Exame de Biologia e Geologia como Externo

Eu fui como externa ao exame de biologia e geologia e tirei 19,1, no entanto, venho de um curso com algumas bases de biologia. Também conheço pessoas de humanidade que fizeram o exame de biologia e correu-lhes bastante bem. A matéria não é difícil e existem vários recursos que te ajudam a estudar e a compreender melhor a matéria. É preciso alguma dedicação mas não é dos exames mais difíceis. O programa é bastante claro nos conhecimentos que tens de adquirir e os tipos de perguntas que saiem em exame são sempre +/- os mesmos.

• Like
Reactions: Ema D.
Eu diria que sim pois tens alguém com quem tirar as tuas dúvidas e corrigir os teus exercícios e exames. Para mim, a parte mais difícil era mesmo essa pois quando tinha alguma dúvida passava dias a ver vídeos e a ler até conseguir compreender tudo. E se fazia um exame para praticar nunca conseguia uma correcção exata pois tinha de ser eu a corrigir.
(isto pode ser bom ou mau, no meu caso eu era demasiado exigente na correção, ao ponto que achava ser impossível ter mais de 17 no exame 😅)

• Like
Reactions: Ema D.
Se o curso a que eu me candidatar exigir os exames de bio e geo e português a minha média de secundário vai contar( pelo facto de pedirem português)?

Se o curso a que eu me candidatar exigir os exames de bio e geo e português a minha média de secundário vai contar( pelo facto de pedirem português)?
O que conta na componente das provas de ingresso é apenas a nota dos exames nacionais.

olá! eu também gostava de fazer o exame de biologia e geologia como aluna externa este ano, pois estou num curso que não gosto. no entanto fiz esta escolha há pouco tempo, e estou um pouco "em cima da hora". acham que ainda é possível preparar-me a tempo para o exame? estava a pensar em encomendar o livro da porto editora de 2021, mas acham melhor arranjar também os livros do 10º e 11º ano? e se sim, interessa arranjar os mais recentes ou podem ser uns antigos?

olá! eu também gostava de fazer o exame de biologia e geologia como aluna externa este ano, pois estou num curso que não gosto. no entanto fiz esta escolha há pouco tempo, e estou um pouco "em cima da hora". acham que ainda é possível preparar-me a tempo para o exame? estava a pensar em encomendar o livro da porto editora de 2021, mas acham melhor arranjar também os livros do 10º e 11º ano? e se sim, interessa arranjar os mais recentes ou podem ser uns antigos?
olá envia-me mensagem e ajudo te dudagonc2002@gmail.com

• Like
Reactions: GuilhermeReb
Olá. eu também estou em Humanidades e queria fazer o exame de biologia. Estou no 10° ano e estou com medo nào não conseguir. Eu não posso ter explicações e por isso tenho estudar para exame por mim própria. Alguem já fez o exame por externo? Como vocês prepararam-se? Devia estudar por manuais ou pelos livros de preparação para os testes? Podem mandar dicas com estudar para o exame? Meu email é sandra.fernandes.paiva@gmail.com
Obrigada pela ajuda.

Olá. Estou na mesma situação. Só para confirmar. Fazer o exame de BG nunca tendo a disciplina não afeta em nada a minha média de secundário, certo?

Olá. eu também estou em Humanidades e queria fazer o exame de biologia. Estou no 10° ano e estou com medo nào não conseguir. Eu não posso ter explicações e por isso tenho estudar para exame por mim própria. Alguem já fez o exame por externo? Como vocês prepararam-se? Devia estudar por manuais ou pelos livros de preparação para os testes? Podem mandar dicas com estudar para o exame? Meu email é sandra.fernandes.paiva@gmail.com
Obrigada pela ajuda.
Tenta ver com a tua escola se podes assistir a aulas de biologia e geologia e se não há uma sala de estudo na escola com professores de BG, normalmente têm, mas não sei se são todas

O que conta na componente das provas de ingresso é apenas a nota dos exames nacionais.
Ou seja, para entrar na faculdade apenas vai contar a nota do exame (100%) em vez de contar a nota do exame (50%) mais media (50%)? Ou a minha média terá sempre peso mesmo tendo feito exames externos?

Ou seja, para entrar na faculdade apenas vai contar a nota do exame (100%) em vez de contar a nota do exame (50%) mais media (50%)? Ou a minha média terá sempre peso mesmo tendo feito exames externos?
A média do secundário continua a contar para a nota de candidatura.

Não posso fazer nada para que a média de secundário pare de contar? Tirei 17 no exame de matB mas a minha média de secundário é 15, não dá para entrar em nada que eu goste
Só fazendo outro curso do secundário que te permita ficar sem nota, como um do ensino recorrente. Mas aí a tua média do secundário seria calculada com a nota dos 4 exames nacionais obrigatórios

Mas teria de recomeçar o secundário?
Tinhas de fazer outro curso do secundário que não o que tens, mas podias apenas fazer as disciplinas que não são comuns.

Quanto tempo demoraria?
Post automatically merged:

Eu achava que ia apenas contar as notas dos exames 100%
Depende do número de disciplinas. Mas deve ser à volta de ~1 ano.
Post automatically merged:

Eu achava que ia apenas contar as notas dos exames 100%
E conta. As notas que tiveres no recorrente não irão contar para efeitos de acesso.