Exame de Física e Química A - 2017/2018

Bom dia. Eu estive a ver correção da 1º fase do exame e estou com medo de não conseguir manter a minha média visto que para tal precisava de ter pelo menos um 17,5. Ora, a minha dúvida para quem tenha feito o exame é que, se na pergunta 2 do grupo 4, que nos pede para explicarmos o modo de como se pode obter a densidade relativa do metal a partir de mA, mB e mC (massas encontradas), se eu me tiver limitado a escrever que a densidade relativa pode ser obtida a partir da fórmula (mA)/(mB-mC), será que conseguirei alguns pontos? Essa pergunta ficou-me na cabeça e anda-me a tirar o sono. O que acham? É que mesmo que só me dessem um dos tópicos mesmo que incompleto já ganhava os 3 pontitos de que preciso.

Olá @Carla222222
Se eu continuar a ter as aulas do 12 ano para o ano, no meu 12 ano, se eu concorrer novamente ao exame de f.q. poderei ir como interna?
Nota: é que me informaram que para o ano se tivesse a ter disciplinas do 12 ano poderia ir como interna a 1fase, mesmo se ja tivesse feito a disciplina. Esta correto?
Se tens a disciplina concluída vais como externa ao exame no 12º ano, não podes optar.

Bom dia. Eu estive a ver correção da 1º fase do exame e estou com medo de não conseguir manter a minha média visto que para tal precisava de ter pelo menos um 17,5. Ora, a minha dúvida para quem tenha feito o exame é que, se na pergunta 2 do grupo 4, que nos pede para explicarmos o modo de como se pode obter a densidade relativa do metal a partir de mA, mB e mC (massas encontradas), se eu me tiver limitado a escrever que a densidade relativa pode ser obtida a partir da fórmula (mA)/(mB-mC), será que conseguirei alguns pontos? Essa pergunta ficou-me na cabeça e anda-me a tirar o sono. O que acham? É que mesmo que só me dessem um dos tópicos mesmo que incompleto já ganhava os 3 pontitos de que preciso.

Fala com o/a teu professor/a. Eu diria que provavelmente tens um tópico incompleto mas nunca se pode ter a certeza com critérios de exame.
Se estás com tantas dúvidas e preocupações em relação a desceres de nota sugiro que vás à segunda fase porque não tens nada a perder e tens mais tempo para estudar.

Boa noite gostava de perguntar se , como este ano participei na 1fase dos exames de fq se para o ano posso ir outra vez a 1dase e se não ficar contente com a nota se posso ir a 2fase para o ano?
Obrigada.

Boa noite gostava de perguntar se , como este ano participei na 1fase dos exames de fq se para o ano posso ir outra vez a 1dase e se não ficar contente com a nota se posso ir a 2fase para o ano?
Obrigada.
Sim podes ir para o ano á primeira fase. So podes ir á segunda para o ano se fores á primeira do proximo ano.

Sim podes ir para o ano á primeira fase. So podes ir á segunda para o ano se fores á primeira do proximo ano.
Muito obrigada. Fiquei esclarecida.
Post automatically merged:

Boa tarde! Gostava de saber apartir de quando é que se pode inscrever para ir a 2fase do exame de fq?

Última edição:

Boa tarde! Gostava de saber apartir de quando é que se pode inscrever para ir a 2fase do exame de fq?
Acho que te podes inscrever no máximo dois dias após serem afixadas as notas da primeira fase, no dia 12. Não tenho certeza

Última edição:
Acho que te podes inscrever no máximo dois dias após serem afixadas as notas da primeira fase, no dia 13. Não tenho certeza
Hmm, pelo menos no ano passado grande parte das pessoas se inscreveu na 2ª fase no dia em que saíram as notas. Só se tiver mudado este ano, mas não ouvi nada. xD

Hmm, pelo menos no ano passado grande parte das pessoas se inscreveu na 2ª fase no dia em que saíram as notas. Só se tiver mudado este ano, mas não ouvi nada. xD
Eu inscrevi-ne na 2ª fase no dia 14 (quando as notas foram lançadas no dia 13) e acho que se pode fazer isso 2/3 dias úteis depois das notas serem lançadas xD

as datas estão estabelecidas no guia de exames, acho.

• Like
Reactions: doctorwhy
Bom dia,
Alguém tem ideia de qual poderá ser a experiência que sairá no exame de Fisica e Quimica A na 2º fase? Será de Química ou Física? 10º ou 11º?

Existe alguma grande diferença entre os critérios definitivos e os critérios da versão de trabalho? Parecem-me bastante semelhantes...

Boa tarde,
Alguém me consegue dizer porque é que na questão 2.2.1 go grupo II do exame a resposta na versão 2 é a A, ou seja, 0,32? Eu já tentei ver e não estou a conseguir perceber o porquê.

Bom dia,
Alguém tem ideia de qual poderá ser a experiência que sairá no exame de Fisica e Quimica A na 2º fase? Será de Química ou Física? 10º ou 11º?
Dúvido que volte a sair uma atividade laboratorial de Química, sendo que já saiu nesta 1ª fase, mas nunca se sabe. Eu apostava numa de Física 10º/11º

@Marco L. : esta pergunta anda-me a moer... não sei se me vão descontar em termos de passos, com aqueles critérios mais específicos. Dá me a tua opinião sábia, please!
Resolvi a 2.2.2 do grupo II assim:

\[ \frac{Frar}{Fg}\times100\Leftrightarrow\frac{\left|Fresul\tan te\;-\;Fg\right|}{m.g}\times100\Leftrightarrow\frac{\displaystyle\left|\left(m\times a\right)-\left(m\times g\right)\right|}{m\times g}\times100\Leftrightarrow\frac{\left|m(a-g)\right|}{m\times g}\times100\Leftrightarrow\frac{\left|6-10\right|}{10}\times100\Leftrightarrow\frac4{10}\times100\Leftrightarrow40\% \]

QUE ACHAS?

Eu antes fiz referencia a que:

Fr= Frar + Fg
e como cheguei àquela fórmula da Frar

Acho que está bem. Mas a questão de escolha múltipla 2.2.1 do grupo II do exame , por acaso sabes porque é que a resposta na versão 2 é a A, ou seja, 0,32? Eu já tentei ver e não estou a conseguir perceber o porquê.

@Marco L. : esta pergunta anda-me a moer... não sei se me vão descontar em termos de passos, com aqueles critérios mais específicos. Dá me a tua opinião sábia, please!
Resolvi a 2.2.2 do grupo II assim:

\[ \frac{Frar}{Fg}\times100\Leftrightarrow\frac{\left|Fresul\tan te\;-\;Fg\right|}{m.g}\times100\Leftrightarrow\frac{\displaystyle\left|\left(m\times a\right)-\left(m\times g\right)\right|}{m\times g}\times100\Leftrightarrow\frac{\left|m(a-g)\right|}{m\times g}\times100\Leftrightarrow\frac{\left|6-10\right|}{10}\times100\Leftrightarrow\frac4{10}\times100\Leftrightarrow40\% \]

QUE ACHAS?

Eu antes fiz referencia a que:

Fr= Frar + Fg
e como cheguei àquela fórmula da Frar
Eu acho que está bem. Era assim que se fazia o ex (fiz de maneira equivalente)