UMinho Estudos orientais

Vera Borges

Membro Caloiro
Matrícula
27 Julho 2022
Olá. Eu vou para o 12º ano e para o ano quero candidatar-me no curso de Estudos Orientais na UM. Precisava de opiniões de alunos desse curso para me ajudar. Eu estou disposta a aprender Mandarim e sou uma amante da cultura japonesa. Será que é possível estudar no Japão com este curso?😀

Olá. Sim, é possível! Mas as bolsas para o Japão são poucas e muito exigentes então tens que ter uma média relativamente alta. Se tiveres mais questões acerca do curso feel free to ask.

Olá. Eu vou para o 12º ano e para o ano quero candidatar-me no curso de Estudos Orientais na UM. Precisava de opiniões de alunos desse curso para me ajudar. Eu estou disposta a aprender Mandarim e sou uma amante da cultura japonesa. Será que é possível estudar no Japão com este curso?😀
Boas, muito provavelmente não, pelo menos do que ouvi este ano. Tal e qual como tu, muitos de nós entra neste curso com essa expectativa, mas não só terás de estar no top dos tops da tua turma, e ainda assim não terás a oportunidade de bolsa "assegurada" devido a logísticas que nós foram mal explicadas (acho que estado epidémico do Japão, e acordos complicados etc)

Boas, muito provavelmente não, pelo menos do que ouvi este ano. Tal e qual como tu, muitos de nós entra neste curso com essa expectativa, mas não só terás de estar no top dos tops da tua turma, e ainda assim não terás a oportunidade de bolsa "assegurada" devido a logísticas que nós foram mal explicadas (acho que estado epidémico do Japão, e acordos complicados etc)

É uma pena o feedback que tenho ouvido deste curso que acabou por me impedir de o considerar para as minhas opções, porque de facto sempre tive uma grande paixão por cultura oriental especificamente China e Japão. Espero no entanto que o ambiente da UMinho permita facilmente contactar pessoas de outros cursos já que tenho a certeza que me irei dar bem com todos vós. 😁

Respondendo ao que foi dito, a quem deseja estudar/viver no Japão por favor pense bem. Se vão atrás do sonho "weeb" de olhos fechados esqueçam lá isso porque se vão dar mal. Muito resumidamente, primeiro de tudo irão ter de lidar com a discriminação que infelizmente ocorre com estrangeiros (gaijins). Para além de horários pesados e muitas coisas que como ocidentais não estamos habituados e outras que damos como garantido. Aconselho inúmeros canais de YouTube a falar destes assuntos caso tenham curiosidade tanto de gaijins como de japoneses nativos. Abroad in Japan (o meu favorito) e Mrs Eats são bons exemplos.

Sem querer desencorajar ninguém, o que eu quero dizer com isto é que o choque cultural vai ser grande e aconselharia agora que finalmente o Japão voltou a abrir o país a estrangeiros pós-COVID, um bom gateway é organizar uma visita ao Japão, ver de uma forma primitiva como o país funciona, e quem sabe depois um dia viver nesse belo e fantástico país. Tenham em atenção relativamente a potenciais estudos no Japão que a parte política é incerta e daí se calhar as universidades não se comprometerem com alunos de como isso poderá ser assegurado. É perfeitamente possível que o país continue a abrir e a aceitar cada vez mais estrangeiros como que por alguma razão ou volte a fechar completamente ou impondo novas restrições.

• Like
Reactions: Porungda
É uma pena o feedback que tenho ouvido deste curso que acabou por me impedir de o considerar para as minhas opções, porque de facto sempre tive uma grande paixão por cultura oriental especificamente China e Japão. Espero no entanto que o ambiente da UMinho permita facilmente contactar pessoas de outros cursos já que tenho a certeza que me irei dar bem com todos vós. 😁

Respondendo ao que foi dito, a quem deseja estudar/viver no Japão por favor pense bem. Se vão atrás do sonho "weeb" de olhos fechados esqueçam lá isso porque se vão dar mal. Muito resumidamente, primeiro de tudo irão ter de lidar com a discriminação que infelizmente ocorre com estrangeiros (gaijins). Para além de horários pesados e muitas coisas que como ocidentais não estamos habituados e outras que damos como garantido. Aconselho inúmeros canais de YouTube a falar destes assuntos caso tenham curiosidade tanto de gaijins como de japoneses nativos. Abroad in Japan (o meu favorito) e Mrs Eats são bons exemplos.

