Boa tarde,
Estudar fora de Portugal não é fácil por causa da distância à qual nos encontramos de casa, da adaptação à cultura, que até não é radicalmente diferente da nossa,... Dependendo do curso, dá para trabalhar enquanto se estuda de modo a cobrir todas as despesas. O ensino inglês é muito mais prático do que o nosso e isso é, para muitos alunos, algo benéfico. Eu fiz a min
A informação que está no site de várias universidades é de que os alunos da UE não vão ser afetados de qualquer maneira pelo Brexit. As propinas vão continuar a ser pagas pelo Student Finance, pelo menos para os alunos que entrarem em 2018.
--- Post atualizado ---
Olá,
Ainda não se sabe se os alunos que vão entrar no curso depois de 2018 vão poder entrar numa universidade britânica do mesmo modo que os alunos que vão iniciar o curso em 2018, essa informação só será divulgada no início do próximo ano, salvo erro. A média para medicina veterinária lá ronda os 18 valores com 18 a disciplinas como biologia e química. No entanto dá para entrar através do ano zero que é um ano em que dás as bases do curso para depois ingressares no curso "normal". A média para o ano zero é mais baixa, mas não sei quanto é. Essa conversão é feita por eles. Tu só tens de entregar o teu certificado de habilitações e eles podem enviar-te uma oferta condicional onde te pedem que acabes o secundário com x de média e y a certas disciplinas. Por exemplo, eu tenho uma média final prevista de 18.5 com 18 a matemática e a universidade pediu-me um 16 como média final e um 15 a matemática, não foi necessário eu converter os valores. Os exames nacionais só contam para a nota final da disciplina. Imagina que tens 19 a uma disciplina e tiras 150 no exame, assim a tua nota interna desce para 18 e a nota do exame já não vai influenciar em mais nada. Eu tenho falado com alguns estudantes que já foram para lá viver e estudar e eles têm-me dito que é relativamente fácil encontrar um part-time mas isso depende, obviamente, da cidade para onde fores. As cidades de estudantes como Londres, Nottingham, Southampton, entre outras têm mais emprego para estudantes. Se tiveres mais dúvidas não hesites em perguntar. :)