Estudos Portugueses

FilipaC

Membro Caloiro
Matrícula
21 Julho 2015
Gostos
4
Boa tarde!
Estudos Portugueses é uma das opções de licenciatura que tenho em mente, no entanto tenho algumas dúvidas.
A primeira tem a ver com o facto de ser, pelo menos na FLUL, uma licenciatura major/minor, que é uma coisa que me deixa extremamente confusa e mesmo já tendo pesquisado sobre isso continuo com dúvidas em relação ao que é.
Além disso, e não é bem uma dúvida, é mais uma preocupação, não existem grandes dados estatísticos relativos aos anos anteriores no site infocursos, lá diz que esse facto não tem implicações sobre a qualidade do curso, mas é, para mim, um motivo de preocupação.
Por último, gostava de saber como é em termos de empregabilidade. Uma das saídas profissionais que me agrada é editores e livreiros, mas por outro lado, sei que as editoras e o mercado de livros em Portugal estão a diminuir.

Obrigada!

Gostos: someone
Matrícula
21 Julho 2015
Gostos
26
Boa tarde!
Estudos Portugueses é uma das opções de licenciatura que tenho em mente, no entanto tenho algumas dúvidas.
A primeira tem a ver com o facto de ser, pelo menos na FLUL, uma licenciatura major/minor, que é uma coisa que me deixa extremamente confusa e mesmo já tendo pesquisado sobre isso continuo com dúvidas em relação ao que é.
Além disso, e não é bem uma dúvida, é mais uma preocupação, não existem grandes dados estatísticos relativos aos anos anteriores no site infocursos, lá diz que esse facto não tem implicações sobre a qualidade do curso, mas é, para mim, um motivo de preocupação.
Por último, gostava de saber como é em termos de empregabilidade. Uma das saídas profissionais que me agrada é editores e livreiros, mas por outro lado, sei que as editoras e o mercado de livros em Portugal estão a diminuir.

Obrigada!
Olá Filipa!

O facto de poderes fazer major/minor, ou mesmo unidades curriculares variadas fora da lógica de major e minor, é muito benéfico. Articulas os saberes da tua área principal com outros que te vão apoiar, académica e profissionalmente. Na NOVA tanto é possível fazer major e minor como apenas unidades curriculares opcionais noutros cursos ou mesmo dentro da área de Estudos Portugueses.

Não é complicado. Na NOVA, dentro destas opções livres vais poder escolher as disciplinas que quiseres dentro do teu currículo disciplinar. Quanto à empregabilidade, e segundo o Infocursos, o nosso curso de Estudos Portugueses tem uma taxa de empregabilidade de 98,8% entre aqueles que se diplomaram de 2010 a 2013 - taxa bastante acima de toda a concorrência. As saídas podem ser em Bibliotecas e Arquivos, Revisão de Texto em Editoras e Comunicação Social, Empresas de Turismo Cultural, Organizações diplomáticas (principalmente para a comunidade lusófona), e ainda a área do Ensino e Investigação.

Qualquer outra questão diz-nos :)

FilipaC

Membro Caloiro
Matrícula
21 Julho 2015
Gostos
4
Olá

A FLUL tem um esquema de ensino que oferece um elevado grau de autonomia aos estudantes, daí eu achar os majors e os minors incrivelmente benéficos. Vou tentar explicar-te sem complicar muito.

Uma licenciatura é constituída por 180 créditos. A licenciatura em Estudos Portugueses tem um tronco comum de 60 créditos: Recursos para Análise Linguística ou Recursos para Análise Literária, História da Cultura Portuguesa, Multilinguismo e Política Linguística, História Contemporânea (Política e Cultura), Arte Contemporânea (Geral), Estudos Camilianos ou Estudos Queirosianos, Estudos Camonianos,Estudos Pessoanos, Sintaxe, História da Língua Portuguesa. Esses são obrigatórios.

Os restantes créditos podes escolher entre majors e minors até completares os restantes 120 créditos. Um major equivale a 60 créditos e um minor a 30 créditos, assim sendo podes fazer 2 majors ou 1 major e 2 minors ou 4 minors. Majors e minors são áreas em que te podes especializar, a única coisa que os diferencia é que os majors têm mais créditos do que os minors.

Podes escolher entre os majors de Literatura e Cultura Portuguesa, Língua Portuguesa, História e Arte e Património e os minors de:
  • Arqueologia
  • Arte e Património
  • Artes do Espectáculo
  • Artes e Culturas Comparadas
  • Comunicação e Cultura
  • Culturas Africanas e Diálogos Interculturais
  • Edição
  • Estudos Alemães
  • Estudos Asiáticos
  • Estudos Brasileiros
  • Estudos Clássicos
  • Estudos Eslavos
  • Estudos Espanhóis
  • Estudos Filosóficos
  • Estudos Franceses
  • Estudos Ingleses
  • Estudos Italianos
  • Estudos Literários
  • Estudos Norte-Americanos
  • História
  • História de África
  • Língua e Linguística Espanholas
  • Língua e Linguística Francesas
  • Língua e Linguística Inglesas
  • Língua Portuguesa
  • Literatura e Cultura Portuguesa
  • Literaturas e Culturas Africanas
  • Tradução
Isto fica completamente à tua escolha, escolhes aquilo em que te interessas mais. Por exemplo, ficas licenciada em estudos portugueses com um major em História e dois minors em Estudos Ingleses e Tradução.