Sem querer desencorajar ninguém, o que eu quero dizer com isto é que o choque cultural vai ser grande e aconselharia agora que finalmente o Japão voltou a abrir o país a estrangeiros pós-COVID, um bom gateway é organizar uma visita ao Japão, ver de uma forma primitiva como o país funciona, e quem sabe depois um dia viver nesse belo e fantástico país. Tenham em atenção relativamente a potenciais estudos no Japão que a parte política é incerta e daí se calhar as universidades não se comprometerem com alunos de como isso poderá ser assegurado. É perfeitamente possível que o país continue a abrir e a aceitar cada vez mais estrangeiros como que por alguma razão ou volte a fechar completamente ou impondo novas restrições.
Olá. obrigada pelo comentário. Mas eu estou preparada para isso, pois não gosto do Japão por causa de Anime (como muita gente gosta). Eu sou interessada pelo Japão devido mesmo à sua cultura e sim, já vi vários vídeos do YouTube acerca da discriminação e do trabalho. Acerca do Japão ter fechado para estrangeiros, eles apenas abriram para estudantes e também acho que a situação há de melhorar
Obrigada pelo comentário! Eu continuo interessada em ir para este curso. Não me importo de aprender chinês major e japonês minor. O meu objetivo principal é ter o meu futuro ligado à Ásia. Acho que se fosse para outro curso seria difícil tal ligação. Este é mesmo a área que quero.

Houve tendo frequentado o mesmo curso na Universidade de Lisboa, por e simplesmente não vás.

Primeiro o diploma não tem utilidade nenhuma, pois para o mercado de trabalho é 0.

Segundo, eu também quando fui para este curso eu fui porque queria aprender japonês melhor, mas no fim acabou por ser um beco sem saída, fui abusado por uma docente dessas "disciplinas" e eles não te valorizam nada, ao ponto de te darem 3, mesmo sabendo que tens valor para mais, ou como eles dizem "Ali é assim, senão o melhor é te ires embora", isto citando o meu coordenador de curso ao que disse a mim e à minha mãe uma vez.

E depois vais chegar a um ponto em que simplesmente estás tão saturada que nem consegues por um pé na universidade e depois vais estar tão deprimida que até vais te sentir uma "bosta" (enfim peço desculpa a expressão mas a verdade tem que ser dita) que vais chegar a um ponto em que te vais embora e vais te arrepender seriamente.

E depois não sei se sabes mas a taxa de desemprego com este "curso" é 2 vezes maior do que por exemplo Engenharia Informática, onde a taxa é 1%, ou seja, com estudos asiáticos podes te juntar 8% de desempregados que há com o curso ou podes fazer como muitos fazem desistem após o seu primeiro/segundo ano como eu.

Aliás se fores comparar a taxa de desemprego atual com a do curso, vais ver que não varia bastante.

Por isso faz um favor a ti mesma, não entres neste curso, há mais peixe no mar e sinceramente se queres estudar no Japão faz o seguinte, e acredita esta é a maneira mais fácil.

Faz um curso de línguas, neste caso japonês, no Japão, atualmente podes ir sem quarentena em questões de estudo, desde que estejas vacinada com as três doses ou então tens de fazer uma quarentena de três dias mas eu acredito de este não ser o caso.

Fazes um curso de línguas, nem que seja de três meses e depois há escolas onde têm um programa chamado "University Pathway", ou algo assim do género, que ajuda a entrares numa universidade japonesa, com bolsa e apoio da escola de línguas.

