Não sendo estudante agora e tendo concluído a minha licenciatura há mais de 20 anos, penso que, mesmo assim, posso dar o meu contributo sobre este assunto. Trabalhei a tempo inteiro durante todo o tempo da licenciatura (na ocasião era de 5 anos), além de estar casada com responsabilidades em casa e com o marido (claro!!!). Usei e abusei do estatuto de trabalhador-estudante - no trabalho tinha direito a 5 horas semanais (porque tive, nos últimos 3 anos, aulas e estágio em horário sobreposto) e a dois dias de dispensa por cada teste / exame (o dia anterior e o próprio dia).
Aproveitava ainda para, de 4 em 4 meses, doar sangue - tinha direito a dispensa do dia completo (agora já não é assim e não dá para aproveitar). Não sei se o estatuto ainda se mantém igual, mas creio que não há muitas diferenças - não tive paciência, nem tempo, para consultar.
A nível escolar tinha as faltas automaticamente justificadas. Acho que isto se mantém até hoje. Claro que depois tinha que solicitar os apontamentos a colegas.
Em relação à conciliação do curso / trabalho digo já que é difícil, mas não impossível. Quando há vontade tudo se faz. Obviamente tive muitas fases em que dormia menos horas do que devia e em que nem sequer via o meu marido durante vários dias - e vivíamos juntos! Como ia de transportes aproveitava para estudar um pouco nessas viagens, estudava em pausas no meu serviço e aproveitava todos os momentos livres para estudar. Devo dizer que, com muito esforço, consegui concluir a licenciatura nos 5 anos, passando a todas as cadeiras à primeira. Estudava num instituto particular e não me podia dar ao luxo de ir a exame - era um balúrdio o que tinha que pagar!
Espero ter ajudado um pouco!
Boa sorte!