Estudar Medicina em Espanha

sheepy

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
20 Novembro 2014
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Olá!
Eu no início deste ano lectivo estava na mesma situação que tu (só não estou no 11º haha) então andei a pesquisar sobre o assunto.
Primeiro que tudo, todas as infos necessárias estarão no site da UNED que é a universidade de ensino à distância em Espanha: tudo o que tiveres de fazer será com eles.
Posto isto, o que eu descobri é o seguinte: a fórmula de candidatura em Espanha, para nós portugueses, é a nossa nota de candidatura a medicina em Portugal (e tens de ter uma nota de candidatura válida, ou seja, com os 14 mínimos nos três exames necessários, e a nota dos exames tem de estar válida! (tu como andas no 11º não tens ainda esse problema mas imagina se já tivesses exames fora da validade terias de os ir fazer outra vez)) dividida por 2. A esta nota (que vai até 10, porque nós cá temos no máximo 20 de candidatura) soma-se a nota de 2 em 4 exames possíveis, e se tiveres a nota máxima nesses exames soma 4 valores (2 valores por exame). Ou seja, isto dá no máximo 14 de candidatura.
Nota: é possível manipular a nota da credencial ao colocar o curso que mais nos favoreça, de acordo com informações dadas por @António Sousa . Contudo, aconselha-se prudência neste ponto porque isto poderá não ser completamente legal, de acordo com informações dadas por @medicucha .

Os exames de Espanha são os exames de Selectividad, e se procurares por PAU (prueba de acceso a la universidad) vais encontrar informação também (é a mesma coisa haha). Têm havido em Portugal nos últimos anos (existe uma lista de países que os realiza fora de Espanha, no site da UNED diz), e este ano de 2015 foram em Junho (só para teres uma ideia do calendário), tens só de te inscrever (e pagar a inscrição), e acho que se fazem em Lisboa, mas sem certezas. As PAU que mais compensa fazer são biologia, química ou anatomia - as outras têm menos "peso" para adicionar à tua nota final de candidatura. Eu estive a sondar e achei os exercícios de um modo geral mais fáceis (não há rasteiras idiotas como no exame de biologia&geologia, por exemplo) mas algumas coisas notei que só dei na faculdade e não há escolhas múltiplas, é tudo de escrever, portanto tens de saber escrever em espanhol!
É um bocado complicado a nível de prazos concorrer para Espanha no próprio ano do 12º, mas não é impossível, o que não falta na internet são blogs de gente que conseguiu e conta como fez. Mas é complicado, envolve ir a Espanha com os documentos, no fundo andar a fazer piscinas de um lado para o outro, e isso envolve gastar algum dinheiro.
Existem agências que te ajudam a tratar dos documentos e das candidaturas! Também é só procurar na internet.
Em relação aos documentos, todos os documentos que tenhas de entregar terão de ser traduzidos e "autenticados", podes fazer isto acho que na embaixada (se não der eles lá dizem-te onde podes fazer).
Todo este processo fica um bocado caro.

Por fim, assumindo que sobreviveste a todo o processo de conseguires a tua credencial da UNED com a tua nota, concorres! Em Espanha é um bocado diferente, fazes uma pré-inscrição (acho que em Julho) na própria faculdade, e não há limite, podes agarrar numa lista de todas as faculdades de medicina em Espanha e siga pré-inscrever em todas. Depois eles ordenam a malta por notas e vão chamando, primeiro os com nota mais elevada, claro.
Isto faz com que existam diferentes notas de corte (é a nota do último colocado), normalmente cada vez mais baixas, a partir de Setembro: eles vão chamando, mas se tu já estás noutra faculdade e não pretendes mudar, eles chamam o próximo da lista, sempre assim até ficarem com as vagas preenchidas. Acho que isto dura até Novembro mas é fácil encontrar listas com as notas de corte e respectivas datas, para todas as faculdades públicas.

