Exame de Biologia e Geologia: Palpites e Dúvidas

 

Margot

Membro Veterano
Matrícula
28 Abril 2016
Mensagens
146
Curso
Engenharia e Gestão Industrial
Bom, queria iniciar este tópico para serem postas aqui dúvidas/palpites quanto ao exame de Biologia e Geologia 2017.

Deixo-vos a primeira questão: O encharcamento do solo pode levar à diminuição da acumulação de nutrientes pelas plantas, uma vez que o encharcamento do solo leva à diminuição de oxigénio disponível para as células da raiz, no entanto, já li em vários sítios que por exemplo a água tem mais oxigénio do que o ar.

O que pensam disto e como justificariam?
 
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Bom, queria iniciar este tópico para serem postas aqui dúvidas/palpites quanto ao exame de Biologia e Geologia 2017.

Deixo-vos a primeira questão: O encharcamento do solo pode levar à diminuição da acumulação de nutrientes pelas plantas, uma vez que o encharcamento do solo leva à diminuição de oxigénio disponível para as células da raiz, no entanto, já li em vários sítios que por exemplo a água tem mais oxigénio do que o ar.

O que pensam disto e como justificariam?

Olá Margot! Já há um tópico aberto para dúvidas de Biologia e Geologia aqui: Biologia e Geologia - Dúvidas, apontamentos e discussões
A água tem mais oxigénio que o ar, sim, mas como é que as plantas usam o oxigénio da água? Através da fotossíntese MAS as raízes não realizam fotossíntese, estado dependentes do oxigénio do ar. Ou seja, as raízes acabariam por apodrecer (porque não têm sais suficientes em comparação com a água que têm nem oxigénio!)
 
Última edição:
Olá Margot! Já há um tópico aberto para dúvidas de Biologia e Geologia aqui: Biologia e Geologia - Dúvidas, apontamentos e discussões
A água tem mais oxigénio que o ar, sim, mas como é que as plantas usam o oxigénio da água? Através da fotossíntese MAS as raízes não realizam fotossíntese, estado dependentes do oxigénio do ar. Ou seja, as raízes acabariam por apodrecer (porque não têm sais suficientes em comparação com a água que têm nem oxigénio!)

Exato, também justificaria assim. Estava só na dúvida se algum de vocês diria algo mais extra que pudesse ser acrescentado em termos científicos :blush:
 
Exato, também justificaria assim. Estava só na dúvida se algum de vocês diria algo mais extra que pudesse ser acrescentado em termos científicos :blush:

Depois depende da água... teoricamente, de tiveres água salgada, mesmo que a planta faca entrar sais por transporte ativo, seria difícil ter uma concentração mais elevada nas raízes do que na água, logo à água nunca entraria por osmose...
 
Olá bom dia. Eu estou com duvidas em algumas perguntas do teste intermédio. Podem me esclarecer?
Teste intermedio 11 ano2013/2014 Grupo II -2/4 ; Grupo III-2
Teste intermedio 11 ano 2012/2013 Grupo 3 - 1
Obrigada
 
Olá bom dia. Eu estou com duvidas em algumas perguntas do teste intermédio. Podem me esclarecer?
Teste intermedio 11 ano2013/2014 Grupo II -2/4 ; Grupo III-2
Teste intermedio 11 ano 2012/2013 Grupo 3 - 1
Obrigada

Vou remeter para aqui: Biologia e Geologia - Dúvidas, apontamentos e discussões
Eu não consigo reencaminhar o teu comentário para lá por isso vou responder aqui mas assim podes ver outras dúvidas e há maior probabilidade de alguém te responder.

2013/2014
GII
2 - É a C.
A A não pode ser porque: " (...) (CO2) atmosférico. A absorção deste gás e o aumento da sua concentração na água do mar conduzem a um aumento da concentração de ácido carbónico (H2CO3), a uma diminuição da concentração de ião carbonato (CO3 2– ) e a uma diminuição do pH dos oceanos" Temos de olhar para o gráfico 2. E olhar para os pHs na legenda. O que tem menor pH tem maior taxa de veligeras anormais, logo A é falsa.
A B não pode ser porque: no tanque com pH 7,4 o maior acréscimo foi antes das 96H (o declive mais acentuado ocorre antes das 96h)
A D não pode ser porque: no tanque com pH 8,1, nesse intervalo de tempo ocorreu aumento

4- "Crassostrea gigas, são dependentes do ciclo do carbono inorgânico do oceano", corta-te logo a opção C. Depois só o catabolismo é que gera ATP, corta-te logo A. Só tens B e D. Reações redox: tu reduzes se, a molécula ganha eletrões, se oxidas, a molécula perde eletrões. Ora, tu queres produzir energia, queres que a molécula tenha mais energia = mais eletrões = redução = resposta B.

