Olá, Boa noite, tendo tirado o mesmo curso mas na Universidade de Lisboa, eu vou-te explicar como é o curso (pelo menos na minha perspetiva).
Sinceramente eu digo não só especialmente a este curso mas o ensino superior no geral. Eu ingressei no curso que desejavas em 2020 quando o virus começou e o que é que aconteceu, para já uma coisa que é clara, o ensino superior é baseado em investigação académica e em pesquisa bibliográfica, se não gostas muito de trabalhos e isso, então esquece este curso porque este curso é muito isso.
Segundo, o curso em si é muito teórico, tens uma enorme variedade de línguas e de cadeiras (que envolvem investigação), se queres aprender chinês não te recomendo muito porque para já, na universidade é tudo ensinado muito a despachar, e a língua chinesa é uma coisa que se vai construindo ao tempo. Eu ainda me lembro que nos meus testes de chinês copiava ou via as perguntas e com o conhecimento que sabia lá dava a volta, mas no fundo o essencial não estava lá que era praticar a língua.
Na verdade, isso até se reflete no que aprendes, por exemplo as palávras 爸爸 (bába) e 妈妈 (màma), os chineses não as usam, é o mesmo que chamar papá e mama quando somos adultos, no entanto nos materiais estão tão padronizados que eles nem explicam isso, o mais correto seria chamar 父亲 (fuqin) 母亲 (muqin), e aliás os primeiros caracteres das duas palavras indicam isso. Depois falando em explicações, os livros em si não são muito bons sendo que eles não explicam muito e tendem a seguir um padrão académico e uma língua não é uma investigação mas sim um processo de aprendizagem contínuo. Segundo, outra coisa que eles diziam para fazer e que nunca se deve fazer porque é um ultrágio, é escrever os caracteres todos de uma vez. Eles vão te pedir isso, mas isso já mais se faz, não só vais te esquecer facilmente deles, mas é o mesmo que quando aprendes a falar e te pedem para escrever "otorrinolaringologia", tu já mais irias aprender a dizer ou a escrever isso com 4 anos.
Passando para a próxima parte, se tu vês essas "reviews" negativas, então é porque essas pessoas estão completamente certas. Para já, o curso é muito teórico, ou seja, a maioria das coisas que "aprenderes", sim eu ponho em parêntesis porque vais chegar ao ponto de não aprenderes nada, não vão te servir para nada, só para tu fazeres teses ou artigos de investigação académica. Depois os professores não te vão apoiar muito, por exemplo, eu tenho uma perturbação mental e os meus professores (incluindo o meu coordenador de curso), eram obrigados a me adaptar a avaliação e os testes e nem isso o faziam. Aliás, eles eram petulantes e diziam, "Ah ele está na universidade X, aqui é assim, se não estás bem, então é melhor te ires embora", e depois eles tratam-te muito formalmente, inferiorizando-te e fazendo questão em mostrar que estão na hierarquia acima de ti.
E apesar de tudo eles pensam que tu há medida tens saber de tudo, ou seja, tu é que tens de saber a matéria, tu é que tens de fazer revisões, tu é que estudas, tu é que tens de saber a data dos testes, tu é que fazes os teus próprios apontamentos, tu literalmente estás por tua conta, depois eles dão notas muito deflacionadas de propósito, porque primeiro, tu não passas de mais de 1/600 alunos, segundo mesmo tu não querendo competir, eles "obrigam" (indiretamente) a competir com os outros até chegares a um ponto em que não aguentas mais e sais fora do barco, e se tu reclamares da tua nota não vai dar em nada porque não só eles ficam amoados como também teimam na ideia que nota que te deram fui justa e correta quando não foi de todo.
E se te acontecer alguma coisa, como por exemplo seres abusado, pois porque quando eu estive na universidade eu fui abusado, eles não fazer nada porque eles encobrem-se uns aos outros, incluindo professores, diretores, tudo. Aliás os casos que há na Faculdade de Direito ou a Clássica é apenas um em muitos casos que há nas universidades e eles só "fizeram" essas linhas de apoio e "castigaram" esse professor porque a situação estava a dar barraca porque de resto eles podem fazer o que querem. Aliás os professores universitários em si não têm consideração por ti e tratam-te como eles quiserem (até se for preciso abaixo de cão) porque eles pensam que têm imunidade e que não lhes vai acontecer nada, incluindo como disse acima eles tão numa hierarquia superior à tua logo tu é que tens de obedecer não eles (isto na mente deles).
Se quiseres saber mais sobre a minha experiencia no ensino superior, recomendo-te a ver o meu post sobre o que estava a passar na altura incluindo com desabafos, notas, tudo, eu diria como diário, só que publico:
Desistir ou continuar na universidade o que devo fazer?
Em suma, eu diria que este curso é um pouco inútil, incluindo nas suas saídas porque se tu queres ir para o mercado de trabalho, investe num curso mais especializado nisso, como fotografia ou cozinha, do que um curso superior sendo que não só é inútil como também não te prepara para o mercado de trabalho mas sim para seres um investigador académico, incluindo em estudos asiáticos, onde o objetivo é esse mesmo.
Na minha opinião Estudos Asiáticos ou Orientais, assim como queiras chamar, não te vão ajudar em nada, isso ou um curso superior como te disse, após ver o meu "review" ou a opinião dessas pessoas (que estão certas), eu ponderaria se é isto mesmo que queres.
Independentemente, disso eu vou te dar um conselho, sendo uma pessoa que esteve dois anos neste curso inútil como na universidade, aproveita a vida enquanto que a tens e não percas tempo nela ou em coisas que não valem a pena como este curso, há sempre mais peixe no mar e alternativas, por isso aproveita a vida enquanto que dura, isso, mais saúde e família é melhor que pode haver neste mundo incluindo melhor que estudos asiáticos. Aliás para te ser sincero, eu aprendi mais em 6 meses fora da universidade do que em dois anos nos "Estudos Asiáticos".
Enfim peço desculpa pelo desabafo, mas mais vale ser honesto do que criar falsas espectativas.
Que tudo corra bem e que a sorte esteja contigo.