Vou remeter para aqui:
Biologia e Geologia - Dúvidas, apontamentos e discussões
Eu não consigo reencaminhar o teu comentário para lá por isso vou responder aqui mas assim podes ver outras dúvidas e há maior probabilidade de alguém te responder.
2013/2014
GII
2 - É a C.
A A não pode ser porque: " (...) (CO2) atmosférico. A absorção deste gás e o aumento da sua concentração na água do mar conduzem a um aumento da concentração de ácido carbónico (H2CO3), a uma diminuição da concentração de ião carbonato (CO3 2– ) e a uma diminuição do pH dos oceanos" Temos de olhar para o gráfico 2. E olhar para os pHs na legenda. O que tem menor pH tem maior taxa de veligeras anormais, logo A é falsa.
A B não pode ser porque: no tanque com pH 7,4 o maior acréscimo foi antes das 96H (o declive mais acentuado ocorre antes das 96h)
A D não pode ser porque: no tanque com pH 8,1, nesse intervalo de tempo ocorreu aumento
4- "Crassostrea gigas, são dependentes do ciclo do carbono inorgânico do oceano", corta-te logo a opção C. Depois só o catabolismo é que gera ATP, corta-te logo A. Só tens B e D. Reações redox: tu reduzes se, a molécula ganha eletrões, se oxidas, a molécula perde eletrões. Ora, tu queres produzir energia, queres que a molécula tenha mais energia = mais eletrões = redução = resposta B.
Grupo III
2 - "os dinoflagelados que se formam por divisão celular, após um processo de «desenquistamento»" (está na pergunta) "Em alguns casos, ocorre reprodução sexuada, na qual após a fusão de duas células, o zigoto (planozigoto) pode sofrer meiose ou,
sob condições desfavoráveis do meio, originar um hipnozigoto" (está no texto)
Resposta A. Se há meiose, tens seres diferentes.
A resposta D não pode ser porque já percebemos que são seres diferentes. Ora se é por meiose, vão ter metade do numero de cromossomas, logo nem a B nem a C funcionam aqui.
2012/2013
GIII
1. Vamos fazer por exclusão de partes:
A e D são contradições de si próprios. (em A, se vai para ocidente, não tens acumulação em oriente, em D, o princípio é o mesmo: se vai para oriente, não se acumula em ocidente)
"A construção de algumas estruturas rígidas transversais à linha de costa, representadas na Figura 1, para proteger Quarteira da erosão costeira,
agravou os problemas de erosão marinha a oriente da povoação." Quer dizer que há excesso de erosão de sedimentos a oriente, logo vai haver deposição em ocidente, logo, resposta B.