Evolução do número de Candidatos 2021/2022

• Like
Reactions: Fmorais4
Ficam agora os números atualizados:

1631230755928.jpeg

🔚 Encerrou (novamente) a 1ª fase de Candidaturas ao Concurso Nacional de Acesso com novos candidatos, aumentando o que já era o maior número de candidatos desde 1996. Foram também entretanto adicionadas cerca de 3 mil vagas ao concurso nacional. Boa sorte a todos! 🍀

Como curiosidade, o MCTES decidiu divulgar como foi a distribuição dos candidatos pelos vários contingentes na 1ª fase de candidaturas:

1631296468175.png

E para quem segue esta discussão há algumas páginas, e porque nem inventado, é desta forma que o MCTES justifica a subida de candidatos neste período especial:

1631296573718.png

Para quem quiser comparar.

E para quem segue esta discussão há algumas páginas, e porque nem inventado, é desta forma que o MCTES justifica a subida de candidatos neste período especial:

1631296573718.png

Para quem quiser comparar.
Quando o professor diz "estudem bem o livro" não quer dizer "memorizem as palavras e escrevam exactamente como lá estão no teste". 🙄

Estou a ver que até as entidades oficiais cometem o mesmo tipo de erros que os alunos. É reconfortante saber isso.

• Like
Reactions: torn4g
Disseram-me que a DGES costuma antecipar o lançamento das colocações, normalmente um dia antes do previsto, é normal acontecer? Aconteceu em 2020?

Disseram-me que a DGES costuma antecipar o lançamento das colocações, normalmente um dia antes do previsto, é normal acontecer? Aconteceu em 2020?
Olá @johnnywalker
Sim, o habitual é haver uma antecipação de 24h, o que significa que sairiam no sábado à noite.

Ola! Gostava de saber qual e a vossa opinião acerca das médias? Acham que vão subir, manter-se ou descer?
Post automatically merged:

Olá @johnnywalker
Sim, o habitual é haver uma antecipação de 24h, o que significa que sairiam no sábado à noite.
Pois! Eu lembro me alguns colegas meus receberam ao meio da tarde do dia anterior

Ola! Gostava de saber qual e a vossa opinião acerca das médias? Acham que vão subir, manter-se ou descer?

Pois! Eu lembro me alguns colegas meus receberam ao meio da tarde do dia anterior
Mas outros só receberam mesmo a meia noite do dia

Davis como achas q vão ficar as médias? Sei que ninguém sabe ao certo, mas podes dar a tua opinião?

Última edição:
  • Like
Reactions: davis
Olá @Ribeirooo!
É assim, eu vou ser sincera: existem muitos fatores em jogo, mas não é por isso que vamos deixar de fazer as nossas previsões.
Os alunos que, o ano passado estavam no 11º ano e realizaram os exames de 11º (ex.: BG e FQA), são os que vão concorrer em maioria este ano. Sendo assim, os cursos que exigem esses exames em separado ou em pares, talvez mantenham a nota de candidatura (ou subam eventualmente, dependendo do nº de candidatos e isso). Já os cursos que não exijam esses exames e exijam os de 12º apenas ou incluam um exame de 12º obrigatório, poderão vir a ter a nota de candidatura mais baixa relativamente ao ano passado ou mantê-la (visto que os exames deste ano não tiveram notas lá muito boas). De qualquer das formas, temos de colocar, ainda, em cima da mesa os alunos que o ano passado não entraram nos cursos que pretendiam ou até entraram mas querem mudar, e vão tentar a sua sorte again.
Por exemplo, eu pretendo ir para Biologia Celular e Molecular, na FCT-NOVA, em que são pedidos os seguintes pares de exames: BG e FQA, BG e ECO e BG e MAT. A maioria dos candidatos (para não dizer todos) deve ter utilizado o par BG e FQA que são exames de 11º ano que, em 2020, tiveram médias mais altas do que este ano e até anteriores. Como MAT não é "obrigatório", como no caso dos cursos de Medicina (não sei se é em todos, mas na maioria penso que seja), podemos supor que a nota de candidatura se poderá vir a manter nos arredores da do ano passado (169,4) ou subir.
Talvez o receio de não entrar tenha falado mais alto, mas eu acho que temos de ser realistas (há quem ache esta forma de pensar pessimista, mas há que saber distinguir). Por isso, uma pessoa como eu com 166,8 para entrar neste curso tem menos probabilidade de entrar do que uma pessoa que tenha, por exemplo, 172,2. De qualquer das formas é um ano atípico como o do ano passado, logo é difícil fazer grandes previsões. Temos de aguardar.

Pois, compreendo! Eu já estou a começar a stressar! Vou te explicar a minha situação

Eu candidatei-me a 4 opções! Mas preferia entrar só nas 2 primeiras! Tipo para o Porto eu tenho média de 17.1 e a média no ano passado foi 17.5! Já para Coimbra tenho média de 16.82 e no ano passado foi de 16.44! Os exames são biologia, português e macs! Eu tenho mais receio do de biologia pq a média de macs foi negativa e português a do costume! Eu gostava muito de entrar no Porto mas acho que não vai ser possível! Tenho e receio de não conseguir entrar na 2 opção! Tenho falado com várias pessoas algumas dizem que entro quase decerteza em Coimbra e outras dizem que há probabilidade de entrar no Porto! Mas la está não quero criar falsas expectativas!

Pois mas nesse caso e mais complicado pq pede sempre biologia

estás numa situação parecida comigo! Tenho falado com muitas pessoas e das que falei todos tem a média 1, 2 décimas abaixo da do último colocado! A mim também me dizem que estou a ser pessimista por dizer q não vou entrar mas eu também não quero criar falsas expectativas!
Pois, é isso. Também não quero criar falsas expectativas porque é preferível ter em mente de que pode ocorrer não se conseguir entrar no curso que queremos e, se entrarmos, melhor (festa logo ahaha), mas, se não entrarmos, já estávamos meio que preparados. Ora se estivermos só com o pensamento de que pode ser que consigamos entrar, se isso não acontecer, vai ser pior ao lidar com a situação. O não já é garantido, agora é esperar se permanece o não ou muda para um sim.

Pois, é isso. Também não quero criar falsas expectativas porque é preferível ter em mente de que pode ocorrer não se conseguir entrar no curso que queremos e, se entrarmos, melhor (festa logo ahaha), mas, se não entrarmos, já estávamos meio que preparados. Ora se estivermos só com o pensamento de que pode ser que consigamos entrar, se isso não acontecer, vai ser pior ao lidar com a situação. O não já é garantido, agora é esperar se permanece o não ou muda para um sim.
Se entrar na minha primeira opção vou lançar foguetes 😂😂😂😂😂😂😂😂😂

• Like
Reactions: Gabriela Borges
Já referi em cima mas são Português, macs (acho que também em substituição da matemática a e b) e biologia
ai, não vi! desculpa desde já

eu estou numa situação semelhante à vossa em que estou com 2 décimas abaixo relativamente à nota do último colocado do ano passado (para Engenharia Informática na FCT NOVA btw). muita gente tem me dito que tenho probabilidade razoável de entrar porque o exame de Matemática A é "obrigatório", mas enfim não quero meter as expetativas lá no topo, porque sei que certamente me vou desiludir daqui a uns dias... mas pronto, passando para a tua situação em específico:

não há nenhum exame em que os candidatos tenham de apresentar "obrigatoriamente", como o caso que a @Gabriela Borges disse de BCM, em que tinham de apresentar o exame de bio/geo

biologia teve uma nota no ano passado estupidamente alta (costumava não passar muito dos 11 antes da pandemia), e mesmo este ano foi mais alta do que o normal, apesar da descida deste ano

por outro lado, a média de português manteve-se e a média das matemáticas desceu a pique, o que traduziu num números de provas de ingresso válidas mais reduzidas este ano

contudo, há que ver que estamos novamente perante um novo recorde de candidatos, o que significa que haverá mais candidatos a lutarem para a mesma vaga, e há que destacar que o facto de ter havido mais negativas este ano e mesmo assim houve este número gigantesco de candidatos, poderá significar que muitos estarão a usar provas de ingresso de 2020 e talvez um número bastante grande de recandidatos

além disso, não sabemos até que ponto a nota de educação física poderá afetar (positivamente ou negativamente) a média do secundário e, consequentemente, a nota de candidatura

se no ano passado era difícil de prever, então este ano vai ser ainda mais complicado, só nos resta esperar para ver o que nos espera este ano

de qualquer das maneiras, boa sorte :)

Última edição:
  • Like
Reactions: Gabriela Borges
Sao as universidades que estão responsáveis por mandar os emails dos resultados caso a pessoa seja aí colocada ?