UMinho Estudos Orientais 2021/2022

   

zmhc19

Membro Caloiro
Matrícula
20 Agosto 2021
Mensagens
2
Candidatei-me para o curso de Estudos Orientais: Estudos Chineses e Estudos Japoneses na UMinho para o ano 2021/2022 e gostava de saber se há aqui alguém que ainda está neste curso e se está a gostar! Acerca do alojamento, é melhor ficar perto do campus, certo? Tenho encontrado alguns lugares mas estão cerca de 15 minutos da universidade, sendo mais inconveniente... Se mais alguém se tiver candidatado ou está no curso que me contacte! :)
 
  • Like
Reactions: Its_megs
Candidatei-me para o curso de Estudos Orientais: Estudos Chineses e Estudos Japoneses na UMinho para o ano 2021/2022 e gostava de saber se há aqui alguém que ainda está neste curso e se está a gostar! Acerca do alojamento, é melhor ficar perto do campus, certo? Tenho encontrado alguns lugares mas estão cerca de 15 minutos da universidade, sendo mais inconveniente... Se mais alguém se tiver candidatado ou está no curso que me contacte! :)
Olá, vou agora para o terceiro ano do curso e muito sinceramente o curso desilude. Consigo dizer com certeza que não sou a única a pensar assim.
Sobre o alojamento, quanto mais perto do campus melhor mas a 15 minutos também não é uma distância assim tão má.
 
Olá, vou agora para o terceiro ano do curso e muito sinceramente o curso desilude. Consigo dizer com certeza que não sou a única a pensar assim.
Sobre o alojamento, quanto mais perto do campus melhor mas a 15 minutos também não é uma distância assim tão má.
Em que sentido é que o curso desilude?
 
Subscrevo o que o utilizador acima disse. Desilude em todos os sentidos.

Licenciatura com múltiplas cadeiras de 5 créditos com maior dificuldade que cadeiras de 15 ou até 20.

A maior desilusão é que a licenciatura não chega para nada, só serve como base. A própria directora de curso diz isto aos alunos aquando a sua receção. Sim, ouviram bem, a própria diretora de curso diz que com a licenciatura não vão trabalhar em lado nenhum. Mestrado é obrigatório.

A Licenciatura em Estudos Orientais não é o suficiente para integrar o aluno no mercado de trabalho chinês ou japonês. Dá para ver bem isso na equivalência dos exames HSK e JLPT.

O caminho aconselhado é: Licenciatura em LEO e Mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês.

Mesmo com o mestrado, o emprego em Portugal é escasso. A vasta maioria dos alunos que terminaram o mestrado estão na China.

Os que apenas terminaram licenciatura, estão no Minipreço/Pingo Doce/McDonalds. E não, não estou a exagerar.

Há casos onde a Licenciatura apenas serviu para candidatar a outros mestrados, como Economia ou Gestão de Recursos Humanos.

Há casos também de alunos que mudaram completamente de área. Da minha turma de LEO, uma amiga ingressou em Enfermagem usando a nota de licenciatura. Eu mudei para outro curso da área da saúde também.

Mas o pior de tudo é que o curso é "soulcrushing". Eu adorava japonês e chinês, achava interessantíssimo o estudo dos kanji/caracteres e ordem de traços.

Ao final de 3 anos, passei a odiar o que antes adorava.

EDIT 2023: Façam o que eu fiz, se estão sem alternativas ao sair do secundário e apenas têm media para LEO, simplesmente não se candidatem. Arranjem um emprego e aos 23 anos, com o M23, candidatem-se a um curso a sério.
 
Última edição:
  • Like
Reactions: Porungda
Subscrevo o que o utilizador acima disse. Desilude em todos os sentidos.

Licenciatura com múltiplas cadeiras de 5 créditos com maior dificuldade que cadeiras de 15 ou até 20.

A maior desilusão é que a licenciatura não chega para nada, só serve como base. A própria directora de curso diz isto aos alunos aquando a sua receção. A Licenciatura em Estudos Orientais não é o suficiente para integrar o aluno no mercado de trabalho chinês ou japonês.

O caminho aconselhado é: Licenciatura em LEO e Mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês.

Mesmo com o mestrado, o emprego em Portugal é escasso. A vasta maioria dos alunos que terminaram o mestrado estão na China.

Os que apenas terminaram licenciatura, estão no Minipreço/Pingo Doce/McDonalds. E não, não estou a exagerar.

Há casos onde a Licenciatura apenas serviu para candidatar a outros mestrados, como Economia ou Gestão de Recursos Humanos.

Há casos também de alunos que mudaram completamente de área. Da minha turma de LEO, uma amiga ingressou em Enfermagem usando a nota de licenciatura. Eu mudei para licenciatura em Fisioterapia.

Mas o pior de tudo é que o curso é "soulcrushing". Eu adorava japonês e chinês, achava interessantíssimo o estudo dos kanji/caracteres e ordem de traços.

Ao final de 3 anos, passei a odiar o que antes adorava.
Obrigado pelo "heads up".

Cheguei a considerar o curso, mas pareceu-me estranho acabar com o HSK muito baixo, - e o mesmo para o nível de Japonês -.

Pareceu-me um curso muito dependente de Mestrado, e não teria intenção de licenciar-me somente com bases muito superficiais.
 
Obrigado pelo "heads up".

Cheguei a considerar o curso, mas pareceu-me estranho acabar com o HSK muito baixo, - e o mesmo para o nível de Japonês -.

Pareceu-me um curso muito dependente de Mestrado, e não teria intenção de licenciar-me somente com bases muito superficiais.
De nada, prefiro avisar já para a malta não se arrepender.

