Exame de Economia A 712 2020

davis

Big Brother 🧐
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Informações sobre este exame nacional:
  • Informação-Prova 2020: aqui + adenda de 8 de junho.
  • Material: caneta ou esferográfica de tinta azul ou preta. Não é permitido o uso de corretor. É permitido o uso de calculadora não alfanumérica, não programável . Não te esqueças de levar o cartão de cidadão e máscara. 😷
  • Duração: 120 minutos + 30 minutos tolerância.
  • Apontamentos: aqui.
  • Exames e critérios de classificação de anos anteriores: aqui.
Distribuição das cotações entre as perguntas obrigatórias e as perguntas opcionais:

1594314512513.png

Coisas a não esquecer:

1) Indica de forma legível a versão da prova!
2) Para cada resposta, identifica o grupo e o item.
3) Apresenta apenas uma resposta para cada item. Se existirem 2 respostas apenas a primeira é considerada.
4) Se tiveres dúvidas sobre as cotações dos itens, elas encontram-se no final do enunciado da prova.

Informação escrita e atualizada a 8 de julho de 2020.

• Like
Reactions: Joanafvm and Mariai

Mariai

Membro
Matrícula
17 Abril 2020
Olá :) vou realizar o exame de economia A este ano para ingressar no ensino superior. Alguém tem dicas para este exame? Toda a ajuda é bem vinda!

minnow

Membro
Matrícula
25 Fevereiro 2019
Olá :) vou realizar o exame de economia A este ano para ingressar no ensino superior. Alguém tem dicas para este exame? Toda a ajuda é bem vinda!
Olá.
Eu realizei o exame de Economia A à 2 anos mas acho que posso dar uma ajuda.
Aconselho-te a resolveres o livro do IAVE todo (podes encontrar a edição de 2018/2019 aqui), resolveres o maior número de exames possível e procura entender a matéria muito bem. Quanto às fórmulas, tu não precisas de decorá-las, basta entender porque é que elas são assim.
Boa sorte e se precisares de ajuda, diz!

• Like
Reactions: Beatriz18657

Mariai

Membro
Matrícula
17 Abril 2020
Olá.
Eu realizei o exame de Economia A à 2 anos mas acho que posso dar uma ajuda.
Aconselho-te a resolveres o livro do IAVE todo (podes encontrar a edição de 2018/2019 aqui), resolveres o maior número de exames possível e procura entender a matéria muito bem. Quanto às fórmulas, tu não precisas de decorá-las, basta entender porque é que elas são assim.
Boa sorte e se precisares de ajuda, diz!
Eu por acaso já tinha adquirido o livro do IAVE deste ano! Muito obrigada pela ajuda :)

• Like
Reactions: minnow

Necas33

Membro Caloiro
Matrícula
13 Março 2018
Boa tarde, realizei o exame de Economia o ano passado mas não tive boa notas por isso vou voltar a repetir este ano ( estou no 12°ano), não tive economia o ano todo.
Ainda não sei como estudar ou qual é o melhor método.
Alguém me pode dar umas dicas? Se vale a pena comprar o livro do Iave ou faço só exames?

minnow

Membro
Matrícula
25 Fevereiro 2019
Boa tarde, realizei o exame de Economia o ano passado mas não tive boa notas por isso vou voltar a repetir este ano ( estou no 12°ano), não tive economia o ano todo.
Ainda não sei como estudar ou qual é o melhor método.
Alguém me pode dar umas dicas? Se vale a pena comprar o livro do Iave ou faço só exames?
Olá.

Aconselho-te a resolver o livro do IAVE. Tu não precisas de o comprar uma vez que podes encontrar a edição de 2018/2019 aqui. Também é uma boa ideia resolver as várias provas modelo disponíveis na área de apontamentos do fórum. Se tiveres tempo, resolve também os exames antes de 2012.
Procura entender muito bem a matéria. Relativamente às fórmulas, procura perceber e não decorar. Se precisares de ajuda nesta parte, eu posso ajudar.

Um bom método de estudo seria dividires o tempo que vais dedicar à disciplina diariamente em duas partes: na primeira tu resolves exercícios e na segunda lês a teoria.

Espero ter ajudado e bom estudo! :)

• Like
Reactions: Bremer Pereira

Necas33

Membro Caloiro
Matrícula
13 Março 2018
Olá.

