Estudos Portugueses

mbb

Membro Caloiro
Matrícula
18 Julho 2020
Olá a todos,

Alguém me sabe dizer, se o Curso de Estudos Portugueses, permite a entrada no mercado de trabalho nas áreas de Comunicação Social e Jornalismo? Ou deveria optar pelo Curso de Relações Públicas e Comunicação?

P.S.: Vamos supor que só posso escolher entre estes dois cursos.

Obrigado!

Poseidon

Membro Veterano
Matrícula
25 Março 2018
Curso
Mestrado
Olá a todos,

Alguém me sabe dizer, se o Curso de Estudos Portugueses, permite a entrada no mercado de trabalho nas áreas de Comunicação Social e Jornalismo? Ou deveria optar pelo Curso de Relações Públicas e Comunicação?

P.S.: Vamos supor que só posso escolher entre estes dois cursos.

Obrigado!

Hey! Supondo que só podes escolher estritamente um desses dois cursos, como estudante de Comunicação diria Relações Públicas e Comunicação, devido à maior proximidade a Jornalismo/CS. Contudo, acredito que Estudos Portugueses te pudesse dar bases para enveredar por uma carreira no jornalismo cultural, por exemplo. Se te candidatares a EP, será em que faculdade? É que no caso da FLUL tu podes mesmo estudar Estudos Portugueses e fazer um minor (pequena especialização) em Cultura e Comunicação. Sei também de uma pessoa da minha faculdade que estava em EP e depois tirou o mestrado em Cultura e Comunicação, portanto estás a ver :)

T.Sobreiro

Membro
Matrícula
18 Junho 2020
Curso
🔜Línguas, literaturas e culturas
Instituição
🔜FLUL
Boa tarde, gostava que alguém me desse uma recomendação/opinião. Estudos portugueses na FCSH ou na FLUL?
E sei que posso prosseguir com mestrado em ensino de português no 3º ciclo do ensino básico e secundário e de latim no ensino secundário. Alguém sabe que outras opções de mestrado existem com esta licenciatura, por exemplo, para trabalhar no ensino, numa biblioteca ou num museu?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Boa tarde, gostava que alguém me desse uma recomendação/opinião. Estudos portugueses na FCSH ou na FLUL?
E sei que posso prosseguir com mestrado em ensino de português no 3º ciclo do ensino básico e secundário e de latim no ensino secundário. Alguém sabe que outras opções de mestrado existem com esta licenciatura, por exemplo, para trabalhar no ensino, numa biblioteca ou num museu?
Olá! Por uma comparação dos dois planos curriculares, o da FCSH é mais fixo e o da FLUL mais flexível (tens oportunidade de fazer Majors e Minors ou Opções Livres, o que diversifica mais o plano de estudos e alcance a outros mestrados). Regra geral, fora dos mestrados em Ensino (que têm requisitos muito específicos), os restantes mestrados na área das Humanidades são relativamente flexíveis, pelo que muitas vezes contam com o teu CV e carta de motivação (e notas da licenciatura). Mas, se o teu interesse à partida seria ir pela via do Ensino ou trabalhar numa biblioteca ou museu, eu recomendaria o plano de estudos da FLUL (recomendo que vejas a oferta de Majors e Minors no site, se precisares de alguma informação avisa).

Isto é sempre um pouco biased, porque sou da FLUL, mas acho que o plano de estudos mais flexível permite-te mais facilmente mudares o rumo do curso, se mudares de ideias, enquanto que o FCSH é mais concentrado numa só área de estudos (o que não é necessariamente mau, claro).

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL

Inêzzz

Membro
Matrícula
24 Agosto 2020
Muito obrigada!
Post automatically merged:

Deixei a minha modesta opinião em relação aos planos de estudos aqui: Estudos Portugueses
Já agora, eu li a tua opinião, só tenho uma questão. Mesmo sendo um pouco diferente o percurso de cada( e realmente agrada-me mais o regime e as cadeiras da flul) , as saídas profissionais são basicamente as mesma, correto?

Última edição:

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Muito obrigada!

