Olá! Eu estou a ir para o 3°ano de estudos orientais, e este ano vou de intercambio durante um ano para tokyo. Caso te queiras candidatar ao intercambio, isso so sera possivel a partir do 2°ano. As candidaturas são feitas no 2°semestre do segundo ano e é um um processo longo e complicado, tens seleções internas para escolheres que universidade frequentar, depois ainda tens candidatura á universidade e á JASSO que é o programa que te proporciona uma bolsa monetária, depois de fazeres as candidaturas ha sempre a incerteza de nao seres aceita na universidade ou nao ser aceite na bolsa. Pessoalmente para mim foi um processo complicado porque todos os documentos que tive de tratar foram em épocas de exames. Se realmente fores aceite no curso tens de ter em atenção que a media do 1° ano tem de ser acima de 15.3( é a media minima requerida para te candidatares á bolsa, caso queiras a bolsa), também nao se pode ter nenhuma para trás em nenhum dos anos( tanto no 1° como no 2°). Quanto ao pagamento das propinas tu pagas as propinas da universidade de portugal , não do Japao.
Não querendo deitar a tua motivação a baixo, tenho a avisar que o curso é muito complicado, caso o curso mude realmente tudo isto é muito mais fácil de alcançar, mas se não mudar todo este processo de ter a oportunidade de ir para o japao é muito difícil.