Estudos Artísticos na FLUL ou FLUC?

lindenxplace

Membro Caloiro
Matrícula
21 Março 2021
Alguém me poderia dizer qual é a universidade que oferece um melhor percurso académico neste curso e como é que é o corpo docente de cada universidade?

Alguém me poderia dizer qual é a universidade que oferece um melhor percurso académico neste curso e como é que é o corpo docente de cada universidade?
Olá! Penso que já falei contigo anteriormente 🤗 Estou actualmente licenciada pela FLUL, em Estudos Artísticos - variante de Artes do Espectáculo. Não conheço suficientemente bem o curso de Estudos Artísticos da FLUC, pelo que não poderei dar-te dar-te uma análise concreta do curso. Do que posso ver e tenho acesso, penso que as principais diferenças entre uma instituição e outra é que a FLUL oferece a oportunidade de estagiares na cadeira de Seminário (ou, em alternativa, podes escrever um ensaio ou fazer um projecto). Na FLUC não existem estágios curriculares, porém, eles dão-te a oportunidade de fazeres Oficinas, que me parece semelhante com a exercução de um projecto da FLUL.

O curso na FLUC dá-te a oportunidade de fazeres um menor (30 ECTS), o que te permite talvez um pouco mais de interdisciplinaridade do que na FLUL, em que o curso só te permite afastares-te completamente da áreas das Literaturas, Artes e Culturas (LAC) em três opções livres (18 ECTS).

Fora isto, o plano de estudos parece-me bastante semelhante, pelo que não duvidaria imenso da qualidade de ensino nas instituições. Porém, só me posso reportar especificamente à FLUL, que é a instituição que realmente posso dizer que conheço bem. Uma das vantagens que a FLUL tem é que existe um centro de investigação especializado, único em Portugal - o Centro de Estudos de Teatro (CET). Na FLUC, não existe um centro de investigação que especificamente se dedique ao teatro, pelo que, caso estejas interessada na área de investigação, eu diria que a FLUL acaba por ser mais adequada, uma vez que existe algum contacto do CET (sobretudo, dos seus investigadores, que são professores do curso) com os alunos e no 3º ano, caso queiras estagiar, podes estagiar com eles - foi este o percurso que escolhi e gostei bastante! Durante a licenciatura, eventualmente o CET pode abrir bolsa de investigação, pelo que poderás fazer a tua iniciação científica ainda durante a licenciatura. Na minha opinião, é uma vantagem, porque te permite mais facilmente vir a integrar o centro de investigação da FLUL, embora seja esperado sempre que prossigas estudos - primeiro, com o mestrado e depois com o doutoramento.

Sucintamente, eu considero que este curso é muito adequado para quem pensa seguir a área de investigação/docência universitária. Mesmo com outros fins, o curso também poderá ser bastante satisfatório, uma vez que a nível de estágios, há a oportunidade de trabalhares com várias associações culturais, produtoras, companhias de teatro (como Os Artistas Unidos, por exemplo) e integrares-te em actividades dentro da gestão cultural e do apoio aos ensaios. Dentro do Cinema, a nível de estágio também surgem opções interessantes, como o estágio com a Cinemateca Portugal. No fundo, mesmo que queiras no futuro exercer algo fora da área de investigação, este curso consegue ser bom nisso, uma vez que a FLUL tem parcerias com entidades não só conhecidas, como também usufruem da vantagem de fazerem parte do maior polo cultural do país - a capital, Lisboa. Não sei exactamente como está o mercado a nível da cidade de Coimbra, mas parece-me que (infelizmente para a globalidade do país), o sector teatral ainda está muito centralizado...

Quanto ao restante curso em si, costumo dizer que este não é um curso que forma actores ou realizadores. Claro que não é impossível que tu desempenhes essas funções no futuro, de todo (e temos vários casos disso). Porém, a nível de aprendizagens, não vai ser um curso que pretende formar-te numa dessas funções. Para quem gosta de teatro, terás sempre os grupos universitários, que são um bom começo para quem gostaria de ser actor. Para quem prefere o cinema, o actual director do curso, o prof. José Duarte, está constantemente a incentivar os alunos para participarem em concurso de curtas-metragens, organização de eventos ligados ao cinema, entre outros.

Eu não saberia dizer-te se o curso de Lisboa oferece necessariamente um "melhor percurso académico" que o de Coimbra, mas na minha experiência, foi um curso que me trouxe imensa satisfação e oportunidades: não só estagiei numa área que gostava, como fui convidada por uma professora para ser Júri num Festival Internacional de Vídeo-Dança. Portanto, eu diria que a generalidade do corpo docente da FLUL é muito boa: os professores são interessados pelos alunos e tentam incentivá-los e criar contactos entre eles. Caso queiras, posso entrar em detalhes sobre cada um dos professores e das cadeiras, mas para que tenhas uma ideia do meu plano de estudos, deixo aqui listado, para que, caso tenhas alguma curiosidade em específico, eu possa responder brevemente.

1º ano:
Inglês B2.2
Inglês C1.1
Antropologia e Artes Performativas
História do Teatro e do Espectáculo
Métodos e Instrumentos do Trabalho Científico
Cultura Clássica
Exercícios críticos sobre a cultura contemporânea
História do Cinema
Mimese e Representação
Iniciação à Prática Teatral

2º ano:
Análise do Discurso em Artes Performativas
Cinema Português
Cultura Visual
História do Teatro em Portugal
Análise do Espectáculo (cadeira normalmente feita no 3º ano, mas que eu optei por fazer no 2º)
Teatro e Literatura
Estudos de Performance
Encenação do Teatro Clássico
Cinema e Literatura
História da Arte Comparada

3º ano:
Análise do Texto Dramático
Sociologia das Artes do Espectáculo
Teoria e Estética das Artes do Espectáculo
Análise Fílmica
Seminário/Estágio (Artes do Espectáculo)
Correntes da Dança Contemporânea
Música e Literatura
Filosofia da Arte
Estética

Espero que consigas recolher alguma info sobre o curso de Coimbra, mas se acabares por escolher Lisboa, espero que gostes da experiência e alguma coisa que precises podes sempre contactar-me! 🥰