Aconselho-te a resolver o livro do IAVE. Tu não precisas de o comprar uma vez que podes encontrar a edição de 2018/2019 aqui. Também é uma boa ideia resolver as várias provas modelo disponíveis na área de apontamentos do fórum. Se tiveres tempo, resolve também os exames antes de 2012.
Procura entender muito bem a matéria. Relativamente às fórmulas, procura perceber e não decorar. Se precisares de ajuda nesta parte, eu posso ajudar.

Um bom método de estudo seria dividires o tempo que vais dedicar à disciplina diariamente em duas partes: na primeira tu resolves exercícios e na segunda lês a teoria.

Espero ter ajudado e bom estudo! :)
Muito obrigada! Eu já comecei a rever matéria e até já fiz o exame de 2019 1ºfase. Vou ver agora o livro do Iave.

Bremer Pereira

Membro Dux
Matrícula
14 Abril 2017
Curso
Gestão
Instituição
ISCTE-IUL Business School
Também vou fazer o exame este ano, e estou a encontrar alguma dificuldade nas formulas. Alguma dica?
Obrigada!
Olá, já realizei o exame de economia o ano passado (fiz melhoria no 12°) e aconselho-te a tentares criar alguma relação com as fórmulas, ou ler bem os conceitos par a entenderes o q está na Fórmula. Por exemplo, taxa de atividade = População ativa/ população total * 100
Podes pensar, no senso comum, Hmm taxa de atividade, podes pensar "Hmm atividade é tipo pessoas que trabalham e isso chama-se população ativa, mas pessoas que trabalham em relação ao quê? Ah em relação a toda a população. Então a taxa de atividade são a percentagem (porque é uma taxa e logo multiplica-se por 100) de pessoas q trabalham em relação a toda a população"). Basicamente compreender conceitos ajuda a saber a fórmula, caso n entendas mesmo a fórmula, faz bastantes exercícios C a mesma e ela acaba por entrar na cabeça ahah (mas tenta compreender ao máximo, porque se só decorares fórmulas, pode dar uma branca). Boa sorte para o exame, e se precisares de ajuda com algum exercicio, estou ao dispor.

sofiamartins

Membro Caloiro
Matrícula
30 Outubro 2016
Boa tarde,
No final deste mês, dia 20, irei realizar o Exame Nacional de Economia A como aluna externa.
Gostaria de saber se têm dicas sobre como responder às questões de desenvolvimento ou algo específico sobre o exame.

Obrigada desde já,
Sofia Martins

• Like

Letícia1234

Membro
Matrícula
31 Maio 2017
Também vou fazer o exame este ano, e estou a encontrar alguma dificuldade nas formulas. Alguma dica?
Obrigada!
Olá, vou fazer exame este ano para melhoria ( tive 16 no ano passado e pretendo uma melhor classificação) , caso precises de ajuda em alguma coisa não hesites. Quanto às formulas tenta perceber em vez de decorar, é muito mais fácil para depois entenderes os conceitos. Alguma dúvida posso te ajudar! Boa sortee !

• Like

sofiamartins

Membro Caloiro
Matrícula
30 Outubro 2016
Olá, já realizei o exame de economia o ano passado (fiz melhoria no 12°) e aconselho-te a tentares criar alguma relação com as fórmulas, ou ler bem os conceitos par a entenderes o q está na Fórmula. Por exemplo, taxa de atividade = População ativa/ população total * 100
Podes pensar, no senso comum, Hmm taxa de atividade, podes pensar "Hmm atividade é tipo pessoas que trabalham e isso chama-se população ativa, mas pessoas que trabalham em relação ao quê? Ah em relação a toda a população. Então a taxa de atividade são a percentagem (porque é uma taxa e logo multiplica-se por 100) de pessoas q trabalham em relação a toda a população"). Basicamente compreender conceitos ajuda a saber a fórmula, caso n entendas mesmo a fórmula, faz bastantes exercícios C a mesma e ela acaba por entrar na cabeça ahah (mas tenta compreender ao máximo, porque se só decorares fórmulas, pode dar uma branca). Boa sorte para o exame, e se precisares de ajuda com algum exercicio, estou ao dispor.
Olá! Percebi a ideia. Acho que para algumas será fácil. Mas o capítulo 9 (Contabilidade Nacional) tem mil e uma formulas e nenhuma me entra... Os exercícios estão uma miséria.

Alguma dica?

Nunca tive aulas de Economia, nem explicações. Estudei por mim mesma, com base em diversos recursos (manuais de preparação para exame, escola virtual (que está escassa para economia), e leya online.

Obrigada.

