Exame de Física e Química A - 2017/2018

BeatrizM

Membro
Matrícula
2 Dezembro 2016
Curso
12º - Ciências e Tecnologias
Olá 😊
Quem realizou exame de Física e Química A este ano? O que acharam?
Relativamente à 2ª fase, quais são os vossos palpites para a matéria que irão colocar?

anarimr08

Membro Caloiro
Matrícula
8 Setembro 2017
Curso
Ciências e Tecnologias
Sinceramente não correu muito bem mas achei mais acessível do que o exame do ano passado.Quanto à segunda fase, talvez saia a indução eletromagnética ou as reações de oxidação-redução

Reactions: Rui Mendes

BeatrizM

Membro
Matrícula
2 Dezembro 2016
Curso
Sinceramente não correu muito bem mas achei mais acessível do que o exame do ano passado.Quanto à segunda fase, talvez saia a indução eletromagnética ou as reações de oxidação-redução
Saí de lá com a sensação de ter sido um exame super acessível (e até foi), porém quando fui ver os critérios, foi tudo por água abaixo. Estava com esperanças que a matéria/tipo de perguntas iria ser semelhante à dos outros anos. Pode ser que a 2ª fase corra melhor. Boa sorte 😚

Reactions: Cariina Alexandra

anarimr08

Membro Caloiro
Matrícula
8 Setembro 2017
Curso
Ciências e Tecnologias
Aconteceu-me o mesmo, quando vi os criterios já tinha perdido quase 4 valores. A minha nota à disciplina era 18, por isso deve baixar. Não estava à espera que não saíssem as tipicas perguntas de comparação de raios atómicos e a escolha multipla do som também me confundiu.Espero que a segunda fase corra melhor!

Reactions: AbelMateus

BeatrizM

Membro
Matrícula
2 Dezembro 2016
Curso
Aconteceu-me o mesmo, quando vi os criterios já tinha perdido quase 4 valores. A minha nota à disciplina era 18, por isso deve baixar. Não estava à espera que não saíssem as tipicas perguntas de comparação de raios atómicos e a escolha multipla do som também me confundiu.Espero que a segunda fase corra melhor!
Irá correr. Pensamento positivo 😊

Reactions: anarimr08

Pedro Sastre Figueira

Membro Caloiro
Matrícula
21 Junho 2018
Sendo um aluno do 12º fui repetir o exame e não fiquei minimamente satisfeito com o que vi, dado que incidiram demasiado em matéria muito especifica do 11º e não na mais gera, sabendo que alunos como eu do 12º iriam repetir exame! Em conversa com outros colegas meus igualmente do 12º notaram exactamente o mesmo, o que não acontece com os de 11º

Reactions: Tourobaba

BeatrizM

Membro
Matrícula
2 Dezembro 2016
Curso
Sendo um aluno do 12º fui repetir o exame e não fiquei minimamente satisfeito com o que vi, dado que incidiram demasiado em matéria muito especifica do 11º e não na mais gera, sabendo que alunos como eu do 12º iriam repetir exame! Em conversa com outros colegas meus igualmente do 12º notaram exactamente o mesmo, o que não acontece com os de 11º
Sou de 11º ano e, embora tenha uma nota catastrófica nesta 1ª fase, achei o exame acessível. Fiquei surpreendida também com o facto de as perguntas terem sido mais específicas e não tão gerais como em anos anteriores, por exemplo. Eu ia com a ideia de que o tipo de perguntas/matérias que iria sair neste eram, mais ou menos, semelhantes ao que tem saído (quase) sempre. Enfim, o IAVE e as suas experiências...

GS11

Membro Caloiro
Matrícula
25 Abril 2017
Curso
Ciências e Tecnologias
Sou de 11º ano e, embora tenha uma nota catastrófica nesta 1ª fase, achei o exame acessível. Fiquei surpreendida também com o facto de as perguntas terem sido mais específicas e não tão gerais como em anos anteriores, por exemplo. Eu ia com a ideia de que o tipo de perguntas/matérias que iria sair neste eram, mais ou menos, semelhantes ao que tem saído (quase) sempre. Enfim, o IAVE e as suas experiências...
Sou aluno do 11º ano,fui com 18 de média interna a exame e vou descer bastante. Achei que o grupo II estava estremamente dificil. Também estava a espera de ter uma estrutura semelhante à dos anos anteriores com perguntas de raio atomico e energia de ionização, tal como algumas ratoeiras que poderiam incidir na materia de oxidacao reducao (numero de oxidacao do hidrogenio mudar nos hidretos metalicos e o numero de oxidação do oxigenio mudar nos peróxidos). Os meus palpites para a segunda fase são essas perguntas, tal como indução eletromagnética, mais mecânica e talvez radiação eletromagnetica

