Exame de biologia e geologia

Ariana05

Membro Caloiro
Matrícula
24 Maio 2021
Mensagens
8
Olá! Estou bastante aflita!😅 O exame de biologia e geologia está se a aproximar, e eu ainda não consegui conciliar o meu tempo para estudar. Pelo que vou ter de estudar imensas matérias, em duas semanas. Queria tirar pelo menos um 15, começo a achar que tal será impossível.
Alguém que já esteve na mesma situação, me pode dar umas dicas de como organizar o meu plano de estudos para que tenha um desempenho, minimamente, bom no exame!?
 

anarita04

Membro Veterano
Matrícula
12 Abril 2021
Mensagens
154
Olá! Estou bastante aflita!😅 O exame de biologia e geologia está se a aproximar, e eu ainda não consegui conciliar o meu tempo para estudar. Pelo que vou ter de estudar imensas matérias, em duas semanas. Queria tirar pelo menos um 15, começo a achar que tal será impossível.
Alguém que já esteve na mesma situação, me pode dar umas dicas de como organizar o meu plano de estudos para que tenha um desempenho, minimamente, bom no exame!?
Olá! Bem, fiz o exame no ano passado (tive um mês inteiro para estudar, mas consigo ajudar-te na mesma em relação ao plano de estudos) e sinto que, deves estudar mais as partes que normalmente saem, tipo fotossíntese, ciclos de vida, tipos de rocha e isso. A inspiring future tem uma tabela com os conteúdos que saíram em cada exame nos últimos anos.
Então, deves começar por rever a matéria até perceberes pelo menos 70%. E é perceber e não decorar! Perceber faz com que nunca te esqueças. Caso não consigas perceber, tenta mnemónicas, como na taxonomia com aquela ordem.
Depois, começa a fazer exames. Agora já não vais ter muito tempo para começar a partir de 2016, por isso sugiro que começes a partir de 2018. Caso sintas que não tens tempo mesmo assim, ignora a época especial.
Só depois de acabares os exames todos, passa para o livro de preparação para exames. O da porto editora é muito bom pois põem lá exercícios mais difíceis do que os exames. Fá-los até dia 19.
Dia 20 revê tudo, por essa altura vais conseguir olhar para os resumos e saberes o que cada página diz exatamente, mas faz na mesma pois podes, sem querer, ativar a memória visual e ficares com algumas cenas na cabeça sem te aperceberes. Para além disto, não te esqueças de fazer exercício físico, ler (ajuda imeeenso nas perguntas de desenvolvimento já que estás a treinar o cérebro, e ainda relaxas e aprecias a história), passeia com amigos, vai à praia... Não te sacrifiques ok? Faz umas 3/4 horas de estudo por dia que consegues.
 

catarina33444

Membro
Matrícula
19 Janeiro 2022
Mensagens
11
Boa tarde,
No exame de biologia e geologia, quando se erra numa alínea de correspondência (do género (a)- 3 (b) - 1 (c) -2) ) a cotação final é 0?
 

catarina33444

Membro
Matrícula
19 Janeiro 2022
Mensagens
11
Se erras uma, desce de 8 para 5, se fores à correção dos exames do ano passado, consegues ver como eles dividem
Ah ok, obrigada. No exame de 2015 nos criterios apenas estavam 5 pontos e não tinha mais nenhuma informacão acerca da pontuação caso uma das alíneas estivesse errada. Entretanto devem talvez ter mudado os critérios…
 

Ariana05

Membro Caloiro
Matrícula
24 Maio 2021
Mensagens
8
Olá! Bem, fiz o exame no ano passado (tive um mês inteiro para estudar, mas consigo ajudar-te na mesma em relação ao plano de estudos) e sinto que, deves estudar mais as partes que normalmente saem, tipo fotossíntese, ciclos de vida, tipos de rocha e isso. A inspiring future tem uma tabela com os conteúdos que saíram em cada exame nos últimos anos.
Então, deves começar por rever a matéria até perceberes pelo menos 70%. E é perceber e não decorar! Perceber faz com que nunca te esqueças. Caso não consigas perceber, tenta mnemónicas, como na taxonomia com aquela ordem.
Depois, começa a fazer exames. Agora já não vais ter muito tempo para começar a partir de 2016, por isso sugiro que começes a partir de 2018. Caso sintas que não tens tempo mesmo assim, ignora a época especial.
Só depois de acabares os exames todos, passa para o livro de preparação para exames. O da porto editora é muito bom pois põem lá exercícios mais difíceis do que os exames. Fá-los até dia 19.
Dia 20 revê tudo, por essa altura vais conseguir olhar para os resumos e saberes o que cada página diz exatamente, mas faz na mesma pois podes, sem querer, ativar a memória visual e ficares com algumas cenas na cabeça sem te aperceberes. Para além disto, não te esqueças de fazer exercício físico, ler (ajuda imeeenso nas perguntas de desenvolvimento já que estás a treinar o cérebro, e ainda relaxas e aprecias a história), passeia com amigos, vai à praia... Não te sacrifiques ok? Faz umas 3/4 horas de estudo por dia que conseguires
Post automatically merged:

Bons conselhos, obrigada.
 