Já agora, eu li a tua opinião, só tenho uma questão. Mesmo sendo um pouco diferente o percurso de cada( e realmente agrada-me mais o regime e as cadeiras da flul) , as saídas profissionais são basicamente as mesma, correto?
Sim, correcto. Uma boa parte do curso vai depender não só das cadeiras que escolhes, como vai ser importante eventualmente o mestrado que escolhas ou, caso não queiras prosseguir estudos, estágios e experiências que tenhas conseguido.

Inêzzz

Membro
Matrícula
24 Agosto 2020
Ótimo assim ajudas-me mais, muito obrigada! Mas se não fosse exigir muito da tua disponibilidade e simpatia, mas relativamente aquela outra questão sobre artes e humanidades ou estudos portugueses, apesar de eu adorar português, gostaria de algo que fosse mais abrangente a nivel de mercado de trabalho, artes e humanidades acaba por ser mais vasto por integrar áreas mais dispersas, certo?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Ótimo assim ajudas-me mais, muito obrigada! Mas se não fosse exigir muito da tua disponibilidade e simpatia, mas relativamente aquela outra questão sobre artes e humanidades ou estudos portugueses, apesar de eu adorar português, gostaria de algo que fosse mais abrangente a nivel de mercado de trabalho, artes e humanidades acaba por ser mais vasto por integrar áreas mais dispersas, certo?
Eu diria que são ambos muito abrangentes, porque ambos têm 120 ECTS em Opções Livres/Majors/Minors, pelo que Estudos Portugueses é um curso em que também poderás formar-te em várias áreas. Claro que, pelo nome, um parece mais flexível que outro, mas na prática, eles são curricularmente igualmente flexíveis. Recomendo que vejas os Majors/Minors de cada um dos cursos e optes por aquele que te convence mais.

Acrescentando alguma coisa que te pode ser útil, apesar de não saber exactamente que saídas procuras:

Por exemplo, uma pessoa que queira ir para mestrado em Ensino (de línguas, especialmente) fora da Universidade de Lisboa. A nível de seriação de mestrados, mesmo que ambos façam escolhas semelhantes, eu diria que faculdades que conheçam menos bem os planos de estudo da FLUL, vão provavelmente preferir o licenciado em Estudos Portugueses, em detrimento do licenciado em Artes e Humanidades. (Mas haverá outros factores: cartas de motivação e notas da licenciatura, pelo que não é impossível que o de AH consiga a vaga, simplesmente há uma questão de apresentação que pode ser relevante).

Tenta pensar em que áreas te reverias a trabalhar e faz a escolha com base no Tronco Comum e oferta dos majors/minors. Caso tenhas mais dúvidas, não hesites em colocar!

• Like
Reactions: Inêzzz

Inêzzz

Membro
Matrícula
24 Agosto 2020
Muito obrigada a sério, a tua ajuda é valiosa, desculpa incomodar tanto mas são muitas as duvidas e só quero sentir-me bem onde estou, obrigada novamente.

• Like
Reactions: Ariana_
Matrícula
10 Julho 2021
Olá a todos. Pretendo ingressar na Licenciatura em Estudos Portugueses na FLUL com o único objetivo de posteriormente tirar o mestrado em ensino para ser professor. O acesso ao Mestrado e posteriormente à docência são acessíveis? Isto porque tenho ouvido imensas coisas relativamente à dificuldade em conseguir entrar no mestrado e fico um pouco preocupado porque não me vejo a fazer mais nada a não ser ensinar!

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Olá a todos. Pretendo ingressar na Licenciatura em Estudos Portugueses na FLUL com o único objetivo de posteriormente tirar o mestrado em ensino para ser professor. O acesso ao Mestrado e posteriormente à docência são acessíveis? Isto porque tenho ouvido imensas coisas relativamente à dificuldade em conseguir entrar no mestrado e fico um pouco preocupado porque não me vejo a fazer mais nada a não ser ensinar!
É possível sim. A dificuldade em entrar nos mestrados não é tanto pelos requisitos de admissão (ECTS necessários para entrar no mestrado), mas muitas vezes é por uma questão de vagas no mestrado e a consequente concorrência entre os candidatos. Porém, se realmente é o que te imaginas a exercer, acredito que possas aproveitar isso ao máximo durante a licenciatura para tirares bons resultados ☺

Matrícula
10 Julho 2021
É possível sim. A dificuldade em entrar nos mestrados não é tanto pelos requisitos de admissão (ECTS necessários para entrar no mestrado), mas muitas vezes é por uma questão de vagas no mestrado e a consequente concorrência entre os candidatos. Porém, se realmente é o que te imaginas a exercer, acredito que possas aproveitar isso ao máximo durante a licenciatura para tirares bons resultados ☺

Obrigado pela resposta!

