Exame de biologia e entrada na faculdade

maria chumbo

Membro Caloiro
Matrícula
1 Dezembro 2025
Olá! Estou agora no fim do 1ºperíodo do 11ano de ciências e tecnologia. Acabei o ano passado com média de 18, com 19 a biologia. O curso de ciências sempre foi para mim o curso com me menos me identificava. No entanto, foi o curso que escolhi e acabei por gostar e por ficar interessada em neurociências e biologia. Este ano tem me sido cada vez mais evidente que apesar de o ano passado ter corrido bem, este curso não é para mim. Estou então a pensar em ir para artes. Gostava na mesma de tentar fazer exame de biologia ainda este ano, uma vez que teria praticamente a matéria dos dois anos toda aprendida (exceptuando a geologia do 11ºano) e que estando outra vez no 10ano teria tempo para preparar o exame.
A minha questão é: Quanto é que me influenciaria e prejudicaria passar quase 3 anos sem estudar biologia, mesmo tendo o exame como admissão?

Olá.
Eu estive quase 10 anos sem estudar (licenciei-me e só há 4 anos regressei à universidade para tirar outro curso), fui fazer o exame de Biologia e Geologia depois de estudar uns 6 meses e tive uma nota aceitável (>15). Portanto, é possível ter boa nota mesmo sem aulas. No meu caso usei apenas um livro de preparação para os exames e fiz exames antigos.
Tens é de avaliar se vale a pena fazeres o exame, ou seja, vais usá-lo como prova de ingresso na universidade? No entanto, acho uma boa estratégia fazeres agora porque se mudares para o 10º ano de novo, não o fazes junto com outros exames. É uma questão de veres o que queres. Boa sorte 😉

Olá.
o ano passado ter corrido bem, este curso não é para mim. Estou então a pensar em ir para artes
Eu não entendi bem esta parte. Excluindo a Biologia da qual dizes gostar, "este curso" é Matemática e Física e Química A, sendo que esta última acaba já no fim deste ano. O resto é componente geral. Consideras que vale a pena atrasar por 2 ou 3 anos a tua conclusão do secundário só para, em essência, não ter mais um ano de Matemática?
Gostava na mesma de tentar fazer exame de biologia ainda este ano
Não tenho a certeza quanto a se podes podes fazer isto. Acho que, para realizares um exame, tens de te encontrar no ano curricular correspondente, ou superior. A menos que faças o exame primeiro e só troques de curso depois, claro, mas como disseste "quase 3 anos" acredito que o teu plano era trocar já este ano.

Relembro ainda que os cursos agora exigem 2 ou mais provas de ingresso, pelo que a prova de Biologia só por si não é suficiente. Eventualmente poderia haver conjuntos que a combinassem com a prova 16 Matemática, que conseguirias satisfazer com Matemática B de Artes, ou conjuntos que a combinassem com Português, que terás de fazer quer em CT quer em Artes.

No geral, parece-me uma decisão estranha sair do curso que te prepara para as licenciaturas em que (pelo que entendi) pretendes ingressar, e entrar num curso que não te prepara para os cursos do ensino superior em que pretendes ingressar. É uma estratégia para tentar concluir com uma média do ensino secundário melhor, ou o motivo é outro?