Exame 2ª fase para usar na 1ª fase de candidaturas

Barbeito

Membro Caloiro
Matrícula
30 Junho 2023
Olá. Sou aluno de um Curso Profissional de Informática. Fiz ontem o exame de matemática A para utilizar como prova de ingresso mas não me correu da melhor forma. Desta forma, queria fazer o exame de matemática B na 2ª fase que será mais em linha com a matéria que dei durante o curso. Visto que nenhuma destes exames faz parte do meu plano curricular, posso utilizar Matemática B da 2ª fase como prova de ingresso na 1ª fase de candidaturas?

Outro ponto importante, da correção que fiz, parece-me que não irei chegar à classificação de 95. Visto que não tenho nota minima de candidatura no exame de Mat. A, poderei usar a nota do exame de Mat B na candidatura à 1ª fase de candidaturas?

Obrigado

Olá,
- Só podes usar os exames da 2ª fase nas 2ª e 3ª fases do concurso nacional
- Não pelo motivo mencionado acima

Olá,
- Só podes usar os exames da 2ª fase nas 2ª e 3ª fases do concurso nacional
- Não pelo motivo mencionado acima
Mas então essa informação não corresponde ao que vi aqui no site da Uniarea, aqui: https://uniarea.com/vale-a-pena-ir-a-2a-fase-dos-exames-nacionais/

O texto foi escrito no ano passado mas penso que as mesmas regras serão aplicadas.

Há alguma coisa que não estou a ver bem aqui?

Obrigado

Aqui fica o texto:

"O caso da utilização do exame para satisfazer a prova de ingresso que um determinado curso pede, existem algumas alterações relativamente ao caso anterior.

Para a 1.ª fase de candidaturas, a classificação que vai ser considerada, de forma automática, para cada uma das tuas provas de ingresso é a melhor das seguintes classificações do exame nacional correspondente à prova:

• Classificação obtida na 1.ª fase de exames de 2022;
  • Classificações obtidas na 1.ª fase de exames de 2020 e de 2021;
  • Classificações obtidas na 2.ª fase de exames de 2020, 2021 e de 2022 em disciplinas que não integram o plano de estudos do teu curso de ensino secundário e cujo exame coincidia em dia e hora de realização com um exame da 1.ª fase efetivamente realizado por ti. Também são considerados exames realizados em 2ª fase de exames por motivos especiais, nomeadamente por alunos que estiveram infetados com COVID ou em isolamento profilático.
Para a 2.ª e 3.ª fases do concurso de 2022, a classificação que vai ser considerada, de forma automática, para cada uma das suas provas de ingresso é a melhor das classificações do exame final nacional correspondente à prova obtidas na 1.ª ou na 2.ª fase dos exames de 2020, 2021 e 2022, podendo misturar exames das várias fases."
Post automatically merged:

Mas então essa informação não corresponde ao que vi aqui no site da Uniarea, aqui: https://uniarea.com/vale-a-pena-ir-a-2a-fase-dos-exames-nacionais/

O texto foi escrito no ano passado mas penso que as mesmas regras serão aplicadas.

Há alguma coisa que não estou a ver bem aqui?

Obrigado

Aqui fica o texto:

"O caso da utilização do exame para satisfazer a prova de ingresso que um determinado curso pede, existem algumas alterações relativamente ao caso anterior.

Para a 1.ª fase de candidaturas, a classificação que vai ser considerada, de forma automática, para cada uma das tuas provas de ingresso é a melhor das seguintes classificações do exame nacional correspondente à prova:

• Classificação obtida na 1.ª fase de exames de 2022;
  • Classificações obtidas na 1.ª fase de exames de 2020 e de 2021;
  • Classificações obtidas na 2.ª fase de exames de 2020, 2021 e de 2022 em disciplinas que não integram o plano de estudos do teu curso de ensino secundário e cujo exame coincidia em dia e hora de realização com um exame da 1.ª fase efetivamente realizado por ti. Também são considerados exames realizados em 2ª fase de exames por motivos especiais, nomeadamente por alunos que estiveram infetados com COVID ou em isolamento profilático.
Para a 2.ª e 3.ª fases do concurso de 2022, a classificação que vai ser considerada, de forma automática, para cada uma das suas provas de ingresso é a melhor das classificações do exame final nacional correspondente à prova obtidas na 1.ª ou na 2.ª fase dos exames de 2020, 2021 e 2022, podendo misturar exames das várias fases."
Esqueci-me de mencionar que os exames Mat. B e Mat. A são à mesma hora e no mesmo dia. E nenhum dos mesmos faz parte do plano de estudos do meu curso profissional.

Última edição:
Ambos os exames satisfazem a prova "16 Matemática". Se é esta a prova que o curso a que te candidatas pede, o exame que realizas na 2ª fase é considerado uma melhoria de nota da prova de ingresso, pelo que não pode ser usado na 1ª fase.
Podes confirmar isto no Guia Geral de Exames, página 33. https://www.dges.gov.pt/guias/pdfs/GuiaGeralExames2023.pdf
Um exame final nacional realizado na 2.ª fase que satisfaça a mesma prova de ingresso de outro exame realizado na 1.ª fase, do mesmo ano escolar, é considerado uma melhoria de classificação para essa prova de ingresso, só podendo ser utilizado nesta qualidade na 2.ª fase do concurso de acesso ao ensino superior.