Grupo III
2 - "os dinoflagelados que se formam por divisão celular, após um processo de «desenquistamento»" (está na pergunta) "Em alguns casos, ocorre reprodução sexuada, na qual após a fusão de duas células, o zigoto (planozigoto) pode sofrer meiose ou, sob condições desfavoráveis do meio, originar um hipnozigoto" (está no texto)
Resposta A. Se há meiose, tens seres diferentes.
A resposta D não pode ser porque já percebemos que são seres diferentes. Ora se é por meiose, vão ter metade do numero de cromossomas, logo nem a B nem a C funcionam aqui.

2012/2013
GIII
1. Vamos fazer por exclusão de partes:
A e D são contradições de si próprios. (em A, se vai para ocidente, não tens acumulação em oriente, em D, o princípio é o mesmo: se vai para oriente, não se acumula em ocidente)
"A construção de algumas estruturas rígidas transversais à linha de costa, representadas na Figura 1, para proteger Quarteira da erosão costeira, agravou os problemas de erosão marinha a oriente da povoação." Quer dizer que há excesso de erosão de sedimentos a oriente, logo vai haver deposição em ocidente, logo, resposta B.
 
Vou remeter para aqui: Biologia e Geologia - Dúvidas, apontamentos e discussões
Eu não consigo reencaminhar o teu comentário para lá por isso vou responder aqui mas assim podes ver outras dúvidas e há maior probabilidade de alguém te responder.

2013/2014
GII
2 - É a C.
A A não pode ser porque: " (...) (CO2) atmosférico. A absorção deste gás e o aumento da sua concentração na água do mar conduzem a um aumento da concentração de ácido carbónico (H2CO3), a uma diminuição da concentração de ião carbonato (CO3 2– ) e a uma diminuição do pH dos oceanos" Temos de olhar para o gráfico 2. E olhar para os pHs na legenda. O que tem menor pH tem maior taxa de veligeras anormais, logo A é falsa.
A B não pode ser porque: no tanque com pH 7,4 o maior acréscimo foi antes das 96H (o declive mais acentuado ocorre antes das 96h)
A D não pode ser porque: no tanque com pH 8,1, nesse intervalo de tempo ocorreu aumento

4- "Crassostrea gigas, são dependentes do ciclo do carbono inorgânico do oceano", corta-te logo a opção C. Depois só o catabolismo é que gera ATP, corta-te logo A. Só tens B e D. Reações redox: tu reduzes se, a molécula ganha eletrões, se oxidas, a molécula perde eletrões. Ora, tu queres produzir energia, queres que a molécula tenha mais energia = mais eletrões = redução = resposta B.

Grupo III
2 - "os dinoflagelados que se formam por divisão celular, após um processo de «desenquistamento»" (está na pergunta) "Em alguns casos, ocorre reprodução sexuada, na qual após a fusão de duas células, o zigoto (planozigoto) pode sofrer meiose ou, sob condições desfavoráveis do meio, originar um hipnozigoto" (está no texto)
Resposta A. Se há meiose, tens seres diferentes.
A resposta D não pode ser porque já percebemos que são seres diferentes. Ora se é por meiose, vão ter metade do numero de cromossomas, logo nem a B nem a C funcionam aqui.

2012/2013
GIII
1. Vamos fazer por exclusão de partes:
A e D são contradições de si próprios. (em A, se vai para ocidente, não tens acumulação em oriente, em D, o princípio é o mesmo: se vai para oriente, não se acumula em ocidente)
"A construção de algumas estruturas rígidas transversais à linha de costa, representadas na Figura 1, para proteger Quarteira da erosão costeira, agravou os problemas de erosão marinha a oriente da povoação." Quer dizer que há excesso de erosão de sedimentos a oriente, logo vai haver deposição em ocidente, logo, resposta B.

Obrigada a serio pela explicação. Mas no t.i. de 2012/2013 e grupo 3 pergunta 1.
 
