Estudos Portugueses na FCSH-UNL para se ser Professor de Português

Mikke_and_i

Membro
Matrícula
3 Setembro 2022
Curso
Sociologia (PL)
Instituição
ISCTE
Olá a todos!

Eu estive a dar uma vista de olhos no plano curricular de Estudos Portugueses da fcsh-unl e reparei que só há duas cadeiras de linguística (12 ECTS), porém para o acesso ao mestrado em Ensino de Português no 3°ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário reparei que é preciso ter no mínimo 30 ECTS em linguística.

Então, a minha pergunta é: como é que acesso ao mestrado em Ensino de Português se não tenho o número mínimo de ECTS (em linguística) para poder entrar?

Obrigado! (:

Para começar, você pode fazer cursos extras de Linguística para atender aos critérios mínimos de entrada. Verifique com a universidade que oferece o programa se há algum pré-requisito ou curso intermediário disponível para ajudá-lo a atender aos critérios.

Você também pode mostrar seus conhecimentos e habilidades linguísticas de outras maneiras, como experiência de trabalho ou certificados relevantes. Algumas faculdades podem aceitar experiência profissional ou treinamento no lugar de cursos acadêmicos, portanto, verifique com a universidade que oferece o programa para ver se essa é uma opção.

• Like
Reactions: Mikke_and_i
Para começar, você pode fazer cursos extras de Linguística para atender aos critérios mínimos de entrada. Verifique com a universidade que oferece o programa se há algum pré-requisito ou curso intermediário disponível para ajudá-lo a atender aos critérios.

Você também pode mostrar seus conhecimentos e habilidades linguísticas de outras maneiras, como experiência de trabalho ou certificados relevantes. Algumas faculdades podem aceitar experiência profissional ou treinamento no lugar de cursos acadêmicos, portanto, verifique com a universidade que oferece o programa para ver se essa é uma opção.
Muito obrigado! (:

Muito obrigado! (:
Olá! De facto, precisas mesmo de ter os 30 ECTS mínimos para aceder ao mestrado em ensino - caso contrário, simplesmente não é possível entrar porque é um requisito obrigatório, mesmo que tenhas "conhecimentos". No entanto, os 12 ECTS a que te referes são só a parte obrigatória do plano de estudos, a licenciatura ainda contempla opções condicionadas e opções livres, pelo que nessas opções deves seleccionar ECTS suficientes na área "EPLI" (conforme está designado no plano de estudos publicado em Diário da República). Não tens de pagar nada extra porque o curso que pretendes já permite fazeres esse requisito (Unidades Curriculares feitas como externo costumam sair caro, pelo que não recomendaria a menos que o teu plano de estudos não permitisse fazeres os ECTS necessários).

Olá Ariana!
Fui ver o plano novamente e existe apenas uma cadeira de linguística portuguesa obrigatória, e outra que é opcional (daí os 12 ECTS).
Acho que não resta outra opção se não aquela de pagar...

Agradeço a ajuda! (:

Olá Ariana!
Fui ver o plano novamente e existe apenas uma cadeira de linguística portuguesa obrigatória, e outra que é opcional (daí os 12 ECTS).
Acho que não resta outra opção se não aquela de pagar...

Agradeço a ajuda! (:
Não estás a ver a informação correctamente, porque ela consta de facto no site da FCSH:

O curso tem 120 ECTS obrigatórios + 30 ECTS em condicionadas e outros 30 ECTS em opções livres, para dar o total de 180 ECTS (https://guia.unl.pt/pt/2022/fcsh/program/9917#general-characterization). Nesses 120 ECTS, tens 12 que são da área científica, "Introdução às Ciências da Linguagem" e "Gramática do Português" (podes confirmar que pertencem à área científica aqui: https://files.dre.pt/2s/2018/02/031000000/0490204904.pdf) e podes confirmar que ambas são obrigatórias aqui: https://guia.unl.pt/pt/2022/fcsh/program/9917#structure. Consegues chegar aos 30 ECTS se nas tuas opções condicionadas e/ou livres escolheres cadeiras da mesma área científica (por exemplo, podes escolher nas Livres fazer um Minor em Ciências da Linguagem). Mas a opção de pagares por cadeiras extra recai, obviamente, na tua escolha, apenas quis dar a informação do que o plano de estudos pode permitir.

Boa sorte!