Exame de Biologia e Geologia começar do 0

Francisco_slv

Membro Caloiro
Matrícula
15 Julho 2019
Curso
Humanidades
Olá ando no curso de Humanidades e decidi fazer para o ano o exame de Biologia e Geologia, comecei hoje e até me estou a dar bem com a matéria de 10 ano (pelo menos o primeiro capítulo) gostava de saber se só ler e perceber por mim, fazer muitos exercícios, ler os resumos dos livros de apoio ao exame e etc consigo ter boa nota sem aulas, nem explicações. (Vou passar para o 12°ano)
Vale a pena o esforço?

• Like
Reactions: Marilyy

Marilyy

Membro
Matrícula
12 Julho 2018
Aconselho vivamente explicações, porque se ainda estiveres a concluir o curso de humanidades é extremamente complicado teres um estudo autodidata para biologia e ter sucesso no teu curso :/ mas isso só depende de ti! Nada é impossível 😊

• Like
Reactions: Francisco_slv

Francisco_slv

Membro Caloiro
Matrícula
15 Julho 2019
Curso
Humanidades
Aconselho vivamente explicações, porque se ainda estiveres a concluir o curso de humanidades é extremamente complicado teres um estudo autodidata para biologia e ter sucesso no teu curso :/ mas isso só depende de ti! Nada é impossível 😊
Era o que tinha em mente mas gostava de experimentar sem ter explicações só mesmo por mim. Começar já nas férias para depois quando começar a escola ter tempo para conciliar tudo

• Like
Reactions: Marilyy

ZenaoDCítio

Membro Veterano
Matrícula
21 Novembro 2017
Curso
Medicina
Instituição
EMUM
Era o que tinha em mente mas gostava de experimentar sem ter explicações só mesmo por mim. Começar já nas férias para depois quando começar a escola ter tempo para conciliar tudo
Aconselho-te ... além de ler, escreve muito, vê videos, tipo youtube (aquelas matérias mais dificil de perceber à primeira, tipo xilema/floema/respiracao aerobia/fotossintese - matéria que costuma sair com mais frequência em exame (falei apenas de bio 10). Além disso convém comprares/emprestimo dos livros em vigor e também dos exames(IAVE).
Aproveita os exercícios que eestão nos apontamentos, além dos resumos). Mas lembra-te... ler não é estudar... faz tipo esquemas, mnemonicas, ajudam imenso.

• Like

Tiago Daniel

Membro
Matrícula
5 Julho 2018
Acima de tudo, familiariza-te com a estrutura de exame e com a tipologia das questões. Relembro também que os conteúdos em avaliação no exame nacional de Biologia e Geologia do próximo ano letivo estão limitados às aprendizagens essenciais, que excluem alguns tópicos do programa até este ano em vigor.

• Like

Francisco_slv

Membro Caloiro
Matrícula
15 Julho 2019
Curso
Humanidades
Acima de tudo, familiariza-te com a estrutura de exame e com a tipologia das questões. Relembro também que os conteúdos em avaliação no exame nacional de Biologia e Geologia do próximo ano letivo estão limitados às aprendizagens essenciais, que excluem alguns tópicos do programa até este ano em vigor.
A matéria não é todos os anos igual ? Poderá haver mudanças?

Tiago Daniel

Membro
Matrícula
5 Julho 2018
A matéria não é todos os anos igual ? Poderá haver mudanças?

A matéria de Biologia e Geologia sujeita a avaliação sofreu alterações que entram em vigor nos exames do próximo ano letivo.
Podes consultar o que precisas de saber em:

Em relação aos exames realizados até ao presente ano letivo, os do próximo ano têm como principal diferença a restrição de alguns conteúdos que passam a não ser alvo de avaliação.

voidlessmind

The Real Simp da Uniarea
Matrícula
6 Junho 2019
Curso
Ciência Política
Eu também sou de LH e queria estudar biologia e geologia para fazer o exame para o ano mas a minha ansiedade faz-me pensar e repensar se vale mesmo a pena por isso ainda não tomei uma decisão...

CatarinaR8

Membro Veterano
Matrícula
20 Abril 2016
A matéria de Biologia e Geologia sujeita a avaliação sofreu alterações que entram em vigor nos exames do próximo ano letivo.
Podes consultar o que precisas de saber em:

Em relação aos exames realizados até ao presente ano letivo, os do próximo ano têm como principal diferença a restrição de alguns conteúdos que passam a não ser alvo de avaliação.

Então assim para os alunos do antigo programa já não será possível subir a nota da disciplina pelo exame tal como acontece agora com fqa?

• Like
Reactions: Ana_Silva

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Será possível, sim, ao contrário de FQ A, o exame não mudou o código, nem a disciplina mudou o programa, o que acontece é que em algumas escolas estão a ser aplicadas as aprendizagens essenciais, e para o exame ser justo, eles reduziram a matéria para que todos possam fazer o exame. Nas escolas em que não se aplicam as aprendizagens essenciais, teoricamente, ainda se ensina o programa inteiro (na prática, não é bem assim, porque os professores podem preferir aprofundar os conceitos ou fazer exercícios do que estar a dar matéria não avaliada) .

• Like
Reactions: Ana_Silva

Ana_Silva

Membro Veterano
Matrícula
18 Setembro 2018
Será possível, sim, ao contrário de FQ A, o exame não mudou o código, nem a disciplina mudou o programa, o que acontece é que em algumas escolas estão a ser aplicadas as aprendizagens essenciais, e para o exame ser justo, eles reduziram a matéria para que todos possam fazer o exame. Nas escolas em que não se aplicam as aprendizagens essenciais, teoricamente, ainda se ensina o programa inteiro (na prática, não é bem assim, porque os professores podem preferir aprofundar os conceitos ou fazer exercícios do que estar a dar matéria não avaliada) .
Muito obrigada pela ajuda !!

