Estudar Medicina em Espanha

Pessoalmente incomoda-me um pouco o curso ser de 6 anos pq já "perdi" 1 ano por ter mudado de curso e ainda teria de fazer 1 de "pausa" depois da licenciatura enquanto me candidato (a não ser para a FMUL) e assim só acabaria de estudar aos 29 😅
Quem faz 4 anos, faz 6, a sério, não é por aí, ainda mais estás nos teus vintes. Acho que é preferível apostar em tirar em Medicina em Portugal, temos faculdades fantásticas, do que ir para o estrangeiro, se houver essa possibilidade... E acho que em 6 anos tens mais tempo para consolidar as toneladas de matéria e conhecimentos do que em 4, honestamente... Há imensas pessoas mais velhas que entram pelos licenciados em Medicina, de todas as idades e principalmente nesse grupo entre os 25-35, daquilo que vejo na FML.

Em relação a Espanha, desconheço faculdades só com 4 anos de curso.

Só uma ligeira correção ao post da medicucha.
Quando ela diz "- nota de concurso a medicina em portugal / 2 ------> sai uma nota de 0-10" isto não é verdade... para concorreres a Espanha fazer a nota de concurso a UM CURSO QUALQUER em portugal / 2 ( usando o que curso que te dá nota mais alta )!!!!! Eu concorri o ano passado para Espanha e usei a nota de concurso ao curso de Ergonomia porque o meu melhor exame era Matemática.
Olá, a ver se eu entendo...
Se a minha melhor disciplina é uma que nada tenha a ver com ciências, por exemplo inglês , posso fazer exame a esta disciplina para acesso a medicina em Espanha? E "escolho" um curso em Portugal que tenha inglês como prova de ingresso para essa tal ponderação, é isso? E esse curso que "escolho" é um que tenha uma média de acesso mais alta ou mais baixa? Obrigada

Olá,
Estou no 12.º ano (disciplinas opcionais: Biologia e Psicologia B). No ano passado, realizei os exames nacionais de FQ e BG e, este ano, vou fazer o exame de Matemática A. Tenho uma boa média interna e tive boas notas nos exames, mas penso que pode não ser suficiente para entrar em Medicina, que é o que eu mais adoro e desejo desde muito cedo. Neste sentido, estou a tentar explorar todas as possibilidades...
Caso queira concorrer para Espanha, como funciona? Teria de realizar algum exame ou não é estritamente necessário?

P.s.: Só sei falar portunhol, sempre tive Inglês. 😅
Estou na mesma situação que tu. Estou a pensar em anular matemática mas mesmo assim penso que o máximo ao que a minha média vai chegar é o 18. Se fores a mensagens anteriores encontras alguma informação e alguém me disse o nome de um site de uma academia que também pode ajudar nesse sentido: a c a d e m i a d e l a h o z . c o m (retira os espaços! Tinha medo que me tirassem o comentário ou assim)

• Fabulous
Reactions: Wraak
Estou na mesma situação que tu. Estou a pensar em anular matemática mas mesmo assim penso que o máximo ao que a minha média vai chegar é o 18. Se fores a mensagens anteriores encontras alguma informação e alguém me disse o nome de um site de uma academia que também pode ajudar nesse sentido: a c a d e m i a d e l a h o z . c o m (retira os espaços! Tinha medo que me tirassem o comentário ou assim)
Ok... para acabar com o mistério que anda nesta thread de que não se pode partilhar links nem informação eu arrisco-me 😬

Aqui está o link: Academia Carlos de la Hoz - Preparador PCE en Badajoz

• Like
Reactions: Bárbara Veríssimo
Ok... para acabar com o mistério que anda nesta thread de que não se pode partilhar links nem informação eu arrisco-me 😬

[/QUOTE bravura
Olá,
Estou no 12.º ano (disciplinas opcionais: Biologia e Psicologia B). No ano passado, realizei os exames nacionais de FQ e BG e, este ano, vou fazer o exame de Matemática A. Tenho uma boa média interna e tive boas notas nos exames, mas penso que pode não ser suficiente para entrar em Medicina, que é o que eu mais adoro e desejo desde muito cedo. Neste sentido, estou a tentar explorar todas as possibilidades...
Caso queira concorrer para Espanha, como funciona? Teria de realizar algum exame ou não é estritamente necessário?

P.s.: Só sei falar portunhol, sempre tive Inglês. 😅

Que coragem!! Obrigada :)

• Fabulous
Reactions: Wraak
Boa noite, eu preciso de ajuda para me matricular na faculdade de Salamanca, ou Espanha em geral, para medicina mas não percebo nada...alguém que me possa ajudar por favor. Obrigada!