Agora sim, por fim, uma opinião pessoal: não acho que entrar em Espanha esteja mais facilitado para nós portugueses. Antigamente até acredito que sim, afinal todos ouvimos a história do amigo do amigo que entrou com 16 em Salamanca ou whatever. Mas agora? As notas de corte têm ficado nos 11,9 / 12,x. Assumindo que tens uma nota de candidatura de 12,5 (já não dá para entrar em todas, vendo pelo ano passado), tendo as notas máximas nos exames de Espanha (12,5-4=8,5) é porque tens de candidatura a Portugal 17. Pessoalmente acho que é mais difícil ter as notas máximas nos exames de Espanha (ortografia conta!) do que melhorar um bocadinho os exames nacionais.

Se disse alguma coisa errada, oops desculpa. De qualquer forma, andando no 11º ainda vais bastante a tempo de te informar adequadamente e oficialmente sobre o assunto. Boa sorte! :)

Última edição:

medicucha

Membro
Matrícula
27 Julho 2015
Olá :) Eu estudo medicina em espanha, acho que te posso ajudar. Se tiveres duvidas concretas coloca aqui ou manda mp e tento esclarecer :)
Muito animo e suerte *****

sheepy

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
20 Novembro 2014
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
@medicucha, entraste há muito tempo? Confirmas as informações que dei no meu post neste tópico?
Quanto às probabilidades de alguém que não consiga entrar em Portugal e que possa entrar em Espanha, concordas? É sempre útil opiniões vindas de quem já lá está.

PS - estas infos são-me indiferentes porque entrei em Portugal mas pode dar jeito para quem precise e é chato haver no uniarea posts de utilizadores com infos erradas, daí as minhas perguntas :)

medicucha

Membro
Matrícula
27 Julho 2015
@sheepy entrei em 2013-2014, ou seja ha 2 anos atras. Confirmo as informacoes qie deste enquanto aos tramites. Em relaçao às probabilidades acho que depende de cada caso em especial. No meu caso nao me compensava fazer melhorias e nem sequer tentei, dediquei todo o meu tempo do ano em que estive livre (depois do 12 ano) à selectividad e ao espanhol (que nao sabia mesmo nada!!!!) e consegui muito bons resultados. A selectividad nao é nenhum bicho de 7 cabeças e com algum tempo e dedicaçao é perfeitamente possivel ter notas bem altas.

Matrícula
27 Novembro 2014
Olá!
Eu no início deste ano lectivo estava na mesma situação que tu (só não estou no 11º haha) então andei a pesquisar sobre o assunto.
Primeiro que tudo, todas as infos necessárias estarão no site da UNED que é a universidade de ensino à distância em Espanha: tudo o que tiveres de fazer será com eles.
Posto isto, o que eu descobri é o seguinte: a fórmula de candidatura em Espanha, para nós portugueses, é a nossa nota de candidatura a medicina em Portugal (e tens de ter uma nota de candidatura válida, ou seja, com os 14 mínimos nos três exames necessários, e a nota dos exames tem de estar válida! (tu como andas no 11º não tens ainda esse problema mas imagina se já tivesses exames fora da validade terias de os ir fazer outra vez)) dividida por 2. A esta nota (que vai até 10, porque nós cá temos no máximo 20 de candidatura) soma-se a nota de 2 em 4 exames possíveis, e se tiveres a nota máxima nesses exames soma 4 valores (2 valores por exame). Ou seja, isto dá no máximo 14 de candidatura.
Os exames de Espanha são os exames de Selectividad, e se procurares por PAU (prueba de acceso a la universidad) vais encontrar informação também (é a mesma coisa haha). Têm havido em Portugal nos últimos anos (existe uma lista de países que os realiza fora de Espanha, no site da UNED diz), e este ano de 2015 acho que foram em Maio (só para teres uma ideia do calendário), tens só de te inscrever (e pagar a inscrição), e acho que se fazem em Lisboa, mas sem certezas. As PAU que mais compensa fazer são biologia, química ou anatomia - as outras têm menos "peso" para adicionar à tua nota final de candidatura. Eu estive a sondar e achei os exercícios de um modo geral mais fáceis (não há rasteiras idiotas como no exame de biologia&geologia, por exemplo) mas algumas coisas notei que só dei na faculdade e não há escolhas múltiplas, é tudo de escrever, portanto tens de saber escrever em espanhol!
É um bocado complicado a nível de prazos concorrer para Espanha no próprio ano do 12º, mas não é impossível, o que não falta na internet são blogs de gente que conseguiu e conta como fez. Mas é complicado, envolve ir a Espanha com os documentos, no fundo andar a fazer piscinas de um lado para o outro, e isso envolve gastar algum dinheiro.
Existem agências que te ajudam a tratar dos documentos e das candidaturas! Também é só procurar na internet.
Em relação aos documentos, todos os documentos que tenhas de entregar terão de ser traduzidos e "autenticados", podes fazer isto acho que na embaixada (se não der eles lá dizem-te onde podes fazer).
Todo este processo fica um bocado caro.

