Estudar matemática A toda do secundário em 1 ano pelos manuais

ribas2

Membro Caloiro
Matrícula
4 Outubro 2023
Boas,

Estou a estudar matemática há mais ou menos 6 meses através da Khan academy e alguns canais no youtube. Comecei mesmo pelo básico para relembrar as bases e neste momento, ja completei geometria básica e intermédia, 20% trigonometria, pré algebra, álgebra básica e intermédia 1 e estou com 75% álgebra intermédia 2. Estou a acabar de estudar a matéria de funções do 10 ano basicamente.

Já dei logaritmos e equações exponenciais também apesar de já me ter esquecido.

No entanto, apesar de estar a gostar, sinto que os exercícios são sempre os mesmos e não têm muita variedade.

Tenho acesso aos manuais, Máximo, e decidi estudar uns dias a primeira matéria de 10 ano (lógica) e apesar de sentir uma maior dificuldade, senti que foi muito melhor. Consigo concentrar-me mais a ler do que ver vídeos, existe um rigor maior nos livros, obriga-me a ler matemática e há bastantes mais exercícios. Em último caso posso sempre recorrer ao youtube ou mesmo khan academy se não perceber alguma matéria.

Posto isto, o objetivo será fazer o exame nacional de mat A, não este ano mais sim no próximo ou até mesmo fazer exame M23 para entrar na faculdade (engenharia).

Acham que é fazível “acabar” (obvio que não preciso de fazer todos os exercícios do livro) os manuais de matemática do 10-12 ano em +- 10 meses e depois 3 meses de exercícios com um daqueles livros de preparação para exame nacional?

Algumas dicas? Devo passar para a matéria seguinte quando conseguir resolver os exercícios facilmente em vez de fazer todos até ao fim? E talvez passado umas semanas voltar atrás e continuar onde fiquei. Assim não me esqueço da matéria e reforço o que aprendi.

Última edição:
Boas,

Estou a estudar matemática há mais ou menos 6 meses através da Khan academy e alguns canais no youtube. Comecei mesmo pelo básico para relembrar as bases e neste momento, ja completei geometria básica e intermédia, 20% trigonometria, pré algebra, álgebra básica e intermédia 1 e estou com 75% álgebra intermédia 2. Estou a acabar de estudar a matéria de funções do 10 ano basicamente.

No entanto, apesar de estar a gostar, sinto que os exercícios são sempre os mesmos e não têm muita variedade.

Tenho acesso aos manuais, Máximo, e decidi estudar uns dias a primeira matéria de 10 ano (lógica) e apesar de sentir uma maior dificuldade, senti que foi muito melhor. Consigo concentrar-me mais a ler do que ver vídeos, existe um rigor maior nos livros, obriga-me a ler matemática e há bastantes mais exercícios. Em último caso posso sempre recorrer ao youtube ou mesmo khan academy se não perceber alguma matéria.

Posto isto, o objetivo será fazer o exame nacional de mat A, não este ano mais sim no próximo ou até mesmo fazer exame M23 para entrar na faculdade (engenharia).

Acham que é fazível “acabar” (obvio que não preciso de fazer todos os exercícios do livro) os manuais de matemática do 10-12 ano em +- 10 meses e depois 3 meses de exercícios com um daqueles livros de preparação para exame nacional?

Algumas dicas? Devo passar para a matéria seguinte quando conseguir resolver os exercícios facilmente em vez de fazer todos até ao fim? E talvez passado umas semanas voltar atrás e continuar onde fiquei. Assim não me esqueço da matéria e reforço o que aprendi.
Olá!
Em primeiro lugar lógica já não sai em exame.
Em segundo lugar os manuais escolares são fixes para estudar porque tem exercícios do básico ao mais avançado porém existem certos tipos de exercícios que saem em exame e nunca vais ver num manual escolar. Posso-te enviar umas fichas de exercícios que têm exercícios que são mais recorrentes em exame (envia-me dm se estiveres interessado).

- Sim
- Não é má ideia. Mas aconselho-te a veres qual a matéria que mais sai em exame (https://old.inspiring.future.pt/articles/costuma-sair-exame-matematica-a). Foca-te nessa! E foca-te também em saber simplificar expressões. Às vezes alunos perdem pontos desnecessariamente. Além disso, não fiques preso só a fazer exercícios básicos... são importantes para aprender a matéria mas se só te focares nisso, não vais conseguir fazer os mais difíceis.

Boa sorte :)

• Like
Reactions: sigis
Boas,

Acabas em 6 meses, fazendo TODOS os exercícios dos manuais da Máximo + caderno de atividades, ainda vais precisar de + 2 meses para fazer os de preparação da Porto Editora e Raiz e mais umas duas semanas para os dos exames (99-2024). São por isso, 9 meses, mas tens de começar agora ou em outubro, para teres tempo.

Eu cheguei a estudar matemática A de forma autónoma, pelos manuais e cadernos de atividades ,a começar em outubro de 2019 e acabei em março de 2020. Fiz todos os exercícios do livro, e quando digo todos, foram todos mesmo, mas isso porque me apeteceu e gosto de matemática.
Depois foram dois meses a fazer os exercícios dos livros de preparação e mais algum tempo que precisei para fazer exames modelo, testes intermédios e exames.
Assumindo que não trabalhas e por isso estudes de manhã à noite, embora no meu caso, eu só tenha começado a estudar de tarde, porque acordava às 10h, mas mesmo assim deu tempo. Houve dias que a motivação era pouca, mas lá se foi.

A propósito vim do ensino profissional, por isso, sim é possível estudares de forma autónoma e tirei um 19 no exame.
Tu consegues!

• Like
Reactions: sigis