Exame de Biologia e Geologia: Palpites e Dúvidas

devido a dizer que altera o regime de cheias. e se controla o leito é porque as rochas são mais resistentes
Muito obrigada pela ajuda! :)
--- Post atualizado ---
Bom dia!
Alguém sabe responder à seguinte questão:
"No ecossistema que se estabelece em redor do ambiente criado pelas chaminés hidrotermais, os animais estão especialmente adaptados a...
(A)...temperaturas muito elevadas.
(B)...pressões muito elevadas.
(C)...elevadas concentrações de oxigénio.
(D)...intensa luminosidade."
(Exame 2008 2°fase)

Eu estou em duvida entre a (A) e a (B)...

Muito obrigada pela ajuda! :)
--- Post atualizado ---
Bom dia!
Alguém sabe responder à seguinte questão:
"No ecossistema que se estabelece em redor do ambiente criado pelas chaminés hidrotermais, os animais estão especialmente adaptados a...
(A)...temperaturas muito elevadas.
(B)...pressões muito elevadas.
(C)...elevadas concentrações de oxigénio.
(D)...intensa luminosidade."
(Exame 2008 2°fase)

Eu estou em duvida entre a (A) e a (B)...

A resposta mais correta é a B, porque no texto diz "devido às elevadas pressões a que está submetida." Penso que a resposta A não estará (tão) certa, visto que há contacto de água fria do oceano com água quente, que contacta com rochas aquecidas pelo magma, pelo que a temperatura, neste contexto, não sera tão elevada.

Espero ter respondido à tua pergunta

• Like
Reactions: Maria-123
A resposta mais correta é a B, porque no texto diz "devido às elevadas pressões a que está submetida." Penso que a resposta A não estará (tão) certa, visto que há contacto de água fria do oceano com água quente, que contacta com rochas aquecidas pelo magma, pelo que a temperatura, neste contexto, não sera tão elevada.

Espero ter respondido à tua pergunta
Obrigada! :)
--- Post atualizado ---
Boa tarde!
Aqui vai mais uma dúvida:
"De acordo com o sistema de classificação de Whittaker, um ser vivo é incluído inequivocamente no Reino Animalia se for...
(A)...eucarionte e heterotrófico.
(B)...eucarionte e se se alimentar por ingestão.
(C)...multicelular e heterotrófico.
(D)...multicelular e se se alimentar por ingestão."

A meu ver, todas as opções parecem ser válidas tanto para o reino Animalia quanto para o reino Protista.

Boa tarde!
Preciso de ajuda no seguinte exercício:
"Durante o processo de multiplicação dos trofozoítos e das bactérias, verifica-se uma...
(A)...divisão mitótica do núcleo.
(B)...redução do número de cromossomas.
(C)...citocinese assimétrica.
(D)...replicação do material genético."
(Grupo IV Exame 2015 2°fase)

Eu excluí imediatamente as opções (B) e (C), no entanto não percebo porque é que a resposta correta não pode ser a (A)...

Boa tarde!
"Durante o processo de multiplicação dos trofozoítos e das bactérias, verifica-se uma...

Eu excluí imediatamente as opções (B) e (C), no entanto não percebo porque é que a resposta correta não pode ser a (A)...

As bactérias não realizam mitose.

Boa tarde!

as bactérias não possuem nucleo,mas sim nucleoide. logo a A não pode ser a resposta

• Like
Reactions: teawithme
Na ultima pergunta do exame de biologia e geologia da segunda fase perguntava para consoante a perspetiva darwinista comentar como e que haviam bactérias que conseguiam metabolizar o tal aminoácido, e quando vi a correção reparei que falei de tudo todavia falei em recombinações genéticas será que da 0 na cotação visto que Darwin não tem a ver com recombinações genéticas? Obrigado!

Olá :) passei para o 12ano e vou repetir o exame de biologia e geologia como externo, pois preciso mesmo de subir a minha nota. No entanto, penso que não vou recorrer a explicadores. Acham que é mesmo necessário ou é possivel ter uma boa nota sem ter ajuda de um explicador? E que conselhos / metodos de estudo dão para quem quer subir de um 15 (no exame) para 18/19? Obrigada!
olá!
bem,na minha opiniao é possivel ter uma boa nota sem recorrer a explicadores! eu subi de um 16,4/15,5 para um 17,5 sem estar em nenhum explicador!
para esta disciplina é fundamental treinares a tua interpretação,e recorrer aos teus conhecimentos da matéria para responderes corretamente ás perguntas. treina MUITO os exames,principalmente as perguntas de desenvolvimento,e corrige as sempre com os critérios ao lado. saberes como é que os critérios funcionam é bastante importante!de resto,o livro do iave é o teu melhor amigo,e sinceramente nao precisas de mais nenhum para o estudo deste exame,ao perceberes bem a mecânica do exame consegues fazer aquilo com uma perna ás costas ;)