Por fim, assumindo que sobreviveste a todo o processo de conseguires a tua credencial da UNED com a tua nota, concorres! Em Espanha é um bocado diferente, fazes uma pré-inscrição (acho que em Julho) na própria faculdade, e não há limite, podes agarrar numa lista de todas as faculdades de medicina em Espanha e siga pré-inscrever em todas. Depois eles ordenam a malta por notas e vão chamando, primeiro os com nota mais elevada, claro.
Isto faz com que existam diferentes notas de corte (é a nota do último colocado), normalmente cada vez mais baixas, a partir de Setembro: eles vão chamando, mas se tu já estás noutra faculdade e não pretendes mudar, eles chamam o próximo da lista, sempre assim até ficarem com as vagas preenchidas. Acho que isto dura até Novembro mas é fácil encontrar listas com as notas de corte e respectivas datas, para todas as faculdades públicas.

Agora sim, por fim, uma opinião pessoal: não acho que entrar em Espanha esteja mais facilitado para nós portugueses. Antigamente até acredito que sim, afinal todos ouvimos a história do amigo do amigo que entrou com 16 em Salamanca ou whatever. Mas agora? As notas de corte têm ficado nos 11,9 / 12,x. Assumindo que tens uma nota de candidatura de 12,5 (já não dá para entrar em todas, vendo pelo ano passado), tendo as notas máximas nos exames de Espanha (12,5-4=8,5) é porque tens de candidatura a Portugal 17. Pessoalmente acho que é mais difícil ter as notas máximas nos exames de Espanha (ortografia conta!) do que melhorar um bocadinho os exames nacionais.

Se disse alguma coisa errada, oops desculpa. De qualquer forma, andando no 11º ainda vais bastante a tempo de te informar adequadamente e oficialmente sobre o assunto. Boa sorte! :)

Olá a todos !
Vi este post da sheepy e queria apenas fazer uma pequeninas correções para não levar ninguem em erro.
Eu acabei o 12º ano, no passado ano letivo, e não entrei no curso que queria (medicina) e por isso decidi ficar um ano para repetir os exames nacionais e fazer os exames de acesso ao ensino superior em Espanha (selectividad). Achei que, como medicina é mesmo o que quero, não perderia nada em tentar fora do país.
Em primeiro: quando a sheepy diz "a fórmula de candidatura em Espanha, para nós portugueses, é a nossa nota de candidatura a medicina em Portugal (e tens de ter uma nota de candidatura válida (...)" não está de todo a dizer a verdade. O que diz a lei espanhola é que um estudante não-espanhol e proveniente da União Europeia, para concorrer ao ensino superior espanhol, apenas tem que provar que está apto a concorrer ao ensino superior no seu país de origem. É aqui que aparece o erro. Nós, portugueses, para concorrer a Espanha, temos que provar que estamos aptos a concorrer ao ensino superior português, e NÃO OBRIGATORIAMENTE A MEDICINA EM PORTUGAL. Ou seja, para obter a nossa credencial vamos escolher o curso que nos dê a média mais alta. Por exemplo, no meu caso, como o meu melhor exame era Matemática, eu escolhi Ergonomia ( pois era o curso que me dava uma média mais alta ). Essa média (de 0 a 200) é dividida por 20 e dá-nos a nossa nota da credencial. E nem é preciso escolher um curso que peça uma das específicas de medicina. Quem tiver Português como o seu melhor exame pode muito bem pedir a credencial para um curso que só peça como específica Português. Fica-se assim com a credencial que tem uma nota de 0 a 10 e esta é a primeira fase do concurso ao ensino superior espanhol.

