Exame de Biologia e Geologia: Palpites e Dúvidas

Bom dia aguém me sabe responder a esta pergunta?Nao percebo o porque de ser a B

"A perfuração das paredes das células do xilema, efectuada pelo nematóde, provoca a entrada de ar nos vasos condutores, o que é diretamente responsável por:"
A)aumentar a tensão a nível do xilema
B)impedir a coesão na coluna de água
C) aumentar a adesão da água aos vasos
D) impedir a transpiração foliar

Bom dia aguém me sabe responder a esta pergunta?Nao percebo o porque de ser a B

"A perfuração das paredes das células do xilema, efectuada pelo nematóde, provoca a entrada de ar nos vasos condutores, o que é diretamente responsável por:"
A)aumentar a tensão a nível do xilema
B)impedir a coesão na coluna de água
C) aumentar a adesão da água aos vasos
D) impedir a transpiração foliar

Se entrar ar no xilema , não é possivel que a coluna de água ascenda , impedindo a coesão da molecula de água .
As bolhas de ar no xilema são uma das razões para a ascensão parar e por vezes esta coluna só pode ser reposta pela pressão radicular que por norma pode não acontecer se a planta for muito alta ou não possuir pressão radicular .

Tenho o exame nacional de Biologia e Geologia dia 26, e já fiz exames nacionais de ambas as fases até 2014 (já estou farto).Têm alguma dica de mais alguma coisa a fazer para sair melhor no teste?
Se conseguirem fugas sobre o exame agradecia ;) ahaha

Tenho o exame nacional de Biologia e Geologia dia 26, e já fiz exames nacionais de ambas as fases até 2014 (já estou farto).Têm alguma dica de mais alguma coisa a fazer para sair melhor no teste?

Decorar pormenores tipo aqueles que estão no remoto de uma página, no canto superior direito, que aparentemente não seriam necessários mas que no exame estarão lá :tearsofjoy:

• Like
Reactions: João Paulo Frasco
Eu aconselhava-te a fazer todos os exames até 2008, principalmente as de desenvolvimento

E porque não praticar os exames mais recentes???

• Like
Reactions: MedDreamer
Também gostava de saber porque acham boa ideia fazer esses exames mais antigos? xD Outra questao...eu não sei porquê tenho muitas falhas nas sequencias porque eu normalmente falho sempre uma letra que nao esta no sitio certo e basta isso para ir 1 valor por água abaixo... alguém tem algumas dicas em como melhorar isso? Obrigado.

alguém tem algumas dicas em como melhorar isso?

Talvez também faças isso, mas eu numero sempre à frente das alíneas a ordem que estou a considerar, para não me perder.. De resto, é mesmo saberes em teoria a ordem, ou saberes interpretar a ordem de fenómenos que acontece no texto (normalmente os exercícios de ordens incidem numa coisa ou outra). Não há grandes truques pra isto..

Talvez também faças isso, mas eu numero sempre à frente das alíneas a ordem que estou a considerar, para não me perder.. De resto, é mesmo saberes em teoria a ordem, ou saberes interpretar a ordem de fenómenos que acontece no texto (normalmente os exercícios de ordens incidem numa coisa ou outra). Não há grandes truques pra isto..
Acrescento só que se for com base na informação do texto, vai sublinhando o que está relacionado com os tópicos de ordenação e logo aí tens mais ou menos a noção da ordem.

Acrescento só que se for com base na informação do texto, vai sublinhando o que está relacionado com os tópicos de ordenação e logo aí tens mais ou menos a noção da ordem.

Yes, eu vou pondo setinhas ao lado do texto nas frases que contém essa informação importante para a ordem.

Bom dia, alguém sabe se, tal como para física e química havia, há metas específicas que possam sair no exame?

Bom dia, alguém sabe se, tal como para física e química havia, há metas específicas que possam sair no exame?

não. a FQ as metas foram criadas, porque a matéria que saiu incidia no comum a dois programas diferentes. A BG o programa mantém-se o mesmo.

Olá Margot! Já há um tópico aberto para dúvidas de Biologia e Geologia aqui: Biologia e Geologia - Dúvidas, apontamentos e discussões
A água tem mais oxigénio que o ar, sim, mas como é que as plantas usam o oxigénio da água? Através da fotossíntese MAS as raízes não realizam fotossíntese, estado dependentes do oxigénio do ar. Ou seja, as raízes acabariam por apodrecer (porque não têm sais suficientes em comparação com a água que têm nem oxigénio!)
Nas raízes das plantas ocorre respiração celular( é necessário Oxigénio para produzir 38 moleculas de ATP). Esse ATP vai ser utilizado pela planta para transformar a glicose em sacarose, e deste modo produzir nutrientes para a planta sobreviver.

Boa tarde pessoal!! Estando-nos a aproximar da época dos exames, queria perguntar se vocês já têm algum palpite para o exame de biologia deste ano. Sei que são apenas palpites e podem acabar por não sair nos exames, mas digam os vossos!!

• Like
Reactions: Marilyy