• Like
Reactions: fgdgdjhd
Boa noite, eu preciso de ajuda para me matricular na faculdade de Salamanca, ou Espanha em geral, para medicina mas não percebo nada...alguém que me possa ajudar por favor. Obrigada!
Bom, vou dizer-te mais ao menos como funciona todo o processo.
Para que te candidates a Espanha no curso de Medicina é necessário que faças dois exames as chamadas "pruebas de competencia específica" (PCE): um de biologia e um de química e estes são feitos por uma entidade, a UNED, que realiza o acesso ao ensino superior em Espanha para alunos estrangeiros (estes exames são em espanhol).

Há uma fórmula específica para fazer o cálculo da média com a qual te candidatas a Espanha mas basicamente é necessário a nota destes dois exames que disse acima, a tua nota do secundário e ainda a nota de um exame de Portugal (os normais do IAVE) à escolha (que convém ser muito alta).

Convém ter um nível básico de espanhol porque vais ter que realizar exames em espanhol e pode ocorrer que certas universidades te peçam um certificado de língua (normalmente o nível B1 do Cervantes), coisa que varia de ano para ano.

No meu caso em particular, durante um ano andei numa academia de Badajoz para preparar as PCE com um professor mesmo espanhol para realizar a preparação dos exames de química e biologia e ainda para aprender espanhol porque eu não sabia quase nada e agora já tenho um nível bastante razoável. Creio que já mencionaram o nome algures nos comentários acima, coloca no google o que sublinhei e deve aparecer.

Esse professor, deu-me a mim e a vários colegas, aulas de biologia, química e espanhol e tinha essas aulas diariamente e eram todas online. Foi imprescindível para mim ter este tipo de suporte.

Sem esta preparação que tive com essa academia creio que o processo estaria muito mas muito mais dificultado porque os exames não são dados, ou seja, é preciso um bom domínio dos temas (para os exames de química e biologia).

Espero ter ajudado de alguma forma.
Post automatically merged:

Olá, eu tenho uma dúvida. Eu quero me candidatar a medicina em espanha. São necessários os exames nacionais portugueses para a candidatura? Ou apenas temos que fazer o de Biologia e Química, há parte em Lisboa?
É necessário um exame nacional à escolha (do IAVE) e ainda há que realizar esses dois de biologia e de química.
Já expliquei anteriormente o processo com maior detalhe, se tiveres interesse lê-o aí em cima.

Espero ter ajudado.

Boa tarde,
Eu gostava de estudar medicina em Espanha e tenho algumas dúvidas, por isso, resolvi pedir ajuda.
Gostava de saber se há algum centro de preparação para as provas de seletividad no Algarve?
Por exemplo em Faro.
Para além disso, gostava de saber o processo de candidatura às universidades espanholas. Por exemplo, cá em Portugal temos o site do acesso ao ensino superior para nos inscrevermos nas diversas universidades. Para Espanha também há um site específico? Temos de fazer as inscrições em cada universidade?
Obrigada :)

Olá, também sou de Faro e gostaria de saber a mesma informação em relação aos centros!
Se encontrares algum que faça toda esta preparação ou que, pelo menos, ensine espanhol podes dizer sff?

Obrigada a todos.
Estava com algumas dúvidas em relação a este tema, fazer Medicina em Espanha mas já estou mais esclarecida.
Só espero que consigamos. :))
Post automatically merged:

Boa tarde!

Por acaso sabem se depois de concluir o curso conseguimos voltar para Portugal outra vez?
Ou é preciso fazer algum exame...?

Última edição:
Por acaso sabem se depois de concluir o curso conseguimos voltar para Portugal outra vez?
Ou é preciso fazer algum exame...?
Sim, consegues. Todos os anos há quem o faça
(se quiseres ingressar numa especialidade médica em Portugal, tens que fazer a Prova Nacional de Acesso, como qualquer aluno de Med em Portugal também faria :P)

Olá!
Alguém conhece alguma agência ou academia, localizada em Lisboa, que auxilie os alunos no processo de candidatatura a medicina em Espanha. As únicas agências que ouvi falar são do Porto ou Coimbra o que fica um pouco fora de mão dado que moro em Lisboa.

Bom, é possível esse auxílio no processo de candidatura sem que tenhas um atendimento presencial, estejas tu em qualquer região de Portugal.

Com isto quero dizer que existem academias em Espanha que ajudam em todo esse processo e fazem a preparação para os exames que são requeridos no acesso ao Ensino Superior em Espanha - as chamadas provas PCE (provas de competência específica) de forma online ou não.

Existe uma em Badajoz que é uma opção muito interessante e que pode muito bem ser muito viável para ti. Faz toda a preparação online, não necessitas de te deslocar a Espanha e facilmente é possível obter informações junto deles.

Aconselho-te a procurar por "provas de competência específica Badajoz" que deve surgir essa tal que sugeri.

