Estudos Gerais

lebuser

Membro Caloiro
Matrícula
24 Maio 2015
Gostos
1
Olá, sou um aluno de 12º do curso de ciências prestes a termina-lo.
Escolhi ciências porque pensava que queria seguir algo na vida relacionado com ciências. O certo é que perto do fim do 11º ano, quando me perguntaram onde me via com 30 anos, não me via em nada relacionado com ciências.
A chegar a junho, último mês de aulas e de ensino secundário (esperemos), estou tudo menos decidido no que quero fazer no ensino superior.
Uma das hipoteses é estudos gerais na UL. Ando a pesquisar e já encontrei muita informação, mas falta-me uma parte fulcral: a experiência na primeira pessoa.
Basicamente, estou a iniciar este tópico para que alguém me fale deste curso na 1ª pessoa.

Obrigado :)

Gostos: Ana Noronha

Diana Teixeira

Membro Caloiro
Matrícula
31 Maio 2015
Gostos
5
Olá. Eu sou aluna do 1º ano de Estudos Gerais. A grande vantagem do curso é só teres um cadeira obrigatória e teres que escolher uma língua estrangeira, de resto todas as tuas cadeiras és tu que escolhes. O curso é dado na FLUL mas podes frequentar as 3 universidades - Faculdade de Letras, Faculdade de Ciências e Faculdade de Belas - Artes. Podes (ou não) ir te especificando ao longo dos anos numa determinada área ou língua e tirares um major ou um minor. Outra vantagem é que és tu que praticamente escolhes o teu horário. Desvantagens - É fácil sentires-te perdido porque não existem turmas fixas e o plano do curso é muito abrangente mas o ambiente na faculdade é muito fixe :) Se quiseres saber mais alguma coisa é só dizeres, deixo-te aqui o link para um grupo no facebook do curso.
https://www.facebook.com/groups/224192750967998/?fref=ts

lebuser

Membro Caloiro
Matrícula
24 Maio 2015
Gostos
1
Olá. Eu sou aluna do 1º ano de Estudos Gerais. A grande vantagem do curso é só teres um cadeira obrigatória e teres que escolher uma língua estrangeira, de resto todas as tuas cadeiras és tu que escolhes. O curso é dado na FLUL mas podes frequentar as 3 universidades - Faculdade de Letras, Faculdade de Ciências e Faculdade de Belas - Artes. Podes (ou não) ir te especificando ao longo dos anos numa determinada área ou língua e tirares um major ou um minor. Outra vantagem é que és tu que praticamente escolhes o teu horário. Desvantagens - É fácil sentires-te perdido porque não existem turmas fixas e o plano do curso é muito abrangente mas o ambiente na faculdade é muito fixe :) Se quiseres saber mais alguma coisa é só dizeres, deixo-te aqui o link para um grupo no facebook do curso.
https://www.facebook.com/groups/224192750967998/?fref=ts
Olá Diana. a minha dúvida principal é o pós-curso. há cursos que "garantem" empregabilidade, e eu sei que este curso é relativamente recente.
mas achas que saimos melhor preparados para depois? por exemplo eu gostava de seguir comunicação e/ou algo relacionado com design. como não tive disciplinas para exames desses cursos os estudos gerais são uma hipótese, devido aos majores/minors. obrigado :)

Diana Teixeira

Membro Caloiro
Matrícula
31 Maio 2015
Gostos
5
Em relação à parte de comunicação podes fazer um major em comunicação e cultura que inclui um estágio, por exemplo num jornal, numa estação de rádio ou num museu. Mas honestamente se tivesses mesmo decidido a seguir jornalismo o curso da nova Ciências da Comunicação ou o curso de Jornalismo na escola superior de comunicação social parecem me uma melhor opção (podes entrar com português, penso eu), se o teu problema fosse uma questão de média ou se quisesses mesmo estudar na FLUL há um curso aqui Ciências da Cultura que é mais especifico e vocacionado para a parte da cultura e comunicação. Em relação, à parte de design não tenho muitos conhecimentos mas por si só um minor na parte de belas artes (não sei se dá para fazer major) não te dá emprego nessa área, mas talvez te permitisse seguires um mestrado nessa área. Em cursos como estudos gerais, a seleção para o mestrado é feita com base nos teus minors e majors e no teu percurso enquanto estudante, por exemplo imagina escolheste alemão e tiveste cadeiras de cultura alemã durante a tua licenciatura, é quase certo que te aceitem para um mestrado em Estudos Alemães. A questão é que se queres um curso que te garante empregabilidade apenas com licenciatura, Estudos Gerais não me parece a melhor opção (apesar de ainda não se saber bem, dado que é um curso recente). Em relação à tua pergunta, se saímos melhor preparados penso que isso depende muito das tuas expectativas, mas não vais sair mais preparado para área de comunicação em Estudos Gerais do que se tivesses em jornalismo noutra faculdade ou assim, se bem que na FLUL podes sempre aprender a língua estrangeira que quiseres e isso diferencia-te dos outros licenciados.
Bem, penso que já me alonguei demais xD