BeatrizM

Membro
Matrícula
2 Dezembro 2016
Curso
Sou aluno do 11º ano,fui com 18 de média interna a exame e vou descer bastante. Achei que o grupo II estava estremamente dificil. Também estava a espera de ter uma estrutura semelhante à dos anos anteriores com perguntas de raio atomico e energia de ionização, tal como algumas ratoeiras que poderiam incidir na materia de oxidacao reducao (numero de oxidacao do hidrogenio mudar nos hidretos metalicos e o numero de oxidação do oxigenio mudar nos peróxidos). Os meus palpites para a segunda fase são essas perguntas, tal como indução eletromagnética, mais mecânica e talvez radiação eletromagnetica
Também esperava que fosse assim. A minha stôra disse que ficou mesmo muito surpreendida com este exame. Era super interpretativo e menos "prático" em termos de cálculos. Espero que na 2ª fase já volte tudo à normalidade.

Reactions: GS11
Matrícula
15 Junho 2018
Sinceramente achei o exame acessível, embora muito diferente do habitual. Estava preparado para perguntas sobre tabela periódica, princípio le chatelier, ou seja, as perguntas mais "habituais". A estrutura estava mudada e na minha opinião foi mesmo para reduzir a quantidade de 20's porque agora basta errar uma escolha múltipla que lá se vai o 20, dada a nova cotação. Senti que fosse um exame mais focado em determinada matéria, não sei, era diferente. Admito que a minha sorte foi no dia anterior, ao fazer a Época especial 2017, ter quem me tenha explicado o que acontecia a um ponto passado X onda ahah. Quanto à segunda fase, creio que a estrutura se irá manter, contudo penso que se irão focar mais em oxidação redução, electromagnetismo.. Ou seja, aquilo que não saiu nesta 1 fase. Boa sorte a todos os que forem!! 😉

Última edição:

BeatrizM

Membro
Matrícula
2 Dezembro 2016
Curso
Sinceramente achei o exame acessível, embora muito diferente do habitual. Estava preparado para perguntas sobre tabela periódica, princípio le chatelier, ou seja, as perguntas mais "habituais". A estrutura estava mudada e na minha opinião foi mesmo para reduzir a quantidade de 20's porque agora basta errar uma que lá se vai o 20, dada a nova cotação. Senti que fosse um exame mais focado em determinada matéria, não sei, era diferente. Admito que a minha sorte foi no dia anterior, ao fazer a Época especial 2017, ter quem me tenha explicado o que acontecia a um ponto passado X onda ahah. Quanto à segunda fase, creio que a estrutura se irá manter, contudo penso que se irão focar mais em oxidação redução, electromagnetismo.. Ou seja, aquilo que não saiu nesta 1 fase. Boa sorte a todos os que forem!! 😉
Sinceramenre, preferia uma 2ª fase com mais cálculos e menos interpretação, mas duvido que isso vá acontecer. Boa sorte a todos 🙏

Kriozi

Membro Caloiro
Matrícula
12 Março 2018
Saí feliz ... Mas quando fui ver a correção, falhei quase todas as escolhas múltiplas, ora por escolher a letra errada ( exemplo : aquela da Lei de Snell-Descartes eu calculei bem mas escolhi a opção errada ) ora por falhar num 50/50 em que estava em dúvida. Enfim, talvez tire uma positiva baixa, mas estou frustrado porque a merda do IAVE mete muitas "traps" como no último exercício em que 12,0g em 1,0kg era uma informação desnecessária, ou mesmo aquela das zonas de rarefação/compressão não entendi porque é ficava no mesmo sítio. Enfim, estou focado para BG e PT ( para o ano ) porque esses exames é que dão mais saídas. Sinto que não valeu a pena ter estudado para o exame, sabia muita coisa mas aquilo é só teres boa compreensão e estares atento ( coisa que é difícil para um exame que conta muito caso queiras ir para Engenharias ).

