Exame de Biologia e Geologia começar do 0

Francisco_slv

Membro Caloiro
Matrícula
15 Julho 2019
Curso
Humanidades
Olá ando no curso de Humanidades e decidi fazer para o ano o exame de Biologia e Geologia, comecei hoje e até me estou a dar bem com a matéria de 10 ano (pelo menos o primeiro capítulo) gostava de saber se só ler e perceber por mim, fazer muitos exercícios, ler os resumos dos livros de apoio ao exame e etc consigo ter boa nota sem aulas, nem explicações. (Vou passar para o 12°ano)
Vale a pena o esforço?

• Like
Reactions: Marilyy

Marilyy

Membro
Matrícula
12 Julho 2018
Aconselho vivamente explicações, porque se ainda estiveres a concluir o curso de humanidades é extremamente complicado teres um estudo autodidata para biologia e ter sucesso no teu curso :/ mas isso só depende de ti! Nada é impossível 😊

• Like
Reactions: Francisco_slv

Francisco_slv

Membro Caloiro
Matrícula
15 Julho 2019
Curso
Humanidades
Aconselho vivamente explicações, porque se ainda estiveres a concluir o curso de humanidades é extremamente complicado teres um estudo autodidata para biologia e ter sucesso no teu curso :/ mas isso só depende de ti! Nada é impossível 😊
Era o que tinha em mente mas gostava de experimentar sem ter explicações só mesmo por mim. Começar já nas férias para depois quando começar a escola ter tempo para conciliar tudo

• Like
Reactions: Marilyy

Jacinto Avila

Membro Veterano
Matrícula
21 Novembro 2017
Era o que tinha em mente mas gostava de experimentar sem ter explicações só mesmo por mim. Começar já nas férias para depois quando começar a escola ter tempo para conciliar tudo
Aconselho-te ... além de ler, escreve muito, vê videos, tipo youtube (aquelas matérias mais dificil de perceber à primeira, tipo xilema/floema/respiracao aerobia/fotossintese - matéria que costuma sair com mais frequência em exame (falei apenas de bio 10). Além disso convém comprares/emprestimo dos livros em vigor e também dos exames(IAVE).
Aproveita os exercícios que eestão nos apontamentos, além dos resumos). Mas lembra-te... ler não é estudar... faz tipo esquemas, mnemonicas, ajudam imenso.

• Like

Tiago Daniel

Membro
Matrícula
5 Julho 2018
Acima de tudo, familiariza-te com a estrutura de exame e com a tipologia das questões. Relembro também que os conteúdos em avaliação no exame nacional de Biologia e Geologia do próximo ano letivo estão limitados às aprendizagens essenciais, que excluem alguns tópicos do programa até este ano em vigor.

• Like

Francisco_slv

Membro Caloiro
Matrícula
15 Julho 2019
Curso
Humanidades
Acima de tudo, familiariza-te com a estrutura de exame e com a tipologia das questões. Relembro também que os conteúdos em avaliação no exame nacional de Biologia e Geologia do próximo ano letivo estão limitados às aprendizagens essenciais, que excluem alguns tópicos do programa até este ano em vigor.
A matéria não é todos os anos igual ? Poderá haver mudanças?

Tiago Daniel

Membro
Matrícula
5 Julho 2018
A matéria não é todos os anos igual ? Poderá haver mudanças?
A matéria de Biologia e Geologia sujeita a avaliação sofreu alterações que entram em vigor nos exames do próximo ano letivo.
Podes consultar o que precisas de saber em:

Em relação aos exames realizados até ao presente ano letivo, os do próximo ano têm como principal diferença a restrição de alguns conteúdos que passam a não ser alvo de avaliação.

disruptedmind

Membro Veterano
Matrícula
6 Junho 2019
Curso
Linguas e Humanidades
Eu também sou de LH e queria estudar biologia e geologia para fazer o exame para o ano mas a minha ansiedade faz-me pensar e repensar se vale mesmo a pena por isso ainda não tomei uma decisão...

CatarinaR8

Membro Veterano
Matrícula
20 Abril 2016
A matéria de Biologia e Geologia sujeita a avaliação sofreu alterações que entram em vigor nos exames do próximo ano letivo.
Podes consultar o que precisas de saber em:

Em relação aos exames realizados até ao presente ano letivo, os do próximo ano têm como principal diferença a restrição de alguns conteúdos que passam a não ser alvo de avaliação.

Então assim para os alunos do antigo programa já não será possível subir a nota da disciplina pelo exame tal como acontece agora com fqa?

• Like
Reactions: Ana_Silva

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Será possível, sim, ao contrário de FQ A, o exame não mudou o código, nem a disciplina mudou o programa, o que acontece é que em algumas escolas estão a ser aplicadas as aprendizagens essenciais, e para o exame ser justo, eles reduziram a matéria para que todos possam fazer o exame. Nas escolas em que não se aplicam as aprendizagens essenciais, teoricamente, ainda se ensina o programa inteiro (na prática, não é bem assim, porque os professores podem preferir aprofundar os conceitos ou fazer exercícios do que estar a dar matéria não avaliada) .

• Like
Reactions: Ana_Silva

Ana_Silva

Membro
Matrícula
18 Setembro 2018
Será possível, sim, ao contrário de FQ A, o exame não mudou o código, nem a disciplina mudou o programa, o que acontece é que em algumas escolas estão a ser aplicadas as aprendizagens essenciais, e para o exame ser justo, eles reduziram a matéria para que todos possam fazer o exame. Nas escolas em que não se aplicam as aprendizagens essenciais, teoricamente, ainda se ensina o programa inteiro (na prática, não é bem assim, porque os professores podem preferir aprofundar os conceitos ou fazer exercícios do que estar a dar matéria não avaliada) .
Muito obrigada pela ajuda !!

• Like
Reactions: Edgar H