Matrícula
10 Junho 2015
Gostos
3
Ola, terminei este ano o 12º e neste momento ainda estou indecisa em relação ao curso que quero seguir. Sou de ciências e sempre me imaginei num curso de engenharia mas quando me perguntam onde me vejo no futuro, em relação a emprego, não faço a mínima ideia do que quero vir a fazer. Sempre adorei matemática, física e química e inglês e recentemente, também, português. Sendo as últimas duas, as disciplinas com que melhor nota acabei o secundário.
A minha professora de português diz-me que eu me daria bem em Estudos Gerais mas a realidade é que eu nem sei bem o que isso é ao certo, ou mesmo que saídas profissionais terá.
Será que alguém me poderia explicar no que é que este curso se baseia? Ou as saídas profissionais que tem?

Matrícula
10 Junho 2015
Gostos
3
Olá!

Entrei na faculdade o ano passado, não sabia bem o que queria e não deu certo. O problema é que gosto de tantas coisas e tão diferenciadas que se torna difícil escolher apenas uma. Por isso mesmo, este ano candidatei-me outra vez, desta vez a estudos gerais.

Estudos Gerais é uma licenciatura inovadora no nosso país, criada pela Faculdade de Letras da UL em associação com outras faculdades da Universidade de Lisboa, permite que os alunos frequentem diversas áreas, sempre com a possibilidade de irem ajustando os seus percursos conforme os seus gostos. Antes apenas era possível escolher cadeiras na FCUL, FLUL e FBAUL, mas este ano também irá ser permitido frequentar o ISEG, a FDUL, o ISCSP, a Faculdade de Motricidade Humana e a Faculdade de Psicologia.

Vou tentar explicar o plano curricular sucintamente. Uma licenciatura é composta por 180 créditos, como cadeiras obrigatórias (60 créditos) tens uma língua à tua escolha, grandes questões nas ciências (escolhes as que mais te agradam), grandes questões nas artes e humanidades (outra vez, escolhes as que mais te agradam) e textos (uma espécie de estudos de obras importantes). Os restantes créditos podes escolher entre majors e minors até completares os restantes 120 créditos. Um major equivale a 60 créditos e um minor a 30 créditos, assim sendo podes fazer 2 majors ou 1 major e 2 minors ou 4 minors. Majors e minors são áreas em que te podes especializar, a única coisa que os diferencia é que os majors têm mais créditos do que os minors. O caminho que escolheres, irá influenciar as tuas saídas profissionais e mestrado (se tiveres interessada em fazer), por essa mesma razão, deves ter em conta os majors e minors que escolhes. As saídas profissionais vão estar relacionadas com os majors e minors que escolheres.

Podes verificar todos os majors e minors possíveis no site da FLUL http://www.letras.ulisboa.pt/pt/cursos/licenciaturas-1-ciclo/estudos-gerais
Obrigada, fiquei um pouco mais esclarecida.

Filipa13

Membro Caloiro
Matrícula
24 Setembro 2015
Gostos
3
Curso
Estudos Gerais
Instituição
FLUL
Olá :)

Estou a pensar trocar de curso na terceira fase para este, alguém me sabe dizer que cadeiras temos como opção no primeiro ano? E temos aulas em várias faculdades logo no início?

Agradecia se alguém me pudesse responder :D

Rui123

Membro Caloiro
Matrícula
11 Janeiro 2016
Gostos
0
Olá!

Estou a realizar o 12° ano, e estou a pensar tirar a licenciatura em estudos gerais ou em informatica, pelo que gostava de saber quais vantagens de um vs o outro curso.

Obrigado,

Rui

Filipa13

Membro Caloiro
Matrícula
24 Setembro 2015
Gostos
3
Curso
Estudos Gerais
Instituição
FLUL
Olá!

Estou a realizar o 12° ano, e estou a pensar tirar a licenciatura em estudos gerais ou em informatica, pelo que gostava de saber quais vantagens de um vs o outro curso.

