Bom dia. Preciso comprar um livro de preparação de exame para filosofia, já me recomendaram da Porto Editora e do Areal. De momento estou mais inclinada para o da Areal. A minha pergunta é se já está atualizado ou devo esperar mais algum tempo. Quanto ao da Porto Editora, o livro de filosofia é um dos únicos que ainda não tem escrito "2021" na capa, será que ainda vão atualizar?
Muito obrigada :)
Boa noite!
Sou professor de Filosofia e aqui vai a minha perspetiva. É uma perspetiva fundamentada, mas vou poupar-te, a ti e a mim, de longas argumentações :) .
Há três manuais (de apoio a Exame) no mercado. Trabalho desde 2012 com o da Porto Editora e comecei este ano a trabalhar também com o da Leya. Vi aqui no fórum (estamos sempre a aprender) que existia o da Areal e comprei-o há pouco tempo (perdoem-me as estimadas livrarias independentes, admito que fui ao Continente. Guilty!). Avaliação sintética:
Não comprar o da Areal. Pouco intuitivo na exposição dos conteúdos e com partes que, humildemente, me parecem mal explicadas e, por vezes, até com pequenos lapsos (subtilezas) técnicos. Com todo o respeito pelas autoras, é o único dos três manuais cuja autoria não provém do ensino superior. Isto é, os autores dos demais livros são professores universitários, nomes muito reconhecidos no domínio académico - no caso da Areal, não.
Critérios para optar entre o da Porto Editora e o da Leya:
- O da Porto Editora é mais sintético mas apresenta menos textos filosóficos. Para um estudo mais direto, é o melhor. Como te disse, usei-o durante anos.
- O da Leya é um manual nitidamente maior, porque apresenta textos filosóficos. Para um estudo que envolve prática da leitura direta de textos filosóficos, é o melhor.
Em suma: com qualquer um destes dois, estarás bem servida.
Estes manuais de Filosofia não são lançados todos os anos e nem sempre são fáceis de encontrar no mercado. Podes comprar de anos passados, sem problema, pois os conteúdos são os mesmos. Atenção a uma coisa: há manuais da Porto Editora anteriores às Aprendizagens Essenciais (provavelmente, não os encontras novos, foram retirados de circulação). Se comprares o da Porto Editora, o mesmo tem de ter referência às "Aprendizangens Essenciais", na capa (As Aprendizagens Essenciais são, em termos simples, uma revisão do Programa, que mudou a especficidade e a ordem dos conteúdos a lecionar/aprender). Quanto ao da Leya, ele foi desenvolvido de raíz já depois da publicação das Aprendizagens Essenciais, portanto é necessária esta "cautela".
E agora... a cereja no topo do bolo (embora isto seja um texto, não um bolo): tenho um canal de YouTube dedicado á Filosofia no ensino secundário, que procura cruzar o ensino com o meu fraco sentido de humor.
Está aqui a playlist de conteúdos do 10º ano:
https://www.youtube.com/playlist?list=PL8rSqzGLnHaEpjbanMXKJ8sTnYFLFSrjj
E aqui a playlist de conteúdos do 11º ano:
https://www.youtube.com/playlist?list=PL8rSqzGLnHaE_n7D7LIwikN3mTt-yy8kw
Alguma dúvida, podes deixar nos comentários do vídeo respetivo.
Bom estudo!