Estudar Medicina em Espanha

Boa noite,
Não tendo entrado na segunda fase da universidade, preciso de começar a fazer decisões importantes. Para o ano vou repetir o exame de matemática A e pretendo estudar durante este ano. No entanto como não é uma certeza a minha entrada em medicina em 2022, tenho de ter um plano B: estudar medicina fora de Portugal. Com isso vem a possibilidade de Espanha ou outro sítio na Europa. Penso mais em Espanha pela proximidade e por ser melhor a nível financeiro mas tenho medo por não saber bem falar espanhol e porque já vi que as matérias dos exames de biologia e físico química não são semelhantes às dos exames portugueses, o que significa que ia ter de aprender coisas novas numa língua nova. No caso de outros países na UE, não encontro grandes informações de como devo proceder.
Com isto pergunto primeiro se alguém sabe de algumas escolas que dêem apoio em termos de aulas de espanhol e das disciplinas em questão, na zona do Porto, para além de apoio no tratamento dos documentos necessários para me candidatar. Sei que há uma academia de Espanha que tem a possibilidade de aulas online mas queria pôr várias hipóteses na mesa para depois escolher e se fosse possível aulas presenciais era bom. Em segundo, acham que tenho sequer alguma hipótese de me sair bem nas provas de Selectividad sendo que no mínimo só poderia começar a ter aulas a partir desta semana?

Olá a todos !
Vi este post da sheepy e queria apenas fazer uma pequeninas correções para não levar ninguem em erro.
Eu acabei o 12º ano, no passado ano letivo, e não entrei no curso que queria (medicina) e por isso decidi ficar um ano para repetir os exames nacionais e fazer os exames de acesso ao ensino superior em Espanha (selectividad). Achei que, como medicina é mesmo o que quero, não perderia nada em tentar fora do país.
Em primeiro: quando a sheepy diz "a fórmula de candidatura em Espanha, para nós portugueses, é a nossa nota de candidatura a medicina em Portugal (e tens de ter uma nota de candidatura válida (...)" não está de todo a dizer a verdade. O que diz a lei espanhola é que um estudante não-espanhol e proveniente da União Europeia, para concorrer ao ensino superior espanhol, apenas tem que provar que está apto a concorrer ao ensino superior no seu país de origem. É aqui que aparece o erro. Nós, portugueses, para concorrer a Espanha, temos que provar que estamos aptos a concorrer ao ensino superior português, e NÃO OBRIGATORIAMENTE A MEDICINA EM PORTUGAL. Ou seja, para obter a nossa credencial vamos escolher o curso que nos dê a média mais alta. Por exemplo, no meu caso, como o meu melhor exame era Matemática, eu escolhi Ergonomia ( pois era o curso que me dava uma média mais alta ). Essa média (de 0 a 200) é dividida por 20 e dá-nos a nossa nota da credencial. E nem é preciso escolher um curso que peça uma das específicas de medicina. Quem tiver Português como o seu melhor exame pode muito bem pedir a credencial para um curso que só peça como específica Português. Fica-se assim com a credencial que tem uma nota de 0 a 10 e esta é a primeira fase do concurso ao ensino superior espanhol.

Em segundo: a segunda fase da candidatura é composta pelo exames da Selectividad. Mediante a nota que se tenha soma-se à nota da credencial. A cotação do exame é de 0 a 10 e é necessário ter um mínimo de 5. Os exames têm diferentes ponderações. Biologia e Química contam 0.2 em todas as universidades e são poucas as universidades onde os outros contam mais que 0.1. O resto dos exames que existe são: Física, Matemática, Anatomia e Ciência da Terra e do Ambiente ( Geologia, acho ). Os exames realizam-se por norma EM JUNHO E NÃO EM MAIO. Eles tentam conciliar com o feriado a 10 de Junho, mas este ano foi a 6 e 7 de Junho, tendo havido exame de Quimica e Biologia nos 2 dias. Na minha opinião a língua não é grande dificuldade no exame e eles não descontam grande coisa por erros ortográficos ( a não ser que o exame esteja todo em Portuñol xD ). São estilos de exame diferente, com poucas questões (o meu de biologia teve 4), mas com alguma regularidade, tendo por exemplo sempre um exercicio de genética e pedindo definições e assim. Biologia é uma questão de decorar aquilo tudo. Química para mim tinha muitas coisas novas porque não tive Química no 12º ano, mas com estudo e muita prática faz-se bem.

