Estudar no exterior - Dicas?

joanaoplo

Membro
Matrícula
18 Março 2019
Boa noite! Sou uma aluna 11° ano e meu sonho sempre foi estudar no exterior. Ainda não sei o curso, mas provavelmente vai ser alguma Engenharia (mas sempre há possibilidade para outro tipo de área). Já consultei os sites de algumas universidades em que estou interessada e já sei mais ou menos como devo proceder para me ingressar, mas não sei nada quanto ao resto: o que devo levar para as aulas, testes, a vida no campus, etc. Alguma dica? Será que vou ter de contactar a faculdade para saber de pormenores? Se sim, como o devo fazer?

Wraak

Membro Dux
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Instituição
Algures na Europa
Olá Joana!
Eu estou agora a tirar o mestrado em Informática numa universidade Europeia. A vida no campus, testes, aulas varia drasticamente de universidade para universidade. A forma de avaliação depende muito do país para que vais assim como as próprias aulas.

Se quiseres podes enviar-me uma mensagem privada e talvez consiga dar-te algumas informações sobre universidades particulares em que estás interessada a candidatar-te.

Em geral, todas (com exceções) têm páginas dedicadas a estudantes internacionais e normalmente há informações sobre a vida no campus, associações, preços, etc. É uma questão de procurares mais a fundo.

Ainda estás no 11º por isso talvez ainda é um bocado cedo para te preocupares com estes detalhes, eu sugeria focares-te na escolha do teu curso e em que universidades queres candidatar-te e a partir daí podes descobrir muitas mais coisas pormenorizadas.

Abraço!

• Like
Reactions: davis

joanaoplo

Membro
Matrícula
18 Março 2019
Obrigada pela resposta! E sim, sei que é totalmente diferente de país para país mas é o facto de não saber que curso quero e que país quero que me deixa mais assustada. Tenho colegas meus que para ingressar no estrangeiro para licenciatura tiveram que andar a preparar as coisas por mais de um ano, por isso pensei que devesse atualizar-me já. Os sites de algumas faculdades não me parecem ser muito esclaredores, ou então sou eu que não vou ao sítio certo.

Wraak

Membro Dux
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Instituição
Algures na Europa
Obrigada pela resposta! E sim, sei que é totalmente diferente de país para país mas é o facto de não saber que curso quero e que país quero que me deixa mais assustada. Tenho colegas meus que para ingressar no estrangeiro para licenciatura tiveram que andar a preparar as coisas por mais de um ano, por isso pensei que devesse atualizar-me já. Os sites de algumas faculdades não me parecem ser muito esclaredores, ou então sou eu que não vou ao sítio certo.
Como deves imaginar, não saberes o país/curso deixa-te com muito pouco para fazer sem ser stressar. Os requisitos de cada faculdade (nomeadamente em termos de notas, extracurriculares, exames de línguas, etc) são muito diferentes porque cada país tem as suas legislações e cada universidade requisitos específicos de ingresso.

Há imensos tópicos aqui no Uniarea que podes explorar para tentar esclarecer-te em relação ao curso. Em relação aos países é sempre uma opção candidatares-te a vários, tens é de ter objetivos e uma lista específica daqueles que te interessam.