Obrigado,

Rui
Olá Rui,

Sou aluna do 1º ano do curso de Estudos Gerais na FLUL e posso dizer-te que se estás à procura de um curso em que possas explorar áreas completamente diferentes (como por exemplo Astronomia e Direito), este é um curso que vais querer ponderar tirar.
Resumidamente, o curso tem a duração de 3 anos e tens uma série de cadeiras obrigatórias a todos os alunos do curso (Tronco Comum). As restantes cadeiras és tu que escolhes livremente, podendo fazê-lo em praticamente todas as Faculdades da Universidade de Lisboa. Tens ainda a oportunidade de fazer Majors e Minors, de acordo com as cadeiras opcionais que escolheres.
Deixo-te aqui um link com mais informação sobre o curso: Estudos Gerais - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
E aqui podes consultar uma parte do horário deste ano, onde podes ver algumas das cadeiras disponíveis para escolha: http://www.letras.ulisboa.pt/pt/documentos/cursos/-15/1588--404/file

Qualquer dúvida que tenhas, não hesites em perguntar, tentarei responder o melhor que puder :)

Rui1234

Membro Caloiro
Matrícula
8 Maio 2016
Gostos
0
Olá!

Eu estou a realizar o 12ºano, em ciencias e tecnologia, e ainda não me consegui decidir que curso ei de escolher. Pelo que gostava de saber se o curso de estudos gerais seria o melhor para mim.
O que levou os alunos deste curso a escolhe-lo? (de forma resumida, para ver se me ajuda a decidir) é o que estavam à espera?
Falaram me tambem que é possivel seguir informática através deste curso (para fugir à matemática) vale a pena?
Tenho varias pessoas que me disseram que seria uma boa opção por poder escolher o que queria estudar.

Obrigado

David Andrade

Membro Veterano
Matrícula
21 Junho 2015
Gostos
299
Curso
Matemática Aplicada e Computação
Instituição
ULisboa - IST Alameda
Uma dúvida. Se eu for o único a escolher um dado major ou minor, a Universidade é obrigada a oferecer-me esse major/minor?

Já agora, as cadeiras que nós podemos escolher do plano de estudos dependem de um número mínimo de alunos? Por exemplo, posso escolher a língua estrangeira X mesmo que seja o único da universidade inteira a ter a língua?

Li no plano de estudos que podemos decidir ter 0 majors e 0 minors. Assim, completamos os 120 ECTS com as cadeiras que quisermos, desde que estejam disponíveis? É isso?

Gostos: Alterado

ricardob95

Membro Veterano
Matrícula
24 Janeiro 2015
Gostos
109
Curso
Línguas, Literaturas e Culturas
Instituição
FLUL
Uma dúvida. Se eu for o único a escolher um dado major ou minor, a Universidade é obrigada a oferecer-me esse major/minor?

Já agora, as cadeiras que nós podemos escolher do plano de estudos dependem de um número mínimo de alunos? Por exemplo, posso escolher a língua estrangeira X mesmo que seja o único da universidade inteira a ter a língua?

Li no plano de estudos que podemos decidir ter 0 majors e 0 minors. Assim, completamos os 120 ECTS com as cadeiras que quisermos, desde que estejam disponíveis? É isso?

Olá!
Primeiramente queria dizer-te que tu não escolhes um Major ou Minor propriamente. Com isto quero dizer que tu não decides "ah e tal este ano quero fazer o major de estudos alemães". Em vez disso, ao longo do teu percurso escolhes cadeiras que satisfazem esse Major/Minor, podendo até fazer um major ao longo dos 3 anos ou logo em um, conforme desejares. O que, pelo menos na FLUL, aconselham é que faças as cadeiras obrigatórias do NUCO logo no 1º ano, para que não sejas pressionada a escolher as especializações logo no 1º ano (tu escolhes as cadeiras que queres fazer em cada ano logo no início, tendo um prazo para alterar turnos ou cadeiras caso queiras).

