Estudar Medicina em Espanha

CatarinaVFTHenriques

Membro Caloiro
Matrícula
21 Março 2019
Boa tarde! Média para entrar em medicina na Espanha e as disciplinas precisas para entrar? Obrigada
Olá,
Há dois anos eu estava na mesma situação. Para ingressar em medicina em Espanha, é necessário realizar os exames da UNED. Eu estive o ano passado em Badajoz, uma cidade que está na fronteira, numa academia. Pessoalmente, acho que é a melhor opção, porque preparares-te sozinho e sem alguém que saiba exactamente o programa não é fácil e não recomendo. Esta academia em questão vai-te preparar para os exames que vais ter de realizar, tem um campus online com toda a matéria explicada, imensos exercícios, o professor é um excelente profissional, com experiência, bastante acessível. Além disso, tem uma grande vantagem, a academia trata-te de tudo o que seja procedimentos administrativos, que desde já aviso, que são bastantes e não são simples de tratar. Acaba por ser uma grande ajuda e menos uma preocupação
Por experiência própria, recomendo 100%.
Se quiseres posso dar-te mais informações sobre esta academia para que contactes com eles e que te expliquem e esclareçam todas as duvidas que tenhas, mesmo em relação a como se processa o ingresso em Espanha
Neste link tens todas as informaçoes que necessitas Prova de competência específica (PCE) - Academia Carlos de la Hoz
e tens ainda contactos que te podem ajudar ou esclarecer qualquer duvida que tenhas.

Daniela2603

Membro
Matrícula
12 Junho 2017
Para concorrer a Espanha, tu tens que ter uma credencial a dizer que reúnes as condições para concorrer ao Ensino Superior em Portugal com x nota (que divides por dois porque em Espanha as notas são de 0 a 10. depois poderás acrescentar até 4 valores dos exames de selectividad). A cena é: o que faria sentido era a credencial dizer que nota tinhas para concorrer para Medicina em Portugal - portanto, 50% média do secundário para 50%* para a média das notas das três provas de Ingresso (Mat, BQ, FQ). Mas há quem diga, ilegalmente ou até não, que podes usar uma credencial que diga a nota de candidatura que tens em Portugal para um qualquer curso aleatório, e nesse caso escolherias um que te beneficiasse especialmente. Faz toda a diferença - imagina que tens 18 de secundário, e nos exames 20 a Mat e 14 a FQ e a BG. A tua média para te candidatares a Medicina a Portugal é 18*0,5+0,5*((20+14+14)/3))=17. Mas para te candidatares a um curso que apenas exija Mat A como PI (a valer 50%), a tua média é 18*0,5+20*0,5=19...
alguém sabe si isto está ainda em vigor? porque eu estive a ler as normativas vigentes para acceder ao ensino superior em Espanha, tanto antes de 2014 como depois e ambos põe o mesmo e na modificação não há nenhum câmbio em relação a Portugal
Mensagem fundida automaticamente:

Olá!
No Porto há o Centro de Estudos de Espanhol que fica na rua de Santa Catarina que tratam de todo o processo de candidatura em Espanha onde também dão aulas de espanhol e preparam para os exames de Espanha. Não sei se também têm em Lisboa e/ou Coimbra é uma questão de comunicares com eles. Eles esclarecer-te-ão muito bem. Não fica barato mas é um descanso...
Para Espanha poderás ter de realizar 2 exames espanhóis , química e biologia, com imensa matéria, no entanto as questões são bem mais objetivas e fáceis que nos exames nacionais. No entanto para estudares para os mesmos não sei se este ano irás a tempo pois já estamos em fevereiro.
Quanto a estudares noutros países, conheço este local em Vila Nova de Gaia que também te ajudam a fazera candiadtura à Letónia, Itália e etc.

