🧑🎓 Medicina, enfermagem e várias engenharias estão entre os cursos com maior empregabilidade, de acordo com dados do Ministério da Educação. 45 cursos superiores têm mesmo zero desempregados registados. Consulta a lista completa.
Estou no 12º ano e começo já a sentir a inquietação e preocupação relativamente à média que tenho para o curso em questão. Tenho em vista ingressar no curso de medicina. Contudo, não tenho média para entrar em Portugal. Pensei então em me candidatar a uma universidade em Espanha. A questão é que não sei como, nem onde, nem quando o fazer. Ou seja, estou perdida!!
Assim, pedia, a quem já passou por esta experiência e/ou que se encontre a estudar medicina em Espanha (ou em qualquer outro pais), que me ajude e indique como o fazer.
Olá!
No Porto há o Centro de Estudos de Espanhol que fica na rua de Santa Catarina que tratam de todo o processo de candidatura em Espanha onde também dão aulas de espanhol e preparam para os exames de Espanha. Não sei se também têm em Lisboa e/ou Coimbra é uma questão de comunicares com eles. Eles esclarecer-te-ão muito bem. Não fica barato mas é um descanso...
Para Espanha poderás ter de realizar 2 exames espanhóis , química e biologia, com imensa matéria, no entanto as questões são bem mais objetivas e fáceis que nos exames nacionais. No entanto para estudares para os mesmos não sei se este ano irás a tempo pois já estamos em fevereiro.
Quanto a estudares noutros países, conheço este local em Vila Nova de Gaia que também te ajudam a fazera candiadtura à Letónia, Itália e etc.
Poderá haver outros locais...
Em Aveiro também existe um centro onde tratam de candidaturas para outros países:
The Anglophil Centre - Centro de Ensino de Línguas e Tradução, Lda.
Rua Engenheiro Silvério Pereira da Silva, N24, 3800-075 Aveiro
Telefone: 234 381 172
O meu conselho é informares-te bem e depois escolher a opção que mais te interessa.
Olá, poderiam por favor me explicar mais sobre o acesso às universidades espanholas de medicina?
Eu estou em Humanidades e até tenho uma boa média e boas notas nos exames do 11° ano, ainda não acabei o 12° ano, portanto ainda não fiz os exames finais. Dito isto, eu li em vários posts aqui e noutros locais da internet que em Espanha, se poderia utilizar a nota de acesso do exame nacional com nota mais alta na percentagem que desse mais jeito, seja da 1ª ou 2ª fase. Onde depois era só escolher um curso em Portugal para o qual tivesse melhor nota, ex: se tivesse grande nota a matemática, poderia escolher Arquitectura no Porto (50% média do secundário+50% exame nac de matemática). Então quando fosse pedir o certificado na DGES dizia que queria concorrer ao curso x em Universidade x na Espanha. E assim, no certificado iria aparecer a nota que resulta do curso que escolhi.
Encontrei essas informações tal e qual como descrevi. Só que estão datadas de 2014, e não sei se ainda se mantém!
Outra pergunta! Por exemplo, imaginando que eu tivesse boa nota no exame de História, poderia entrar com a média desse exame junta da nota dos exames (até 4) de competência específica espanholas como biologia, química, inglês e geografia? Espero nao estar a ser ridícula, porque eu estou a achar isso quase impossível porque só 2 dessas mencionadas servem aqui em Pt para medicina, em Espanha é diferente? ou são exatamente as 3 provas daqui (biologia e geologia, fisica e quimica e matematica A) que tenho que usar como provas de ingresso para a Espanha para entrar em medicina? É que eu sou má a matemática e realmente não iria conseguir tirar um 17 ou 18 no exame daqui.
Espero não ter sido muito confusa e obrigada pela ajuda desde já.
Olá!
Para Espanha não precisas dos exames nacionais de matemática, FQ e biologia, só precisas deles para concluires o secundário. Precisas também de um qualquer exame nacional para que com essa nota pedires um certificado à DGES onde conste a tua nota de candidatura a um qualquer curso superior em Portugal. Com a nota do exame onde tiveres melhor classificação, selecionas um curso onde fiques com nota de candidatura mais alta, por exemplo: Se a tua média do secundário for mais alta que a nota de um exame, então deverás escolher um curso em que o cálculo da nota de candiatura atribua ponderação mais alta à nota do secundário e etc. Esta situação ainda se mantém atualizada, pelo menos em 2018 foi assim. No entanto também precisas de fazer exames espanhóis de química e biologia. Já coloquei neste alguns locais onde te ajudarão a tratar e esclarecer tudo.