• Like
Reactions: pdrjs
Olá :) passei para o 12ano e vou repetir o exame de biologia e geologia como externo, pois preciso mesmo de subir a minha nota. No entanto, penso que não vou recorrer a explicadores. Acham que é mesmo necessário ou é possivel ter uma boa nota sem ter ajuda de um explicador? E que conselhos / metodos de estudo dão para quem quer subir de um 15 (no exame) para 18/19? Obrigada!
Olá!
Muito honestamente, acho que o acompanhamento de um explicador é muito mais vantajosa. Eu recorri a uma e foi das melhores coisas que poderia ter feito, especialmente pelo facto de não ter mais aulas de BG no 12 ano. Na minha perspetiva, é ótimo ter alguém com quem trabalhar afincadamente até aos mais ínfimos pormenores e ter alguém com quem perceber os erros que cometo.
Claro que é possível subir sem recorrer a explicadores, mas isso implica bastante esforço da tua parte... além de que a presença de um explicador obriga te mesmo a teres tudo feito para a explicação seguinte e tens um maior acesso a fichas e testes. O compromisso com o explicador ajuda muito.
Mas lá está, é uma questão de trabalho e se estiveres disposta a isso, força! Boa sorte!

• Like
Reactions: beatriz_duuu
No meu caso ter a ajuda do explicador foi fundamental, porque me direcionou o estudo para a tipologia das questões mais frequentes no exame. Aconselho a fazer todos os exercícios de exame e, durante a realização, anotar os aspetos em que falhas mais. Além do mais, aconselho a que nunca deixes de escrever algum pormenor que te pareça mínimo, pois normalmente as questões de desenvolvimento estão assentes em pormenores ou na simples análise de dados do texto e dos gráficos. No 11º tive 14,5 e agora, no 12º tive 19 no exame, pelo que a ajuda do explicador se revelou crucial para obter esta nota. Boa sorte.

Olá,
Irei fazer a prova de Biologia e Geologia, então venho fazendo alguns exames antigos e minhas maiores dificuldades são com as questões de desenvolvimento, alguém teria alguma dica para melhorar nestas questões (além de fazer mais provas)?
Pensei em talvez recorrer a provas modelos e conseguir um explicador, mas não sei como ele me ajudaria neste ponto...
Obrigada desde já!

Olá,
Irei fazer a prova de Biologia e Geologia, então venho fazendo alguns exames antigos e minhas maiores dificuldades são com as questões de desenvolvimento, alguém teria alguma dica para melhorar nestas questões (além de fazer mais provas)?
Pensei em talvez recorrer a provas modelos e conseguir um explicador, mas não sei como ele me ajudaria neste ponto...
Obrigada desde já!
Faz um esquema auxiliador e procura dizer sempre as variações (aumento de x leva a um decréscimo de y, por isso, z acontece desta maneira).
Acaba a resposta com o fim da pergunta/ a pergunta em si, para não dispersar.

Boa noite alguém me consegue explicar a pergunta de ordenação do grupo 3 do exame de 2016 epoca especial
Como é um ciclo de vida haplodiplonte, a meiose é pré-espórica,ou seja, a primeira entidade haplonte será o esporo. (C) Depois, desenvolvem-se os gametófitos (B) e formam-se os gâmetas que, ao se unirem, formam um zigoto (D). Então, através de mitoses, o zigoto torna-se num embrião (A), que dará origem à planta adulta, o esporófito (E).

• Like
Reactions: #Rumoao20
Como é um ciclo de vida haplodiplonte, a meiose é pré-espórica,ou seja, a primeira entidade haplonte será o esporo. (C) Depois, desenvolvem-se os gametófitos (B) e formam-se os gâmetas que, ao se unirem, formam um zigoto (D). Então, através de mitoses, o zigoto torna-se num embrião (A), que dará origem à planta adulta, o esporófito (E).
Olha tu respondes te á pergunta do grupo 2 e eu queria a do grupo 3 pq nao percebo onde é que incluo a instalação do vale no meio da ordenação e porquê
Post automatically merged:

Olha tu respondes te á pergunta do grupo 2 e eu queria a do grupo 3 pq nao percebo onde é que incluo a instalação do vale no meio da ordenação e o porquê

Última edição:
Olha tu respondes te á pergunta do grupo 2 e eu queria a do grupo 3 pq nao percebo onde é que incluo a instalação do vale no meio da ordenação e porquê
Pois foi, tens toda a razão!!! Peço imensa desculpa, daqui a pouco já vejo se te ajudo!

Na boa não é grave mas se podesses explicar me o porque de o vale ter de vir a seguir aos filoes eu agradecia
Repara que no texto diz que os filões provavelmente se formaram no Pré-Câmbrico Superior, há cerca de 289 milhões de anos. Os rios tal como os conhecemos hoje são formações muito mais recentes.

• Like
Reactions: #Rumoao20
Repara que no texto diz que os filões provavelmente se formaram no Pré-Câmbrico Superior, há cerca de 289 milhões de anos. Os rios tal como os conhecemos hoje são formações muito mais recentes.
Mas tipo lá fala no vale e como é que sabes se o vale se forma antes ou depois dos filões?