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Boa noite,

Queria saber qualquer os vossos palpites para o exame de 2017? O que acham que poderá sair em Geologia e em Biologia?
 
Boa noite,

Queria saber qualquer os vossos palpites para o exame de 2017? O que acham que poderá sair em Geologia e em Biologia?

Desculpa se estou a ser demasiado redundante, mas pode sair tudo :tearsofjoy: Ninguém sabe o que o IAVE pode tirar do caldeirão.
 
Acho que é quase impossível adivinhar o que vai sair no exame de BG :P
É saber bem a matéria e sobretudo interpretar bem os textos que saírem. Às vezes além de um bom trabalho também é preciso ter sorte xD (por exemplo, se sair algo com o qual estamos mais à vontade).
Por isso, bom estudo e boa sorte a todos!
 
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Reactions: gui5000
Desculpa se estou a ser demasiado redundante, mas pode sair tudo :tearsofjoy: Ninguém sabe o que o IAVE pode tirar do caldeirão.

Epah... sempre podem ir à procura de todas as notícias que saíram desde o último Exame... (ou dos últimos 3 anos...) mas continuo a dizer que é mesmo melhor saber a matéria e estar com atenção no exame... xD
 
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Reactions: gui5000
Sim, eu tenho noção disso. Mas o ano palpitava-se que poderia sair os planetas e saiu, portanto esse ano poderia haver algum palpite do género. Tenho a noção da matéria e por mais que estude, não tenho a sorte de chegar ao 9.5 no exame. Daí também estar a perguntar, porque os palpites de várias pessoas normalmente estão certos... Mas de qualquer das formas, obrigada :)
 
Sim, eu tenho noção disso. Mas o ano palpitava-se que poderia sair os planetas e saiu, portanto esse ano poderia haver algum palpite do género. Tenho a noção da matéria e por mais que estude, não tenho a sorte de chegar ao 9.5 no exame. Daí também estar a perguntar, porque os palpites de várias pessoas normalmente estão certos... Mas de qualquer das formas, obrigada :)

E praticas exames? Sabes quais são os teus pontos mais fracos?
 
E praticas exames? Sabes quais são os teus pontos mais fracos?
Sim pratico, já vou fazer o exame pela 3ª vez. O ano passado o exame não foi fácil e infelizmente tenho o azar de ficar entre duas opções e escolher a errada. Mas é a tal coisa, se há palpites para os outros exames não há para o de biologia? Acho que não custava nada darem os vossos palpites, mas pronto está tudo estudado
 
Sim pratico, já vou fazer o exame pela 3ª vez. O ano passado o exame não foi fácil e infelizmente tenho o azar de ficar entre duas opções e escolher a errada. Mas é a tal coisa, se há palpites para os outros exames não há para o de biologia? Acho que não custava nada darem os vossos palpites, mas pronto está tudo estudado

Eu falo por mim quando digo que é muito mais fácil dar palpites sobre português, sobre matemática ou sobre fq... Porque são exames onde há repetições e não estão dependentes de notícias correntes. O que se passa com o exame de biologia é que eles pegam em notícias e constroem o exame daí. Eu dava mil palpites, se os tivesse. Agora, eu posso por exemplo dizer-te que há exercícios ou tópicos sobre os quais provavelmente se incide mais mas não era realidade. A não ser um que eu já vi algumas vezes, que são as hormonas vegetais. Mais que isso só te posso dizer: estuda o magma, sabe que diferentes movimentos de placas causam diferentes tipos de magma. Associar rochas e magmas. Saber as falhas. Saber falar de erosões e podia continuar e ditava-te a matéria toda de geologia. E fazia o mesmo, e secalhar até mais com biologia porque se de geologia acaba sempre por incidir um pouco em tudo, de biologia, não se sabe o que sai. Aliás, até pode calhar e eles este ano misturarem bio com geo, quem sabe? Não seria a primeira vez.

Palpites, como eu e outras pessoa já disseram, para esta disciplina, são raros. Se os há. Agora, não se pode estar dependente de palpites. Não te podes focar no que as pessoas dizem para estudares ou estudares mais. Vê os teus pontos fracos, tenta entender o porquê de não entenderes isto ou aquilo e pergunta aqui ou aqui: Biologia e Geologia - Dúvidas, apontamentos e discussões
Alguém há-de de certeza te ajudar.

