Houve tendo frequentado o mesmo curso na Universidade de Lisboa, por e simplesmente não vás.
Primeiro o diploma não tem utilidade nenhuma, pois para o mercado de trabalho é 0.
Segundo, eu também quando fui para este curso eu fui porque queria aprender japonês melhor, mas no fim acabou por ser um beco sem saída, fui abusado por uma docente dessas "disciplinas" e eles não te valorizam nada, ao ponto de te darem 3, mesmo sabendo que tens valor para mais, ou como eles dizem "Ali é assim, senão o melhor é te ires embora", isto citando o meu coordenador de curso ao que disse a mim e à minha mãe uma vez.
E depois vais chegar a um ponto em que simplesmente estás tão saturada que nem consegues por um pé na universidade e depois vais estar tão deprimida que até vais te sentir uma "bosta" (enfim peço desculpa a expressão mas a verdade tem que ser dita) que vais chegar a um ponto em que te vais embora e vais te arrepender seriamente.
E depois não sei se sabes mas a taxa de desemprego com este "curso" é 2 vezes maior do que por exemplo Engenharia Informática, onde a taxa é 1%, ou seja, com estudos asiáticos podes te juntar 8% de desempregados que há com o curso ou podes fazer como muitos fazem desistem após o seu primeiro/segundo ano como eu.
Aliás se fores comparar a taxa de desemprego atual com a do curso, vais ver que não varia bastante.
Por isso faz um favor a ti mesma, não entres neste curso, há mais peixe no mar e sinceramente se queres estudar no Japão faz o seguinte, e acredita esta é a maneira mais fácil.
Faz um curso de línguas, neste caso japonês, no Japão, atualmente podes ir sem quarentena em questões de estudo, desde que estejas vacinada com as três doses ou então tens de fazer uma quarentena de três dias mas eu acredito de este não ser o caso.
Fazes um curso de línguas, nem que seja de três meses e depois há escolas onde têm um programa chamado "University Pathway", ou algo assim do género, que ajuda a entrares numa universidade japonesa, com bolsa e apoio da escola de línguas.
Essa é a melhor solução considerando o que te disseram lá em cima em que as oportunidades em ter uma bolsa para o Japão são escassas.
Aliás tenta ir mesmo até à embaixada eles têm montes de programas que te podem satisfazer.
E agora faz um favor a ti mesma, se queres ir para o Japão, atira-te de cabeça mas agora não percas tempo em cursos que realmente não valem a pena, em termos de oportunidades de emprego, dinheiro, saúde mental, progressão de carreira e de satisfação e realização pessoal.
Acredita se eu soubesse o que sei hoje em relação aos "Estudos Asiáticos/Orientais" preferia nem ter ido de todo, ao menos estava mais saudável e podia ter feito algo útil em vez de perder tempo com fantochadas.
Se quiseres saber mais como foi a minha experiência, especialmente neste curso, eu vou dar um link aqui em baixo e se tiveres ainda mais dúvidas, manda-me DM e eu terei todo gosto em te responder tudo sobre curso e a minha experiência neste curso.
A minha experiência:
Olá Boa noite, Eu sou o Manuel e tenho 20 anos, eu tenho ouvido falar muito deste fórum por amigos que estão cá e gostaria de ter um feedback vosso em relação ao seguinte. Eu atualmente estou no curso de estudos asiáticos na flul, só que é o seguinte eu tenho andado descontente e muito triste...
uniarea.com
Outras respostas se tiveres curiosidade:
Olá! Estou a acabar o ensino secundário e estava a pensar entrar no curso de Estudos Orientais na UMinho, pelo que já estive a pesquisar existem muitas reviews negativas em relação ao curso e às saídas de emprego. Sem considerar o problema de ter de tirar mestrado, alguém que tirou ou está a...
uniarea.com