Em segundo:
a segunda fase da candidatura é composta pelo exames da Selectividad. Mediante a nota que se tenha soma-se à nota da credencial. A cotação do exame é de 0 a 10 e é necessário ter um mínimo de 5. Os exames têm diferentes ponderações. Biologia e Química contam 0.2 em todas as universidades e são poucas as universidades onde os outros contam mais que 0.1. O resto dos exames que existe são: Física, Matemática, Anatomia e Ciência da Terra e do Ambiente ( Geologia, acho ). Os exames realizam-se por norma EM JUNHO E NÃO EM MAIO. Eles tentam conciliar com o feriado a 10 de Junho, mas este ano foi a 6 e 7 de Junho, tendo havido exame de Quimica e Biologia nos 2 dias. Na minha opinião a língua não é grande dificuldade no exame e eles não descontam grande coisa por erros ortográficos ( a não ser que o exame esteja todo em Portuñol xD ). São estilos de exame diferente, com poucas questões (o meu de biologia teve 4), mas com alguma regularidade, tendo por exemplo sempre um exercicio de genética e pedindo definições e assim. Biologia é uma questão de decorar aquilo tudo. Química para mim tinha muitas coisas novas porque não tive Química no 12º ano, mas com estudo e muita prática faz-se bem.

Basicamente, era estes 2 pontos que eu gostava de corrigir no post da Sheepy mas tambem acrescentar alguma informação. Aquelas "agências" em que ela falou, eu andei numa dessas, no Centro de Estudos de Espanhol no Porto, que tambem há em Coimbra e em Braga creio. Andar nestes centros compensa muito mesmo, eu andei no do Porto (mesmo não sendo do Porto). Tive aulas de espanhol, com uma professora espanhola, que nos focava mais na escrita com vista a realização dos exames, mas a grande mais valia destes centros é que tratam de TUDO o que seja papelada, candidaturas, etc. Apenas temos que levar os documentos que eles pedirem e de resto é-nos assegurado que tratam da nossa candidatura. Não é muito barato, mas vale a pena, pois poupa-nos uma carga de trabalhos (viagens a Lisboa, Madrid, etc).
Além do mais, ao concorrer para Espanha temos uma vantagem que é poder ser aceite em mais que uma universidade (dependendo da nota de candidatura claro) o que permite escolher qual a melhor para nós. No centro onde andei fizeram-nos a candidatura para 3 "distritos universitários" ( cada um corresponde a uma regiao autonoma ) que são Galiza ( univ de Santiago de Compostela ), Castilla Y Leon ( Salamanca e Valladolid ) e Catalunha ( tem pelo menos 6 unis ).
Com esforço é possível entrar em Medicina em Espanha além de as notas de corte terem vindo a subir ao longo dos ultimos anos. Por exemplo, este ano Santiago ficou a 12.178 se não me engano
Espero ter sido esclarecedor para quem precisar, alguma dúvida podem perguntar, que se eu souber, respondo xD

sheepy

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
20 Novembro 2014
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Olá António! É sempre bom ter infos de quem tentou de facto as coisas e conseguiu ou não entrar ^^ porque se fores a ver, o meu post é baseado numa pesquisa que fiz em Setembro 2014 :P

Quanto à questão da credencial da UNED ser com as notas de candidatura a medicina vs candidatura ao curso que nos dê nota mais alta, eu li relatos de pessoas a dizer que se podia usar de facto o exame que desse mais jeito e tal, e também vi o PDF no site da UNED com os requisitos para a credencial em cada país e de facto diz que é só ter a ficha ENES e o diploma, ou lá que era, não referia nenhum curso específico em Portugal para o seu correspondente em Espanha. Contudo também li sobre isso já não se poder fazer e sobre a obrigatoriedade de ser a candidatura a medicina a contar para a credencial da UNED. Daí ter escrito desta forma, porque como eu não concorri este ano e não tinha forma de chegar a uma agência e perguntar quando escrevi o post, parece-me a info mais fidedigna.

