Estudos Gerais

nixxis

Membro
Matrícula
13 Maio 2018
Olá! :)

Estava interessada em fazer uma licenciatura em Estudos Gerais por ser um curso que abrange muitas áreas do meu interesse. A minha intenção era, mais tarde, obter o mestrado em Psicologia Jurídica e, pelo que li aqui, seria perfeitamente viável. Infelizmente, depois de ter contactado a Lusófona, que oferece esse mestrado, e a Divisão Académica da Faculdade de Psicologia da UL, foi-me dito por ambas que para ingressar em mestrados na área da Psicologia é necessário ser-se licenciado na mesma. Sendo assim, essa licenciatura passou para plano B. Continua a ser um curso que me interessa muito mas ainda tenho dúvidas inerentes à sua estrutura e funcionamento que queria esclarecer antes de fazer uma escolha.
Alguém me sabe explicar como funciona o pós curso? Quais são os mestrados disponíveis e quais os requisitos para ser aceite?
Gostava de falar com alguém que estivesse a tirar essa licenciatura mas agradeço a ajuda de qualquer pessoa que conheça bem o curso :blush:

Obrigada

Holka

Membro
Matrícula
25 Março 2018
Instituição
FLUL

Estava interessada em fazer uma licenciatura em Estudos Gerais por ser um curso que abrange muitas áreas do meu interesse. A minha intenção era, mais tarde, obter o mestrado em Psicologia Jurídica e, pelo que li aqui, seria perfeitamente viável. Infelizmente, depois de ter contactado a Lusófona, que oferece esse mestrado, e a Divisão Académica da Faculdade de Psicologia da UL, foi-me dito por ambas que para ingressar em mestrados na área da Psicologia é necessário ser-se licenciado na mesma. Sendo assim, essa licenciatura passou para plano B. Continua a ser um curso que me interessa muito mas ainda tenho dúvidas inerentes à sua estrutura e funcionamento que queria esclarecer antes de fazer uma escolha.
Alguém me sabe explicar como funciona o pós curso? Quais são os mestrados disponíveis e quais os requisitos para ser aceite?
Gostava de falar com alguém que estivesse a tirar essa licenciatura mas agradeço a ajuda de qualquer pessoa que conheça bem o curso :blush:

Obrigada

Bem, eu ia jurar que Estudos Gerais permite saídas profissionais/continuação de estudos que estejam relacionadas com os majors/minors que se faz... aliás, segundo o site da FLUL:

"Os Estudos Gerais dão acesso a Mestrados nas áreas dos Majors e dos Minors, podendo o aluno reunir as condições necessárias de acesso a Mestrados ou Pós-Graduações de índole vocacional ou Pós-Graduações com requisitos específicos de admissão."

A não ser que os tais "requisitos específicos de admissão" que aqui referem seja o que te disseram...

Experimenta entrar em contacto com alguém da FLUL, já fizeste isso? Acho que, neste caso, deves enviar um mail à diretora do curso de Estudos Gerais que, à partida, é a melhor pessoa para te responder o que Estudos Gerais permite ou não permite. Como este curso ainda é uma "novidade", algumas instituições podem ainda não conhecer tão bem o seu funcionamento, tal como o regime de major/minor, sobretudo a Lusófona (digo isto porque a Fac. de Psicologia está envolvida neste curso, daí haver o minor).

Seja como for, é este o contacto:

Director de Curso | Escola Contacto | Maria de Fátima Reis Faculdade de Letras fatimareis@letras.ulisboa.pt

Reactions: Wraak

nixxis

Membro
Matrícula
13 Maio 2018

Bem, eu ia jurar que Estudos Gerais permite saídas profissionais/continuação de estudos que estejam relacionadas com os majors/minors que se faz... aliás, segundo o site da FLUL:

"Os Estudos Gerais dão acesso a Mestrados nas áreas dos Majors e dos Minors, podendo o aluno reunir as condições necessárias de acesso a Mestrados ou Pós-Graduações de índole vocacional ou Pós-Graduações com requisitos específicos de admissão."

A não ser que os tais "requisitos específicos de admissão" que aqui referem seja o que te disseram...

Experimenta entrar em contacto com alguém da FLUL, já fizeste isso? Acho que, neste caso, deves enviar um mail à diretora do curso de Estudos Gerais que, à partida, é a melhor pessoa para te responder o que Estudos Gerais permite ou não permite. Como este curso ainda é uma "novidade", algumas instituições podem ainda não conhecer tão bem o seu funcionamento, tal como o regime de major/minor, sobretudo a Lusófona (digo isto porque a Fac. de Psicologia está envolvida neste curso, daí haver o minor).