• Like
Reactions: Edgar H

Tiagobb16

Membro Caloiro
Matrícula
11 Setembro 2020
Curso
Humanidades
Olá ando no curso de Humanidades e decidi fazer para o ano o exame de Biologia e Geologia, comecei hoje e até me estou a dar bem com a matéria de 10 ano (pelo menos o primeiro capítulo) gostava de saber se só ler e perceber por mim, fazer muitos exercícios, ler os resumos dos livros de apoio ao exame e etc consigo ter boa nota sem aulas, nem explicações. (Vou passar para o 12°ano)
Vale a pena o esforço?
Olá! Estou a pensar fazer o mesmo! Sendo que se passou um ano podes dizer me como foi a tua experiência? Conseguiste passar? Tiraste quanto? Desde já obrigado!

Lucas Campos

Membro Dux
Matrícula
30 Outubro 2019
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Olá! Estou a pensar fazer o mesmo! Sendo que se passou um ano podes dizer me como foi a tua experiência? Conseguiste passar? Tiraste quanto? Desde já obrigado!
Tiago, sou do curso de Ciências e Tecnologias e aqui vai o meu conselho ao estudo, caso decida realizar esta prova.

Ler só a matéria, ao meu ver, não é suficiente. A realização do maior número de exercícios do IAVE, nomeadamente da publicação da livraria IAVE e de exames finais nacionais anteriores, bem como testes intermédios é de suma importância e, se os realizar, o seu resultado com certeza será diferente, devido ao modo de como são feitos os itens das provas, ao meu ver.

Além disso, levando em consideração os materiais para estudo que aconselho, para me auxiliar, é o livro de preparação para o exame final nacional de Biologia e Geologia da Porto Editora. Ao meu ver, o livro possui o conteúdo muito bem explicado e aborda muito bem o que é necessário saber para o exame, de forma mais resumida. É importante lembrar que este apoio não possui pormenores específicos que manuais podem ter, por exemplo. Por isso, a feitura de itens de provas oficiais é tão importante, principalmente da publicação do IAVE, que contém a explicação dos itens de escolha múltipla. Boa!

Última edição:

Tiagobb16

Membro Caloiro
Matrícula
11 Setembro 2020
Curso
Humanidades
Olá lucas! Desde já agradeço imenso a sua resposta! Eu já encomendei e tenho em posse os manuais de biologia e geologia, tanto de 10o como 11o, também já tenho o livro de exercícios do iave de 2019/2020(o mais recente), penso também adquirir o livro de preparação para exame de bg! Não quero elevar muito as minhas esperanças mas acho que com isto tudo e um pouco de esforço diário consigo chegar lá! Mais algum concelho?
Muito obrigado!!

Lucas Campos

Membro Dux
Matrícula
30 Outubro 2019
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Olá lucas! Desde já agradeço imenso a sua resposta! Eu já encomendei e tenho em posse os manuais de biologia e geologia, tanto de 10o como 11o, também já tenho o livro de exercícios do iave de 2019/2020(o mais recente), penso também adquirir o livro de preparação para exame de bg! Não quero elevar muito as minhas esperanças mas acho que com isto tudo e um pouco de esforço diário consigo chegar lá! Mais algum concelho?
Muito obrigado!!
Fazer itens e mais itens de Biologia e Geologia. Na minha escola, era um aluno de 15 em BG, mas quando fui estudar para o exame, depois de fazer tantos exames, consegui um 19, então, ao meu ver, este é o segredo. Os itens do IAVE destacam-se pela sua elevada base interpretativa e das capacidades de relacionar conhecimentos pelo aluno. Então, procure sempre fazer o maior número de exercícios oficiais! Qualquer coisa, estou aqui para ajudar!

Matrícula
8 Janeiro 2020
Fazer itens e mais itens de Biologia e Geologia. Na minha escola, era um aluno de 15 em BG, mas quando fui estudar para o exame, depois de fazer tantos exames, consegui um 19, então, ao meu ver, este é o segredo. Os itens do IAVE destacam-se pela sua elevada base interpretativa e das capacidades de relacionar conhecimentos pelo aluno. Então, procure sempre fazer o maior número de exercícios oficiais! Qualquer coisa, estou aqui para ajudar!
Olá. Estudaste por onde a parte teórica para o exame? Pelos manuais dos 2 anos ou pelo livro de preparação do exame de biologia e geologia da Porto? Obrigada 😃

Lucas Campos

Membro Dux
Matrícula
30 Outubro 2019
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Olá. Estudaste por onde a parte teórica para o exame? Pelos manuais dos 2 anos ou pelo livro de preparação do exame de biologia e geologia da Porto? Obrigada 😃
Os manuais me deram a base do estudo ao longo dos dois anos, com certeza, e participaram dos pormenores existentes. Agora, na semana em que estudei para somente BG (entre o exame de FQ e BG), utilizei 90% das vezes o livro da porto editora, visto que, ao meu ver, ele apresenta a matéria com pormenor e, ao mesmo tempo, não é muito extenso. Além de apresentar exercícios bons (um deles de Geologia foi quase igual ao do exame, até no mesmo local geológico!!!). Claro que a utilização da maior quantidade de materiais é melhor, mas se houver tempo para tal. Mas se for para algo mais rápido, recomendo o da Porto Editora e, caso julgar necessário, comprar manuais. Lembrando que eu também dispunha de PowerPoints da minha professora, o que também facilita.

Qualquer coisa, só perguntar!

Última edição: