Olá! Também sou brasileiro e moro aqui em Portugal. Comparativamente ao Brasil ao ensino que lá temos, o conteúdo nos três anos é diferente em alguns aspectos.
Como já deve ter consultado e verificado, os exames finais nacionais do ensino secundário possuem uma tipologia de avaliação diferente do Brasil. Aqui, possuem normalmente, para a prova de Biologia e Geologia, cerca de quatro grupos de itens, contendo em sua maioria itens de seleção (múltipla escolha na sua maioria) e alguns poucos itens de resposta aberta. Como são um grupo de itens, baseiam-se em textos suportes, onde é necessário, além do bom conhecimento da matéria, uma grande capacidade de interpretação, a fim de obter um resultado ótimo.
Aqui você encontra as provas de anos anteriores, caso ainda não tenha visto:
Arquivo de Provas e Exames
Relativamente ao estudo da disciplina, eu compraria alguns livros de preparação para o exame final nacional, como o da Porto Editora, que, ao meu ver, possui uma ótima explicação da matéria (mas não muito aprofundada, pois seria um livro muito extenso), bem como uma grande quantidade de exercícios. Além disso, compraria os livros do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), entidade responsável pela confecção dos exames (
https://livraria.iave.pt/ - novas edições dos livros, com as perguntas dos exames desse ano estarão disponíveis em breve).
Levando ao extremo, caso você queira mesmo se dedicar a essa disciplina, compraria os manuais escolares, que são os livros da matéria completa. Naturalmente, estes são mais caros e são normalmente 4 livros, devido aos dois anos (
10.º e
11.º - clica nos anos para ver a matéria que sai nos exames). Se possível, tentaria acompanhar algumas aulas em escolas em Portugal, observando as aulas.
Esse é o estudo que funciona comigo:
Estudar a matéria por Domínio - fazer exercícios dos livros de preparação de exame, com consulta da matéria, ainda tentando consolidar - fazer exercícios do IAVE (do livro), ainda com consulta - revisar a matéria a partir dos livros de preparação - quando terminado o estudo de todos os domínios, fazer exercícios do IAVE (fazer provas completas com tempo contabilizado, sem consulta). Após treinado as provas do IAVE por completo, verifique a sua nota através dos critérios de avaliação e veja a sua nota, bem como o quê errou, para assim melhorar o conhecimento ali.
É crucial fazer as provas do IAVE para treinar, pois eles possuem tipos de itens muito caraterísticos que diferem da maioria de outras provas. São provas muito interpretativas e necessitam de um alto grau de atenção, sendo necessário relacionar com vários conceitos.