Olá!! Vim do Brasil, fiz lá o 10 e 11 ano, porém acabei indo parar aqui no curso de humanidades, sendo que eu realmente quero medicina. A minha opção cá era terminar o 12 ano e fazer algum exame de ingresso, porém minha média do 11 não ficou muito alta, então teria que tirar uma nota muito alta no Exame para ter alguma chance de passar... Minha dúvida é: Posso me canditar para a Espanha? Mesmo sem ter o secundário em ciências?
Olá!! Para já, sei que agora é super em cima para poder entrar em Espanha. No entanto, se este ano não conseguir entrar em Portugal, gostava de considerar Espanha uma hipótese. Para tal, gostava de saber os preços por ano para propinas? Eu já li que variam conforme a universidade, no entanto gostava de saber se alguém me podia dar um intervalo de preços, para eu entender se pode ser considerado uma hipótese sequer!
Também gostava de saber se esses institutos espanhóis que ajudam com a papelada que há no Porto se existem também em Lisboa?
Obrigada
Gostaria de saber se alguém tem o contacto do António Sousa, Facebook, ou mesmo e-mail, etc..aqui do grupo, uma vez que já lhe mandei mensagem por aqui, e muito provavelmente, já não está activo no fórum.
Para cada concurso nacional de acesso terá de ser apresentada uma ficha ENES do mesmo ano do concurso. --- Post atualizado ---
A
A maiori das universidades espanholas valorizam mais os exames espanhois de quimica e biologia.Logo terás de os fazer. No entanto para a região de madrid eles dão equivalencia ao exame português de Matemática A, logo só precisarás de fazer biologia ou química.Para concorreres a Espanha não precisas de nota minima a nenhum exame português, no entanto para que consigas uma boa nota de candidatura a um qualquer curso superior em Portugal deverás realizar um exame em Portugal em consigas tirara uma excelente nota, pode ser inglîs, Espanhol, etc...Pois em Espanha eles baseiam-se na nota de candidatura em Portugal para um curso qualquer. E a essa nota somam uma percentagem( 0,2) da classificação obtida nos exames espanhois. Quanto melhor a nota de acesso em Portugal para qualquer curso mais fácil será conseguir noata para ESpanha.
Olá. Se aceitam o exame de matemática A como é feito o cálculo ? exemplo: nota de exame 18. Seria 19/2 = 9. e depois multiplica por 0,2. o que somaria 1.8 à nota de candidatura portuguesa ?
Antecipadamente agradeço informação. Obrigado
Gostaria de saber se ainda é necessário fazer algum exame específico em espanhol para entrar em medicina numa das universidades Espanholas, ou se é apenas com a nota de candidatura portuguesa.
Grata
Gostaria de saber se ainda é necessário fazer algum exame específico em espanhol para entrar em medicina numa das universidades Espanholas, ou se é apenas com a nota de candidatura portuguesa.
Olá :) Eu estudo medicina em espanha, acho que te posso ajudar. Se tiveres duvidas concretas coloca aqui ou manda mp e tento esclarecer :)
Muito animo e suerte *****
Olá,
Estou interessado em ingressar no curso de Medicina em Espanha e queria saber como é que todo o processo funciona e falar com alguém que tenha conseguido entrar. Agradecia que me ajudassem.
Olá,
Há dois anos eu estava na mesma situação. Para ingressar em medicina em Espanha, é necessário realizar os exames da UNED. Eu estive o ano passado em Badajoz, uma cidade que está na fronteira, numa academia. Pessoalmente, acho que é a melhor opção, porque preparares-te sozinho e sem alguém que saiba exactamente o programa não é fácil e não recomendo. Esta academia em questão vai-te preparar para os exames que vais ter de realizar, tem um campus online com toda a matéria explicada, imensos exercícios, o professor é um excelente profissional, com experiência, bastante acessível. Além disso, tem uma grande vantagem, a academia trata-te de tudo o que seja procedimentos administrativos, que desde já aviso, que são bastantes e não são simples de tratar. Acaba por ser uma grande ajuda e menos uma preocupação
Por experiência própria, recomendo 100%.
Se quiseres posso dar-te mais informações sobre esta academia para que contactes com eles e que te expliquem e esclareçam todas as duvidas que tenhas, mesmo em relação a como se processa o ingresso em Espanha
Neste link tens todas as informaçoes que necessitas Prova de competência específica (PCE) - Academia Carlos de la Hoz
e tens ainda contactos que te podem ajudar ou esclarecer qualquer duvida que tenhas.
Este site usa cookies para ajudar a personalizar o conteúdo, adequar a tua experiência e manter o teu login se efectuares o teu registo.
Ao continuar a usar este fórum concordas com o uso de cookies.