Exame de Biologia e Geologia: Palpites e Dúvidas

Boa tarde pessoal!! Estando-nos a aproximar da época dos exames, queria perguntar se vocês já têm algum palpite para o exame de biologia deste ano. Sei que são apenas palpites e podem acabar por não sair nos exames, mas digam os vossos!!
Também gostava de saber.. tenho receio aos planetas 😂😅

Também eu!! Como sendo o último ano que isso pode sair eles ainda se lembram de meter um grupo sobre isso!!

Estou exatamente igual... acho que sei toda a matéria muito bem menos a parte dos planetas... ai deles se lembrarem de meter um grupo de planetas 😂😅

Estou exatamente igual... acho que sei toda a matéria muito bem menos a parte dos planetas... ai deles se lembrarem de meter um grupo de planetas 😂😅
Houve um ano entre 2016 e 2018, não me recordo quando, em que ninguém achava que ia sair planetas nem hormonas vegetais (porque raramente saía) e pronto, saíram logo os dois temas... xD

Achas que vão sair os planetas? Como só saiu em 2 anos desde 2010...
A escolha do iave não obedece a nenhuma regra, a meu ver. Eles podem pôr o que bem lhes apetecer, independentemente de ter saído há 1, 2 ou 3 anos. Como viram durante o vosso estudo, pode se pegar no mesmo bloco de matéria e fazer um grupo de perguntas completamente diferente, consoante o texto apresentado.

• Like
Reactions: Adelino Baptista
A escolha do iave não obedece a nenhuma regra, a meu ver. Eles podem pôr o que bem lhes apetecer, independentemente de ter saído há 1, 2 ou 3 anos. Como viram durante o vosso estudo, pode se pegar no mesmo bloco de matéria e fazer um grupo de perguntas completamente diferente, consoante o texto apresentado.
Eu sei mas como é tanta coisa...!

• Like
Reactions: doctorwhy
  • Like
Reactions: Camila almeida..98
Não sei...eu estou a repetir bio em 12 pq preciso de 140 e só pensei numa coisa apos este exame de fq...dizem que era dificil...vi o parecer do spf q disse q era mais acessivel q o ano passado mas q era preciso mais atenção...é como o diretor do iave disse: querem cada vez mais focar-se na atençao e assim do que memorizar mas sendo o exame de fq dificil nao acredito que vao fazer um de bio dificil tambem...com planetas e assim o pessoal de 11 fazia greve 😂😂😂

Olá! Alguém me poderia ajudar nesta pergunta sobre transformação e utilização de energia pelos seres vivos? Eu pus a resposta C mas pelas soluções é a A, mas eu não percebo porquê. Obrigada :)
8487

Olá! Alguém me poderia ajudar nesta pergunta sobre transformação e utilização de energia pelos seres vivos? Eu pus a resposta C mas pelas soluções é a A, mas eu não percebo porquê. Obrigada :)
Ver anexo 8487
Uma reação catabólica é uma reação exoenergética, ou seja, vai quebrar uma molécula grande (ex: glicose)) num substrato mais pequeno e liberta-se energia.

• Like
Reactions: Marta9
Ver anexo 8487
Boas, para produzir energia as reaccoes são de degradação da glicose nas mitocondrias. Degradação=simplificação ou seja reaccao catabólica, que transforma compostos complexos em mais simples.
A partir de substâncias orgânicas, porque é a partir da glicose.

• Like
Reactions: Marta9
Boas, para produzir energia as reaccoes são de degradação da glicose nas mitocondrias. Degradação=simplificação ou seja reaccao catabólica, que transforma compostos complexos em mais simples.
A partir de substâncias orgânicas, porque é a partir da glicose.

Muito obrigada! :D
Post automatically merged:

Uma reação catabólica é uma reação exoenergética, ou seja, vai quebrar uma molécula grande (ex: glicose)) num substrato mais pequeno e liberta-se energia.

Muito obrigada! :D

Duvida de bg

Numa dada região ocorrem rochas com cerca de 445 Ma formadas a partir de sedimentos transportados por icebergues provenientes de uma grande massa de gelo. Estas evidências permitem supor que a região em causa se localizava, nessa altura, próxima do polo sul.
Relacione registos como o referido acima com a hipótese da deriva continental de Wegener. Utilize os termos: mobilismo, paleoclima e tectónica de placas.
Olá! Já sabe a resposta a esta questão?