Olá:)
Sou uma aluna de secundário que irá realizar os exames de BG e FQA este ano. Pretendo candidatar-me somente a universidades espanholas na área da medicina, não só pelas médias mais baixas mas também pelo desejo de sair de Portugal. Tenho uma dúvida em relação aos exames nacionais do 11 ano. Ainda não é certo mas se os exames forem opcionais eu só vou fazer o de BG (não pesco muito de FQA e prefiro não arriscar a média). É possível candidatar-me a universidades espanholas nessa área sem o exame de FQA?
Espero que haja alguém que me consiga ajudar! :D
Para que te candidates a Espanha no curso de Medicina é necessário que faças dois exames as chamadas "pruebas de competencia específica" (PCE): um de biologia e um de química e estes são feitos por uma entidade, a UNED, que realiza o acesso ao ensino superior em Espanha para alunos estrangeiros (exames esses que são no idioma de espanhol).
Estes exames em termos de matéria não têm grande semelhança com os portugueses de Biologia e Geologia e de Física e Química.
O programa espanhol tem maior grau de complexidade, facto esse que exige que haja uma preparação prévia para esses tais exames PCE.
Há uma fórmula específica para fazer o cálculo da média com a qual te candidatas a Espanha: é necessário a nota destes dois exames que disse acima, a tua nota do secundário e ainda a nota de um exame de Portugal (os normais do IAVE) à escolha (que convém ser muito alta já que vai mexer muito na ponderação da tua nota).
Quando digo que pode ser qualquer exame do Iave refiro-me a que pode mesmo ser qualquer exame desde Matemática, Biologia e Geologia, Inglês. No meu caso eu fiz o exame de espanhol iniciação (547) porque me pareceu bastante mais favorável para me subir a nota.
No meu caso em particular, durante um ano andei numa
academia de Badajoz para preparar as PCE com um professor mesmo espanhol para realizar a preparação dos exames de química e biologia e ainda para aprender espanhol porque eu não sabia quase nada e agora já tenho um nível bastante razoável. Creio que já mencionaram o nome algures nos comentários acima, coloca no google o que sublinhei e deve aparecer logo.
Convém ter um nível básico de espanhol porque vais ter que realizar os exames em espanhol e pode ocorrer que certas universidades te peçam um certificado de língua (normalmente o nível B1 do Cervantes), coisa que varia de ano para ano. Além disso, se utilizas o exame de espanhol do IAVE, mais acrescentas a essa necessidade de ter um bom domínio do idioma.
Esse professor, deu-me a mim e a vários colegas, aulas de biologia, química e espanhol e tinha essas aulas diariamente e eram todas online. Foi imprescindível para mim ter este tipo de suporte.
Só foi possível conseguir entrar no curso que sempre almejei graças a isso.
Sem esta preparação que tive com essa academia creio que o processo estaria muito mas muito mais dificultado porque os exames não são dados, ou seja, é preciso um bom domínio dos temas. E um nível elevado a uma língua não se constrói do dia para a noite, ainda mais se as tuas intenções forem estudar num país onde as aulas são dadas em espanhol, apontamentos, trabalhos, contacto diário com as pessoas...
Espero ter ajudado de alguma forma.
Muita sorte!