Seja como for, é este o contacto:

Director de Curso | Escola Contacto | Maria de Fátima Reis Faculdade de Letras fatimareis@letras.ulisboa.pt
Exato, pelo que tinha lido na página da UL, fiquei com a ideia que conseguia fazer um mestrado com facilidade, desde que fizesse majors/minors minimamente relacionados. Evidentemente que não teria todos os mestrados à minha disposição, mas pensei que os da área da Psicologia seriam acessíveis, até porque já houve aqui alguém a colocar essa questão e responderam que era perfeitamente viável fazer um mestrado nessa área com a licenciatura em Estudos Gerais.
Eu enviei um mail à diretora do curso, já há algum tempo, a expor essa dúvida. Como ela não respondeu, enviei para o contacto da Faculdade de Psicologia que está na página do curso, que me encaminhou para a Divisão Académica da Faculdade de Psicologia da UL e enviei, também, para a Lusófona. Portanto, pelo que parece, mestrados na área da Psicologia não são viáveis mas gostava de saber em que áreas é possível a continuação dos estudos, porque sei que a licenciatura dá acesso a mestrados, só não sei quais.
De qualquer forma, obrigada pela resposta :blush:

Holka

Membro
Matrícula
25 Março 2018
Instituição
FLUL
A sério? Bem, só se tentares entrar em contacto com a diretora outra vez, é que assim, até agora, tanto tens uma resposta em como podes fazer e outra como não podes... é estranho mesmo. Well, de qualquer forma, se queres mesmo seguir Estudos Gerais, vai em frente e boa sorte! :blush:

Reactions: nixxis

Manuel Moita

Membro Caloiro
Matrícula
21 Março 2015
Enviei um e-mail à Diretora do curso a pôr-lhe essas questões. Quando receber a resposta público-a aqui.

Reactions: Holka

Rúben 14

Membro Caloiro
Matrícula
4 Janeiro 2019
Olá, Boa Tarde
Alguém podia explicar o que são os Estudos Gerais e que saídas profissionais este curso tem?
Já vi que tem muitas disciplinas que em tenho particular interesse, mas gostava de saber mais sobre o assunto.

Obrigado.

Matrícula
19 Junho 2018

nixxis

Membro
Matrícula
13 Maio 2018
Olá, Boa Tarde
Alguém podia explicar o que são os Estudos Gerais e que saídas profissionais este curso tem?
Já vi que tem muitas disciplinas que em tenho particular interesse, mas gostava de saber mais sobre o assunto.

Obrigado.
Alô! Não te posso dar uma resposta concreta a essa pergunta mas posso dizer-te o que sei sobre o pós curso, uma vez que ponderei fazer a licenciatura em Estudos Gerais e, por isso, já fiz uma pesquisa sobre o curso.
Resumidamente, tens algumas cadeiras obrigatórias e comuns a todos os alunos do curso -o Tronco Comum - e tens cadeiras que escolhes livremente, que englobam todas as área lecionadas pela Universidade de Lisboa, sendo que podes frequentar todas as diferentes faculdades. Podes também fazer majors e minors ao longo da licenciatura, que são uma espécie de especialização. Relativamente ao pós curso, segundo a FLUL: "Os Estudos Gerais dão acesso a Mestrados nas áreas dos Majors e dos Minors, podendo o aluno reunir as condições necessárias de acesso a Mestrados ou Pós-Graduações de índole vocacional ou Pós-Graduações com requisitos específicos de admissão." Ou seja, supostamente, se fizeres majors/minors minimamente relacionados, podes depois candidatar-te a um mestrado da área dos mesmos. O problema e a confusão que isto cria (ou, pelo menos, criou comigo quando pesquisei sobre o assunto) é que, obviamente, não terás todos os mestrados disponíveis. Portanto fica a dúvida de não saberes bem a que mestrados tens acesso no final da licenciatura, uma vez que esta é muito dispersa e personalizável. No meu caso, eu queria seguir um mestrado na área da Psicologia, o que não é possível, dado que para ingressar em mestrados na área da Psicologia, é necessário ser-se licenciado na mesma e, por isso, desisti da ideia de Estudos Gerais.
Portanto, se já tens uma ideia do mestrado que gostarias de tirar no final da licenciatura, o que te aconselho a fazer é contactar a universidade e perguntar quais são os requisitos necessários para o ingresso e tentar falar com algum aluno do curso que te possa esclarecer melhor as tuas dúvidas. Os contactos dos coordenadores e diretores de curso estão nos sites de todas as faculdades e podes pedir acesso ao grupo de Estudos Gerais no facebook e falar com alguém lá.