Boas, é a 4º vez q vou fazer o exame de biologia e ate hoje não consegui tirar nenhuma positiva. Preciso mesmo disto para entrar na faculdade (estou em ano zero em Psicologia)... O facto de ser a quarta vez deixa me cada vez mais ansioso e preocupado e tenho medo que não seja desta (se nao passar agora não posso continuar na faculdade)... Na 1º fase ano passado tive 4.6, na 2º fase tive 8 e agora este ano na ("3º fase") tive 9,2. O problema não é sobre saber a materia pois considero que não tenho dificuldades em perceber. Fiz todos os exames desde 2015 tambem... O que falha é na hora do exame que parece que não consigo pensar e sai tudo torto... Algum conselho ou alguem que ja tenha passado por isto?
vou tentar ajudar como sei! e lamento imenso que estejas a passar por isso, acredito que deve ser mesmo muito complicado.
Primeiro leva um relógio analógico, para que possas ter noção do tempo e não tenhas de te preocupar com isso.
Depois, quando receberes o exame, não o comeces logo. Faz respirações por um minutinho para te poderes acalmar e preparar o teu cérebro para a prova. Não é um minuto que te vai fazer muita diferença.
Depois disso, pega no exame e folheia, para veres de relance a matéria que realmente saiu na prova e também te possas preparar mentalmente para aquilo.
Por fim, faz a prova ao teu ritmo e sempre que sentires que estás a perder o foco com a ansiedade e o nervosismo, para, respira, e volta. No momento em que deixamos a ansiedade tomar conta de nós realmente é difícil sair daquele estado.
E vou te dar a clássica, se não souberes uma questão e nem fizeres ideia da resposta, sem stress! Deixa para trás, e volta no final.
Tentei dar te as dicas que sempre usei para lidar com a minha ansiedade que me impedia de obter bons resultados.
Tudo de bom para ti