Essa é a melhor solução considerando o que te disseram lá em cima em que as oportunidades em ter uma bolsa para o Japão são escassas.

Aliás tenta ir mesmo até à embaixada eles têm montes de programas que te podem satisfazer.

E agora faz um favor a ti mesma, se queres ir para o Japão, atira-te de cabeça mas agora não percas tempo em cursos que realmente não valem a pena, em termos de oportunidades de emprego, dinheiro, saúde mental, progressão de carreira e de satisfação e realização pessoal.

Acredita se eu soubesse o que sei hoje em relação aos "Estudos Asiáticos/Orientais" preferia nem ter ido de todo, ao menos estava mais saudável e podia ter feito algo útil em vez de perder tempo com fantochadas.

Se quiseres saber mais como foi a minha experiência, especialmente neste curso, eu vou dar um link aqui em baixo e se tiveres ainda mais dúvidas, manda-me DM e eu terei todo gosto em te responder tudo sobre curso e a minha experiência neste curso.

A minha experiência:

Outras respostas se tiveres curiosidade:

Mas o problema é este: Ok imagina se eu fizesse um curso à parte de japonês, mas então o que é que eu ia estudar na Universidade? O meu objetivo é mesmo esse . Não encontro outro curso para além desse e que corresponde aos meus gostos, porque eu quero mesmo a área de tradução da língua japonesa ou até chinesa. Japonesa em especial. Quero estar ligada à Ásia como o meu trabalho principal. Seria difícil para mim fazer outra coisa e conseguir ir para lá. Eu posso fazer esse curso e ir na mesma para a embaixada do Japão e pedir o que eles têm lá para oferecer. Já agora, agradeço muito a tua opinião e obrigada.

De nada, eu é que agradeço.

Ouve se é tradução que queres vai logo para um curso de tradução, ouve eu até tinha uma colega que já estava no fim da licenciatura que ia tirar mestrado de tradução com a componente de coreano.

Tu estás iludida, não te deixes enganar, eu até tentei concorrer a um estágio de tradução, especialmente com frequência em estudos asiáticos e mesmo assim fui recusado.

A sério, não vás mesmo para este curso, é um desperdício, se queres tradição, vai logo mas não andes a empatar a tua vida com cursos como estes.

Eu também pensava assim como tu, mas no entanto, estando no curso, fiquei com muito desiludido pois curso não equivaleu às expectativas que muitos, incluindo eu e tu, tinhamos e depois com o tempo de ser desvalorização, desprezado, mal-tratado, eu por mais que gostasse do Japão e enfins, eu desisti do curso porque eu já não aguentava mais, e saí dos Estudos Asiáticos, não uma pessoa satisfeita e realizada mas uma pessoa destruída e massacrada, como a Ucrânia, por exemplo, pois eu não aguentava mais e estava num beco sem saída porque já não tinha nem motivação, dignidade, nada.

Faz um favor, se queres mesmo isto não vás para este curso.

Tu dizes que se fores à embaixada é fores fazer o curso e depois não tens nada para estudar?

Estás muito enganada tu podes vir por muitas vias para o Japão tanto como a Ásia, aliás a Ásia é o paraíso dos nómadas digitais, especialmente a Tailândia.

Por isso se queres, vai para tradução, vai para o que quiseres mas agora se fores para este curso não digas que te avisei, porque acredita tu não sabes no jogo em que te queres meter, ir para este curso não vai dar a lado nenhum.

Faz o que eu digo, vai fazer um curso de japonês no Japão e vai pelo programa do University Pathway, ou algo assim semelhante, e acredita, não só estudas no Japão, como tens bolsa mais facilmente e há uma enorme variedade de cursos em relação à Ásia do que aqui em Portugal.

Pensa bem no conselho que te estou, e se tiveres mesmo a certeza que queres ir para Estudos Asiáticos, tudo bem, mas depois não digas que não foste avisada.