Ou seja, tu podes escolher as cadeiras que correspondem á especialização que queres fazer, até porque há várias disciplinas que são comuns a vários cursos de uma faculdade, pelo que podes ter, imagina, Comunicação Intercultural na FLUL com alunos de Linguas, literaturas e culturas, Estudos europeus ou tradução. O que importa é a cadeira que tu escolhes abrir nesse ano, e se ela for comum a vários cursos maior é a probabilidade de isso acontecer

Espero ter ajudado :D

Última edição:
Gostos: David Andrade

David Andrade

Membro Veterano
Matrícula
21 Junho 2015
Gostos
299
Curso
Matemática Aplicada e Computação
Instituição
ULisboa - IST Alameda
Olá!
Primeiramente queria dizer-te que tu não escolhes um Major ou Minor propriamente. Com isto quero dizer que tu não decides "ah e tal este ano quero fazer o major de estudos alemães". Em vez disso, ao longo do teu percurso escolhes cadeiras que satisfazem esse Major/Minor, podendo até fazer um major ao longo dos 3 anos ou logo em um, conforme desejares. O que, pelo menos na FLUL, aconselham é que faças as cadeiras obrigatórias do NUCO logo no 1º ano, para que não sejas pressionada a escolher as especializações logo no 1º ano (tu escolhes as cadeiras que queres fazer em cada ano logo no início, tendo um prazo para alterar turnos ou cadeiras caso queiras).

Ou seja, tu podes escolher as cadeiras que correspondem á especialização que queres fazer, até porque há várias disciplinas que são comuns a vários cursos de uma faculdade, pelo que podes ter, imagina, Comunicação Intercultural na FLUL com alunos de Linguas, literaturas e culturas, Estudos europeus ou tradução. O que importa é a cadeira que tu escolhes abrir nesse ano, e se ela for comum a vários cursos maior é a probabilidade de isso acontecer

Espero ter ajudado :D
Obrigado. Por exemplo, eu não sei que nível de alemão e de espanhol tenho ao certo. E queria ter as duas línguas. Eu, no início do curso, faria um placement teste para saber que níveis de alemão e de espanhol eu tenho para depois me matricular nas aulas do nível seguinte?

ricardob95

Membro Veterano
Matrícula
24 Janeiro 2015
Gostos
109
Curso
Línguas, Literaturas e Culturas
Instituição
FLUL
Obrigado. Por exemplo, eu não sei que nível de alemão e de espanhol tenho ao certo. E queria ter as duas línguas. Eu, no início do curso, faria um placement teste para saber que níveis de alemão e de espanhol eu tenho para depois me matricular nas aulas do nível seguinte?
Yup, fazes um teste de colocação. Mas no fim desse teste dizem-te o nível em que te deves inscrever, não o que tu tens

Gostos: David Andrade

Rui123

Membro Caloiro
Matrícula
11 Janeiro 2016
Gostos
0
Olá!

Eu estou a realizar o 12ºano, em ciencias e tecnologia, e ainda não me consegui decidir que curso ei de escolher. Pelo que gostava de saber se o curso de estudos gerais seria o melhor para mim. Os que decidiram escolher este curso por não saberem o que escolher estão satisfeitos?, é o que estavam à espera?
Falaram me tambem que é possivel seguir informática através deste curso (para fugir à matemática) vale a pena?
Tenho varias pessoas que me disseram que seria uma boa opção por poder escolher o que queria estudar.

Obrigado

Maria Tomé

Membro Caloiro
Matrícula
11 Junho 2016
Gostos
0
Olá!

Estou a terminar o secundários e estou a começar a ficar, de certo modo, stressada com as decisões que temos de tomar, tendo em conta que tenho uma ideia do que quero. Estou muito indecisa entre o curso de Artes e Humanidades e Estudos Gerais. Antes fiquei fascinada com Artes e Humanidades, pois tive para mudar para o curso de artes no 10°, mas depois deparei-me com Estudos Gerais e achei o Plano de Estudo mais interessante. Mesmo assim gostaria que me pudessem ajudar.

Thanks

Daniela Abreu

Membro Veterano
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Gostos
293
Curso
Relações Públicas e Comunicação Empresarial
Instituição
ESCS-IPL
Olá!

Estou a terminar o secundários e estou a começar a ficar, de certo modo, stressada com as decisões que temos de tomar, tendo em conta que tenho uma ideia do que quero. Estou muito indecisa entre o curso de Artes e Humanidades e Estudos Gerais. Antes fiquei fascinada com Artes e Humanidades, pois tive para mudar para o curso de artes no 10°, mas depois deparei-me com Estudos Gerais e achei o Plano de Estudo mais interessante. Mesmo assim gostaria que me pudessem ajudar.

