Exame de Filosofia no 12º?

antoniopmatos

Membro Caloiro
Matrícula
2 Julho 2021
Olá! Sou do 11º ano de Humanidades e escolhi fazer o exame de Geografia A e Francês este ano.
Porém, ao pensar melhor, notei que teria sido melhor para mim fazer o exame de Filosofia pois estou indeciso entre três cursos (História; Direito; Ciência Política e Relações Internacionais) e todos têm a opção de entrar com filosofia.

A minha pergunta é: Vale a pena fazer o exame de filosofia no 12º? É muito difícil equilibrar o estudo entre os exames de Português, História e Filosofia?

tiagohpa

Membro Veterano
Matrícula
1 Junho 2021
Olá! Sou do 11º ano de Humanidades e escolhi fazer o exame de Geografia A e Francês este ano.
Porém, ao pensar melhor, notei que teria sido melhor para mim fazer o exame de Filosofia pois estou indeciso entre três cursos (História; Direito; Ciência Política e Relações Internacionais) e todos têm a opção de entrar com filosofia.

A minha pergunta é: Vale a pena fazer o exame de filosofia no 12º? É muito difícil equilibrar o estudo entre os exames de Português, História e Filosofia?

Se é do exame de filosofia que precisas para entrar no curso ou áreas que pretendes, força.

Há quem, no 12°ano, faça 4 exames, ou seja, fazem os do 12 e repetem os do 11.
Em relação à dificuldade, acho que depende do teu "à vontade" com as disciplinas e da antecedência com que começas a estudar. Se deixares as 3 disciplinas para começar a estudar perto da época dos exames, provavelmente será mais complicado do que anteceder o estudo.
Apesar disto, não deixes de fazer o exame por causa da dificuldade que poderás enfrentar.