Quem te avisa teu amigo é.

Boa sorte, e espero que faças a escolha mais acertada.

deve haver pessoas que estão lá e que gostam, certo? Eu sei que não tem nada a ver mas entraste com que média no curso? Eu tenho uma média de 18.2

Tens razão, não tem nada a haver, sabes porquê?

Porque quando chegares lá, nem vais passar do 5 de certeza, e eu não fui o único, a esmagadora maioria da minha turma de uma cadeira que tive, Introdução aos Estudos Asiáticos, a esmagadora maioria foi a exame de melhoria de nota, e só mesmo muitos poucos passaram, só para teres noção de uma turma de quase 80 pessoas, só 10 passaram, logo dá para teres uma noção.

E acredita, muitas no secundário até tinham 18, 17 e etc. Mas acabavam todas por cair na mesma armadilha e chumbavam que nem potes, e às vezes pelas razões mais estúpidas que só os professores é que sabiam na cabeça deles.

Alias, houve uma disciplina que só e repito que só tive 10 por causa de um trabalho, senão nem 5 passava, quanto mais um 10.

Por isso, é irrelevante saberes qual foi a minha média ou nota no exame de história, porque no momento em que chegas lá de inicio gostas porque é novo, mas como muitos outros começas-te a fartar do curso, ao ponto de 1 ou 2 te queres ir embora do curso e acredita não é só eu mas a grande maioria.

Aliás a professora que me abusou na altura em que eu estive com ela ela dizia que a turma dela de há mais de 3 anos atrás, a esmagadora maioria da turma foi-se embora do curso ou da universidade de todo.

Por isso, é irrelevante saberes a média com que pois isso na universidade para os professores vale 0, pois os resultados refletem-se nisso, mas se insistes.

A minha média final era de 15,2, e tive 17 no exame de história e mesmo antes da pandemia tinha 17 aliás eu quase cheguei ao 18 uma vez.

Sinceramente é irrelevante mas se isso é importante para saberes estás à vontade, mas como te disse acima eu não sei se isso se vai se realizar nas tuas notas nesse curso mas pronto.

Faz o que achares melhor, eu aqui só sou uma almofada conselheira, mais nada.

Faz o que achares melhor, fica à vontade se tiveres alguma dúvida, mas eu acho que devido ao feedback já deves ter uma resposta em relação à tua decisão.

A decisão é só unicamente tua, agora é pores os pratos na balança, é isto que queres? E a que preço?

Estás disposta a perder mais de 5/10 ou 20 anos da tua vida só por um curso que nem te dá qualificações, só para teres noção eu até tinha pessoas na minha turma a fazer o curso desde 2006 ou mesmo até desde 2011.

Por isso, queres mesmo desperdiçar 11 anos da tua vida quando podias fazer algo melhor e mais direto?

Tu é que sabes, a decisão é tua não é minha, mas faz o que achares melhor, mas depois quando o cerco apertar não me digas que te avisei.

Quem te avisa, teu amigo é.

Faz o que achares melhor,

Boa sorte

• Like
Reactions: _Inês__
Mas tu estás a falar do curso em Lisboa porque o do Minho nem sequer precisa do exame de história para entrar. Acho que estás a falar de coisas diferentes. E não é a mesma coisa porque o curso em Lisboa abranges a Ásia toda e as cadeiras são completamente diferentes.

• Like
Reactions: Carlito
deve haver pessoas que estão lá e que gostam, certo? Eu sei que não tem nada a ver mas entraste com que média no curso? Eu tenho uma média de 18.2
Olá.

Não caias no erro de achar que teres uma boa média do secundário implica que sejas melhor aluna no superior do que quem teve menos.

O Superior é um "reset" mesmo, podes até entrar com 20 e correr mal uma UC e acabares por chumbar a essa UC, onde outras pessoas passaram.

