Exame de biologia e geologia

Ariana05

Membro Caloiro
Matrícula
24 Maio 2021
Olá! Estou bastante aflita!😅 O exame de biologia e geologia está se a aproximar, e eu ainda não consegui conciliar o meu tempo para estudar. Pelo que vou ter de estudar imensas matérias, em duas semanas. Queria tirar pelo menos um 15, começo a achar que tal será impossível.
Alguém que já esteve na mesma situação, me pode dar umas dicas de como organizar o meu plano de estudos para que tenha um desempenho, minimamente, bom no exame!?

anarita04

Membro Veterano
Matrícula
12 Abril 2021
Olá! Estou bastante aflita!😅 O exame de biologia e geologia está se a aproximar, e eu ainda não consegui conciliar o meu tempo para estudar. Pelo que vou ter de estudar imensas matérias, em duas semanas. Queria tirar pelo menos um 15, começo a achar que tal será impossível.
Alguém que já esteve na mesma situação, me pode dar umas dicas de como organizar o meu plano de estudos para que tenha um desempenho, minimamente, bom no exame!?
Olá! Bem, fiz o exame no ano passado (tive um mês inteiro para estudar, mas consigo ajudar-te na mesma em relação ao plano de estudos) e sinto que, deves estudar mais as partes que normalmente saem, tipo fotossíntese, ciclos de vida, tipos de rocha e isso. A inspiring future tem uma tabela com os conteúdos que saíram em cada exame nos últimos anos.
Então, deves começar por rever a matéria até perceberes pelo menos 70%. E é perceber e não decorar! Perceber faz com que nunca te esqueças. Caso não consigas perceber, tenta mnemónicas, como na taxonomia com aquela ordem.
Depois, começa a fazer exames. Agora já não vais ter muito tempo para começar a partir de 2016, por isso sugiro que começes a partir de 2018. Caso sintas que não tens tempo mesmo assim, ignora a época especial.
Só depois de acabares os exames todos, passa para o livro de preparação para exames. O da porto editora é muito bom pois põem lá exercícios mais difíceis do que os exames. Fá-los até dia 19.
Dia 20 revê tudo, por essa altura vais conseguir olhar para os resumos e saberes o que cada página diz exatamente, mas faz na mesma pois podes, sem querer, ativar a memória visual e ficares com algumas cenas na cabeça sem te aperceberes. Para além disto, não te esqueças de fazer exercício físico, ler (ajuda imeeenso nas perguntas de desenvolvimento já que estás a treinar o cérebro, e ainda relaxas e aprecias a história), passeia com amigos, vai à praia... Não te sacrifiques ok? Faz umas 3/4 horas de estudo por dia que consegues.

catarina33444

Membro
Matrícula
19 Janeiro 2022
Boa tarde,
No exame de biologia e geologia, quando se erra numa alínea de correspondência (do género (a)- 3 (b) - 1 (c) -2) ) a cotação final é 0?

catarina33444

Membro
Matrícula
19 Janeiro 2022
Se erras uma, desce de 8 para 5, se fores à correção dos exames do ano passado, consegues ver como eles dividem
Ah ok, obrigada. No exame de 2015 nos criterios apenas estavam 5 pontos e não tinha mais nenhuma informacão acerca da pontuação caso uma das alíneas estivesse errada. Entretanto devem talvez ter mudado os critérios…

Ariana05

Membro Caloiro
Matrícula
24 Maio 2021
Olá! Bem, fiz o exame no ano passado (tive um mês inteiro para estudar, mas consigo ajudar-te na mesma em relação ao plano de estudos) e sinto que, deves estudar mais as partes que normalmente saem, tipo fotossíntese, ciclos de vida, tipos de rocha e isso. A inspiring future tem uma tabela com os conteúdos que saíram em cada exame nos últimos anos.
Então, deves começar por rever a matéria até perceberes pelo menos 70%. E é perceber e não decorar! Perceber faz com que nunca te esqueças. Caso não consigas perceber, tenta mnemónicas, como na taxonomia com aquela ordem.
Depois, começa a fazer exames. Agora já não vais ter muito tempo para começar a partir de 2016, por isso sugiro que começes a partir de 2018. Caso sintas que não tens tempo mesmo assim, ignora a época especial.
Só depois de acabares os exames todos, passa para o livro de preparação para exames. O da porto editora é muito bom pois põem lá exercícios mais difíceis do que os exames. Fá-los até dia 19.
Dia 20 revê tudo, por essa altura vais conseguir olhar para os resumos e saberes o que cada página diz exatamente, mas faz na mesma pois podes, sem querer, ativar a memória visual e ficares com algumas cenas na cabeça sem te aperceberes. Para além disto, não te esqueças de fazer exercício físico, ler (ajuda imeeenso nas perguntas de desenvolvimento já que estás a treinar o cérebro, e ainda relaxas e aprecias a história), passeia com amigos, vai à praia... Não te sacrifiques ok? Faz umas 3/4 horas de estudo por dia que conseguires
Post automatically merged:

Bons conselhos, obrigada.