Sobre as datas, bem, eu quando vi acho que li Maio, mas lá está, foi há vários meses atrás, portanto x)

Obrigada pelas correcções! Principalmente a parte de se poder manipular (por assim dizer) a nota da credencial da UNED. Hoje à noite quando estiver num PC (editar posts em mobile não me é confortável) edito o meu post inicial e corrijo a informação.

De resto, se entrares, e desejo-te desde já boa sorte :) pondera vir cá deixar o teu testemunho, porque poderás ajudar possíveis candidatos e isso é fofo ^^

medicucha

Membro
Matrícula
27 Julho 2015
Concordo com o Antonio na questao dos centros. Eu frequentei o de Coimbra ja ha dois anos atras.. Entretanto o de Braga penso que ja fechou, nao tenho a certeza. Mas de facto, livram-nos de uma carga de trabalhos xD

medicucha

Membro
Matrícula
27 Julho 2015
Ahh, e em relacao a isso da credencial, ate onde sei é possivel mas nao 100% legal, acaba por ser uma estrangeirinha, e penso que é preciso algum cuidado com isso, nao sei se resulta sempre... Mas lá está, as coisas podem ter mudado e eu nao sei

Matrícula
27 Novembro 2014
Ahh, e em relacao a isso da credencial, ate onde sei é possivel mas nao 100% legal, acaba por ser uma estrangeirinha, e penso que é preciso algum cuidado com isso, nao sei se resulta sempre... Mas lá está, as coisas podem ter mudado e eu nao sei
Pois... isso só se pode fazer porque a lei diz que "tem que se estar apto a concorrer ao ensino superior no país de origem". Teoricamente cumpre-se a lei :P

• Like
Reactions: Armdco
Matrícula
27 Novembro 2014
Olá António! É sempre bom ter infos de quem tentou de facto as coisas e conseguiu ou não entrar ^^ porque se fores a ver, o meu post é baseado numa pesquisa que fiz em Setembro 2014 :p

Quanto à questão da credencial da UNED ser com as notas de candidatura a medicina vs candidatura ao curso que nos dê nota mais alta, eu li relatos de pessoas a dizer que se podia usar de facto o exame que desse mais jeito e tal, e também vi o PDF no site da UNED com os requisitos para a credencial em cada país e de facto diz que é só ter a ficha ENES e o diploma, ou lá que era, não referia nenhum curso específico em Portugal para o seu correspondente em Espanha. Contudo também li sobre isso já não se poder fazer e sobre a obrigatoriedade de ser a candidatura a medicina a contar para a credencial da UNED. Daí ter escrito desta forma, porque como eu não concorri este ano e não tinha forma de chegar a uma agência e perguntar quando escrevi o post, parece-me a info mais fidedigna.

Sobre as datas, bem, eu quando vi acho que li Maio, mas lá está, foi há vários meses atrás, portanto x)

Obrigada pelas correcções! Principalmente a parte de se poder manipular (por assim dizer) a nota da credencial da UNED. Hoje à noite quando estiver num PC (editar posts em mobile não me é confortável) edito o meu post inicial e corrijo a informação.

De resto, se entrares, e desejo-te desde já boa sorte :) pondera vir cá deixar o teu testemunho, porque poderás ajudar possíveis candidatos e isso é fofo ^^

Pois, só respondi ao teu comentário caso haja alguem que venha aqui pesquisar sobre como se candidatar e mais para dar a conhecer os Centros, que ajudam muito !! Quando escolhi candidatar-me já tinha conhecimento disto tudo, o que tornou tudo mais fácil, e queria deixar um bocadinho do que sei para ajudar quem precisar. Concorrer para Espanha para mim foi uma "opção B" e até correu bem porque entrei nas faculdades a que me candidatei, ficando agora à espera de Setembro, mas é sempre bom termos a informação toda ! Obrigado e boa sorte para ti também !! :D

Sonho Amarelo

Membro Caloiro
Matrícula
17 Agosto 2015
Olá :) Eu estudo medicina em espanha, acho que te posso ajudar. Se tiveres duvidas concretas coloca aqui ou manda mp e tento esclarecer :)
Muito animo e suerte *****
Olá :)
Eu gostaria de saber como é que te preparaste para os exames de selectividad, tiveste algum tipo de aulas de preparação para os exames que realizaste? Eu ainda só encontrei lugares que fazem preparação para a língua espanhola...