TAKE OFF | GRP Consulting
Rua Conselheiro Veloso da Cruz
Edifício D’Ouro n.º 869 Piso -1 Loja 22
4400-096 Vila Nova de Gaia

Telefone: 91 806 73 33
Email: takeoff@grpconsulting.pt
Site: www.takeoff.org.pt | www.grpconsulting.pt

Em Lisboa-
MultiWay
Avenida Estados Unidos da América, 100 - 13º Fte.
1700-179 Lisboa - Portugal

Tel: 351 - 218 132 535 / 918 157 427 / 936 346 790 / 965 170 491

ou Estudar, Trabalhar e Viajar no Estrangeiro - INFORMATION PLANET

Poderá haver outros locais...
Em Aveiro também existe um centro onde tratam de candidaturas para outros países:
The Anglophil Centre - Centro de Ensino de Línguas e Tradução, Lda.
Rua Engenheiro Silvério Pereira da Silva, N24, 3800-075 Aveiro

Telefone: 234 381 172
O meu conselho é informares-te bem e depois escolher a opção que mais te interessa.

Espero ter ajudado..

Olá!
Para Espanha não precisas dos exames nacionais de matemática, FQ e biologia, só precisas deles para concluires o secundário. Precisas também de um qualquer exame nacional para que com essa nota pedires um certificado à DGES onde conste a tua nota de candidatura a um qualquer curso superior em Portugal. Com a nota do exame onde tiveres melhor classificação, selecionas um curso onde fiques com nota de candidatura mais alta, por exemplo: Se a tua média do secundário for mais alta que a nota de um exame, então deverás escolher um curso em que o cálculo da nota de candiatura atribua ponderação mais alta à nota do secundário e etc. Esta situação ainda se mantém atualizada, pelo menos em 2018 foi assim. No entanto também precisas de fazer exames espanhóis de química e biologia. Já coloquei neste alguns locais onde te ajudarão a tratar e esclarecer tudo.

Boa sorte
se em 2018 foi assim, penso que ainda deve ser assim. Mesmo que faça sentido e seja uma inconsistência. Até é normal em Espanha kkk. Eu moro em Espanha, mas finalizei o ensino secundário em Portugal e estou a preparar os exames nacionais. Telefonei para a UNEDassis, e a mulher nem se quer sabia dizer-me se era necessárias algumas das provas de Selectividad. Assim que decidi entrar em contato com Direção Geral de Ensino Superior e o homem que atendeu-me disse que pensa que ainda é assim e que uma vez eu realize os exames nacionais, podemos ver que curso escolho para ter uma nota mais alta.
Mesmo assim, quiz verificar e ler a normativa vigente de acceso ao ensino superior em Espanha para estudantes de outros sistemas educativos europeus e o de Portugal nunca mudou, sempre foi pedido o mesmo: "Ficha ENES y nota definitiva de acceso a la Universidad portuguesa (certificada por la Direção Geral do Ensino Superior) para enseñanzas o áreas concretas." Mas claro, como muitas pessoas, eu também percebo que tem de estar refletido o curso ao que estamos a candidatarmos. É um desconcerto

Última edição:

Carol1998

Membro Caloiro
Matrícula
17 Junho 2020
Olá! Tenho uma dúvida em relação aos requisitos para se entrar em Medicina em Espanha. Já terminei o secundário há alguns anos e já não possuo nenhum exame nacional válido, para além de que não frequentei ciências no secundário. Estou me a preparar para fazer para o ano os exames nacionais de Física e Quimica A, e Biologia e Geologia. A minha dúvida é, quantos exames nacionais terei que realizar para me permitir candidatar a uma universidade em Espanha? Posso apenas realizar estes 2 exames que referi (e fazer depois os de Selectividad), ou teria que realizar mais algum exame nacional, por exemplo, matemática A?