Edit : Correu bem o de BG, tiro entre 13,5 e 15 na boa ... Aziei por perder 2,5 valores ao errar todas as escolhas múltiplas do último grupo e podia ter perdido 1,5 se não mudasse no fim. Mas sabendo que a média do país é nega, até tou bem xD

Última edição:

GS11

Membro Caloiro
Matrícula
25 Abril 2017
Curso
Ciências e Tecnologias
Saí feliz ... Mas quando fui ver a correção, falhei quase todas as escolhas múltiplas, ora por escolher a letra errada ( exemplo : aquela da Lei de Snell-Descartes eu calculei bem mas escolhi a opção errada ) ora por falhar num 50/50 em que estava em dúvida. Enfim, talvez tire uma positiva baixa, mas estou frustrado porque a merda do IAVE mete muitas "traps" como no último exercício em que 12,0g em 1,0kg era uma informação desnecessária, ou mesmo aquela das zonas de rarefação/compressão não entendi porque é ficava no mesmo sítio. Enfim, estou focado para BG e PT ( para o ano ) porque esses exames é que dão mais saídas. Sinto que não valeu a pena ter estudado para o exame, sabia muita coisa mas aquilo é só teres boa compreensão e estares atento ( coisa que é difícil para um exame que conta muito caso queiras ir para Engenharias ).
Também sinto que desperdicei bastante tempo com este exame! Devia me ter focado mais em biologia. Agora corro o risco de me correrem ambos mal... Mas vamos pensar positivo! Vai correrbem! Boa sorte a todos!

anarimr08

Membro Caloiro
Matrícula
8 Setembro 2017
Curso
Ciências e Tecnologias
Será que a cotação das escolhas múltiplas também vai mudar em BG? Espero que não, é onde mais costumo errar

Reactions: MariaInes21

BeatrizM

Membro
Matrícula
2 Dezembro 2016
Curso
Será que a cotação das escolhas múltiplas também vai mudar em BG? Espero que não, é onde mais costumo errar
Se isso acontecer, implica mudarem quase toda a estrutura de exame, pois tinham de mexer nas de desenvolvimento também, o que não faz qualquer sentido. Mas com este novo modelo de exames, já não digo nada 😥

Carla222222

Membro Caloiro
Matrícula
23 Junho 2018
Olá! Gostava de perguntar se por exemplo no meu caso eu acabei a disciplina de físico química com 13 , se eu tiver no exame deste ano na 1fase um 6 fico com nota de 11. Se para o ano eu me quiser inscrever novamente na 1fase do exame vou na mesma com a minha nota interna da escola a exame? E o exame conta como melhoria da nota do exame e como melhoria da nota final da disciplina (exame + nota interna da escola)?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Carla222222
Olá! Gostava de perguntar se por exemplo no meu caso eu acabei a disciplina de físico química com 13 , se eu tiver no exame deste ano na 1fase um 6 fico com nota de 11. Se para o ano eu me quiser inscrever novamente na 1fase do exame vou na mesma com a minha nota interna da escola a exame? E o exame conta como melhoria da nota do exame e como melhoria da nota final da disciplina (exame + nota interna da escola)?
Não, vais como externa, logo o exame conta a 100%. Para subires esse 11 precisarias de ter mais de 11 no exame.

Carla222222

Membro Caloiro
Matrícula
23 Junho 2018
Olá @Carla222222

Não, vais como externa, logo o exame conta a 100%. Para subires esse 11 precisarias de ter mais de 11 no exame.
Muita obrigada pela resposta...

E já agora outra pergunta... como fiz este ano o exame e nao obtive a nota que queria se eu quiser depois fazer o exame outra vez para o ano poderei ir novamente com a nota que obtive na disciplina?
Mensagem fundida automaticamente:

Ah! E peço desculpa por chatear mas disseram.me que no 12 ano se quiser voltar a fazer algum exame do 11 ano posso fazer, indo como interno, por exemplo o exame de físico química.... a minha dúvida é se tenho que no 11 ano ir a 2fase para puder ir a 1fase quando tiver no 12ano fazer o exame de 11 ano? Obrigada.

Última edição:

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Muita obrigada pela resposta...

E já agora outra pergunta... como fiz este ano o exame e nao obtive a nota que queria se eu quiser depois fazer o exame outra vez para o ano poderei ir novamente com a nota que obtive na disciplina?
Mensagem fundida automaticamente:

Ah! E peço desculpa por chatear mas disseram.me que no 12 ano se quiser voltar a fazer algum exame do 11 ano posso fazer, indo como interno, por exemplo o exame de físico química.... a minha dúvida é se tenho que no 11 ano ir a 2fase para puder ir a 1fase quando tiver no 12ano fazer o exame de 11 ano? Obrigada.
Se concluires a disciplina no próximo ano vais sempre como externa, logo não.

Carla222222

Membro Caloiro
Matrícula
23 Junho 2018
Se eu continuar a ter as aulas do 12 ano para o ano, no meu 12 ano, se eu concorrer novamente ao exame de f.q. poderei ir como interna?
Nota: é que me informaram que para o ano se tivesse a ter disciplinas do 12 ano poderia ir como interna a 1fase, mesmo se ja tivesse feito a disciplina. Esta correto?