Espero que te tenha conseguido ajudar. Qualquer dúvida dispõe
Muito obrigada pela resposta! Fiquei bastante mais esclarecida. :)

FilipaC

Membro Caloiro
Matrícula
21 Julho 2015
Gostos
4
Olá Filipa!

O facto de poderes fazer major/minor, ou mesmo unidades curriculares variadas fora da lógica de major e minor, é muito benéfico. Articulas os saberes da tua área principal com outros que te vão apoiar, académica e profissionalmente. Na NOVA tanto é possível fazer major e minor como apenas unidades curriculares opcionais noutros cursos ou mesmo dentro da área de Estudos Portugueses.

Não é complicado. Na NOVA, dentro destas opções livres vais poder escolher as disciplinas que quiseres dentro do teu currículo disciplinar. Quanto à empregabilidade, e segundo o Infocursos, o nosso curso de Estudos Portugueses tem uma taxa de empregabilidade de 98,8% entre aqueles que se diplomaram de 2010 a 2013 - taxa bastante acima de toda a concorrência. As saídas podem ser em Bibliotecas e Arquivos, Revisão de Texto em Editoras e Comunicação Social, Empresas de Turismo Cultural, Organizações diplomáticas (principalmente para a comunidade lusófona), e ainda a área do Ensino e Investigação.

Muito obrigada pela resposta. Fiquei mais esclarecida
Olá

A FLUL tem um esquema de ensino que oferece um elevado grau de autonomia aos estudantes, daí eu achar os majors e os minors incrivelmente benéficos. Vou tentar explicar-te sem complicar muito.

Uma licenciatura é constituída por 180 créditos. A licenciatura em Estudos Portugueses tem um tronco comum de 60 créditos: Recursos para Análise Linguística ou Recursos para Análise Literária, História da Cultura Portuguesa, Multilinguismo e Política Linguística, História Contemporânea (Política e Cultura), Arte Contemporânea (Geral), Estudos Camilianos ou Estudos Queirosianos, Estudos Camonianos,Estudos Pessoanos, Sintaxe, História da Língua Portuguesa. Esses são obrigatórios.

Os restantes créditos podes escolher entre majors e minors até completares os restantes 120 créditos. Um major equivale a 60 créditos e um minor a 30 créditos, assim sendo podes fazer 2 majors ou 1 major e 2 minors ou 4 minors. Majors e minors são áreas em que te podes especializar, a única coisa que os diferencia é que os majors têm mais créditos do que os minors.

Podes escolher entre os majors de Literatura e Cultura Portuguesa, Língua Portuguesa, História e Arte e Património e os minors de:
  • Arqueologia
  • Arte e Património
  • Artes do Espectáculo
  • Artes e Culturas Comparadas
  • Comunicação e Cultura
  • Culturas Africanas e Diálogos Interculturais
  • Edição
  • Estudos Alemães
  • Estudos Asiáticos
  • Estudos Brasileiros
  • Estudos Clássicos
  • Estudos Eslavos
  • Estudos Espanhóis
  • Estudos Filosóficos
  • Estudos Franceses
  • Estudos Ingleses
  • Estudos Italianos
  • Estudos Literários
  • Estudos Norte-Americanos
  • História
  • História de África
  • Língua e Linguística Espanholas
  • Língua e Linguística Francesas
  • Língua e Linguística Inglesas
  • Língua Portuguesa
  • Literatura e Cultura Portuguesa
  • Literaturas e Culturas Africanas
  • Tradução
Isto fica completamente à tua escolha, escolhes aquilo em que te interessas mais. Por exemplo, ficas licenciada em estudos portugueses com um major em História e dois minors em Estudos Ingleses e Tradução.

Espero que te tenha conseguido ajudar. Qualquer dúvida dispõe

Lembrei-me de outra questão. Pegando no exemplo que deste, se eu terminar a licenciatura com um major em história e dois minors em Estudos Ingleses e Tradução, isso terá influência depois quando escolher a saída profissional? Ou seja se quiser, por exemplo ir trabalhar para uma editora, devo ter esse projeto de futuro em conta quando escolher os majors e minors?

FilipaC

Membro Caloiro
Matrícula
21 Julho 2015
Gostos
4
Olá Filipa!

