Evolução do número de Candidatos 2021/2022

quanto a esse aumento de vagas no IST será transversal a todos os cursos ou apenas os que têm mais procura?
Diria que no caso do Técnico deve acontecer algo similar ao ano anterior, em que o Técnico conseguiu aumentar 109 vagas. A grande maioria veio das vagas sobrantes do concurso especial para estudantes internacionais, tendo ido buscar umas 10 a mudanças de curso. Os cursos onde o Técnico disponibilizou mais vagas foram: Engenharia Aeroespacial, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia Mecânica, Engenharia Física Tecnológica, Engenharia Informática e de Computadores, Engenharia e Gestão Industrial, Engenharia Biológica e Engenharia Biomédica, onde estão muitas das apostas do Técnico atualmente. É muito provável que a grande maioria dessas 75 vagas estejam concentradas nestes cursos. Em cursos como Engenharia Civil ou Engenharia Geológica e de Minas é muito pouco provável que o Técnico adicione qualquer vaga.

• Like
Reactions: fsantos02
Diria que no caso do Técnico deve acontecer algo similar ao ano anterior, em que o Técnico conseguiu aumentar 109 vagas. A grande maioria veio das vagas sobrantes do concurso especial para estudantes internacionais, tendo ido buscar umas 10 a mudanças de curso. Os cursos onde o Técnico disponibilizou mais vagas foram: Engenharia Aeroespacial, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia Mecânica, Engenharia Física Tecnológica, Engenharia Informática e de Computadores, Engenharia e Gestão Industrial, Engenharia Biológica e Engenharia Biomédica, onde estão muitas das apostas do Técnico atualmente. É muito provável que a grande maioria dessas 75 vagas estejam concentradas nestes cursos. Em cursos como Engenharia Civil ou Engenharia Geológica e de Minas é muito pouco provável que o Técnico adicione qualquer vaga.
e por exemplo em engenharia de telecomunicações e informática? não houve aumento de vagas neste curso no ano passado e a média subiu 1,5 valores

e por exemplo em engenharia de telecomunicações e informática? não houve aumento de vagas neste curso no ano passado e a média subiu 1,5 valores
Esse foi um dos que não aumentou qualquer vaga no tal reforço de 109 vagas. As médias também subiram nos cursos que reforçaram vagas (mais vagas -> mais alunos -> nota de último colocado menor), como em Aeroespacial, que até aumentou de vagas 2 vezes no mesmo ano. As vagas em Aeroespacial aumentaram no edital original de 92 para 110, e depois com o reforço extra passou para 120. É normal que, em cursos que não tenham aumentado as vagas neste reforço adicional, a pressão para a subida das médias tenha sido superior. A mesma influência terá este reforço de vagas, que poderá ditar que tenhas algumas engenharias em que as médias até desçam/desçam mais (nos que reforçarem mais) e outras em que até possam subir/mantenham/desçam menos (onde esse reforço não exista).

Boa tarde, mesmo com concursos ainda a decorrer, já se sabe algum período de datas de quando as instituições de ensino superior poderão divulgar as vagas sobrantes para os vários cursos? Não sei quando saíram no ano passado.

Boa tarde, mesmo com concursos ainda a decorrer, já se sabe algum período de datas de quando as instituições de ensino superior poderão divulgar as vagas sobrantes para os vários cursos? Não sei quando saíram no ano passado.
Olá @Skarmory
A data foi divulgada hoje:

Olá @Skarmory
A data foi divulgada hoje:

Obrigado, @davis!

• Like
Reactions: davis
Olá!
Eu já estou numa licenciatura, no entanto queria mudar pelo CNA, posso fazê-lo agora neste reforço de vagas? Se sim, preciso de uma nova ficha ENES? Obrigado!

Olá!
Eu já estou numa licenciatura, no entanto queria mudar pelo CNA, posso fazê-lo agora neste reforço de vagas? Se sim, preciso de uma nova ficha ENES? Obrigado!
Olá @FranciscoRivi
Ao contrário do ano passado, em que deixaram submeter novas candidaturas neste prazo, neste alargamento só estão previstas alterações à candidatura segundo o que está no despacho. Mas podes validar essa informação com a DGES.

Já temos aqui o reforço das vagas curso a curso:

Eu tenho uma dúvida 😬. Segundo o site da faculdade de psicologia da universidade de Lisboa vão haver 210 vagas este ano, mas nesse link aí dizem que só vão ter 148??

Já temos aqui o reforço das vagas curso a curso:

Quem não quiser alterar a candidatura não tem que fazer nada certo?

Eu tenho uma dúvida 😬. Segundo o site da faculdade de psicologia da universidade de Lisboa vão haver 210 vagas este ano, mas nesse link aí dizem que só vão ter 148??
Os números oficiais do concurso nacional de acesso são os divulgados pela DGES. Esse número de 210 pode estar a incluir as vagas dos concursos especiais, regimes especiais, mudanças de curso, etc.