Matrícula
25 Abril 2017
Olá! Tenho uma dúvida em relação aos requisitos para se entrar em Medicina em Espanha. Já terminei o secundário há alguns anos e já não possuo nenhum exame nacional válido, para além de que não frequentei ciências no secundário. Estou me a preparar para fazer para o ano os exames nacionais de Física e Quimica A, e Biologia e Geologia. A minha dúvida é, quantos exames nacionais terei que realizar para me permitir candidatar a uma universidade em Espanha? Posso apenas realizar estes 2 exames que referi (e fazer depois os de Selectividad), ou teria que realizar mais algum exame nacional, por exemplo, matemática A?
Para concorreres a medicina em Espanha só precisas de fazer um exame(uma prova de ingresso) em Portugal, a qualquer disciplina para poderes pedires a ficha ENES. Depois terás de pedir um documento penso que será à DGES em que escolhes um curso qualquer para o qual tenhas a melhor nota de candidatura cá em Portugal. Nesse documento irá aparecer a tua nota de candidatura aqui em Portugal e a nota de candidatura em Espanha tem como base essa nota. O problema é que essa nota não chega para entrares em medicina em Espanha, terás de fazer os exames de espanha que não sei se o prazo para os fazer ainda está aberto para este ano. Aconselho-te a contactar O Centro de Estudos de Espanhol no Porto, o Take off, em Gaia, ou outros em Lisboa e Aveiro sei que também Têm para te tratarem e explicarem tudo.

Para concorreres a medicina em Espanha só precisas de fazer um exame(uma prova de ingresso) em Portugal, a qualquer disciplina para poderes pedires a ficha ENES. Depois terás de pedir um documento penso que será à DGES em que escolhes um curso qualquer para o qual tenhas a melhor nota de candidatura cá em Portugal. Nesse documento irá aparecer a tua nota de candidatura aqui em Portugal e a nota de candidatura em Espanha tem como base essa nota. O problema é que essa nota não chega para entrares em medicina em Espanha, terás de fazer os exames de espanha que não sei se o prazo para os fazer ainda está aberto para este ano. Aconselho-te a contactar O Centro de Estudos de Espanhol no Porto, o Take off, em Gaia, ou outros em Lisboa e Aveiro sei que também Têm para te tratarem e explicarem tudo.
Até poderás fazer um exame de línguas ou história se for mais fácil para ti. Como te disse anteriormente, esse exame é só para poderes pedir a ficha ENES e o tal documento que prova que estás em condições de ingressar no ensino superior em Portugal, nada mais.

• Like
Reactions: Carol1998

mochila09012

Membro Caloiro
Matrícula
1 Julho 2020
Olá! Ando no 11ano e a minha nota final foi só 13,4.. Consigo entrar numa universidade de Espanha? Se sim em quais?

Olá!! Queria muito tirar medicina mas a minha média só deu 13,4 de 11ano.. ainda não fiz os exames.
alguém me pode informar em que universidades de espanha consigo entrar, se são boas, como faço para entrar e quanto se paga?

Última edição:
Matrícula
25 Abril 2017
Olá! Ando no 11ano e a minha nota final foi só 13,4.. Consigo entrar numa universidade de Espanha? Se sim em quais?

Olá!! Queria muito tirar medicina mas a minha média só deu 13,4 de 11ano.. ainda não fiz os exames.
alguém me pode informar em que universidades de espanha consigo entrar, se são boas, como faço para entrar e quanto se paga?
Olá!
Com muito esforço tudo se consegue...
Aconselho-te simulares a tua nota de candidatura para Espanha para veres se tens hipóteses, lá também não é fácil...
Imagina que num exame que faças no 12º ano consigas tirar 15, se a tua média for 13,4 e escolheres um curso em que o exame conte 50% na nota de candidatura, para ocurso que escolheres quando pedires a ficha à DGES, será 14,2. A escla em Espanha é só até 10, portanto a nota convertida será 7,1. Com esta nota não chega, terás de ter mais de 12. Para tal terás de fazer 2 exames para Espanha, qumica e biologia. Imagina que consegues tirar uma grande nota, tipo 9 em 10 em cada um...
No entanto só 0,2 dessas notas é que se somarão ao 7,1.
0,2*9+ 0,2*9 dá 3,6.
Se somares ao 7,1 dá 10,7.

Não te quero desanimar mas acho que não dá.... as notas de corte, de entrada ultrapassam o 12.
Poderás pensar noutras hipoteses ou outros países..