Se quiseres dicas para o exame, se calhar até é mais fácil dar isso.
Só não entendi a parte do está tudo estudado. Se alguém tivesse palpites, alguém os dava. Mas não há.
 
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É verdade, tens toda a razão. E na geologia estou mais à vontade de que com biologia, mas sei lá tenho um palpite que possa sair plantas ou a circulação simples ou dupla. Mas tenho tudo estudado, sei praticamente tudo. O meu problema é mesmo ficar entre duas escolhas múltiplas por nem sempre ter certezas, mas isso acontece a todos.
De qualquer das formas, agradeço-te as tuas respostas. E se fores realizar o exame, boa sorte!
 
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Uma das coisas para mim a estudar sempre muito bem e a saber de "cor e salteado" são as rochas, porque já saíram várias vezes aquelas "caixas" em que tens de ligar os nomes das rochas (a), (b), (c), (d) à descrição delas (1), (2), (3) ou quando não saem em "caixas", saem nas perguntas de escolha múltipla, ora para responderes certo, tens de saber exatamente que características tem cada rocha.

Outra coisa importante é conhecer bem a sequência dos processos mais importantes, como a sequência certa da Fotossíntese, da Respiração Aeróbia, da Teoria Nebular, da Meiose, da formação de rochas, enfim, essas sequências se reparares saem sempre e normalmente quando se erra apenas uma das "letras" da sequência, a cotação à pergunta é zero...
 
É verdade, tens toda a razão. E na geologia estou mais à vontade de que com biologia, mas sei lá tenho um palpite que possa sair plantas ou a circulação simples ou dupla. Mas tenho tudo estudado, sei praticamente tudo. O meu problema é mesmo ficar entre duas escolhas múltiplas por nem sempre ter certezas, mas isso acontece a todos.
De qualquer das formas, agradeço-te as tuas respostas. E se fores realizar o exame, boa sorte!

Ora essa! De nada! Se precisares de ajuda, diz!
Se quiseres mandar um exemplo de uma escolha múltipla em que fiques indecisa se calhar era bom para ver se é a nível de matéria ou de confusao, mesmo.
--- Post atualizado ---
Uma das coisas para mim a estudar sempre muito bem e a saber de "cor e salteado" são as rochas, porque já saíram várias vezes aquelas "caixas" em que tens de ligar os nomes das rochas (a), (b), (c), (d) à descrição delas (1), (2), (3) ou quando não saem em "caixas", saem nas perguntas de escolha múltipla, ora para responderes certo, tens de saber exatamente que características tem cada rocha.

Outra coisa importante é conhecer bem a sequência dos processos mais importantes, como a sequência certa da Fotossíntese, da Respiração Aeróbia, da Teoria Nebular, da Meiose, da formação de rochas, enfim, essas sequências se reparares saem sempre e normalmente quando se erra apenas uma das "letras" da sequência, a cotação à pergunta é zero...

Honestamente eu e sequências até nos damos bem... Dos exames que fiz (estou a acabá-los), tenho conseguido fazer a maioria tirando tipo 2. Pela quilionésima vez, é atenção ao texto. Diz lá tudo maior parte das vezes. Normalmente com a geologia está mesmo. Com a biologia nem por isso.
 
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As rochas sei bem, o que tenho mais dificuldades é na fotossíntese mas hoje tive a estudar melhor esta parte. Infelizmente, agora é assim mas há 3 anos ou 4 se errasses uma nas correspondências tinhas a cotação ou se errasses 2 tinhas 5 pontos. Agora temos de estar atentos a todos os pormenores. Também há sequências que estão nos textos e assim torna-se mais fácil, mas é uma questão de sorte também.
 
As rochas sei bem, o que tenho mais dificuldades é na fotossíntese mas hoje tive a estudar melhor esta parte. Infelizmente, agora é assim mas há 3 anos ou 4 se errasses uma nas correspondências tinhas a cotação ou se errasses 2 tinhas 5 pontos. Agora temos de estar atentos a todos os pormenores. Também há sequências que estão nos textos e assim torna-se mais fácil, mas é uma questão de sorte também.

De geologia, está no texto 80% do tempo. Não na totalidade mas talvez 70% está lá chapada. Os restantes 30% são pura dedução e lógica. Alguma matéria, sim, mas pronto.