Ariana05

Membro Caloiro
Matrícula
24 Maio 2021
Ver anexo 23080

Ver anexo 23081
Boa tarde, este é um exercicio do exame de 2015 da 1ªfase. Não consegui perceber, alguém me pode explicar?
Olá, eu penso que consiga ajudar, se reparares na figura a placa que está a sofrer subducção é a Africana, daí os "bicos" da subducção apontarem para norte, ou seja vai haver um afundamento da placa africana, de sul para norte, e como a subducção é uma destruição da crosta ocorrerá um decréscimo da área do mar, por exemplo se tentares apertar uma garrafa, ela vai diminuir de tamanho, é o que acontece, nesse caso. Espero ter ajudado, não sei se me expliquei bem, ou se a minha explicação dá sequer para perceber. Mas aí tens, e se fores fazer o exame dia 21(como eu), boa sorte😅.

Matrícula
27 Dezembro 2021
Olá, eu penso que consiga ajudar, se reparares na figura a placa que está a sofrer subducção é a Africana, daí os "bicos" da subducção apontarem para norte, ou seja vai haver um afundamento da placa africana, de sul para norte, e como a subducção é uma destruição da crosta ocorrerá um decréscimo da área do mar, por exemplo se tentares apertar uma garrafa, ela vai diminuir de tamanho, é o que acontece, nesse caso. Espero ter ajudado, não sei se me expliquei bem, ou se a minha explicação dá sequer para perceber. Mas aí tens, e se fores fazer o exame dia 21(como eu), boa sorte😅.
Olá, consegui perceber, obrigado!
Posso continuar a enviar-te dúvidas? É que como acabei agora o 12º não tenho ninguém que me ajude em BG (que vou repetir o exame). Boa sorte para ti também!!:)

catarina33444

Membro
Matrícula
19 Janeiro 2022
Boa noite, será que alguém me poderia ajudar nesta questão do exame de 2018 - 2 fase:
6) As microalgas utilizadas no estudo possuem, relativamente ao meio externo, uma pressão osmótica
(A) maior, o que provoca saída de água por osmose.
(B) menor, o que provoca entrada de água por osmose.
(C) maior, o que provoca entrada de água por osmose.
(D) menor, o que provoca saída de água por osmose

De acordo com os critérios a opção correta é a (C) mas não estou a perceber porquê.....
Se as algas foram colocadas num meio com nutrientes, o meio não deveria ser hipertónico e as algas hipotónicas, o que faria com que a água saisse das mesmas por osmose devido à pressao osmotica menor?
Não sei se me fiz entender
obg

Matrícula
27 Dezembro 2021
Boa noite, será que alguém me poderia ajudar nesta questão do exame de 2018 - 2 fase:
6) As microalgas utilizadas no estudo possuem, relativamente ao meio externo, uma pressão osmótica
(A) maior, o que provoca saída de água por osmose.
(B) menor, o que provoca entrada de água por osmose.
(C) maior, o que provoca entrada de água por osmose.
(D) menor, o que provoca saída de água por osmose

De acordo com os critérios a opção correta é a (C) mas não estou a perceber porquê.....
Se as algas foram colocadas num meio com nutrientes, o meio não deveria ser hipertónico e as algas hipotónicas, o que faria com que a água saisse das mesmas por osmose devido à pressao osmotica menor?
Não sei se me fiz entender
obg
Olá Catarina, o meio é hipotónico (algas de água doce), e a pressão osmótica é sempre superior no meio hipertónico (microalgas), o que provoca a entrada de água para tentar atingir o equilibrio

Matrícula
27 Dezembro 2021
Ordene as expressões identificadas pelas letras de A a E, de modo a reconstituir a sequência correta dos acontecimentos relacionados com o carnivorismo em Cephalotus follicularis.

Considere as relações de causa e efeito entre os acontecimentos.

A. Fusão de vesículas exocíticas com a membrana celular.

B. Maturação de proteínas no complexo de Golgi.

C. Absorção de nutrientes.

D. Degradação de substâncias complexas.

E. Transcrição do DNA associado à síntese de enzimas digestivas.

Eu coloquei: E-B-D-C-A mas é E-B-A-D-C, não entendi porque

anarita04

Membro Veterano
Matrícula
12 Abril 2021
Ordene as expressões identificadas pelas letras de A a E, de modo a reconstituir a sequência correta dos acontecimentos relacionados com o carnivorismo em Cephalotus follicularis.

Considere as relações de causa e efeito entre os acontecimentos.

A. Fusão de vesículas exocíticas com a membrana celular.

B. Maturação de proteínas no complexo de Golgi.

C. Absorção de nutrientes.

D. Degradação de substâncias complexas.

E. Transcrição do DNA associado à síntese de enzimas digestivas.

Eu coloquei: E-B-D-C-A mas é E-B-A-D-C, não entendi porque
Também fiz esse exercício há uns dias e tive a mesma questão. Se vires bem, a digestão é extracelular, já que uma planta não tem estômago. Ao ser extracelular, é preciso emitir as enzimas para fora da célula, ou seja o que está escrito no A. Depois essas enzimas degradam o alimento (D) e, por fim, absorvem-se os nutrientes provenientes da degradação (C)

• Like
Reactions: FranciscoAmorim
Matrícula
27 Dezembro 2021
Também fiz esse exercício há uns dias e tive a mesma questão. Se vires bem, a digestão é extracelular, já que uma planta não tem estômago. Ao ser extracelular, é preciso emitir as enzimas para fora da célula, ou seja o que está escrito no A. Depois essas enzimas degradam o alimento (D) e, por fim, absorvem-se os nutrientes provenientes da degradação (C)
obrigado!!

• Like
Reactions: anarita04