Sofia Alves29

Membro Caloiro
Matrícula
25 Setembro 2019
Olá a todos! Espero que se encontrem o melhor possível. Criei este tópico pois estou com algumas dúvidas e curiosidades sobre medicina em Espanha.
Estou a acabar o 11 ano, faltam me os exames e gostava imenso de seguir medicina no futuro.
Acabei este ano com 16,9 mas a minha média final, já com o 10 ano, é de 16,7.
Como podem ver não tenho média nunca na vida entrar no curso cá e também não estou na convicta que os exames este ano seja fáceis....
Ouvi falar que em Espanha as médias para este curso são “mais baixas” porém têm um sistema diferente.
Gostava de saber se tenho oportunidades de entrar em Espanha e, se sim, como é que tudo funciona.

Obrigada pela atenção!

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
B Curso de Medicina: muitos anos a estudar? Saúde 6
C Como estudar Medicina depois dos 30 Saúde 2
N Qual a média para estudar MEDICINA no UK e nos EUA? Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 1
S Seguir medicina após estudar em humanidades Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
Scorpion9 Medicina vs Engenharia: Estudar no Reino Unido Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 0
B Estudar medicina enquanto exerce medicina dentária Saúde 7
xCats06 Estudar Medicina na Finlândia Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 1
ingo Estudar medicina na Polónia Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 3
N Sou brasileiro e quero estudar em Portugal! Ciências Económicas e Empresariais 0
G Vale a pena estudar nas férias? Ensino Secundário 4
R Exame Matemática A | O que estudar e como? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 12
Rodrigo Pinto 17 Pouco tempo para estudar, não sei por onde começar Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
A Estudar Ciência Política no Reino Unido Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 0
C Desmotivação para estudar para os exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 11
M Estudar em Portugal sendo emigrante Concursos e Regimes Especiais 0
T Será que devo estudar no estrangeiro? Qual a melhor altura? Ensino Superior 0
marina c Pandemia estudar nesta fase duplo stress Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
MarianaSá02 Estudar em Espanha Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 8
V Como estudar Filosofia? Ensino Secundário 9
S Como estudar Geografia A do 10°ano? Ensino Secundário 0
Vit mach Recomendações para estudar História A Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
P Como estudar em Portugal vindo de França? Concurso Nacional e Locais - Público 1
J HELP - Estudar online free Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
M HELP - Estudar para os exames com antecedência Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
Sofia122 Estudar Matemática 12º ano Ensino Secundário 5
joanaoplo Estudar no exterior - Dicas? Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 4
Casal Maneiras de Estudar Ensino Superior 6
Scorpion9 Estudar Engenharia Física no Reino Unido Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 6
Tahi Não sei o que estudar na universidade Ensino Secundário 23
S Como estudar para os exames? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
Sofia Mota Rodrigues Como estudar algo que não se gosta ? Ensino Secundário 2
J Como estudar para tirar 18s (área de ciências e tecnologias)? Ensino Secundário 4
B Estudar nas férias? Ensino Secundário 2
R Qual o melhor manual/livro apoio para estudar Matemática A - 10º ano? Ensino Secundário 8
disruptedmind Vale a pena estudar adiantado? Ensino Secundário 9
P Estudar dois mestrados ao mesmo tempo Ensino Superior 1
Z Entrar em Engenharia sem estudar Matemática / Física há 8 anos Tecnologias 13
G O que recomendam estudar para o exame de História A? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 125
K Estudar em Itália Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 1
floater3 Estudar nas Férias - Como rever a matéria dada? Ensino Secundário 1
E Estudar em Espanha? Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 1
Arimleb Como estudar Biologia e Geologia? Ensino Secundário 3
A IPV Estudar em Viseu Instituto Politécnico de Viseu 2
A estudar fora Ensino Secundário 1
O Adaptação ao secundário e Geologia 10° ano - como estudar? Ensino Secundário 2
A Como estudar para o exame de Português Exames Nacionais e Provas de Ingresso 41
floater3 Como estudar processos fonológicos? (Português) Ensino Secundário 2
MarianaSofiacb Fisica e Química- Como estudar Ensino Secundário 2
Luís_Sousa Como estudar Português? Ensino Secundário 8
M Estudar no estrangeiro Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 13