• Like

Mariai

Membro
Matrícula
17 Abril 2020
Olá! Percebi a ideia. Acho que para algumas será fácil. Mas o capítulo 9 (Contabilidade Nacional) tem mil e uma formulas e nenhuma me entra... Os exercícios estão uma miséria.

Alguma dica?

Nunca tive aulas de Economia, nem explicações. Estudei por mim mesma, com base em diversos recursos (manuais de preparação para exame, escola virtual (que está escassa para economia), e leya online.

Obrigada.
Olá! Aconselho fazeres exercícios de exames nacionais para ires ficando habituada à linguagem que eles utilizam, principalmente na escolha múltipla, uma vez que algumas delas são mesmo pontos fáceis de obter!
Quanto às fórmulas, como já te disseram procura entender o porquê e não decora-las, acredita que é uma mais valia. E com a resolução de exercícios de exames nacionais vais vendo que os exercícios acabam por ser todos do mesmo género.

• Like

Bremer Pereira

Membro Dux
Matrícula
14 Abril 2017
Curso
Gestão
Instituição
Boa tarde,
No final deste mês, dia 20, irei realizar o Exame Nacional de Economia A como aluna externa.
Gostaria de saber se têm dicas sobre como responder às questões de desenvolvimento ou algo específico sobre o exame.

Obrigada desde já,
Sofia Martins
Relativamente ás questões de desenvolvimento, aconselhava-te a fazer todas do manual do Iave de preparar exame que já disponibilizaram aqui no Uniarea, porque assim percebes o "esquema".
Basicamente lê a questão pra identificar esses qual o conteúdo te esta a ser pedido, depois lê o texto e vê, do conteúdo estudado qual é a parte que o texto se refere. Depois verifica na questão quantas coisas te pedem, por exemplo, se disser
" Explica... " e "Começa por identificar... " Já sabes que tens dois tópicos. Ajuda bastante ao resolveres as questões de desenvolvimento de exame, tentares sozinha e depois leres atentamente os critérios de correção, para saberes o q eles realmente querem e como querem.
Qualquer dúvida, só dizer!
Mensagem fundida automaticamente:

Alguma dica?

Obrigada.
Sim contabilidade nacional é muita coisa, mas quantos mais exercícios fizeres, melhor entendes, no manual de preparar exame do IAVE daqui do Uniarea, faz todas as questões de contabilidade nacional, é refaz até entenderes.
Mas como disse, as vezes por raciocínio consegues "prever" o que poderá estar na Fórmula e como na contabilidade nacional há fórmulas que têm uma espécie de fio condutor não é difícil. Por exemplo:
Consumo Global= Consumo Privado + Consumo Público (podes pensar que é TODO o consumo tanto das empresas como o consumo do Estado)
Investimento Total (mais uma vez depois de estudares matéria do investimento entendes que existe dois grupos de "investimento" a Formação Bruta de Capital Fixo (que é basicamente os investimentos q tanto o Estado como o setor privado fazem pra repor ou aumentar a capacidade de produção) e a Variação de Existências (que é a pegares em tudo aquilo q obtens da produção no final de um período (matérias-primas, produtos mesmo já na forma final (acabados), etc e subtrair pelo que obtiveste no início do período), e no investimento total queres saber o valor total desses dois juntos.
Depois tens a Procura Interna (lembra-te do fio condutor que falei) = Consumo Global + Investimento Total ( podes pensar tudo aquilo q se "procura" no país, o consumo e o investimento, e neste caso, ambos ao nível total).
Tendo isto, já podes calcular a Procura Global= a tudo o que se pretende obter para o país, tanto ao nível interno (procura interna) como aquilo que "vendes" para fora e o país recebe dinheiro por essa "venda", isto é, as Exportações de bens é servicos. (Procura Interna + Exportações de bens é serviços).
Finalmente estamos aptos a calcular a Despesa Interna= Procura Global - Importações de bens e serviços (isto é, a tudo o que corresponde ao que o país recebe interna e externamente, mas tens de tirar aquilo que ele compra de fora (as importações de bens e servicos).
Logo esta tudo ligado. Desculpa o testamento 😂

Última edição:
  • Like
Reactions: danielabeja

sofiamartins

Membro Caloiro
Matrícula
30 Outubro 2016
Relativamente ás questões de desenvolvimento, aconselhava-te a fazer todas do manual do Iave de preparar exame que já disponibilizaram aqui no Uniarea, porque assim percebes o "esquema".
Basicamente lê a questão pra identificar esses qual o conteúdo te esta a ser pedido, depois lê o texto e vê, do conteúdo estudado qual é a parte que o texto se refere. Depois verifica na questão quantas coisas te pedem, por exemplo, se disser
" Explica... " e "Começa por identificar... " Já sabes que tens dois tópicos. Ajuda bastante ao resolveres as questões de desenvolvimento de exame, tentares sozinha e depois leres atentamente os critérios de correção, para saberes o q eles realmente querem e como querem.
Qualquer dúvida, só dizer!
Mensagem fundida automaticamente:

Sim contabilidade nacional é muita coisa, mas quantos mais exercícios fizeres, melhor entendes, no manual de preparar exame do IAVE daqui do Uniarea, faz todas as questões de contabilidade nacional, é refaz até entenderes.
Mas como disse, as vezes por raciocínio consegues "prever" o que poderá estar na Fórmula e como na contabilidade nacional há fórmulas que têm uma espécie de fio condutor não é difícil. Por exemplo:
Consumo Global= Consumo Privado + Consumo Público (podes pensar que é TODO o consumo tanto das empresas como o consumo do Estado)
Investimento Total (mais uma vez depois de estudares matéria do investimento entendes que existe dois grupos de "investimento" a Formação Bruta de Capital Fixo (que é basicamente os investimentos q tanto o Estado como o setor privado fazem pra repor ou aumentar a capacidade de produção) e a Variação de Existências (que é a pegares em tudo aquilo q obtens da produção no final de um período (matérias-primas, produtos mesmo já na forma final (acabados), etc), e no investimento total queres saber o valor total desses dois juntos.
Depois tens a Procura Interna (lembra-te do fio condutor que falei) = Consumo Global + Investimento Total ( podes pensar tudo aquilo q se "procura" no país, o consumo e o investimento, e neste caso, ambos ao nível total).
Tendo isto, já podes calcular a Procura Global= a tudo o que se pretende obter para o país, tanto ao nível interno (procura interna) como aquilo que "vendes" para fora e o país recebe dinheiro por essa "venda", isto é, as Exportações de bens é servicos. (Procura Interna + Exportações de bens é serviços).
Finalmente estamos aptos a calcular a Despesa Interna= Procura Global - Importações de bens e serviços (isto é, a tudo o que corresponde ao que o país recebe interna e externamente, mas tens de tirar aquilo que ele compra de fora (as importações de bens e servicos).
Logo esta tudo ligado. Desculpa o testamento 😂
Certo! Acho que afinal tens razão... está tudo ligdo.

Relativamente , ao comentário anterior (sobre os exercícios), estou com uma dúvida na resolução do 1º da unidade lectiva 2 (livro IAVE 2018-2019), não consegui perceber as contas que fizeram [no caso, como passaram de:
- 2 = ((Valor das despesas de consumo das famllias2017 - 14) I 14) x 100 para
Valor das despesas de consumo das famflias2017 = 1372 / 100 ]
consegues ajudar-me?
obrigada desde já.

• Like

Bremer Pereira

Membro Dux
Matrícula
14 Abril 2017
Curso
Gestão
Instituição
Certo! Acho que afinal tens razão... está tudo ligdo.

Relativamente , ao comentário anterior (sobre os exercícios), estou com uma dúvida na resolução do 1º da unidade lectiva 2 (livro IAVE 2018-2019), não consegui perceber as contas que fizeram [no caso, como passaram de:
- 2 = ((Valor das despesas de consumo das famllias2017 - 14) I 14) x 100 para
Valor das despesas de consumo das famflias2017 = 1372 / 100 ]
consegues ajudar-me?
obrigada desde já.
Entao:
- 2 = (Valor das despesas de consumo das familias2017 - 14)/14 *100
Agora passas o 100 a dividir para o primeiro membro (onde está o -2) e fica
-2/100= (Valor.. - 14) /14
Em seguida passas o 14 (que esta a dividir) a multiplicar para o primeiro membro e fica:
-2*14 / 100= Valor... - 14
Agora o 14 a subtrair passa a somar no primeiro membro e fica:
-2*14/100 + 14= Valor das despesas de consumo das familias2017 = 13.72
O que eles podem ter feito para ficar 1372/100 é multiplicar o 14 q ta a somar por 100 é ficar a dividir por 100 (para ficar com o mesmo denominador em fração:
-2*14/100 + 14*100/100 = Valor... =1372/100= 13.72
Entendeste?

