Estudar Medicina em Espanha

Boa tarde! Estou a pensar candidatar-me a medicina em Espanha para o ano, no entanto, tenho algumas dúvidas: posso utilizar exames que realizei na 2ªfase para me candidatar à 1ªfase em Espanha ou só à 2ªfase, como em Portugal? Além disso, sei que tenho que ter 140 nas três provas de ingresso, porém não consegui chegar a essa nota no exame de bg. Se no próximo ano repetir o exame na 1ªfase e obtiver a nota mínima exigida, ainda vou a tempo de concorrer para Espanha nesse ano?

Eu concorri este ano a Espanha e fui aceite na maioria da faculdades. Já me matriculei em Salamanca. Qualquer dúvida é só dizer!

Eu concorri este ano a Espanha e fui aceite na maioria da faculdades. Já me matriculei em Salamanca. Qualquer dúvida é só dizer!
Olá, antes de mais parabéns! Sabes responder-me às questões que coloquei no post acima? Já agora, se me pudesses dizer o que achaste em relação à dificuldade das provas da selectividad e como te preparaste para as realizar...

Boa tarde! Estou a pensar candidatar-me a medicina em Espanha para o ano, no entanto, tenho algumas dúvidas: posso utilizar exames que realizei na 2ªfase para me candidatar à 1ªfase em Espanha ou só à 2ªfase, como em Portugal? Além disso, sei que tenho que ter 140 nas três provas de ingresso, porém não consegui chegar a essa nota no exame de bg. Se no próximo ano repetir o exame na 1ªfase e obtiver a nota mínima exigida, ainda vou a tempo de concorrer para Espanha nesse ano?
Se concorreres a Espanha no próximo ano, podes utilizar qualquer exame que já tenhas feito (quer de 1º fase, quer de 2º fase). Não precisas de tirar acima de 14 em todas as provas (obrigatoriamente) para poderes concorrer a Espanha.
No processo de candidatura espanhola, a tua nota portuguesa (acreditación) é, no fundo, a média com que tu concorres a um curso em Portugal, convertida de 0 a 10. Por exemplo: Eu tinha 18 de média na ficha ENES e 19 no exame de matemática de 2º fase do ano passado. Escolhi o curso de biotecnologia medicinal, cujo exame valia 50%, e vi que concorria com 18,50. Desta forma, contactei a dges e pedi a acreditación para esse curso onde eles converteram o 18,50 a 9,25, de 0 a 10.
Relativamente ao exames de selectividad, não são um bicho de 7 cabeças. Eles dão os livros e também publicam as matrizes. O meu conselho é seguires, religiosamente, as matrizes (que, no fundo, são uma série de tópicos pormenorizados). Está ai tudo!! Eu, a partir das matrizes, fiz os meus próprios resumos (a partir de setembro) e consegui excelentes notas. Agora, tens é de trabalhar! Os exames espanhóis são mais justos que os nossos, mas abordam muito mais matéria.

• Like
Reactions: Margarida17
Se concorreres a Espanha no próximo ano, podes utilizar qualquer exame que já tenhas feito (quer de 1º fase, quer de 2º fase). Não precisas de tirar acima de 14 em todas as provas (obrigatoriamente) para poderes concorrer a Espanha.
No processo de candidatura espanhola, a tua nota portuguesa (acreditación) é, no fundo, a média com que tu concorres a um curso em Portugal, convertida de 0 a 10. Por exemplo: Eu tinha 18 de média na ficha ENES e 19 no exame de matemática de 2º fase do ano passado. Escolhi o curso de biotecnologia medicinal, cujo exame valia 50%, e vi que concorria com 18,50. Desta forma, contactei a dges e pedi a acreditación para esse curso onde eles converteram o 18,50 a 9,25, de 0 a 10.
Relativamente ao exames de selectividad, não são um bicho de 7 cabeças. Eles dão os livros e também publicam as matrizes. O meu conselho é seguires, religiosamente, as matrizes (que, no fundo, são uma série de tópicos pormenorizados). Está ai tudo!! Eu, a partir das matrizes, fiz os meus próprios resumos (a partir de setembro) e consegui excelentes notas. Agora, tens é de trabalhar! Os exames espanhóis são mais justos que os nossos, mas abordam muito mais matéria.
Muito obrigada pelas informações! Pensei que já não era possível concorrer com a acreditación para outro curso, li em algum lado que tinha que ser a média com que concorremos a medicina em Portugal e por isso pensei que precisava do 140 a bg. Sendo assim, não será tão complicado como pensava visto que tenho uma boa média interna e 18,6 no exame de fq. Sabes de algum site onde eu possa encontrar os exames de selectividad de anos anteriores? Já agora, frequentaste algum centro de estudos de espanhol? E os exames de selectividad, onde foste fazer? (Desculpa tantas perguntas....)

Última edição:
Não vale a pena fazer as de Setembro porque as provas só são válidas naquele ano, e mesmo que tivesses uma pontuação perfeita, serias ultrapassada por todos os candidatos das provas de Junho, que esgotam as vagas todas.
Penso que as provas realizadas em setembro são válidas para o ano seguinte sim.