Os mestrados em Ensino não costumam esgotar as vagas, este ano muitos nem abriram inscrições no Instituto de Educação e penso que tenha sido por falta de vagas. Pelo que vi nas notícias os mestrados em ensino têm falta de alunos em todo o país.

Sabes se na licenciatura em Estudos Portugueses na FLUL, se eu escolher um major em História (60ECTS), 1 minor em História (30ECTS) e 1 minor em História de África (30ECTS) conseguiria ingressar no mestrado em Ensino de História?

Pergunto isto porque tenho pesquisado muito não encontrei ninguém a ingressar no Mestrado em Ensino de História vindo de Estudos Portugueses. E se se seguisse os Majors/minors que enumerei acima, conseguia os 120ECTS necessários para ingressar no mestrado.

Em 3 anos a nota do último colocado na Licenciatura em História subiu praticamente 3 valores e infelizmente, por pouco, que não tenho média para entrar em História que seria a minha opção...

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Obrigado pela resposta!

Os mestrados em Ensino não costumam esgotar as vagas, este ano muitos nem abriram inscrições no Instituto de Educação e penso que tenha sido por falta de vagas. Pelo que vi nas notícias os mestrados em ensino têm falta de alunos em todo o país.

Sabes se na licenciatura em Estudos Portugueses na FLUL, se eu escolher um major em História (60ECTS), 1 minor em História (30ECTS) e 1 minor em História de África (30ECTS) conseguiria ingressar no mestrado em Ensino de História?

Pergunto isto porque tenho pesquisado muito não encontrei ninguém a ingressar no Mestrado em Ensino de História vindo de Estudos Portugueses. E se se seguisse os Majors/minors que enumerei acima, conseguia os 120ECTS necessários para ingressar no mestrado.

Em 3 anos a nota do último colocado na Licenciatura em História subiu praticamente 3 valores e infelizmente, por pouco, que não tenho média para entrar em História que seria a minha opção...
Sim, alguns têm vindo a fechar por falta de procura, mas isso tem como consequência existir mais concorrência nos respectivos mestrados que ainda funcionam (por exemplo, na NOVA, que sei que são bastante concorridos).

Quanto a essa tua questão, em princípio conseguirias sim, porque cumpres o requisito mínimo dos ECTS necessários para ingressares no mestrado. É possível que não tenhas encontrado ninguém a ingressar nesse mestrado vindo de EP por vários motivos 1) os alunos de EP não estarem interessados em concorrer/não preencherem os requisitos para ingressarem nesse mesmo mestrado, 2) os alunos de EP que concorreram terem notas significativamente mais baixas ou apresentarem outros factores que podem valorizar um bocado menos a sua candidatura: uma pior carta de motivação, menos ECTS na área científica, um pior CV.

A admissão aos mestrados é muito menos linear que o concurso nacional de acesso, pelo que é difícil garantir que consigas eventualmente entrar no mestrado X. O que posso afirmar, sim, é que com EP consegues cumprir o requisito para acesso ao mestrado e acho que é uma boa escolha, já que dificilmente conseguirias ingressar em História. Uma alternativa que depois tens, caso aches que o nome da licenciatura te prejudicaria no concurso ao mestrado, é fazeres mudança de curso no final do teu 1º ano. Pedes creditação das cadeiras que tenhas feito e a mudança interna para História não costuma ser dificultada de todo, caso depois queiras efectivamente trocar de curso para te sentires mais confortável.

