A minha filha vai para o ensino superior para o próximo ano , no entanto muitas dúvidas quanto a cursos parecidos entre si , mas que na realidade não consegue perceber bem a diferença.
Estudos portugueses e espanhóis ou línguas literaturas e culturas ?
A primeira na Covilhã a segunda Aveiro e Minho .
No vossa opinião qual curso e universidade associada ?
Obrigada
Olá, Mahelena! Espero que se encontre bem. O que a senhora e a sua filha sentem em relação aos cursos semelhantes é algo completamente normal e na verdade é até sensato que assim pensem, porque existem sim licenciaturas que não têm diferenças abismais e isso pode dificultar na hora da escolha. No entanto, acho que devem ambas relaxar em relação ao assunto e tentar pensar na licenciatura como uma formação-base para depois poder complementar ou com outras formações (pós-graduações, mestrados) ou com estágios em determinadas áreas e que veiculem a experiência dos alunos para algumas áreas. Creio que pensar nas licenciaturas deste modo retira-nos um pouco o peso de achar que escolher uma ou outra licenciatura vai ser completamente decisivo no futuro e que vai fechar portas que a outra licenciatura abre. Nestas formações mais semelhantes, a verdade é que isso não costuma acontecer e essas licenciaturas acabam por ter oportunidades semelhantes. O que deve pautar a escolha, a meu ver, será avaliar questões como:
1) o plano de estudos - comparar os planos de estudos dos cursos e perceber quais é que interessam mais à sua filha. Tentem encontrar as fichas das unidades curriculares, de forma a poderem consultar especificamente os programas das cadeiras, autores que são estudados, etc. Creio que uma licenciatura deve ser escolhida de acordo com os interesses do que o aluno quer aprender e explorar - vai ser muito isso, uma fase de exploração muito grande e não há nada mais penoso do que "aguentar" um plano de estudos que não nos cativa tanto. Querendo a sua filha escolher cursos da área das Letras, vão ser cursos que em princípio vão exigir leituras regulares e garanto-lhe que ler regularmente o que não nos interessa é uma experiência muito pouco desejada
2) além dos interesses de estudo da sua filha, de certeza que ela já pode ter pensado em algumas coisas que talvez viesse a gostar de fazer. Creio que a mais importante de averiguar nesta fase é se a sua filha se imagina a ser professora do 3º ciclo e Ensino Secundário ou não. Digo isto porque, dentro das Letras, os mestrados que efectivamente têm requisitos rígidos são os mestrados em Ensino - necessários para exercer a actividade de docência - , que exigem determinados ECTS (os créditos das cadeiras da licenciatura) nas respectivas áreas e como são critérios muito específicos, não importa ter uma licenciatura com uma óptima nota se não se cumprem os requisitos dos créditos. Se a sua filha não quer descartar a possibilidade de vir a ser professora, ela tem de avaliar o que é que ela gostaria de leccionar - professora de Português, Professora de Português e Língua Estrangeira (como o Espanhol) e depois de averiguar isso, deve consultar os planos de estudo para verificar o que consegue aceder a partir dessas licenciaturas. O Uniarea está a desenvolver um artigo (ainda por completar) sobre este assunto, que podem explorar aqui:
Queres ser professor do 1º, 2º, 3º ciclo ou Ensino Secundário? Tudo o que precisas saber - Uniarea
Se não lhe interessa de todo a via da docência, pode ser um pouco menos criteriosa na escolha e escolher mais com base nos seus gostos e interesses. Porém, acho que tentar manter essa via em aberto poderá ser vantajoso, uma vez que se a sua filha ainda estiver um pouco indecisa entre o que fazer, manter essa possibilidade em aberto poderá ser uma mais-valia.
3) outros factores que me parecem importantes estão relacionados com a distância a que ela ficaria de casa, qual a cidade que ela preferiria. Se tiverem oportunidade, frequentem actividades como o Dia Aberto em que as faculdades costumam organizar visitas com alunos e dão-lhes a conhecer não só os cursos como os espaços das instituições. Se a sua filha gostar de uma cidade mais pacata, a Covilhã será um óptimo ambiente. Se preferir algo mais movimentado, Braga e Aveiro já são cidades maiores. Não sei se ela já teve oportunidade de ir ou não, mas na Futurália essas instituições estão sempre presentes e pode ser uma oportunidade dela explorar melhor o que cada instituição diz.
4) isto é uma recomendação minha por experiência própria, mas podem também consultar os relatórios da A3ES sobre esses cursos. A A3ES é um organismo que avalia os cursos através de um conjunto de especialistas na área e um aluno de outra instituição que não aquela sujeita à avaliação que, através de uma visita com entrevistas a vários organismos da instituição, profs, alunos e análise de relatórios das instituições sobre o funcionamento das cadeiras, dos profs, etc, produzem um relatório que avalia os cursos através de uma análise SWOT, ou seja, focada nos pontos forte e aspectos a melhorar de cada curso. Se procurar o nome do curso e A3ES, encontra facilmente a página com os relatórios disponíveis. Estas avaliações são feitas a cada 6 anos, mais ou menos e creio que os cursos de Letras estão em avaliação este ano, pelo que é possível que os relatórios que encontre sejam já um pouco datados. De qualquer das formas, é uma maneira de conhecer o parecer de alguns especialistas e ter alguma info sobre o que costuma acontecer naquele curso - se há bastante ERASMUS, se os alunos têm bons resultados, se os professores são especializados nas áreas que leccionam, etc.
Creio que são estas as recomendações que tenho a fazer-lhe
Boa sorte!