Thanks
Olá! Cheguei a estar interessada em Estudos Gerais por isso deixo-te a minha opinião. Não sei bem o que engloba Artes e Humanidades mas aconselho-te a investigares alguns artigos sobre os "Estudos Gerais" porque é uma modalidade muito comum fora de Portugal (tipo EUA) e é interessante poderes conjugar minors e majors de áreas muito diferentes. Há prós e contras. Há quem diga que é demasiado abrangente mas a meu ver também te permite alargar a tua área de conhecimentos e fazer coisas completamente diferentes.

Cada vez mais hoje em dia a licenciatura não dita a profissão e por isso teres uma licenciatura que te permita aprender mais coisas a mim parece-me benéfico. A juntar às Artes e Humanidades tens também a parte das ciências e pode ser muito giro as combinações que o curso te permite fazer num modelo "livre". Sei que tens cadeiras obrigatórias mas o resto és tu que planeias.

Também tens (a meu ver vantagem) a vantagem de lecionarem o curso em faculdades diferentes, isto é, tanto tens aulas na de Belas Artes como na de Ciências, o que te permite diferentes ambientes numa mesma experiência conjugada e a meu ver isso é muito interessante. Pode ainda ser benéfico em termos de currículo, por exemplo, pelo facto de ser "fora da caixa".

Acho que pode ser muito interessante mas tens de ver mesmo de acordo com o que tu gostas!

RNPimpo

Membro Caloiro
Matrícula
2 Maio 2016
Gostos
5
Boas, acabei agora o 12º ano e ,como tal, procuro um curso superior que me satisfaça. Encontrei,por acaso, o curso de Estudos Gerais, no entanto fiquei um pouco baralhado acerca da estrutura do curso e principalmente sobre as saídas profissionais e empregabilidade. Gostaria que alguém me esclarecesse acerca deste curso.
Obrigado.

SMCM

Membro Caloiro
Matrícula
26 Outubro 2016
Gostos
2
Eu neste momento estou indeciso entre alguns cursos, mais concretamente economia, direito e ciência política seria fantástico poder juntar isto tudo num só curso e poderia ainda eventualmente acrescentar cadeiras de comunicação, historia entre outros. Posso por exemplo ir à FDUL fazer por exemplo a cadeira de direito constitucional, ir ao ISCSP fazer de introdução à ciência política e ir fazendo por exemplo microeconomia no ISEG? Como é que funcionam as praxes deste curso? Como é fazer amigos já que andam sempre de um lado para o outro?
--- Post atualizado ---
Por exemplo poderia fazer uma licenciatura assim (isto é apenas um esboço, sei que teria de fazer cadeiras do tronco comum e a língua) Introdução à Ciência Política, Introdução às Relações Internacionais, Teoria Política, Regimes Políticos, Ideologias Políticas, Estado e Globalização, Geopolítica, Grupos de Pressão e Novos Movimentos Sociais (Ciência Política, ISCSP)
Introdução ao Estudo do Direito I, Introdução ao Estudo do Direito II, Direito Constitucional I, Direito Constitucional II, Direito Administrativo I, Direito Administrativo II, Direito Comercial (Direito, FDUL)
Introdução à Gestão, Economia I, Economia II, Direito Empresarial, Microeconomia, Microeconomia, Gestão Financeira I, Gestão Financeira II, História Económica e Empresarial, Matemática I, Matemática II (Gestão, ISEG)
História Contemporânea (História, FLUL)
Temas e Técnicas da Filosofia , Teoria do Conhecimento, Ética , Filosofia Contemporânea , Lógica (Filosofia, FLUL)
Como é que fazem em relação à incompatibilidade que pode haver em termos de aulas, por exemplo vamos à mesma hora que estão a ter uma cadeira de história na FLUL está a ser dada outra vossa cadeira por exemplo, microeconomia no ISEG, e se dois exames calharem há mesma hora como gerem todas estas dificuldades?
Por exemplo posso fazer cadeiras de história do 1º ano e outa cadeira de filosofia do 2º ano ou no 1º ano só posso fazer cadeiras do 1ºano?

Última edição:

Carolina8593

Membro Caloiro
Matrícula
9 Junho 2018
Gostos
1
Olá pessoal! Eu vou ingressar este ano no ensino superior e estou ainda indecisa entre línguas literaturas e culturas e tradução. Quem está nestes cursos qual é o vosso feedback e o que é que pretendem fazer em termos de posteriormente no mercado de trabalho?
Obrigada!
Post automatically merged:

Alguém daqui está em Estudos Gerais na FLUL? O que é que estao a achar do curso e o que é ambicionam fazer com ele a nível de mercado de trabalho