Mais alguma questão, não hesites! 🤗

T.Sobreiro

Membro
Matrícula
18 Junho 2020
Curso
🔜Línguas, literaturas e culturas
Instituição
🔜FLUL
Olá! Por uma comparação dos dois planos curriculares, o da FCSH é mais fixo e o da FLUL mais flexível (tens oportunidade de fazer Majors e Minors ou Opções Livres, o que diversifica mais o plano de estudos e alcance a outros mestrados). Regra geral, fora dos mestrados em Ensino (que têm requisitos muito específicos), os restantes mestrados na área das Humanidades são relativamente flexíveis, pelo que muitas vezes contam com o teu CV e carta de motivação (e notas da licenciatura). Mas, se o teu interesse à partida seria ir pela via do Ensino ou trabalhar numa biblioteca ou museu, eu recomendaria o plano de estudos da FLUL (recomendo que vejas a oferta de Majors e Minors no site, se precisares de alguma informação avisa).

Isto é sempre um pouco biased, porque sou da FLUL, mas acho que o plano de estudos mais flexível permite-te mais facilmente mudares o rumo do curso, se mudares de ideias, enquanto que o FCSH é mais concentrado numa só área de estudos (o que não é necessariamente mau, claro).
Muito obrigada pela tua resposta! Gostava de fazer mais umas perguntas. Sei que para os mestrados de ensino são necessários requisitos mais restritos. Se eu quisesse seguir pelo mestrado de ensino de português no 3º ciclo e ensino secundário, sabes quais são as disciplinas do percurso recomendado? e teria que fazer minors ou majors? Se sim, quais?
Outra pergunta é se para este mestrado recomendas mais o curso da FLUL ou da FCSH (sendo que a FCSH é mais restrito, está direcionado para essa saída?)

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Muito obrigada pela tua resposta! Gostava de fazer mais umas perguntas. Sei que para os mestrados de ensino são necessários requisitos mais restritos. Se eu quisesse seguir pelo mestrado de ensino de português no 3º ciclo e ensino secundário, sabes quais são as disciplinas do percurso recomendado? e teria que fazer minors ou majors? Se sim, quais?
Outra pergunta é se para este mestrado recomendas mais o curso da FLUL ou da FCSH (sendo que a FCSH é mais restrito, está direcionado para essa saída?)
Eu diria que ambos os cursos, tanto o da FLUL como o da FCSH estão completamente aptos para acederes ao mestrado em Ensino que referes. Não recomendaria um mais do que outro, uma vez que não frequentei nenhum dos dois, mas diria que o facto do plano de estudos da FCSH ser mais restritivo não o torna necessariamente melhor que o da FLUL - diria antes que provavelmente é menos "trabalhoso" a nível de inscrições e optativas, mas, por outro lado, uma pessoa aprende facilmente a fazer a inscrição na FLUL e acaba por te dar mais flexibilidade nas cadeiras que podes escolher. Acho que é uma questão de consultares o plano de estudos da FCSH e veres se aquelas cadeiras te interessam muuuito e comparares com o plano da FLUL, em que tens mais liberdade optativa (embora muitas vezes sujeita às vagas nas cadeiras).

Quanto ao percurso na FLUL, não precisas fazer nenhum Major ou Minor em específico, desde que faças os 120 ECTS na área científica de Português. Portanto, podes escolher fazer o percurso em Opções Livres da área científica, porém, eu recomendaria que escolhesses cadeiras que façam parte de Majors ou de Minors, uma vez que, a nível de prioridades nas inscrições, um aluno que esteja a completar um Major ou Minor acaba por ter mais probabilidades de ficar inscrito do que um aluno que optou por fazer todas as cadeiras em Opção Livre.

Como sugestões: o Major em Literatura e Cultura Portuguesa, o Major em Língua Portuguesa ou os seus respectivos Minors. Podes optar por uma combinação: fazes os 2 Majors e tens os 120 ECTS. Fazes 1 Major, 1 Minor e os restantes 30 ECTS em Opções Livres, desde que sejam na área científica do Português ou outras combinações como a tal de fazer tudo em Opção Livre. De todas, a combinação mais simples é os 2 Majors que referi (60 ECTS cada). Podes ver o plano de estudos aqui: https://www.letras.ulisboa.pt/pt/do...ras/1009-estudos-portugueses-regulamento/file Da longa lista de cadeiras listadas, para completares o Major farias 10 cadeiras dessa lista, experimenta ver o que te agrada, particularmente nas cadeiras com a área científica 223.

Alguma dúvida, dispõe! 🤗