sofiamartins

Membro Caloiro
Matrícula
30 Outubro 2016
Entao:
- 2 = (Valor das despesas de consumo das familias2017 - 14)/14 *100
Agora passas o 100 a dividir para o primeiro membro (onde está o -2) e fica
-2/100= (Valor.. - 14) /14
Em seguida passas o 14 (que esta a dividir) a multiplicar para o primeiro membro e fica:
-2*14 / 100= Valor... - 14
Agora o 14 a subtrair passa a somar no primeiro membro e fica:
-2*14/100 + 14= Valor das despesas de consumo das familias2017 = 13.72
O que eles podem ter feito para ficar 1372/100 é multiplicar o 14 q ta a somar por 100 é ficar a dividir por 100 (para ficar com o mesmo denominador em fração:
-2*14/100 + 14*100/100 = Valor... =1372/100= 13.72
Entendeste?
Isso é tão simples! Ao passar uns para o outro lado do = acabei por me trocar toda.
Muitíssimo obrigada!!

• Like

davis

Big Brother 🧐
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Foi adicionada uma publicação inicial a este tópico com as informações-chave e coisas a não esquecer para este exame, bem como foi movido para a nova secção especial dedicada aos exames nacionais 2020. Boa sorte a todos! 🤞

Kiko170

Membro
Matrícula
26 Maio 2019
Boa tarde,

No exame de Economia posso responder a todas as perguntas opcionais e depois o corretor conta só as melhores?certo

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
ppqwpqpqp Quando saem os critérios do Exame de Economia que foi feito hoje de manhã? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
J Exame de Economia Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
Lígia Ferreira Livro de preparação para exame de economia A Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
Xanocas18 Exame português e economia 2020 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 10
D Previsões exame economia A Exames Nacionais e Provas de Ingresso 12
M Refazer exame de economia no 12 ano? Ensino Secundário 6
diogo silva stifas Exame economia 2018 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 44
diogo silva stifas Previsões para o Exame Economia A 2018 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
cristianamcosta Tópicos para Exame de Economia (2018) Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
N Economia A - preparação exame nacional 17/18 Ensino Secundário 0
S Economia A (Apontamentos para exame) Ensino Secundário 49
AnaM28 Exame de Economia C Ensino Secundário 7
garfo101 Palpites para o exame de Economia A - 2017 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 19
Bunker Economia A - 12º Ano - Preparação para Exame Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
P Economia A - Exame Exames Nacionais e Provas de Ingresso 83
D Anulaçao de exame Ensino Secundário 0
B onde vao estar as notas do exame Exames Nacionais e Provas de Ingresso 11
A notas do exame Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
L posso substituir o exame de matemática A por MACS ? Ensino Secundário 1
D inscrições para o exame da 2ª fase Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
D Exame de BG Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
G Dicas de estudo e organização para o exame de Físico Química Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
M Fce exame Geral 0
perceptions Ir à segunda fase ou repetir o exame no próximo ano letivo? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
L Fazer exame depois de acabar o secundário Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
M Livros de apoio/exercícios de exame Ensino Secundário 1
T Exame externo Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
T Exame 23 anos de fisioterapia Concursos e Regimes Especiais 1
TayTay Notas de exame Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
lpsmrf Faltar ao exame Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
J Exame Oral de Inglês - Má comunicação Exames Nacionais e Provas de Ingresso 11
_blso_ Exame da 1ª fase serve para 2ª fase? Concurso Nacional e Locais - Público 1
surdur Exame 358 Ingles 2020 é em que dia? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
U O que preciso de saber para estar pronta para o Exame de Geometria? Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
C 2 fase exame de português Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
marina c rescaldo do exame nacional de Biologia e Geologia Arquivo 6
U Puderei faltar a um exame de 11° e não ser penalizada? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
C Por onde começar a estudar para o exame nacional de matemática quando já não tens matemática há anos? (considerando o ano 2021/2022) Exames Nacionais e Provas de Ingresso 9
Bia2021 a minha nota interna não sobe com o exame? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
Adriano Fernandes Trocar exame de macs Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
A Exame nacional Geografia A 11ºano 2ºa fase Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
J Exame de Matemática A - Fórmulas na calculadora Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
J Biologia e Geologia - Matérias essenciais ( exame ) Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
Nuno Carreira Resoluções do livro "Preparar o Exame 2020" da Raiz Editora Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
C Anulação do exame... Exames Nacionais e Provas de Ingresso 10
T Exame de fq que não correu como esperado Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
J Exame Fisica e Quimica A 2020 - Frustrações e Lamentos Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
davis Exame de Literatura Portuguesa 734 2020 Exames Nacionais 2020 1
davis Exame de Geometria Descritiva A 708 2020 Exames Nacionais 2020 1
Ana Miguéns alternativas a um mau exame Ensino Secundário 4