Basicamente, era estes 2 pontos que eu gostava de corrigir no post da Sheepy mas tambem acrescentar alguma informação. Aquelas "agências" em que ela falou, eu andei numa dessas, no Centro de Estudos de Espanhol no Porto, que tambem há em Coimbra e em Braga creio. Andar nestes centros compensa muito mesmo, eu andei no do Porto (mesmo não sendo do Porto). Tive aulas de espanhol, com uma professora espanhola, que nos focava mais na escrita com vista a realização dos exames, mas a grande mais valia destes centros é que tratam de TUDO o que seja papelada, candidaturas, etc. Apenas temos que levar os documentos que eles pedirem e de resto é-nos assegurado que tratam da nossa candidatura. Não é muito barato, mas vale a pena, pois poupa-nos uma carga de trabalhos (viagens a Lisboa, Madrid, etc).
Além do mais, ao concorrer para Espanha temos uma vantagem que é poder ser aceite em mais que uma universidade (dependendo da nota de candidatura claro) o que permite escolher qual a melhor para nós. No centro onde andei fizeram-nos a candidatura para 3 "distritos universitários" ( cada um corresponde a uma regiao autonoma ) que são Galiza ( univ de Santiago de Compostela ), Castilla Y Leon ( Salamanca e Valladolid ) e Catalunha ( tem pelo menos 6 unis ).
Com esforço é possível entrar em Medicina em Espanha além de as notas de corte terem vindo a subir ao longo dos ultimos anos. Por exemplo, este ano Santiago ficou a 12.178 se não me engano
Espero ter sido esclarecedor para quem precisar, alguma dúvida podem perguntar, que se eu souber, respondo xD
Olá! Sabes-me dizer se o Centro de estudos espanhol dá aulas nas disciplinas de biologia e química de forma a preparar para os exames de candidatura em Espanha?

Boa noite,
criei este tópico para, de certa forma, ter conhecimento do que é necessário para concorrer ao curso de Medicina em Espanha.

Obrigada

Olá :) Eu estudo medicina em espanha, acho que te posso ajudar. Se tiveres duvidas concretas coloca aqui ou manda mp e tento esclarecer :)
Muito animo e suerte *****
Olá! Também estou a ponderar essa hipótese. Gostaria só de saber se no final dos seis anos de curso se pode fazer algum género de prova/exame para trabalhar em Portugal!
Ou mesmo durante o curso, no último ano onde se escolhe o hospital para trabalhar ( Zamora por ex.) dá para eleger um hospital português?
Obrigada!

Olá! Também estou a ponderar essa hipótese. Gostaria só de saber se no final dos seis anos de curso se pode fazer algum género de prova/exame para trabalhar em Portugal!
Ou mesmo durante o curso, no último ano onde se escolhe o hospital para trabalhar ( Zamora por ex.) dá para eleger um hospital português?
Obrigada!
Após seres médica em Espanha, podes concorrer ao Internato de Formação Geral em Portugal e fazer a Prova Nacional de Acesso (como um médico português) e, com essa nota, aceder ao Internato de Formação Específica.

Durante o curso - incluindo no 6.º ano - se a faculdade espanhola permitir aos seus alunos fazerem o programa ERASMUS (ou semelhante), podes fazer semestres/estágios em Portugal, mas os detalhes/condições variarão de faculdade para faculdade.

• Like
Reactions: Sor2260
Bom dia, tenho algumas questões e não sei para quem ligar ou entrar em contacto de modo a poder ajudar me, portanto aqui vai na esperança que alguém consiga responder-me: Estou a pensar entrar em medicina em Espanha mas não sei como se processa e as duvidas são: -Posso concorrer como portadora de uma licenciatura sem fazer exames de acesso?
-Se entrar em alguma universidade em espanha, podem dar-me equivalências de cadeiras q fiz no meu curso em portugal)
-Onde me posso candidatar?

Boa tarde,
Tenho 30 anos, sou licenciada em Biologia e pertendo candidatar-me no próximo ano letivo a Medicina em Espanha. Acabei o secundário com média de 16 em 2012 e no próximo ano vou repetir exames de Biologia e Geologia, Física e Química e Matemática A, (já estou a estudar e estou confiante que consigo boas notas). Como posso proceder para me candidatar a Espanha? Como funciona em termos de médias, no meu caso em específico?
Obrigada 🥰