Espero ter ajudado.

• Like
Bom, é possível esse auxílio no processo de candidatura sem que tenhas um atendimento presencial, estejas tu em qualquer região de Portugal.

Com isto quero dizer que existem academias em Espanha que ajudam em todo esse processo e fazem a preparação para os exames que são requeridos no acesso ao Ensino Superior em Espanha - as chamadas provas PCE (provas de competência específica) de forma online ou não.

Existe uma em Badajoz que é uma opção muito interessante e que pode muito bem ser muito viável para ti. Faz toda a preparação online, não necessitas de te deslocar a Espanha e facilmente é possível obter informações junto deles.

Aconselho-te a procurar por "provas de competência específica Badajoz" que deve surgir essa tal que sugeri.

Espero ter ajudado.
Obrigado

Olá pessoal. Estou matriculado em Medicina em Santiago mas tenho umas quantas dúvidas sobre o processo de vir para Portugal + tarde.
Como é que funciona? É só fazer a PNA e eles pegam na nossa média de curso da faculdade para fazer a ponderação final ou precisamos de fazer mais algum exame/prova?
Obrigado pela ajuda!
PS: se alguém tiver dúvidas sobre o processo de entrar em Espanha pode perguntar-me, terei todo o gosto em responder.

Olá pessoal. Estou matriculado em Medicina em Santiago mas tenho umas quantas dúvidas sobre o processo de vir para Portugal + tarde.
Como é que funciona? É só fazer a PNA e eles pegam na nossa média de curso da faculdade para fazer a ponderação final ou precisamos de fazer mais algum exame/prova?
Obrigado pela ajuda!
PS: se alguém tiver dúvidas sobre o processo de entrar em Espanha pode perguntar-me, terei todo o gosto em responder.
Olá!! :)

Se for para entrar na formação específica/internato médico em Portugal, só existe uma maneira para qualquer médico recém-formado que é fazer a PNA e conseguir vaga com essa nota. Para quem entrou em Medicina em 2018 - acabam o curso em 2024 - e daí para a frente, a média do curso vai passar a contar 20% da nota final para ingresso na especialidade. Os 80% correspondem à PNA.
Em relação à média de curso ponderada, não tenho a certeza, mas como fazem esse acerto conforme a faculdade portuguesa onde estudámos, também deve haver um acerto qualquer para as faculdades do estrangeiro. Penso que não tens que fazer mais nenhuma prova adicional.

Se me estiver a escapar alguma coisa, please digam :)

edit: + info 👉 http://www.acss.min-saude.pt/wp-con...spacho-normalizacao-notas-escolas-medicas.pdf

Última edição:
Olá:)
Sou uma aluna de secundário que irá realizar os exames de BG e FQA este ano. Pretendo candidatar-me somente a universidades espanholas na área da medicina, não só pelas médias mais baixas mas também pelo desejo de sair de Portugal. Tenho uma dúvida em relação aos exames nacionais do 11 ano. Ainda não é certo mas se os exames forem opcionais eu só vou fazer o de BG (não pesco muito de FQA e prefiro não arriscar a média). É possível candidatar-me a universidades espanholas nessa área sem o exame de FQA?
Espero que haja alguém que me consiga ajudar! :D

• Like
Olá:)
Sou uma aluna de secundário que irá realizar os exames de BG e FQA este ano. Pretendo candidatar-me somente a universidades espanholas na área da medicina, não só pelas médias mais baixas mas também pelo desejo de sair de Portugal. Tenho uma dúvida em relação aos exames nacionais do 11 ano. Ainda não é certo mas se os exames forem opcionais eu só vou fazer o de BG (não pesco muito de FQA e prefiro não arriscar a média). É possível candidatar-me a universidades espanholas nessa área sem o exame de FQA?
Espero que haja alguém que me consiga ajudar! :D

Para que te candidates a Espanha no curso de Medicina é necessário que faças dois exames as chamadas "pruebas de competencia específica" (PCE): um de biologia e um de química e estes são feitos por uma entidade, a UNED, que realiza o acesso ao ensino superior em Espanha para alunos estrangeiros (exames esses que são no idioma de espanhol).

Estes exames em termos de matéria não têm grande semelhança com os portugueses de Biologia e Geologia e de Física e Química.
O programa espanhol tem maior grau de complexidade, facto esse que exige que haja uma preparação prévia para esses tais exames PCE.

Há uma fórmula específica para fazer o cálculo da média com a qual te candidatas a Espanha: é necessário a nota destes dois exames que disse acima, a tua nota do secundário e ainda a nota de um exame de Portugal (os normais do IAVE) à escolha (que convém ser muito alta já que vai mexer muito na ponderação da tua nota).