Fiquei mais esclarecida e percebi que o facto de haver uma variedade de opções pode ser bastante benéfico em termos de curso.
Muito obrigada pela resposta! :)

Gostos: novosalunosfcsh

Marina Paulo

Membro Caloiro
Matrícula
24 Julho 2016
Gostos
0
Olá colegas! Eu gostaria que me dessem uma opinião sobre qual a melhor das duas faculdades FLUL OU FCSH-NOVA é melhor no curso estudos portugueses. Estou cheia de dúvidas em qual colocar como 1ª opção.

Editado por um moderador:

Joanaics

Membro Veterano
Matrícula
28 Novembro 2016
Gostos
43
Boas!
Tenho interesse em Estudos Portugueses na FCSH-NOVA, principalmente porque pende o facto da taxa de desemprego nao ser tão alta! Gostaria de saber se me conseguem dizer quanto pesa o exame na candidatura, se 50% ou 40%, pois não encontro nenhuma informação sobre isso.
Gostaria também de saber se em termos de inserção no mercado de trabalho a NOVA disponibiliza algum estágio ou apoio nesse sentido. Sei que a FLUL promove estágios mas não encontrei nenhuma informação desse género em relação à NOVA.

Obrigada :sweatsmile::grimacing:

Matrícula
26 Dezembro 2014
Gostos
6
Boas!
Tenho interesse em Estudos Portugueses na FCSH-NOVA, principalmente porque pende o facto da taxa de desemprego nao ser tão alta! Gostaria de saber se me conseguem dizer quanto pesa o exame na candidatura, se 50% ou 40%, pois não encontro nenhuma informação sobre isso.
Gostaria também de saber se em termos de inserção no mercado de trabalho a NOVA disponibiliza algum estágio ou apoio nesse sentido. Sei que a FLUL promove estágios mas não encontrei nenhuma informação desse género em relação à NOVA.

Obrigada :sweatsmile::grimacing:
Olá, Joana!

A prova de ingresso vale 50%. Podes utilizar como prova de ingresso os exames de Filosofia, Latim, Literatura Portuguesa ou Português.

Durante a licenciatura, terás a oportunidade de substituir uma ou duas cadeiras por estágio e voluntariado curriculares, numa empresa ou organização à tua escolha. A nota que tiveres nessas experiências contará exactamente como a nota de uma cadeira. Tens ainda a possibilidade de te inscreveres em cadeiras de outras licenciaturas da Faculdade, caso aches interessante para a tua formação.

Deixo-te aqui algumas indicações sobre saídas profissionais: Bibliotecas e Arquivos, Órgãos de Comunicação Social, Empresas de Turismo, Organizações Diplomáticas e de Relações Públicas, Editores e Livreiros, Organizações de Gestão e Programação Cultural, Organizações de Ensino e Investigação.

Se tiveres alguma dúvida, fica à vontade!

Pedro Rebelo Pereira
novoaluno@fcsh.unl.pt

Gostos: Joanaics

Antonio_mjo

Membro Caloiro
Matrícula
10 Junho 2018
Gostos
5
Boas
Estou a pensar em candidatar-me ao curso de estudos portugueses, mas tenho algumas duvidas: em termos de emprego, este curso é favoravel? Tem muitas saidas? Ou é so mais curso sem futuro?

Matrícula
26 Dezembro 2014
Gostos
6
Boas
Estou a pensar em candidatar-me ao curso de estudos portugueses, mas tenho algumas duvidas: em termos de emprego, este curso é favoravel? Tem muitas saidas? Ou é so mais curso sem futuro?
Olá, António
Este curso tem uma taxa de empregabilidade de 95,2%, segundo dados recolhidos pela Direção-Geral de Estatísticas de Educação e Ciência (DGEEC) junto do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Ficam aqui algumas sugestões de saídas profissionais:

Bibliotecas e Arquivos
Comunicação Social
Empresas de Turismo
Organizações Diplomáticas e de Relações Públicas
Editores e Livreiros
Organizações de Programação e Gestão Cultural
Organizações de Ensino e Investigação

Se tiveres mais alguma questão, também te podemos ajudar por e-mail: novoaluno@fcsh.unl.pt

Boa sorte!

Nídia

Membro Caloiro
Matrícula
23 Junho 2017
Gostos
3
Olá! Terminei este ano o ensino secundário, no curso de Línguas e Humanidades. Em breve terei de fazer a minha candidatura ao ensino superior e estou indecisa acerca de qual faculdade colocar em primeiro lugar... O curso que pretendo seguir é: Estudos Portugueses. Inicialmente, estava decidida em concorrer para a Faculdade Nova de Lisboa, mas já me disseram que preferem as licenciaturas que saem da Faculdade de Letras de Lisboa. É verdade? Qual me aconselham? Preciso de ficar bem esclarecida em relação a este assunto.

Obrigada :)