Matrícula
27 Novembro 2014
Olá :)
Eu gostaria de saber como é que te preparaste para os exames de selectividad, tiveste algum tipo de aulas de preparação para os exames que realizaste? Eu ainda só encontrei lugares que fazem preparação para a língua espanhola...
Ola! Eu realizei os exames da Selectividad de Quimica e Biologia este ano. Andei num desses centros de preparação para a língua espanhola no Porto e lá forneceram-me os livros das disciplinas. Além disso tinha um ou outro livro de exercícios e exames dos anos anteriores. De resto, é tentar perceber a Quimica e marrar na Biologia :D

medicucha

Membro
Matrícula
27 Julho 2015
Ola! Eu realizei os exames da Selectividad de Quimica e Biologia este ano. Andei num desses centros de preparação para a língua espanhola no Porto e lá forneceram-me os livros das disciplinas. Além disso tinha um ou outro livro de exercícios e exames dos anos anteriores. De resto, é tentar perceber a Quimica e marrar na Biologia :D
Assino por baixo xD fiz tal e qual, e sinceramente acho que nao é demasiado dificil.

Animo :)

Inês Henriques

Membro Caloiro
Matrícula
4 Setembro 2015
Curso
enfermagem
Ola :blush: Vou agora para o 12º e visto que muito provavelmente a minha média de secundário não irá dar para entrar no curso que desejava, medicina, cá em Portugal, estou a ponderar outras hipóteses tais como ir estudar para Espanha. Para tal ando a pensar inscrever me numa escola de linguas para poder aprender o espanhol durante o proximo ano (as minhas bases sao muito poucas), e pelo que li no teu comentário e noutros anteriores, falavam em centros de preparação para a língua espanhola onde até se forneciam livros das disciplinas para os exames da Selectividad. Sou de Leiria e as escolas de línguas que aqui perto conheço não me irão dar tanto apoio no âmbito daquilo mesmo que preciso (preparar-me para os exames, por exemplo) mas sim ensinar-me no geral a língua.

Alguém tem conhecimento de alguma instituição mais focada para isto? Onde poderia arranjar livros para me poder preparar os exames da Selectividad e não só aprender a lingua geral?

Obrigada!:grinning:

medicucha

Membro
Matrícula
27 Julho 2015
Eu tambem sou de Leiria e estudo medicina em espanha :)
Se quiseres falamos por mp para nao encher isto de spam, pq a maioria das pessoas nao será de Leiria xD

Daniela Olival Mendonça

Membro Caloiro
Matrícula
7 Setembro 2015
Boa tarde,
Eu gostava de estudar medicina em Espanha e tenho algumas dúvidas, por isso, resolvi pedir ajuda.
Gostava de saber se há algum centro de preparação para as provas de seletividad no Algarve?
Por exemplo em Faro.
Para além disso, gostava de saber o processo de candidatura às universidades espanholas. Por exemplo, cá em Portugal temos o site do acesso ao ensino superior para nos inscrevermos nas diversas universidades. Para Espanha também há um site específico? Temos de fazer as inscrições em cada universidade?
Obrigada :)

sheepy

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
20 Novembro 2014
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Olá Daniela, e bem vinda ao fórum =)
aconselho-te a ler as mensagens que estão escritas acima porque falamos do site a consultar (que é o da UNED, por sinal) e do processo!
Quanto a centros de preparação, talvez seja melhor procurares junto de centros de línguas, porque as pessoas que responderam neste tópico (até ver) são maioritariamente mais do norte do país :/