Estudos artísticos tem saída?

Mati Mati

Membro Caloiro
Matrícula
21 Julho 2023
Olá! Alguém que estuda ou tenha estudado Estudos Artísticos tanto em Lisboa como em Coimbra, podem-me dizer se é um curso com muita ou pouca saída? Não sei se meta em última opção, apesar de ser um curso que goste tenho medo de no final ter dificuldade em encontrar algum emprego dentro da área. Já estive a ver as saídas profissionais em alguns sites mas parecem me um bocado limitadas, se me pudessem esclarecer agradecia!

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Olá! Alguém que estuda ou tenha estudado Estudos Artísticos tanto em Lisboa como em Coimbra, podem-me dizer se é um curso com muita ou pouca saída? Não sei se meta em última opção, apesar de ser um curso que goste tenho medo de no final ter dificuldade em encontrar algum emprego dentro da área. Já estive a ver as saídas profissionais em alguns sites mas parecem me um bocado limitadas, se me pudessem esclarecer agradecia!
Sou licenciada nesse curso em Lisboa. Conheço pouco da realidade de Coimbra, mas em Lisboa em geral o curso é melhor para quem quiser investigar na área porque temos um centro focado em Teatro especificamente. Quem não tiver esse interesse, Coimbra pode ser uma escolha igualmente interessante; no meu curso, os meus colegas acabaram por seguir coisas diversas, alguns trabalham para companhias de teatro a fazer produção e alguns foram para vias ligadas à comunicação social, televisão, professores de aecs. Se o curso correr bem, como em Lisboa podemos fazer estágio curricular, a maioria encontra emprego porque o estágio dá-nos a oportunidade de conhecermos potenciais locais de trabalho. Espero que ajude!

nohardfeelings

Membro Veterano
Matrícula
31 Julho 2022
Do ponto de vista de Coimbra, o que te posso dizer é que realmente as saídas profissionais são escassas. A maior parte das pessoas faz a licenciatura em artísticos e depois faz mestrado numa área diferentes para tentar reverter a situação (marketing, comunicação, jornalismo, etc.). Há uma pequena parte dos estudantes do curso que conseguem entrar no mundo profissional na parte das artes mas ou já estavam conectados a esse mundo anteriormente (uma ligação a algum teatro, por exemplo) ou submetem-se a trabalho precário (muitas vezes apenas como estagiários e no final do estágio, vão para o desemprego - em relação a isto, ao contrário do curso de Lisboa, em Coimbra não há estágio curricular).
Apesar disto penso que seja um curso bastante interessante, quer pela junção de três áreas distintas como cinema, música e teatro, quer pela possibilidade de poderes fazer cadeiras de outros cursos como menor ou complementação geral.

• Like
Reactions: Ariana_