Quando digo que pode ser qualquer exame do Iave refiro-me a que pode mesmo ser qualquer exame desde Matemática, Biologia e Geologia, Inglês. No meu caso eu fiz o exame de espanhol iniciação (547) porque me pareceu bastante mais favorável para me subir a nota.

No meu caso em particular, durante um ano andei numa academia de Badajoz para preparar as PCE com um professor mesmo espanhol para realizar a preparação dos exames de química e biologia e ainda para aprender espanhol porque eu não sabia quase nada e agora já tenho um nível bastante razoável. Creio que já mencionaram o nome algures nos comentários acima, coloca no google o que sublinhei e deve aparecer logo.
Convém ter um nível básico de espanhol porque vais ter que realizar os exames em espanhol e pode ocorrer que certas universidades te peçam um certificado de língua (normalmente o nível B1 do Cervantes), coisa que varia de ano para ano. Além disso, se utilizas o exame de espanhol do IAVE, mais acrescentas a essa necessidade de ter um bom domínio do idioma.

Esse professor, deu-me a mim e a vários colegas, aulas de biologia, química e espanhol e tinha essas aulas diariamente e eram todas online. Foi imprescindível para mim ter este tipo de suporte.
Só foi possível conseguir entrar no curso que sempre almejei graças a isso.

Sem esta preparação que tive com essa academia creio que o processo estaria muito mas muito mais dificultado porque os exames não são dados, ou seja, é preciso um bom domínio dos temas. E um nível elevado a uma língua não se constrói do dia para a noite, ainda mais se as tuas intenções forem estudar num país onde as aulas são dadas em espanhol, apontamentos, trabalhos, contacto diário com as pessoas...

Muita sorte!

Última edição:
Para que te candidates a Espanha no curso de Medicina é necessário que faças dois exames as chamadas "pruebas de competencia específica" (PCE): um de biologia e um de química e estes são feitos por uma entidade, a UNED, que realiza o acesso ao ensino superior em Espanha para alunos estrangeiros (exames esses que são no idioma de espanhol).

Estes exames em termos de matéria não têm grande semelhança com os portugueses de Biologia e Geologia e de Física e Química.
O programa espanhol tem maior grau de complexidade, facto esse que exige que haja uma preparação prévia para esses tais exames PCE.

Há uma fórmula específica para fazer o cálculo da média com a qual te candidatas a Espanha: é necessário a nota destes dois exames que disse acima, a tua nota do secundário e ainda a nota de um exame de Portugal (os normais do IAVE) à escolha (que convém ser muito alta já que vai mexer muito na ponderação da tua nota).

Quando digo que pode ser qualquer exame do Iave refiro-me a que pode mesmo ser qualquer exame desde Matemática, Biologia e Geologia, Inglês. No meu caso eu fiz o exame de espanhol iniciação (547) porque me pareceu bastante mais favorável para me subir a nota.

No meu caso em particular, durante um ano andei numa academia de Badajoz para preparar as PCE com um professor mesmo espanhol para realizar a preparação dos exames de química e biologia e ainda para aprender espanhol porque eu não sabia quase nada e agora já tenho um nível bastante razoável. Creio que já mencionaram o nome algures nos comentários acima, coloca no google o que sublinhei e deve aparecer logo.
Convém ter um nível básico de espanhol porque vais ter que realizar os exames em espanhol e pode ocorrer que certas universidades te peçam um certificado de língua (normalmente o nível B1 do Cervantes), coisa que varia de ano para ano. Além disso, se utilizas o exame de espanhol do IAVE, mais acrescentas a essa necessidade de ter um bom domínio do idioma.

Sem esta preparação que tive com essa academia creio que o processo estaria muito mas muito mais dificultado porque os exames não são dados, ou seja, é preciso um bom domínio dos temas. E um nível elevado a uma língua não se constrói do dia para a noite, ainda mais se as tuas intenções forem estudar num país onde as aulas são dadas em espanhol, apontamentos, trabalhos, contacto diário com as pessoas...

Muita sorte!
Olá!
Eu não sei se posso perguntar aqui mas quanto ficou o preço total na academia? Visto que é online
Os centros que vi até agora tinham preços um pouco elevados e estava à procura da oportunidade mais em conta

• Like
Reactions: Bárbara Veríssimo

Muita sorte!
Em termos de aulas, o horário era flexível? Não entrei na segunda fase por isso estou a rever as minhas hipóteses a partir daqui. Vou repetir para o ano o exame de matemática mas precisava de ter um plano B, no caso de não conseguir entrar em medicina em Portugal. Pensei em Espanha pela proximidade e já tinha pesquisado um pouco sobre o assunto mas estou-me a assustar um pouco com essa opção pelo facto de não saber até que ponto é que consigo aprender a língua e a matéria necessária em menos de um ano.

• Like
Reactions: emma lopes