Quanto ao entrares no curso ou não, se não te vês a estudar mais nada além disto, então força, mas recorda-te que precisas de muita disciplina para passar às UCs corretamente, tanto em Lisboa como no Minho. Cada curso tem os seus cadeirões, que fazem chumbar até os melhores alunos.

Nope, tudo igual a diferença é que esse é só China e Japão, na minha era tudo, China, Japão, Coreia, Índia, Indonésia e etc.

Mas o conteúdo é todo igual, não é importa a localização, o conteúdo é mesmo e sinceramente o meu feedback não varia muito do que daqueles que fizeram o curso no Minho.

Se quiseres recomendo-te a resposta do @LightOffPro que não varia muito do meu mas pronto.

Ou então ouve a mensagem da @Porungda ela está completamente certa, eu fui dos melhores que chumbou e fui rejeitado mas pronto.

O feedback do @LightOffPro em relação a este assunto.

• Like
Reactions: LightOffPro
Eu sei. Eu tenho a consciência que a Universidade não tem nada a ver com o secundário e com as suas notas. Mas também estás noutro curso e não posso considerar que é exatamenre igual. Os professores são diferentes e as cadeiras. Acredito que há alunos interessados e que se dedicam. Obrigada pela opinião.

• Like
Reactions: Baixue and Meruem
Boa tarde , gostava de saber se estás a frequentar o curso de estudos orientais na UM? E se estás a gostar? Obrigada pela tua opinião.

Boa tarde , gostava de saber se estás a frequentar o curso de estudos orientais na UM? E se estás a gostar? Obrigada pela tua opinião.
Fica o aviso.

Boa tarde! Eu candidatei-me ao curso de estudos orientais e ouvi dizer que haveria uma viagem ao Japão no âmbito da aprendizagem do curso, algum aluno ou aluna poderia me dar mais detalhes sobre isto?

Basicamente, é não é uma viagem é um intercâmbio que vais ter de acabar por fazer para dares o salto nos teus estudos.

Sinceramente, acho que há melhores sítios para estudar do que no Japão, sendo que Tokyo é das cidades mais caras do mundo e tens de pagar rendas e propinas bem altas.

Pessoalmente nunca fui ao Japão, mas tendo frequentando este curso mas em Lisboa é uma realidade muito presente.

Mas tu é que sabes, só espero é que te apercebas da decisão que tu tomaste.

E acredita isto é só uma one time only que estou a responder mas pronto.

Boa tarde! Eu candidatei-me ao curso de estudos orientais e ouvi dizer que haveria uma viagem ao Japão no âmbito da aprendizagem do curso, algum aluno ou aluna poderia me dar mais detalhes sobre isto?
Olá! Eu estou a ir para o 3°ano de estudos orientais, e este ano vou de intercambio durante um ano para tokyo. Caso te queiras candidatar ao intercambio, isso so sera possivel a partir do 2°ano. As candidaturas são feitas no 2°semestre do segundo ano e é um um processo longo e complicado, tens seleções internas para escolheres que universidade frequentar, depois ainda tens candidatura á universidade e á JASSO que é o programa que te proporciona uma bolsa monetária, depois de fazeres as candidaturas ha sempre a incerteza de nao seres aceita na universidade ou nao ser aceite na bolsa. Pessoalmente para mim foi um processo complicado porque todos os documentos que tive de tratar foram em épocas de exames. Se realmente fores aceite no curso tens de ter em atenção que a media do 1° ano tem de ser acima de 15.3( é a media minima requerida para te candidatares á bolsa, caso queiras a bolsa), também nao se pode ter nenhuma para trás em nenhum dos anos( tanto no 1° como no 2°). Quanto ao pagamento das propinas tu pagas as propinas da universidade de portugal , não do Japao.
Não querendo deitar a tua motivação a baixo, tenho a avisar que o curso é muito complicado, caso o curso mude realmente tudo isto é muito mais fácil de alcançar, mas se não mudar todo este processo de ter a oportunidade de ir para o japao é muito difícil.

• Like
Reactions: _Inês__