Boa tarde! Alguém que vai tentar medicina na Espanha esse ano? Obrigada!
Eu vou! o/ relativamente a isso, alguém me poderia dizer o que tenho de fazer para me inscrever? Que passos tenho de seguir para me poder candidatar a Medicina em Espanha? Muito obrigada!

Olá,

Estive a pesquisar mais sobre as provas de acesso à universidade em Espanha e constatei que existem datas para as fases específicas em junho e em setembro. No entanto não percebi se há alguma diferença entre elas. As provas de setembro são como a 2ª fase em Portugal?
Se fizer as provas em setembro também posso candidatar-me a medicina ou só posso utilizar as provas de junho?

Obrigada,
Margarida

As provas realizadas em setembro podem ser utilizadas no ano seguinte de candidatura. Ou seja, se fizeres este ano as provas em setembro para o próximo ano na tua candidatura podes utilizar essas mesmas provas.
A grande diferença entre as provas de junho/setembro é que as provas realizadas em junho são válidas para a candidatura do próprio ano e as de setembro só podem ser utilizadas no ano seguinte.
Espero ter ajudado 😉

As provas realizadas em setembro podem ser utilizadas no ano seguinte de candidatura. Ou seja, se fizeres este ano as provas em setembro para o próximo ano na tua candidatura podes utilizar essas mesmas provas.
A grande diferença entre as provas de junho/setembro é que as provas realizadas em junho são válidas para a candidatura do próprio ano e as de setembro só podem ser utilizadas no ano seguinte.
Espero ter ajudado 😉

Muito obrigada pelo esclarecimento!

Pessoal terminei este ano o 12o e não vou conseguir entrar em medicina, tendo-me candidatado a Ciências farmaceuticas na FFUP. No entanto, quero repetir os exames outra vez (Matemática, fq e Bg). A minha dúvida é: surgiu-me a possibilidade de tentar medicina em espanha. Alguém que tenha repetido os exames e concorrido a espanha tudo no mesmo ano??? Estou muito confusa porque não sei se será muita coisa ao mesmo tempo (não esquecendo q me candidatei a CF de modo a obter algumas equivalências do 1o semestre) :oops:

Pessoal terminei este ano o 12o e não vou conseguir entrar em medicina, tendo-me candidatado a Ciências farmaceuticas na FFUP. No entanto, quero repetir os exames outra vez (Matemática, fq e Bg). A minha dúvida é: surgiu-me a possibilidade de tentar medicina em espanha. Alguém que tenha repetido os exames e concorrido a espanha tudo no mesmo ano??? Estou muito confusa porque não sei se será muita coisa ao mesmo tempo (não esquecendo q me candidatei a CF de modo a obter algumas equivalências do 1o semestre) :oops:

No ano a seguir a ter acabado o 12•ano repeti os exames nacionais e também concorri para Espanha. No entanto, decidi não entrar para nenhum curso. Se te puder ajudar em alguma coisa, diz 😉

Mas por exemplo, não achaste que misturar as disciplinas de espanha com as de cá pode dar confusão?

Acho que é tudo uma organização de tempo. Eu por exemplo, só estudei para Espanha 1 mês (intensamente). Sinceramente, ter tido as opcionais de Química e Biologia de 12•ano ajudou imenso porque senão acho que teria que ter dedicado mais tempo ao estudo.

Boa tarde!:relaxed:
Estou no primeiro ano de engenharia biomedica mas tenho de confessar que não estou a gostar e estou bastante desiludida, pois é um curso com muita matematica e fisica e o que mais gosto é anatomia e fisiologia, ambas cadeiras de medicina. De facto, esse é o meu sonho desde sempre mas infelizmente não tenho média e biomedica não me parece um bom caminho alternativo. Assim sendo, gostaria de saber se ao começar o curso de medicina em Espanha teria de o fazer todo lá ou se há alguma maneira de pedir transferência para Portugal ao fim de 1 ou 2 anos.
Atenciosamente

Assim sendo, gostaria de saber se ao começar o curso de medicina em Espanha teria de o fazer todo lá ou se há alguma maneira de pedir transferência para Portugal ao fim de 1 ou 2 anos.

Segundo o que sei, não há qualquer maneira de pedires transferência do estrangeiro para uma faculdade de Medicina cá em Portugal (se não, imagina só a onda de portugueses que estão na República Checa, Espanha e outros países, a voltarem para "casa".. acredito eu que a maioria, se pudesse, voltava). Mesmo estando numa fac em Portugal, não dá pra pedires transferência para outra faculdade diferente durante o curso, exceto a UBI, que ainda aceita, dentro de certas condições. Por isso, ou fazes Erasmus e vens pra cá algum tempo, mas continuas a ser aluna da faculdade de origem obviamente, ou então só concorrendo pelos concursos de acesso nacionais (normal, licenciados, etc).

Onde tiveste acesso a estas tais matrizes?