O ano passado foi o meu ultimo ano em LEO e vejo muito povo que se arrependeu da sua escolha. Mesmo os que acabaram o curso agora andam à procura de uma nova licenciatura/mestrado através do regime de licenciado ou regime M23, pois há 0 emprego para o nível que a licenciatura oferece.

Os dados não mentem, segundo a DGES há cerca de 20% de desistentes no 1º ano de licenciatura. 20%!

Acreditem no que vos digo, que são muitos mais a desistir no 2º ano com a introdução das histórias. No 2º facilmente metade de uma turma desaparece.

Para ir para Estudos Orientais, é preciso estar convicto que têm no mínimo 6 anos de estudo pela frente e que sair de Portugal para trabalhar é uma grande, grande certeza.

Mas, se a vossa paixão é a China e o Japão, força. Há alunos que têm mesmo essa paixão, tornaram-se fluentes nas línguas e agora têm altos cargos nas embaixadas chinesas e japonesas em Portugal por exemplo.
 
De nada, prefiro avisar já para a malta não se arrepender.

O ano passado foi o meu ultimo ano em LEO e vejo muito povo que se arrependeu da sua escolha. Mesmo os que acabaram o curso agora andam à procura de uma nova licenciatura/mestrado através do regime de licenciado ou regime M23, pois há 0 emprego para o nível que a licenciatura oferece.

Os dados não mentem, segundo a DGES há cerca de 20% de desistentes no 1º ano de licenciatura. 20%!

Acreditem no que vos digo, que são muitos mais a desistir no 2º ano com a introdução das histórias. No 2º facilmente metade de uma turma desaparece.

Para ir para Estudos Orientais, é preciso estar convicto que têm no mínimo 6 anos de estudo pela frente e que sair de Portugal para trabalhar é uma grande, grande certeza.

Mas, se a vossa paixão é a China e o Japão, força. Há alunos que têm mesmo essa paixão, tornaram-se fluentes nas línguas e agora têm altos cargos nas embaixadas chinesas e japonesas em Portugal por exemplo.

De nada, prefiro avisar já para a malta não se arrepender.

O ano passado foi o meu ultimo ano em LEO e vejo muito povo que se arrependeu da sua escolha. Mesmo os que acabaram o curso agora andam à procura de uma nova licenciatura/mestrado através do regime de licenciado ou regime M23, pois há 0 emprego para o nível que a licenciatura oferece.

Os dados não mentem, segundo a DGES há cerca de 20% de desistentes no 1º ano de licenciatura. 20%!

Acreditem no que vos digo, que são muitos mais a desistir no 2º ano com a introdução das histórias. No 2º facilmente metade de uma turma desaparece.

Para ir para Estudos Orientais, é preciso estar convicto que têm no mínimo 6 anos de estudo pela frente e que sair de Portugal para trabalhar é uma grande, grande certeza.

Mas, se a vossa paixão é a China e o Japão, força. Há alunos que têm mesmo essa paixão, tornaram-se fluentes nas línguas e agora têm altos cargos nas embaixadas chinesas e japonesas em Portugal por exemplo.
Olá. Só por curiosidade, disseram me que a estrutura deste curso iria mudar e passaria a ser possível escolher o japonês como major do curso. Isto é verdade? E há previsões que isto aconteça para breve tipo em dois, três anos?
 
Candidatei-me para o curso de Estudos Orientais: Estudos Chineses e Estudos Japoneses na UMinho para o ano 2021/2022 e gostava de saber se há aqui alguém que ainda está neste curso e se está a gostar! Acerca do alojamento, é melhor ficar perto do campus, certo? Tenho encontrado alguns lugares mas estão cerca de 15 minutos da universidade, sendo mais inconveniente... Se mais alguém se tiver candidatado ou está no curso que me contacte! :)
Boa tarde ZMHC19, gostava de saber se estás a frequentar o curso de estudos orientais na UM? E se estás a gostar? Obrigada pela tua opinião.
Post automatically merged:

Não, que eu saiba não é verdade de todo, até que não há estrutura de professores para tal. Para chinês/mandarim há 5 professores + alguns convidados.

O Professor João, a Professora Bruna, a professora Lin, o professor Liu e a Professora Li Ling.

Para Japonês, há 3 professores, a Professora Tomoko e a Professora Megumi (+ Professor João, que também leciona Japonês).

Não vejo a directora de curso, a professora Lin, a aprovar tal coisa. Uma coisa é certa, enquanto for ela a mandar, chinês será sempre major.
Boa tarde, gostava de saber se estás a frequentar o curso de estudos orientais na UM? E se estás a gostar? Obrigada pela tua opinião.
Post automatically merged:

Olá, vou agora para o terceiro ano do curso e muito sinceramente o curso desilude. Consigo dizer com certeza que não sou a única a pensar assim.
Sobre o alojamento, quanto mais perto do campus melhor mas a 15 minutos também não é uma distância assim tão má.
Boa tarde, gostava de saber se estás a frequentar o curso de estudos orientais na UM? E se estás a gostar? Obrigada pela tua opinião.
 
Olá, vou agora para o terceiro ano do curso e muito sinceramente o curso desilude. Consigo dizer com certeza que não sou a única a pensar assim.
Sobre o alojamento, quanto mais perto do campus melhor mas a 15 minutos também não é uma distância assim tão má.
Boa tarde gostava de saber se estás a frequentar o curso de estudos orientais na UM? E se estás a gostar? Obrigada pela tua opinião.