Estudar no estrangeiro

MariaMaia

Membro
Matrícula
15 Outubro 2018
Estou no 12 de ciências, queria estudar no estrangeiro porém nenhum dos sites fala da média para entrar, estou a 5 horas a procurar de universidades na Europa com médias baixas mas não me aparece nenhum site ! E fui parar a imensos sites a falar de estudar no estrangeiro e a falar que era de graça e que era bom e um monte de coisas porém nenhum deles responde a pergunta que toda a gente devia querer saber, qual a média ??? O que preciso fazer ??? Quero fazer a faculdade fora de Portugal porém devo ter média de 10( ainda não fiz as contas, mas pelas minhas notas deve ser 10 mesmo)

nixxis

Membro Veterano
Matrícula
13 Maio 2018
Curso
Psicologia
Instituição
FPCEUP
A entrada na universidade no estrangeiro não funciona da mesma forma que a entrada na universidade no país onde estudaste. Para além de os sistemas de educação serem diferentes e, portanto, os requisitos de entrada não serem os mesmos, há condições especiais para alunos de fora. Ou seja, a tua média não vai contar da mesma forma ou vais ter de fazer exames específicos para ingressar, etc. Quanto a ser de graça, depende do país.
Não sabes para que universidade queres ir? Devias decidir isso primeiro. Geralmente têm no site informações para alunos estrangeiros e contactos com quem podes tirar essas dúvidas todas.
Há também organizações como a OK Estudante, que é exclusiva ao Reino Unido, que te ajudam com o acesso à universidade, residência e afins.

Editado por um moderador:

MariaMaia

Membro
Matrícula
15 Outubro 2018
A entrada na universidade no estrangeiro não funciona da mesma forma que a entrada na universidade no país onde estudaste. Para além de os sistemas de educação serem diferentes e, portanto, os requisitos de entrada não serem os mesmos, há condições especiais para alunos de fora. Ou seja, a tua média não vai contar da mesma forma ou vais ter de fazer exames específicos para ingressar, etc. Quanto a ser de graça, depende do país.
Não sabes para que universidade queres ir? Devias decidir isso primeiro. Geralmente têm no site informações para alunos estrangeiros e contactos com quem podes tirar essas dúvidas todas.
Há também organizações como a OK Estudante, que é exclusiva ao Reino Unido, que te ajudam com o acesso à universidade, residência e afins.
Obrigada, eu sei que os requisitos são diferentes, porém não sei o que quero fazer, nem que universidade ir a única coisa que sei é que gostava de estudar fora de Portugal na parte das ciências obviamente mas com média de 10 ja e difícil e fica ainda mais quando os sites ou agências não dão nenhum indicação sobre o assunto, exames a fazer se a média importa como fazer a transferência da média

nixxis

Membro Veterano
Matrícula
13 Maio 2018
Curso
Psicologia
Instituição
FPCEUP
Acho que a melhor estratégia será decidires que curso queres para depois escolheres onde queres estudar e veres quais os requisitos para o fazeres, para poderes trabalhar para isso.
Tem em atenção que as candidaturas para alunos estrangeiros são feitas, usualmente, no início do ano, entre janeiro e abril, mais ou menos.

Mstudent17

Membro Dux
Matrícula
16 Novembro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FCM|NMS
repara na caixa informativa no inicio do site,na 1ºjanela aparece informaçao de uma feira que vaia contecer em lisboa e no porto sobre esse mesmo assunto! se fores de perto de uma destas cidades poderá ser bom para tirares todas as tuas duvidas presencialmente,e como é no fim de semana ainda mehor!

• Like
Reactions: MariaMaia and davis

nd01

Membro
Matrícula
29 Abril 2017
Curso
Ciências Socioeconómicas - 11º ano
Olá, futuramente gostava de frequentar uma universidade no estrangeiro (com preferência no Reino Unido) e tenho andado a pensar em ir para Direito. Contudo, não faço ideia de como isso seja possível. Alguém me pode explicar como funciona isso? As médias, preços, as mudanças agora com o Brexit, por exemplo, e esses assuntos essenciais que devem ser abordados sobre estudar no estrangeiro?

Obrigada!

_ac0nitum_

Membro Veterano
Matrícula
7 Julho 2017
Curso
Direito
Instituição
Universidade de Coimbra
Olá, futuramente gostava de frequentar uma universidade no estrangeiro (com preferência no Reino Unido) e tenho andado a pensar em ir para Direito. Contudo, não faço ideia de como isso seja possível. Alguém me pode explicar como funciona isso? As médias, preços, as mudanças agora com o Brexit, por exemplo, e esses assuntos essenciais que devem ser abordados sobre estudar no estrangeiro?

Obrigada!
Se fores para Direito no estrangeiro, em específico no Reino Unido, tem em conta que é muito improvável que possas exercer cá. O sistema jurídico é diferente, assim como o ensino do direito. Enquanto que em Portugal vigora o sistema romano-germânico (baseado no direito romano), no Reino Unido vigora o sistema anglo-saxónico (também conhecido por Common Law - sendo este um direito que se foi desenvolvendo pelas decisões dos tribunais e não mediante atos executivos ou legislativos). Quanto à restante informação que pediste, a média depende de onde queres entrar, a candidatura é geralmente apresentada enquanto ainda estás no ensino secundário, ou seja, antes do ano escolar acabar e o preço de uma licenciatura não fica nada em conta, daí programas como a OK!Estudante serem tão valorizados pelos estudantes portugueses (basicamente emprestam-te o dinheiro para que possas estudar desde que tenhas aproveitamento e passas a pagar esse empréstimo de volta assim que começares a trabalhar ou a auferir um salário superior a x libras - e sim, tens de pagar-lhes uma taxa de cerca de 600euros para dar inicio ao processo). Quanto a preços, viver no reino unido não é nada barato, a maioria dos estudantes tem de trabalhar enquanto estuda, algo que se reflete na quantidade reduzida de aulas que tens durante o dia, bem como no facto do horário ser concebido com o intuito de que o estudante tenha tempo para trabalhar simultaneamente. No entanto, Direito é um curso veemente exigente, numa língua que não seja a materna então...(até porque exige muita interpretação), pelo que trabalhar e estudar ao mesmo tempo, embora não seja impossível, não é o cenário ideal para obteres bons rendimentos escolares. Sei disto porque ponderei ir estudar Direito para o Reino Unido. E por experiências de amigos meus que foram para lá estudar no âmbito do Ok!Estudante. :)
Espero ter ajudado!

