia + FQ. Biologia e Geologia terias de fazer, depois terias de escolher um dos outros dois, não precisas dos 3.

Sobre bases, também não vim de ciências. Também sou péssima a matemática. Não vou mentir e não vou dizer que é necessária, porque é um pouco. Assim como química. Tenho 2 cadeiras em atraso por causa disso. Mas de resto, acho que se conseguires bases de biologia já te ajuda na grande maioria das coisas.
No entanto, eu estou a falar em Aveiro. Na UBI sei que é muito mais virado para engenharia biomédica pelo que ouvi dizer que têm cadeiras com muito mais matemática e no Algarve também tens uma mistura com mais contas, mas mais para a parte química. Na UTAD, como é recente, não sei mas pelo plano de estudos parece parecido ao de Aveiro.

Se precisares de mais alguma informação, estás à vontade :)