Ariana05

Membro Caloiro
Matrícula
24 Maio 2021
Mensagens
8
Ver anexo 23080



Ver anexo 23081
Boa tarde, este é um exercicio do exame de 2015 da 1ªfase. Não consegui perceber, alguém me pode explicar?
Olá, eu penso que consiga ajudar, se reparares na figura a placa que está a sofrer subducção é a Africana, daí os "bicos" da subducção apontarem para norte, ou seja vai haver um afundamento da placa africana, de sul para norte, e como a subducção é uma destruição da crosta ocorrerá um decréscimo da área do mar, por exemplo se tentares apertar uma garrafa, ela vai diminuir de tamanho, é o que acontece, nesse caso. Espero ter ajudado, não sei se me expliquei bem, ou se a minha explicação dá sequer para perceber. Mas aí tens, e se fores fazer o exame dia 21(como eu), boa sorte😅.
 
Matrícula
27 Dezembro 2021
Mensagens
36
Olá, eu penso que consiga ajudar, se reparares na figura a placa que está a sofrer subducção é a Africana, daí os "bicos" da subducção apontarem para norte, ou seja vai haver um afundamento da placa africana, de sul para norte, e como a subducção é uma destruição da crosta ocorrerá um decréscimo da área do mar, por exemplo se tentares apertar uma garrafa, ela vai diminuir de tamanho, é o que acontece, nesse caso. Espero ter ajudado, não sei se me expliquei bem, ou se a minha explicação dá sequer para perceber. Mas aí tens, e se fores fazer o exame dia 21(como eu), boa sorte😅.
Olá, consegui perceber, obrigado!
Posso continuar a enviar-te dúvidas? É que como acabei agora o 12º não tenho ninguém que me ajude em BG (que vou repetir o exame). Boa sorte para ti também!!:)
 

catarina33444

Membro
Matrícula
19 Janeiro 2022
Mensagens
11
Boa noite, será que alguém me poderia ajudar nesta questão do exame de 2018 - 2 fase:
6) As microalgas utilizadas no estudo possuem, relativamente ao meio externo, uma pressão osmótica
(A) maior, o que provoca saída de água por osmose.
(B) menor, o que provoca entrada de água por osmose.
(C) maior, o que provoca entrada de água por osmose.
(D) menor, o que provoca saída de água por osmose

De acordo com os critérios a opção correta é a (C) mas não estou a perceber porquê.....
Se as algas foram colocadas num meio com nutrientes, o meio não deveria ser hipertónico e as algas hipotónicas, o que faria com que a água saisse das mesmas por osmose devido à pressao osmotica menor?
Não sei se me fiz entender
obg
 
Matrícula
27 Dezembro 2021
Mensagens
36
Boa noite, será que alguém me poderia ajudar nesta questão do exame de 2018 - 2 fase:
6) As microalgas utilizadas no estudo possuem, relativamente ao meio externo, uma pressão osmótica
(A) maior, o que provoca saída de água por osmose.
(B) menor, o que provoca entrada de água por osmose.
(C) maior, o que provoca entrada de água por osmose.
(D) menor, o que provoca saída de água por osmose

De acordo com os critérios a opção correta é a (C) mas não estou a perceber porquê.....
Se as algas foram colocadas num meio com nutrientes, o meio não deveria ser hipertónico e as algas hipotónicas, o que faria com que a água saisse das mesmas por osmose devido à pressao osmotica menor?
Não sei se me fiz entender
obg
Olá Catarina, o meio é hipotónico (algas de água doce), e a pressão osmótica é sempre superior no meio hipertónico (microalgas), o que provoca a entrada de água para tentar atingir o equilibrio
 
Matrícula
27 Dezembro 2021
Mensagens
36
Ordene as expressões identificadas pelas letras de A a E, de modo a reconstituir a sequência correta dos acontecimentos relacionados com o carnivorismo em Cephalotus follicularis.

Considere as relações de causa e efeito entre os acontecimentos.

A. Fusão de vesículas exocíticas com a membrana celular.

B. Maturação de proteínas no complexo de Golgi.

C. Absorção de nutrientes.

D. Degradação de substâncias complexas.

E. Transcrição do DNA associado à síntese de enzimas digestivas.


Eu coloquei: E-B-D-C-A mas é E-B-A-D-C, não entendi porque
 

anarita04

Membro Veterano
Matrícula
12 Abril 2021
Mensagens
154
Ordene as expressões identificadas pelas letras de A a E, de modo a reconstituir a sequência correta dos acontecimentos relacionados com o carnivorismo em Cephalotus follicularis.

Considere as relações de causa e efeito entre os acontecimentos.

A. Fusão de vesículas exocíticas com a membrana celular.

B. Maturação de proteínas no complexo de Golgi.

C. Absorção de nutrientes.

D. Degradação de substâncias complexas.

E. Transcrição do DNA associado à síntese de enzimas digestivas.


Eu coloquei: E-B-D-C-A mas é E-B-A-D-C, não entendi porque
Também fiz esse exercício há uns dias e tive a mesma questão. Se vires bem, a digestão é extracelular, já que uma planta não tem estômago. Ao ser extracelular, é preciso emitir as enzimas para fora da célula, ou seja o que está escrito no A. Depois essas enzimas degradam o alimento (D) e, por fim, absorvem-se os nutrientes provenientes da degradação (C)
 
  • Like
Reactions: FranciscoAmorim
Matrícula
27 Dezembro 2021
Mensagens
36
Também fiz esse exercício há uns dias e tive a mesma questão. Se vires bem, a digestão é extracelular, já que uma planta não tem estômago. Ao ser extracelular, é preciso emitir as enzimas para fora da célula, ou seja o que está escrito no A. Depois essas enzimas degradam o alimento (D) e, por fim, absorvem-se os nutrientes provenientes da degradação (C)
obrigado!!
 
  • Like
Reactions: anarita04