• Like
Reactions: Ana Tomás and nd01

johny7172

Membro Caloiro
Matrícula
14 Outubro 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
daí programas como a OK!Estudante serem tão valorizados pelos estudantes portugueses (basicamente emprestam-te o dinheiro para que possas estudar desde que tenhas aproveitamento e passas a pagar esse empréstimo de volta assim que começares a trabalhar ou a auferir um salário superior a x libras - e sim, tens de pagar-lhes uma taxa de cerca de 600euros para dar inicio ao processo)
A OkEstudante não empresta o dinheiro das propinas. O governo britânico, através do student finance, faz esse empréstimo a todos os estudantes da união europeia que pretendam estudar lá. O papel desta empresa é só facilitar a burocracia, mas é possível requisitar o empréstimo sem qualquer influência da okestudante.

_ac0nitum_

Membro Veterano
Matrícula
7 Julho 2017
Curso
Direito
Instituição
Universidade de Coimbra
A OkEstudante não empresta o dinheiro das propinas. O governo britânico, através do student finance, faz esse empréstimo a todos os estudantes da união europeia que pretendam estudar lá. O papel desta empresa é só facilitar a burocracia, mas é possível requisitar o empréstimo sem qualquer influência da okestudante.
Se calhar não me expressei bem nesse trâmite até porque já se passaram quase 3 anos desde que falei com a OkEstudante, mas que em 2017 era necessário pagar 600 euros à Okestudante, era. Precisamente por serem eles a tratar dessa burocracia. Obrigada por me recordares, todavia, do facto de ser o governo britânico a emprestar o dinheiro das propinas :) é um detalhe relevante.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @joanaoplo
queria saber se os exames são compatíveis, se vai ser muita despesa, se vou ter problemas com a linguagem, etc.
Tudo depende do país em causa, cada um tem as suas regras de acesso, e custos próprios. Entre ires para o Norte da Europa, os EUA, UK, ou a Austrália estamos a falar de valores que pode diferir em mais um zero à direita comparando 2 países.

nd01

Membro
Matrícula
29 Abril 2017
Curso
Ciências Socioeconómicas - 11º ano
Se fores para Direito no estrangeiro, em específico no Reino Unido, tem em conta que é muito improvável que possas exercer cá. O sistema jurídico é diferente, assim como o ensino do direito. Enquanto que em Portugal vigora o sistema romano-germânico (baseado no direito romano), no Reino Unido vigora o sistema anglo-saxónico (também conhecido por Common Law - sendo este um direito que se foi desenvolvendo pelas decisões dos tribunais e não mediante atos executivos ou legislativos). Quanto à restante informação que pediste, a média depende de onde queres entrar, a candidatura é geralmente apresentada enquanto ainda estás no ensino secundário, ou seja, antes do ano escolar acabar e o preço de uma licenciatura não fica nada em conta, daí programas como a OK!Estudante serem tão valorizados pelos estudantes portugueses (basicamente emprestam-te o dinheiro para que possas estudar desde que tenhas aproveitamento e passas a pagar esse empréstimo de volta assim que começares a trabalhar ou a auferir um salário superior a x libras - e sim, tens de pagar-lhes uma taxa de cerca de 600euros para dar inicio ao processo). Quanto a preços, viver no reino unido não é nada barato, a maioria dos estudantes tem de trabalhar enquanto estuda, algo que se reflete na quantidade reduzida de aulas que tens durante o dia, bem como no facto do horário ser concebido com o intuito de que o estudante tenha tempo para trabalhar simultaneamente. No entanto, Direito é um curso veemente exigente, numa língua que não seja a materna então...(até porque exige muita interpretação), pelo que trabalhar e estudar ao mesmo tempo, embora não seja impossível, não é o cenário ideal para obteres bons rendimentos escolares. Sei disto porque ponderei ir estudar Direito para o Reino Unido. E por experiências de amigos meus que foram para lá estudar no âmbito do Ok!Estudante. :)
Espero ter ajudado!
Muito obrigada pela ajuda!!

Sofia122

Membro Veterano
Matrícula
31 Março 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Alguém sabe onde eu consigo ver cursos de Medicina no estrangeiro? Pois vai ser difícil entrar aqui em Portugal com média de 158. Vou agora para o 12º e acho bem começar já a procurar. E depois também há países em que a inscrição é mais cedo. Para mim ir estudar para França seria mais fácil só que não encontro nada que fale do nível do idioma que eu tenho de ter.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Sofia122,
Alguém sabe onde eu consigo ver cursos de Medicina no estrangeiro? Pois vai ser difícil entrar aqui em Portugal com média de 158. Vou agora para o 12º e acho bem começar já a procurar. E depois também há países em que a inscrição é mais cedo. Para mim ir estudar para França seria mais fácil só que não encontro nada que fale do nível do idioma que eu tenho de ter.
Tens informação sobre vários países aqui no fórum, é só ires correndo os tópicos desta secção, tendo a experiência relatada de pessoas que já concorreram.